>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Por que os alto-falantes do carro desligam em alto volume e como corrigi-lo?


Quando você está curtindo sua música em alto volume, não quer que os alto-falantes do carro sejam cortados.

Há muitas razões pelas quais seus alto-falantes podem ser cortados quando você aumenta o volume. Felizmente, existem muitas soluções para o problema do seu alto-falante.

O motivo mais frequente para os alto-falantes cortarem em um volume alto é um problema com um amplificador ou um problema com as configurações de crossover. Além disso, os alto-falantes que não são projetados para lidar com um volume alto podem ser cortados com frequência quando sobrecarregados.

Depois de saber onde está o problema, você poderá corrigi-lo.

Neste artigo, mostrarei como solucionar problemas do seu sistema e impedir que os alto-falantes cortem durante a audição em alto volume. Também explicarei brevemente termos como:
  • Ampères
  • Capacitores
  • Recorte
  • Ganho
  • Aterramento
  • Ohms
  • Watts
  • Tensão

Como consertar os alto-falantes cortando em alto volume?


Quando você começa a ouvir que seus alto-falantes fazem barulhos estranhos ou cortam frações de suas músicas favoritas, há várias etapas que você precisa seguir para diagnosticar a origem do problema:

Verifique seu amplificador


Os amplificadores de carro de hoje incluem um circuito de proteção que desliga o amplificador quando conduzido além de seus limites. Se o seu sistema está cortando em altos volumes, algo está fazendo com que seu amplificador acione seu circuito de proteção.

Verifique seu botão de ganho


Seu amplificador pega o sinal de áudio fornecido pelo rádio ou receptor e o aumenta. Um sinal de áudio típico tem uma média de cerca de 0,5 a 2 volts. Um amplificador transforma 0,5 volts em 20 volts ou mais, então envia para os alto-falantes para produzir música.

Os controles de volume do rádio ou receptor ajustam o sinal de saída. Diminua e a intensidade do sinal de áudio diminui, mas se você aumentar, o sinal fica mais forte. Um amplificador amplificará os sinais mais fracos ou mais fortes na mesma quantidade.

Se o seu ganho for alto, seu amplificador amplificará seu sinal o máximo que puder. Se você ouvir sua música em um volume baixo, um ganho muito alto pode não importar, mas se você aumentar o volume do receptor, seu amplificador poderá ter problemas.

Pense no sinal do receptor como uma onda com picos e vales. Quando você dirige seu amplificador além dos limites de potência, as alturas arredondadas são achatadas ou cortadas. Um sinal cortado soa distorcido e áspero, ou pode danificar seriamente seu equipamento de áudio.

Ao cortar, um amplificador produz mais potência do que pode suportar, o que pode danificar os transistores de saída. O recorte também faz com que a bobina de voz de um alto-falante fique quente. Se o sinal cortado for muito forte, ele pode derreter a bobina de voz ou até mesmo fazer com que o cone do alto-falante pegue fogo. O circuito de proteção do amplificador corta o sinal antes que ele destrua seu equipamento.

Se seus alto-falantes estão cortando, você precisa verificar o ganho do seu amplificador. Configure-o no ponto em que sua música fica alta quando seu volume está em cerca de 3/4 do máximo, o que dará ao seu amplificador o espaço necessário para lidar com picos musicais sem sobrecarregar.

Verifique o calor


Os carros ficam quentes em um dia quente de verão e, embora o ar-condicionado possa facilitar as coisas para os passageiros, pouco faz para resfriar o porta-malas. A maioria dos instaladores de áudio automotivo e quase todos os instaladores de subwoofers montam os amplificadores no porta-malas.

Se o seu amplificador ficar no porta-malas, pode estar quente antes mesmo de você aumentar o volume de sua música favorita devido à falta de ventilação. E se você estiver tocando música alta, seu amplificador pode aquecer o suficiente para desarmar os circuitos de proteção e desligar.

Outros instaladores colocam o amplificador sob um assento de carro. Enquanto isso mantém seu amplificador em um espaço com ar condicionado, ele vem com seus problemas. Se o seu amplificador se encaixar muito bem, ele pode não ter a ventilação necessária para o resfriamento.

Se os alto-falantes estiverem desligando em um dia quente, verifique se o amplificador está recebendo ventilação adequada. Os amplificadores funcionam melhor se aparafusados ​​na parte de trás dos bancos traseiros ou na caixa do subwoofer.

Certifique-se de que não há obstruções bloqueando o fluxo de ar. Se o carpete ou o lixo cobrirem seu amplificador, uma limpeza do porta-malas ajudará a receber a ventilação necessária. Você também pode descobrir que um ventilador de refrigeração evitará que seu amplificador superaqueça.

Este ventilador de fluxo cruzado Stinger SGJ78 de 8,25 polegadas irá soprar o ar quente para longe do seu amplificador e diminuir sua temperatura de operação.

Certifique-se de que seu amplificador esteja montado corretamente. Se o seu amplificador estiver de cabeça para baixo, o calor do dissipador de calor irá irradiar para os componentes eletrônicos do seu amplificador em vez de se dissipar no espaço aberto do seu porta-malas.

Verifique seu fio de aterramento


Como todos os dispositivos elétricos, seu amplificador opera em um circuito. A eletricidade viaja da bateria para o amplificador e, à medida que o volume aumenta, o amplificador requer mais energia. Mas ele só pode obter essa corrente se o circuito estiver devidamente aterrado.

Um bom desempenho de áudio automotivo requer um fio terra bem conectado. Buck Pomerantz, da Crutchfield Audio, diz:“Aterramento impróprio ou solto é a causa número 1 de problemas no amplificador”, e eu tenho que concordar com esta afirmação 100%.

Um fio terra solto ou subdimensionado pode impedir o fluxo de corrente como uma mangueira dobrada interfere na pressão da água.

Depois que a corrente elétrica passa pelos alto-falantes, ela precisa ir para algum lugar. A conexão de aterramento em sua tomada de parede se conecta a um fio real que termina no solo fora de sua casa. A terra absorve a corrente e permite que mais eletricidade flua através de seu amplificador.

O fio terra do seu amplificador pode fornecer fluxo suficiente para alimentar seus alto-falantes em níveis modestos. Mas quando você aumenta o volume, o solo pode não conseguir atender às demandas do amplificador e não pode enviar eletricidade suficiente para o chassi, onde pode se dissipar. Quando isso acontece, a tensão cai.

O sistema elétrico do seu carro não pode fornecer mais energia do que o fio de aterramento pode suportar, mas o amplificador continua a demandar energia.

Se a disparidade entre o fornecimento e a demanda elétrica persistir, pode danificar seu amplificador, bateria e alternador. O circuito de proteção do amplificador desliga o sistema para evitar esse triste e caro destino.

Aqui estão as maneiras de resolver problemas de aterramento que fazem com que seus alto-falantes cortem:
  • Certifique-se de que o fio terra tenha a mesma bitola do fio que conecta o amplificador à bateria.
  • Raspe qualquer corrosão ou sujeira que possa interferir no fluxo de corrente.
  • Use uma arruela de pressão, arruela estrela ou qualquer outra coisa que garanta uma conexão firme, limpa e eletronicamente condutiva.
  • Verifique se a conexão de aterramento é sólida e se o fio de aterramento está bem preso a um metal limpo, desencapado e sem ferrugem.

Se você quiser ter certeza de que seu amplificador está aterrado corretamente, você pode verificar a conexão com um multímetro digital. Para fazer isso, você precisa de um multímetro e um pedaço de fio que vai do seu local de aterramento até o terminal negativo da bateria do seu carro. Então faça o seguinte:
  1. Configure seu multímetro para medir ohms.
  2. Toque um fio do multímetro no local do solo.
  3. Toque o outro no fio conectado à bateria.

Se você obtiver uma leitura abaixo de 0,5 ohms, você tem uma boa conexão de aterramento que pode ser vedada com calafetagem de silicone para evitar corrosão futura.

Este vídeo do Car Audio 101 explica mais sobre como aterrar um amplificador de carro:


Energia insuficiente


Os cortes também podem ocorrer quando seu sistema exige mais energia do que o sistema elétrico do seu automóvel pode fornecer. Se você notar uma diminuição no desempenho dos graves e luzes piscando ao aumentar o volume, o subwoofer pode estar sugando mais corrente do que o alternador pode fornecer.

Etapas para verificar seu alternador:
  1. Configure seu multímetro para testar a tensão.
  2. Conecte o medidor à bateria do seu carro com o motor desligado.
  3. Se a leitura for inferior a 12,5 volts, carregue a bateria até obter uma leitura entre 12,5 e 12,8 volts.
  4. Ligue o motor e verifique a voltagem da bateria com as luzes e os acessórios desligados. Ele deve ler entre 13,8 e 15,3 volts.

Este Multímetro Digital Crenova 890Z irá ajudá-lo a analisar estes e outros problemas elétricos que possam surgir com o sistema de áudio do seu carro.

Se o seu alternador for bom, mas ainda se esforçar para fornecer energia suficiente ao seu sistema, você tem várias opções.

Obtenha um alternador mais potente


O alternador de estoque do seu carro pode atender às necessidades elétricas de estoque do seu carro. Um amplificador de alta potência pode exigir mais corrente do que os 65-100 amperes que a maioria dos alternadores pode produzir.

Amps são watts divididos por volts. Um amplificador de carro de áudio Polk que alimenta suas frentes, traseiras e subwoofer pode consumir 75 amps na potência máxima. Mesmo que o alternador de fábrica possa fornecer essa tensão, ele oferece pouco espaço para outras necessidades eletrônicas do seu carro.

Um alternador de alta potência fornece entre 140 e 225 amperes, o que permitirá que você aproveite sua música em qualquer volume, deixando bastante amperagem para luzes, limpadores de pára-brisa e direção hidráulica.

Instale uma segunda bateria


Se você ouvir música em alto volume por longos períodos, o sistema de áudio do carro pode se beneficiar de uma bateria dedicada de 12 volts. Uma segunda bateria lhe dará mais energia de reserva para longas sessões de audição quando seu veículo não estiver funcionando.

Para a maioria dos ouvintes, uma segunda bateria é desnecessária. Se você seguir esse caminho, primeiro deve atualizar seu alternador, que carrega a bateria enquanto o carro funciona. Uma segunda bateria adiciona outra carga de sucção de amperagem.

Adicione um capacitor de potência


Os capacitores armazenam carga elétrica e a liberam quando é necessária energia extra.

Uma tampa de energia custará menos do que um novo alternador ou uma segunda bateria e será muito mais fácil de instalar e aliviará parte da carga do sistema elétrico do seu carro quando os graves ficarem pesados.

Os capacitores funcionam melhor ao lidar com picos ocasionais e dão a você a liberdade de aumentar sua música sem se preocupar que uma grande nota grave destrua seu amplificador.

Este capacitor Power Acoustik PCX-30F Farad irá ajudá-lo a evitar sobrecarregar o alternador durante os crescendos.

Verifique seus alto-falantes


Se o seu amplificador estiver funcionando, o problema provavelmente está nos alto-falantes. Vários problemas podem fazer com que seus alto-falantes sejam cortados quando você os reproduz em alto volume.

Baixos Ohms


Um ohm é uma unidade de resistência.

Imagine seus alto-falantes como uma série de tubos. Tubos mais largos podem lidar com um fluxo maior do que os mais finos. Agora imagine o seu amplificador como uma bomba que empurra a água por esses canos até que eles fiquem cheios.

Lembre-se, no entanto, que o amplificador deve trabalhar mais para preencher a linha mais larga do que os tubos menores. Encher um cano de esgoto requer mais potência de bombeamento do que encher uma mangueira de jardim.

Aqui estão as diferentes medidas de eletricidade que usamos para nossos alto-falantes:
  • Medimos a corrente que passa pelos alto-falantes em amperes ou amperes. (Não deve ser confundido com os amplificadores em nosso sistema estéreo. )
  • Medimos a resistência que nossos alto-falantes apresentam a essa corrente em ohms.
  • Medimos a pressão dessa corrente em volts.
  • Medimos a potência dessa corrente em watts.

Você pode pensar que seu amplificador acharia mais fácil alimentar um alto-falante com ohms mais baixos, pois oferece menos resistência. Mas as coisas são um pouco mais complicadas do que isso.

Dentro do amplificador do seu carro há duas bobinas de fio enroladas em um núcleo de ferro magnetizado. Depois que os MOSFETs (interruptores de transistor) transformam a CC da bateria em corrente alternada (CA), o transformador aumenta a tensão, mas não a corrente.

Se você acabou de instalar alto-falantes traseiros em seu carro além dos frontais e os conectou em sua unidade principal de dois canais com seus alto-falantes frontais, você não aumentou a resistência, mas sim a diminuiu.

Sua unidade principal pode ter lidado bem com a carga de 4 ohms dos alto-falantes frontais. Mas se você conectar dois alto-falantes de 4 ohms a um terminal, sua unidade principal agora vê uma carga de 2 ohms.

Para enviar 100 watts em 4 ohms, são necessários cinco amperes de corrente a 20 volts. Enviar 100 watts em 2 ohms requer apenas 14,14 volts, mas 7,1 amperes.

Suponha que sua nova caixa de subwoofer tenha dois alto-falantes de 2 ohms de 400 watts. Se o construtor conectasse esses dois drivers em paralelo, eles apresentariam uma carga de 1 ohm ao amplificador. O envio de 400 watts em 1 ohm consumirá 20 amperes de corrente em vez dos 14,14 amperes para uma carga comparável de 2 ohms.

A maioria dos amplificadores de carro pode suportar uma carga de 2 ohms. Uma carga de 1 ohm desafiará todos, exceto os amplificadores mais robustos, portanto, se você tocar seu sistema em volumes modestos, seu amplificador provavelmente será capaz de acompanhar a demanda.

Mas se você tiver dois subwoofers, provavelmente não deseja reproduzi-los silenciosamente. E quando você exige muita corrente, seu amplificador será desligado.

Verifique as classificações de ohm em seus alto-falantes antes de conectá-los. Se eles ficarem abaixo do que seu amplificador pode suportar confortavelmente, considere conectá-los em série em vez de paralelo.

A diferença entre a fiação paralela e em série é a seguinte:
  • Fiação Paralela - conecta os terminais positivo e negativo do alto-falante A ao amplificador. O alto-falante B está conectado aos terminais positivo e negativo do alto-falante A.
  • Série A fiação conecta o terminal positivo do alto-falante A ao amplificador. O terminal negativo do alto-falante A conecta-se ao terminal positivo do alto-falante B. O terminal negativo do alto-falante B é conectado ao terminal negativo do amplificador.

A fiação paralela aumenta a classificação ohm, enquanto a fiação em série a diminui. Conectar seus subwoofers duplos de 2 ohms em série apresenta uma carga fácil de 4 ohms ao seu amplificador.

Aqui está uma tabela útil que você pode usar para calcular Amperes, Ohms, Watts e Volts:

Ampères

Watts ÷ Volts

Ohms

Amps ÷ Volts

Watts

Amps × Volts

Volts

Amps × Ohms

Oradores estourados


Seus alto-falantes funcionam usando uma bobina de voz, que é uma bobina apertada de fio fino enrolada em um tubo e cercada por um ímã. Quando a eletricidade passa por uma bobina de voz, ela se torna magnetizada e faz com que ela interaja com o campo magnético circundante. As interações resultantes produzem vibrações que o alto-falante transforma em som.

Se essa bobina de voz for danificada por overdrive, duas coisas podem acontecer. A bobina pode quebrar, formando um circuito aberto, ou pode se fundir e formar um curto-circuito.

Se você verificar um alto-falante queimado com um ohmímetro, um curto-circuito será lido como 0 ohms e um circuito quebrado será registrado como resistência infinita.

Um circuito aberto termina no ponto de interrupção, deixando a corrente sem lugar para ir. Um curto-circuito envia a corrente de volta para si mesmo, portanto, se você conectar os terminais positivo e negativo de uma bateria entre si com um fio, ela ficará quente rapidamente e, em alguns casos, poderá explodir em segundos.

O cone de um alto-falante também pode ser rasgado por overdriving. Se você estiver ouvindo ruídos de chocalho e estalos saindo de um alto-falante, ele pode estar danificado. Os ruídos podem ser esporádicos e podem aparecer apenas quando você aumenta o volume da música, mas é apenas uma questão de tempo até que esse dano atinja a bobina de voz.

Você pode querer substituir seu alto-falante danificado agora em vez de substituir seu amplificador mais tarde.

Fios quebrados


Seus alto-falantes podem estar bem, mas suas conexões podem estar faltando. Um fio ondulado ou quebrado que leva a um alto-falante da porta pode fazer com que o som seja cortado e ressoe quando a porta for aberta ou fechada.

Se uma seção desencapada do fio do alto-falante tocar o chassi, qualquer corrente que passar por ele irá direto para o solo (a carroceria do carro). Se as conexões dos alto-falantes estiverem soltas, as vibrações da música alta podem abalá-los e derrubar o fio de conexão. E se os fios positivo e negativo entrarem em contato um com o outro, seu amplificador lerá como um curto-circuito e desligará.

Para verificar se você tem fios quebrados, primeiro tente tocar sua música desconectando todos os alto-falantes e tocando cada um individualmente.

Se um deles cortar a música alta, você encontrou a fonte do seu problema. Substitua os fios e certifique-se de que os novos estejam firmemente conectados.

Por que os alto-falantes dos carros são cortados e cortados?

  • Um dos motivos mais comuns pelos quais os alto-falantes do carro são cortados e cortados é o problema com os fios que enviam o sinal para eles.
  • Em alguns casos, os alto-falantes podem entrar e sair devido a um problema com a própria unidade principal.
  • Se você estiver usando uma unidade principal de reposição, é possível que ela não seja compatível com o sistema elétrico do seu carro.

Se os alto-falantes do seu carro estiverem entrando e saindo, a primeira coisa que você deve verificar são os fios que enviam o sinal para eles.

Para solucionar esse problema, comece verificando os fios que conectam seus alto-falantes à unidade principal. Certifique-se de que todos estejam bem presos.

Se todas as conexões dos fios estiverem corretas, verifique o amplificador (se o seu carro tiver um). Certifique-se de que o amplificador esteja ligado e que todas as conexões estejam firmes.

Se o amplificador parecer estar funcionando corretamente e todas as conexões dos alto-falantes estiverem corretas, o problema provavelmente está na unidade principal.

Tente desconectar e reconectar o fio de alimentação para ver se isso resolve o problema. Caso contrário, talvez seja necessário investigar se você não possui alto-falantes queimados.

Por que os alto-falantes de carro Bluetooth são cortados em alto volume?


Se os alto-falantes do carro Bluetooth estiverem cortando em alto volume, é provável que o sinal não seja forte o suficiente.

Para solucionar esse problema, comece verificando a fonte de alimentação dos alto-falantes, certifique-se de que todos estejam conectados com segurança e, se os alto-falantes forem alimentados por bateria, verifique se a bateria está cheia (uma bateria vazia fará com que os alto-falantes Bluetooth desliguem) .

Se a fiação e as fontes de alimentação estiverem corretas, tente redefinir a conexão desemparelhando e, em seguida, reemparelhe os dispositivos. Se isso não funcionar, tente aproximar o carro do dispositivo Bluetooth para ver se isso resolve o problema.

Se tudo mais falhar, talvez seja necessário investir em um novo receptor Bluetooth ou som automotivo compatível com seu telefone.

Por que um subwoofer de carro está cortando em volumes altos?


Quando se trata dos subwoofers, as razões para cortar podem ser um pouco diferentes. Se você perceber que o subwoofer está cortando em volumes altos, verifique as etapas abaixo para encontrar o problema:

Nº 1. Verifique se o subwoofer está alimentado corretamente e se o amplificador está aterrado.

Caso contrário, o subwoofer será desligado quando o volume for aumentado porque a tensão cai devido à sobrecarga.

#2. Verifique se o amplificador não está no modo protegido.

Nesse caso, ele não poderá fornecer energia suficiente ao subwoofer e será cortado.

#3. Verifique a correspondência de impedância entre o subwoofer e o amplificador.

Se você tiver um subwoofer de 2 ohms e um amplificador de 4 ohms (essa é a incompatibilidade mais comum), e o amplificador não for muito mais poderoso que o subwoofer, ele não será capaz de produzir energia suficiente e poderá até começar a cortar .

#4. Verifique a queda de tensão no fio de alimentação do amplificador.

Muitas vezes acontece que instalamos um sub poderoso com um amplificador potente, mas deixamos a bateria e o alternador de fábrica.

Se o sub cortar apenas durante os chutes mais fortes, pode ser necessário adicionar um capacitor ao áudio do carro e, dependendo da potência com que seu sub funciona, é recomendável usar pelo menos 1F (Farad) por 1.000 W RMS.

#5. Verifique o amplificador se não estiver superaquecendo.

Amplificadores de carro superaquecem quando são pressionados com muita força por muito tempo. Portanto, se você tiver um subwoofer poderoso e um amplificador mais fraco, ele superaquecerá em breve.

O amplificador do carro também superaquece devido à fiação ruim, portanto, é crucial usar o AWG correto (medidor de fios) para energia e terra. Os fios de alimentação do amplificador devem ser como abaixo:
  • 10 AWG – 100-200 W (RMS)
  • 8 AWG – 200-400 W (RMS)
  • 4 AWG – 400-800 W (RMS)
  • 1 AWG – 800-1000 W (RMS)
  • 0 AWG – 1000 W RMS e mais

#6. Verifique o nível de ganho do amplificador e certifique-se de que não esteja ligado no máximo.

Muitas vezes é esquecido durante a configuração porque é confundido com o volume, mas é a coisa mais fácil de corrigir. Você deve definir o ganho no nível abaixo do qual você começa a ouvir distorções de som e, na realidade, isso significa perto do meio da escala do botão de ganho.

Sei que muitos querem dar o máximo para deixar o carro mais “boom”, mas isso não tem nada a ver com a música ou a qualidade do som. Portanto, se você não planeja comprar um novo subwoofer em breve, abaixe-o.

#7. Verifique se o subwoofer não está queimado.

Se você aumentou o volume e o subwoofer ainda está cortando, é provável que seu sub tenha queimado, o que significa que o cone ou a bobina de voz foram danificados.

Verificar o sub é especialmente importante se você instalou DVC (dual voice coil).

Uma bobina pode estar funcionando corretamente, mas a outra pode estar frita, então pegue o multímetro e verifique a resistência entre os terminais positivo e negativo de cada bobina de voz.

Quando a resistência medida está dentro da tolerância normal para o tipo de subwoofer (1; 2; ou 4 Ohms), o woofer está funcional, mas se a medição mostrar um valor inferior a 1 Ohm ou nada, seu sub precisa ser substituído (ou reemparelhado, mas isso pode ser mais caro do que comprar o novo).

Por que os graves do subwoofer diminuem ao aumentar o volume?


O desvanecimento dos graves está relacionado ao nível de volume e, se você aumentar o volume ao máximo, espere que os graves sejam reduzidos enquanto houver um efeito que os agudos assumam.

Não são agudos. Este é um efeito de som distorcido, portanto, tenha cuidado com o volume na unidade principal e não o coloque no máximo.

O desvanecimento do subwoofer também pode estar relacionado a uma conexão RCA ruim na entrada do subwoofer ou na saída do receptor ou o fio RCA pode estar danificado.

Também pode acontecer quando a impedância do subwoofer e do amplificador não coincidem e o amplificador não consegue fornecer uma fonte de alimentação constante.

Conclusão


Você não precisa ser um engenheiro elétrico para solucionar problemas do som do seu carro quando os alto-falantes começarem a falhar. Mas uma compreensão básica de como seu sistema funciona e as várias coisas que podem dar errado o ajudará a descobrir o que está errado e lhe dará ideias sobre como corrigi-lo.

Agora você tem esse conhecimento. Feliz ouvindo em qualquer volume que você gosta!

Perguntas frequentes

Por que o amplificador do carro é cortado em alto volume?


Se o amplificador do carro desligar ao aumentar o volume, pode haver um problema com a conexão, mais frequentemente com o aterramento.

Também pode ocorrer quando um amplificador fica sobrecarregado ao conectar muitos alto-falantes ou aos alto-falantes com impedância inferior à do amplificador.

Por que o estéreo do carro desliga em alto volume?


O som do carro pode desligar quando o volume aumenta se houver um problema com a bateria do carro ou se a voltagem estiver muito baixa.

Outra razão pode ser más conexões de fios, portanto, certifique-se de que todos os fios estejam conectados corretamente, especialmente a alimentação principal e o terra.

Os fios devem ter conexões sólidas em todos os terminais ou no chicote estéreo.

Fontes

  • Crutchfield:Guia de instalação do amplificador de carro
  • Fluke:solução de problemas automotivos elétricos
  • Ledgernote:Ganho x volume:as diferenças práticas que importam
  • Familia manual:como testar um alternador