>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

O que são alto-falantes automotivos componentes?


A maioria dos motoristas de carro não pensa muito nos alto-falantes instalados em seus carros.

Mas, se você é alguém que gosta de aumentar as músicas, você vai querer ter o melhor som e, em muitos casos, isso significa obter alto-falantes de carro componentes. Mas, o que são alto-falantes de carro componente? Vamos descobrir.

Os alto-falantes automotivos componentes são projetados como drivers únicos não autônomos que cobrem toda a faixa de frequência. Em vez disso, os alto-falantes componentes do carro consistem em alto-falantes de frequência média (ou woofer), crossover e tweeters separados. Montar um tweeter separadamente do alto-falante de médio alcance criará uma qualidade de som muito melhor com melhor distribuição de tons altos e criará um melhor efeito de palco sonoro no veículo.

No artigo abaixo, darei uma visão geral dos alto-falantes componentes do carro, quando usá-los e como combiná-los com um amplificador adequado.

Quais são os alto-falantes componentes do carro?


Os alto-falantes automotivos componentes são melhor usados ​​em sistemas onde se deseja uma qualidade de som superior. Portanto, se você está procurando o melhor som possível, os alto-falantes automotivos componentes são o caminho a percorrer.

Para funcionar corretamente, os alto-falantes componentes precisam de um crossover, que é um componente eletrônico que filtra frequências específicas para que os alto-falantes corretos recebam o sinal adequado.

Por exemplo, alto-falantes automotivos componentes geralmente têm uma faixa de frequência de 60 a 20.000 Hz. Mas, o woofer reproduz apenas frequências médias e baixas, enquanto o tweeter lida com as altas frequências.



O crossover garante que o woofer receba apenas as frequências que ele pode reproduzir, e o mesmo vale para o tweeter. Isso resulta em uma qualidade de som muito melhor.

Existem dois tipos principais de alto-falantes componentes usados ​​em instalações de áudio automotivo, e esses são componentes de duas vias ou componentes de três vias.

Os alto-falantes componentes de duas vias têm um woofer e um tweeter separados, enquanto os alto-falantes componentes de três vias consistem em um woofer médio para as frequências mais baixas, um alto-falante de médio alcance para as frequências médias e um tweeter que cobre todos os tons altos .

Para que servem os alto-falantes componentes?


Os alto-falantes componentes oferecem uma localização de alto-falantes coaxiais maior do que o padrão e flexibilidade de posicionamento dentro da cabine do carro. Isso é especialmente importante para tweeters, pois as frequências altas são mais direcionais do que os tons graves.

Se você já se perguntou por que os alto-falantes componentes soam melhor do que os alto-falantes coaxiais, é porque os drivers dos componentes podem alinhar melhor os sons que produzem.

Isso significa que os tweeters componentes podem ser colocados mais próximos dos ouvidos do ouvinte, enquanto os drivers de médio e woofer podem ser colocados à distância, na parte inferior da porta ou nos painéis de chute, e esses locais não afetam negativamente os sons experiência.

Quando se trata da funcionalidade, há poucas razões para usar alto-falantes componentes em vez dos alto-falantes de gama completa.

#1. O sinal é dividido entre os alto-falantes projetados para reproduzir frequências especificadas e isso afeta diretamente a qualidade do som.

#2. Os alto-falantes componentes do carro oferecem uma ampla gama de opções de posicionamento.

#3. Os alto-falantes automotivos componentes geralmente são capazes de lidar com mais potência do que os alto-falantes coaxiais.

Preciso de um amplificador para alto-falantes componentes?


Tecnicamente, você pode executar os alto-falantes componentes diretamente do rádio do carro, mas para a maioria dos alto-falantes, se você deseja obter e experimentar o melhor que eles podem, é melhor adicionar um amplificador de reposição.

Os alto-falantes componentes do carro são geralmente mais eficientes que os coaxiais, exigindo menos energia para produzir o mesmo volume.

No entanto, se você quiser tirar o máximo proveito dos alto-falantes componentes, um amplificador permitirá aumentar o volume e a qualidade do som sem distorção.

Especialmente se você usar um conjunto de componentes de última geração como FOCAL ES 165 KX2 (link para a Amazon), o amplificador é obrigatório.



Isso ocorre porque esses tipos de alto-falantes não tocarão nem perto de seu potencial máximo sem um bom amplificador.

Em algumas instalações de áudio automotivo, você pode encontrar amplificadores instalados após os crossovers, o que significa que há um amplificador para tweeters e outro para woofers médios ou até um monobloco dedicado para cada alto-falante individual.

Essas são, claro, instalações raras e extremamente caras, mas imagine como a qualidade do som é perfeita se todo o potencial do amplificador estiver focado apenas nas frequências entre 60Hz e 300Hz para um único driver. Nada pode superar essa qualidade de som.

Como você conecta alto-falantes de componentes?


Quando se trata de conectar os alto-falantes componentes, existem duas maneiras de fazer isso.

#1. Conexão passiva


A conexão passiva dos alto-falantes componentes do carro é a mais comum e é a maneira recomendada de conectar os alto-falantes componentes.

A conexão passiva significa que todos os alto-falantes componentes estão conectados ao amplificador através do crossover passivo. É também assim que a maioria das pessoas conecta seus alto-falantes componentes.

O melhor desse método é que você não precisa de nenhum equipamento especial, amplificadores avançados ou processadores de sinal.

Na realidade, isso significa que você conecta os fios do alto-falante do amplificador ao crossover e, em seguida, você tem dois conjuntos de fios saindo do crossover. Um vai para o woofer médio e outro vai para o tweeter.

A conexão passiva é simples, mas não permite ajustar o som para alto-falantes individuais.

Isso significa que se você deseja um alinhamento de tempo perfeito, volume ajustado para cada tweeter ou woofer e frequência ajustável para cada alto-falante, isso não será possível com uma conexão passiva de alto-falante componente.

#2. Conexão ativa


A conexão de componente ativo significa que cada alto-falante componente tem seu canal de amplificador dedicado.

Isso permite que você tenha controle de volume separado ou alinhamento de tempo independente para cada driver dentro do sistema, proporcionando muito mais flexibilidade e precisão em relação à qualidade do som.

Ao conectar os alto-falantes componentes ativamente, você conecta cada um dos drivers separados ao canal individual do amplificador.

Isso significa que, para conectar um par de alto-falantes de duas vias, você precisa de um amplificador de quatro canais e, se tiver sistemas de componentes na frente e na traseira do carro, precisará de dois amplificadores de quatro canais para alimentar todos eles.

Preciso de um crossover para alto-falantes de componentes?


A maioria dos conjuntos de alto-falantes componentes são equipados com crossovers passivos e aqueles que estão sendo usados ​​na maioria dos casos, mas não há necessidade de usar um crossover passivo para os alto-falantes componentes.

Se você decidir não usar um crossover passivo, você deve conectar cada alto-falante a um canal de amplificador separado e sintonizá-lo individualmente.

Isso é chamado de conexão ativa e requer um amplificador equipado com DSP (Digital Signal Processor), ou pelo menos com os filtros passa-alta e passa-baixa independentes para cada canal.

Um excelente exemplo desse amplificador é o Audio Control D-4.800 (link para Amazon), equipado com DSP e controle de crossover completo.



Os crossovers passivos são geralmente usados ​​com alto-falantes componentes porque são simples de configurar e não requerem uma fonte de alimentação externa, como os crossovers ativos.

Se você usar um crossover passivo, conecte-o entre um amplificador e um alto-falante. Os crossovers passivos são projetados para direcionar as frequências específicas para os drivers apropriados.

Por exemplo, se você tiver um conjunto de componentes com um woofer e um tweeter, o crossover passivo pegará os sons de baixa frequência e os enviará para o woofer, enquanto os sons de alta frequência irão para o tweeter.

Isso garante que cada alto-falante seja responsável apenas pelas frequências que pode produzir sem distorção.

Os crossovers passivos geralmente estão incluídos nos alto-falantes componentes, mas você também pode comprá-los separadamente.



Abaixo listei algumas vantagens e desvantagens dos típicos crossovers passivos usados ​​nos alto-falantes componentes:

Vantagens:


#1. Dividindo o sinal em tons baixos e altos e direcionando-os para os alto-falantes específicos.

#2. Proteção dos alto-falantes em caso de danos ao amplificador.

#3. Os crossovers permitem o uso de apenas dois canais de amplificador para todos os quatro alto-falantes (ou seis em um sistema de três vias)

Desvantagens:


#1. Os crossovers consomem parte da potência do amplificador.

#2. Os cruzamentos não permitem ajustes avançados como quando se usa um DSP, por exemplo.

#3. Os crossovers não permitem ajustar o volume dos woofers e tweeters individuais.

Se você decidir não usar um crossover passivo e fazer a conexão ativa, verifique a impedância do alto-falante individual e confirme se o seu amplificador pode suportar essa impedância.

Você pode conectar alto-falantes componentes em série?


Como padrão, os alto-falantes componentes são conectados em paralelo do crossover ao amplificador.

Isso significa que o terminal positivo do primeiro alto-falante componente está conectado ao terminal positivo do segundo alto-falante componente e assim por diante. O alto-falante componente final na cadeia é então conectado ao amplificador.

Quando você conecta os alto-falantes em série, sua impedância total aumentará, o que significa que eles precisam de uma fonte de alimentação menor do amplificador.

Você pode usar a conexão em série se o seu amplificador não for forte o suficiente, no entanto, o lado negativo é que a qualidade do som é afetada porque os alto-falantes não tocarão com eficiência.

Pessoalmente, eu não conectaria alto-falantes componentes em série no meu carro.

Você precisa de um subwoofer com alto-falantes componentes?


Mesmo os melhores ou mais caros alto-falantes componentes não serão capazes de criar a profundidade e a dinâmica que os subwoofers são capazes.

Isso ocorre porque os alto-falantes componentes não podem reproduzir as frequências graves mais baixas de forma eficaz e, mesmo que alguns woofers médios possam chegar a 30 Hz, eles não podem criar a pressão sonora necessária.

Um subwoofer pode melhorar significativamente a qualidade do som do seu carro em qualquer sistema, e eu recomendo usar um mesmo se você tiver alto-falantes componentes.

Um excelente e não caro é este único 12″ Skar (link para a Amazônia).

Como faço para combinar meus alto-falantes de componentes com meu amplificador?


Combinar alto-falantes com um amplificador adequado pode ser complicado, especialmente se você quiser fazer uma conexão ativa e todos os alto-falantes individuais tiverem impedâncias diferentes do amplificador.

Em geral, no entanto, supondo que você tenha alto-falantes de 4 ohms e amplificador de 4 ohms, a relação de potência deve ser no mínimo 1:1 por canal, até 2:1 por canal.

Ou seja, para alto-falantes de 100W (por canal), você deve usar um amplificador com potência entre 100W e 200W RMS por canal.

Isso pode soar muito, mas muitos alto-falantes exigem mais potência do que um amplificador pode produzir e, na verdade, podem soar pior quando com pouca potência do que quando o amplificador de tempo pode parecer muito poderoso.

Isso ocorre porque quando um amplificador é levado ao limite, ele pode começar a cortar.

Clipping é quando os picos das ondas sonoras são cortados, o que resulta em muita distorção, podendo danificar seus alto-falantes ou superaquecer e desligar o amplificador.

Para evitar isso, certifique-se de usar um amplificador com mais potência do que os alto-falantes componentes precisam.

Conclusão


Os alto-falantes componentes são uma ótima maneira de melhorar a qualidade do som do seu carro.

Devido aos drivers separados, os sistemas de componentes oferecem muitas vantagens em relação aos alto-falantes padrão, como melhor qualidade de som, instalação mais fácil e a capacidade de atualizar alto-falantes de componentes individuais conforme necessário.

Se você está procurando uma ótima maneira de melhorar a qualidade do som do seu carro, os alto-falantes componentes são uma ótima opção.

Apenas certifique-se de combiná-los com um amplificador e subwoofer de qualidade para obter os melhores resultados.