Mid-bass é uma faixa de frequência sobre a qual poucos entusiastas de áudio falam, e alguns nem se preocupam com isso. No entanto, é uma faixa de frequência vital, e os alto-falantes e a configuração corretos podem elevar o som do áudio do carro a novos níveis. Mas, como você pode melhorar o midbass em um carro? Vamos descobrir.
Como regra geral, os graves médios em um carro podem ser melhorados adicionando alto-falantes médios separados e configurando o equalizador corretamente na faixa entre 200Hz e 500Hz. Outra maneira é abafar o som da porta e instalar alto-falantes nos defletores de espuma para aumentar ainda mais os sons dos graves médios. Neste artigo, detalharei tudo o que você precisa saber sobre o midbass, incluindo o que é, quais alto-falantes são usados para ele, como obter um som de melhor qualidade.
Também examinarei o midbass com outras faixas de frequência e alto-falantes, permitindo que você entenda como eles funcionam juntos para obter o melhor som de áudio do carro possível.
Qual frequência é considerada Mid Bass?
Midbass é a faixa de frequência entre
200Hz e 500Hz . É uma das faixas de frequência mais críticas, pois muitos instrumentos essenciais estão nessa faixa, como a voz, a viola, o violoncelo, os instrumentos de sopro e o violão.
O que são alto-falantes de graves médios?
Os alto-falantes Midbass (ou woofers mid-bass) são projetados para acentuar uma faixa de frequência específica entre 200Hz e 500Hz (uma alta frequência de graves).
Isso dará mais profundidade ao seu som porque normalmente, em uma configuração de áudio de carro ou até mesmo em uma configuração de áudio doméstica, você tem apenas alto-falantes de médio porte, tweeters e um subwoofer.
Os alto-falantes de médio porte são projetados para produzir uma faixa de frequência entre 500Hz a 4kHz. Em seguida, os subwoofers são projetados para funcionar em uma faixa de frequência entre 20Hz a 200Hz.
Algumas pessoas optam por usar subwoofers e woofers de médio porte para obter um resultado em que o midbass seja misturado entre os dois, mas se não for configurado corretamente, eles se espalham e ficam finos e abafados.
Os alto-falantes Midbass curam essa doença por serem feitos especificamente para lidar com as frequências que são muito altas para subwoofers e muito baixas para alto-falantes de médio porte.
Você pode ter graves médios demais?
Como qualquer outra faixa de frequência, você pode ter muito disso, o que também se aplica ao midbass.
Você pode pensar que adicionar alto-falantes midbass ao seu sistema de som será demais, mas, na verdade, não dominará outras frequências. Em vez disso, apenas tornará as frequências dos graves mais claras.
Se você estiver em uma situação em que seu subwoofer e alto-falantes de médio porte estão tocando as mesmas frequências que seus alto-falantes de médios, então, de fato, você pode achar que tem muitos graves.
Isso ocorre porque não apenas os alto-falantes midbass acentuarão essa faixa de frequência, mas também o subwoofer e os alto-falantes médios.
Qual é a diferença entre alto-falantes de graves médios e subwoofers?
Os alto-falantes de graves médios são projetados para produzir som na faixa de frequência entre 200Hz e 500Hz. Um subwoofer é feito para reproduzir as frequências mais baixas entre 20Hz e 200Hz.
Mas, esta não é a única diferença. Os subwoofers têm um diafragma grande devido às frequências que ele tem que empurrar. Lembre-se de que frequências baixas emitem ondas sonoras grandes e lentas, enquanto frequências mais altas emitem ondas curtas que se movem rapidamente pelo ar.
A explicação mais direta é comparando um tweeter a um subwoofer. O subwoofer é muito maior. Devido às ondas sonoras que são grandes e se movem lentamente, um subwoofer precisa ser projetado para lidar com elas, especialmente quando estão sendo empurradas com força (volume).
Se você já assistiu a um subwoofer funcionando com força total, notará o quanto ele vibra. Isso ocorre porque ele empurra para dentro e para fora uma enorme quantidade de ar através de seu gabinete.
Se você ficar perto o suficiente dele, poderá sentir o ar e as vibrações do alto-falante. As vibrações ocorrem porque o subwoofer produz frequências tão baixas que são quase inaudíveis ao ouvido humano, e você pode sentir mais do que ouvir os graves mais baixos.
Os alto-falantes Midbass são projetados de forma semelhante aos subwoofers, exceto que são relativamente menores. Isso ocorre porque eles se destinam a operar em uma faixa de frequência diferente e, portanto, não precisam ser tão grandes.
Os alto-falantes de graves médios também serão circulares como os subwoofers, mas não terão uma forma oval 6X9 como os alto-falantes de médio porte.
Midbass e subwoofers são redondos para que o diafragma possa ficar rígido. Isso ocorre porque, como dissemos, essas ondas sonoras baixas podem causar estragos em seus alto-falantes. Especialmente quando tocado alto e com um cone não simétrico pode causar danos aos alto-falantes quando estão sendo empurrados com muita força.
Outro aspecto dos subwoofers e como eles são totalmente diferentes dos alto-falantes midbass é que os subwoofers estão realmente lá para acentuar o som e não devem ser tecnicamente ouvidos (eles devem ser usados em segundo plano).
Em outras palavras, os subwoofers destinam-se a expandir o palco sonoro por causa dessas baixas frequências adicionais que outros alto-falantes, como alto-falantes de médios ou médios, não podem produzir.
Eles também ajudam a preencher o áudio que não é audível aos nossos ouvidos, mas que sabemos que está lá. Por exemplo, muitas pessoas nem notam um subwoofer configurado corretamente, mas quando você o tira do sistema de áudio, eles dizem que algo está faltando, mas podem não saber o que é.
Por outro lado, os alto-falantes midbass não são projetados para fazer parte do fundo e acentuar o palco sonoro, mas melhorá-lo, tornando essas frequências mais claras. Já mencionei quantos instrumentos estão dentro dessa faixa de frequência.
Se você sentir que seu subwoofer está abafando as frequências dos graves médios, provavelmente você está sentado com um subwoofer que não está configurado corretamente.
Se você quiser ouvir isso na realidade, confira este pequeno vídeo que explica como o baixo baixo afeta a clareza do midbass. Você entenderá melhor a real diferença entre subwoofers e alto-falantes midbass.
Você consegue bons graves médios sem um subwoofer?
A palavra “bom” é relativa e individual quando se trata de áudio e percepção de áudio. Se você tiver alto-falantes de médios e médios, você produzirá um som de boa qualidade na faixa de frequência de 200Hz e acima.
No entanto, como destacado anteriormente, um subwoofer existe para expandir o palco sonoro, dando profundidade ao áudio e, sem ele, você pode sentir que algo está faltando ou sentir que as outras frequências são aprimoradas. Portanto, sua percepção do som (midbass) pode ser limitada. Além disso, sem um subwoofer, seu sistema não poderá produzir frequências abaixo de 60Hz.
Além disso, você provavelmente usará um crossover (filtro de frequência) se tiver alto-falantes de subwoofer e midbass. Um filtro de crossover de frequência (passa-alta ou passa-baixa) é um elemento de áudio que permite ajustar a faixa de frequência enviada aos alto-falantes.
A maioria, se não todos os amplificadores modernos, incluindo amplificadores de carro, vem com algum tipo de crossover que você pode ajustar. Se o seu sistema estiver configurado corretamente, você deve enviar apenas frequências de graves abaixo de 200Hz para o subwoofer e frequências entre 200Hz e 500Hz para os alto-falantes de médios, criando um excelente som geral.
Se você não tiver um subwoofer em seu sistema e tiver apenas alto-falantes de médios e médios, você ainda deve usar um crossover para as frequências específicas.
Assim, você obterá um midbass sólido, juntamente com o fato de que será percebido como mais preciso sem um subwoofer.
Como obter mais graves dos meus alto-falantes de porta?
Como você já sabe, os alto-falantes são projetados para aumentar faixas de frequência específicas, mesmo às vezes tendo crossovers embutidos neles exatamente por esse motivo.
Os alto-falantes de porta, na maioria dos casos, são na verdade woofers de médio porte, o que significa que eles emitirão frequências entre 500Hz e 4kHz.
É claro que alguns alto-falantes de médio porte podem produzir faixas de frequência mais baixas e mais altas entre 100Hz e 18kHz, mas o fato é que esses alto-falantes operam melhor entre as frequências de médios e não mais altos ou mais baixos que isso.
Com isso dito, existem maneiras de melhorar a qualidade dos graves em seus alto-falantes de médio porte (porta). Existem várias maneiras pelas quais você pode conseguir isso.
- Os alto-falantes de conexão são configurados para um amplificador que possui um crossover para frequências de graves médios . Isso garantirá que essas frequências midbass sejam realmente enviadas para os alto-falantes da porta.
- Defina seu equalizador no seu aparelho de som se ele tiver um. Um equalizador visualiza o espectro de frequência de áudio que você está ouvindo e pode ajustá-lo. Possui faixas de frequência individuais ou uma combinação ou pelo menos três configurações individuais (graves, médios, agudos). O que você faria é ajustar as faixas de frequência de graves e torná-las mais altas aumentando seu nível.
- O som abafa a porta do carro . Cobrir um painel de porta de metal com uma borracha ou espuma de amortecimento de som criará o efeito do gabinete e fortalecerá a dinâmica das frequências de graves médios que saem dos alto-falantes.
- Instale alto-falantes de porta nos defletores de alto-falante. Adicionar espuma adicional ao redor dos alto-falantes da porta permite aumentar a dinâmica dos sons que saem dos alto-falantes da porta e, além disso, reduz o risco de qualquer efeito de chocalho da porta.
A última coisa a considerar é comprar um par de alto-falantes de porta capazes de lidar com uma ampla faixa de frequência. Isso significa que eles serão capazes de produzir frequências de graves melhores do que outros alto-falantes de médio porte e, quando combinados com nossas outras duas dicas acima, você poderá obter uma resposta de graves razoavelmente decente.
Quantos alto-falantes de graves médios preciso no carro?
Você pode estar se perguntando quantos alto-falantes midbass você precisa para obter um som de boa qualidade. Isso ocorre porque você só precisa de um subwoofer, e o número de alto-falantes de médio porte pode variar entre dois e seis. Mas, quantos alto-falantes de médios graves você precisa?
Em geral, você só precisa de dois alto-falantes de médios graves para reproduzir médios de boa qualidade em conjunto com um subwoofer, seus alto-falantes de médios e tweeters.
Você normalmente terá mais de dois alto-falantes de médio porte (alto-falantes de porta) porque eles serão colocados na parte traseira para os passageiros, mas, essencialmente, você não precisa de mais de dois.
Você sempre terá dois alto-falantes nos dois lados (esquerdo e direito) para obter o melhor efeito e, idealmente, se puderem ser instalados nas portas dianteiras. Portanto, você não precisará de mais de dois alto-falantes midbass em seu veículo para obter uma melhor qualidade geral de som.
A razão pela qual você tem apenas um subwoofer é que, como dissemos, o subwoofer está lá para expandir o palco sonoro (faixa de frequência de áudio) e seu lugar no sistema de áudio deve estar em segundo plano e não enfatizado.
Como configurar um amplificador para graves médios?
Se o seu amplificador tiver um crossover, obter uma excelente qualidade de som é simples.
A princípio, vou focar nas configurações do crossover. O que você fará é definir seus crossovers (filtros) de acordo. Isso significa que você precisa selecionar seus filtros passa-altas para uma faixa de frequência adequada aos seus tweeters e alto-falantes de médio porte.
Você pode começar configurando seu filtro passa-altas em 500Hz e ajustar de acordo. Em seguida, você fará o mesmo para o filtro passa-baixa, começando por defini-lo para empurrar frequências logo abaixo de 200Hz.
O que sobra no meio? Esta é a faixa de frequência do midbass. Agora você precisa ajustar o cruzamento dos filtros passa-alta ou passa-baixa para se estender até esse intervalo, considerando onde os filtros se sobrepõem e se devem se sobrepor.
A sobreposição dos filtros em uma faixa de frequência específica pode adicionar clareza e profundidade ao som, pois ele vem tanto do subwoofer quanto dos alto-falantes de médio porte.
A maioria dos amplificadores hoje em dia não vem com equalizadores porque isso é feito através do estéreo do seu carro. Se você tiver a sorte de ter alto-falantes midbass e um amplificador com mid-crossover, o processo de configuração é exatamente como descrito.
Quais são os melhores alto-falantes de carro de graves médios?
Skar Audio FSX65
Sem dúvida,
Skar Audio FSX65 é um dos melhores alto-falantes midbass que você pode encontrar e, ao mesmo tempo, o meu favorito. Eles têm excelente manuseio de saída e apresentam um impressionante driver de médios/graves para garantir um som precisamente balanceado.
Este pequeno woofer médio de 6,5″ com 150W RMS (300W Pick) inicia seu trabalho com uma frequência de apenas 100Hz. Porque vai tão baixo, faz o equilíbrio ideal com a reprodução de woofers de notas mais profundas.
Seu design é forte e esses alto-falantes são feitos de materiais de alta qualidade. Além disso, eles têm bobinas de voz de cobre de 1,5 ″ que permitem grandes movimentos de cone para fazer efeitos de impulso adicionais.
Som de terremoto SWS-6.5X
Não tão forte quanto o woofer Skar, mas o único que você pode encaixar na porta do carro com profundidade limitada. Isso mesmo, e
Earthquake Sound SWS-6.5X é perfeito para caber em um espaço limitado graças à sua profundidade abaixo de 2″.
Tem uma resposta de frequência a partir de 39Hz que vai até 1.000Hz, o que é uma conquista fantástica para um tamanho tão pequeno. Com 100W RMS (200W Peak), faz um tremendo ajuste em qualquer sistema de som automotivo.
Conclusão
Se você não quiser ter uma lacuna na frequência de médios-graves, existem alto-falantes projetados para lidar com essa faixa de frequência além dos subwoofers tradicionais e alto-falantes de médios.
Até agora, você sabe tudo o que há para saber sobre a frequência midbass e os alto-falantes correspondentes e, esperançosamente, agora você pode sair e especificar o que precisa para obter o que sente ser um ótimo som de áudio automotivo.
Lista de fontes
O Dilema do Midbass
Midbass vs. Midrange:vamos revelar a verdadeira diferença