>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Como fazer uma caixa selada mais alta?


Uma caixa de subwoofer selada é um tipo fechado de caixa de alto-falante. As caixas seladas são amplamente utilizadas em sistemas de áudio automotivo para produzir frequências graves de boa qualidade.

A resposta de graves nos subwoofers selados é consideravelmente melhor do que caixas de subwoofer com portas com alto-falantes de tamanho semelhante, mas podemos fazer um subwoofer selado mais alto? Vamos descobrir.

Geralmente, para aumentar o volume de um subwoofer selado, você precisa fornecer mais potência do amplificador. Outra forma é substituir o alto-falante por um mais forte, mas é importante lembrar que a pressão do ar na caixa selada não pode ser muito alta.

No artigo abaixo, mostrarei como tornar uma caixa selada mais alta, alterações no design e se vale a pena adicionar uma porta ao gabinete selado.

Uma caixa selada pode ser barulhenta?


Embora a principal razão para a existência de uma caixa selada seja sua precisão e clareza na reprodução de graves sobre o volume, eles certamente podem ser altos o suficiente para sacudir os carros.

Você também deve ter em mente que o tamanho desse tipo de gabinete pode variar de minúsculos feitos para economizar espaço, para que caibam sob um assento ou prateleira traseira.

Este tipo de caixa de subwoofer é ainda mais adequado para resposta de graves profundos. O volume de ar interno nas caixas seladas, permitindo que elas criem uma pressão mais forte dentro da própria caixa, de modo que os alto-falantes instalados com mais de 10″, embora transparentes, podem não tocar com eficiência suficiente.

A pressão interna afeta a forma como as grandes ondas sonoras serão produzidas, o que significa que gerará uma saída mais intensa por unidade de potência com uma influência significativa na qualidade do som final.

As caixas seladas batem mais forte?


Os subwoofers selados não batem tão forte quanto os subwoofers com porta ou de passagem de banda. Caixa especialmente portada geralmente dá mais som do que uma selada, para a mesma quantidade de energia.

Isso ocorre porque a porta na parede traseira do gabinete funciona como uma abertura para deixar mais ar sair. Porque a porta libera a pressão de ar criada e pode bater mais forte do que uma selada.

Ao mesmo tempo, o ar escapado causa uma resposta de frequência mais baixa e, com efeito, reduz a qualidade dos graves.

Existem algumas maneiras de fazer um subwoofer selado bater mais forte, como adicionar outro alto-falante dentro.

Esse ajuste, no entanto, não mudará nada na qualidade do som, pois ainda será uma caixa lacrada com problemas de pressão de ar, apenas um pouco mais alta.

Também é difícil adicionar outra caixa ao mesmo gabinete, pois o tamanho da caixa deve ser medido com precisão para o alto-falante específico.

O que torna uma caixa secundária mais alta?


A primeira coisa que você provavelmente está pensando é mais poder. E isso está certo, mas a quantidade de potência também depende das frequências de pico a serem amplificadas, que devem ser fortes o suficiente para bater forte.

Por exemplo, se você tiver uma caixa de subwoofer selada que atinge apenas abaixo de 30 Hz, ela não produzirá muitos sons audíveis porque sua frequência de pico pode ser mais sentida do que ouvida.

Portanto, a maneira mais simples de aumentar o volume de uma caixa de subwoofer selada é alterando o alto-falante que você está usando, por exemplo, 8″ para 10″ dentro da mesma caixa.

Esta atualização, no entanto, deve ser cuidadosamente verificada com a especificação original para não criar muita pressão de ar dentro da caixa.

A única coisa que você terá que modificar é o tamanho crescente do orifício de montagem.

Em suma, não é impossível tornar seu alto-falante mais alto. No entanto, você precisará de tempo e dinheiro ou usar outro tipo de caixa em vez de trocar o alto-falante dentro dela.

Os submarinos selados podem lidar com mais energia?


Ao aumentar o volume da sub-caixa selada, a próxima pergunta geralmente está relacionada ao manuseio de energia.

É fácil supor que, como você aumenta o volume dos subs, ele deve lidar com mais potência. Mas isso nem sempre é uma suposição correta para subwoofers selados.

Ao optar por um subwoofer selado, você precisa garantir que a modificação não danifique o alto-falante se você pressionar demais.

A razão é que a pressão do ar no interior pode ser muito alta para os alto-falantes mais fortes. Novamente, cada gabinete selado foi projetado para o alto-falante específico, e você deve substituir todo o sub do que trocar o próprio alto-falante por um mais forte.

O tamanho da caixa do subwoofer selado é importante?


O tamanho da caixa do subwoofer é importante, é claro, mas não tanto quanto o volume da caixa do subwoofer selado.

Quanto maior a caixa, melhor você ouvirá as baixas frequências. Se o seu carro pode lidar com um gabinete de tamanho específico sem problemas, definitivamente vá em frente.

Isso é importante, especialmente para veículos com baús menores, porque você precisa de algum espaço livre na frente do cone para que o alto-falante possa tocar livremente.

Se você deseja tornar seu alto-falante de caixa existente mais alto e claro, considere adicionar câmaras em um local específico dentro da caixa.

A adição de paredes extras dentro dos subwoofers é necessária apenas por um motivo:aumentar o tempo de viagem das ondas sonoras para que elas tenham mais tempo para ressoar dentro do gabinete e serem amplificadas por suas paredes.

Quanto mais câmaras seu subwoofer selado tiver, mais alto ele ficará. Se você quiser seguir esse caminho, você mudará a característica da caixa e, na verdade, ela pode atingir um pico em uma frequência ligeiramente diferente da que foi projetada inicialmente.

Se você quiser seguir esse caminho, terá que olhar para o design do subwoofer selado e ajustá-lo adicionando câmaras.

Depois de todas essas modificações, lembre-se de que existe um limite que pode ser alcançado se você continuar adicionando coisas.

Sua caixa de subwoofer selada não deve ser preenchida demais com as câmaras internas, pois seu volume interno diminuirá.

A forma da caixa do alto-falante é importante?


Quando você está construindo um gabinete de subwoofer selado, é bom saber que o formato interno da câmara fará a diferença.

Você quer redondo, quadrado ou retangular?

Todos os tipos de caixa reagem de maneira diferente, e isso se deve ao tamanho, seção transversal com relação de altura e muito mais.

A maneira ideal seria preparar o design da caixa de subwoofer selada com base na recomendação de fábrica do alto-falante em relação ao formato e tamanho da caixa.


Qual ​​deve ser o tamanho de uma caixa de subwoofer selada?


Embora estejam disponíveis e possam ser feitos em qualquer tamanho que combine com os alto-falantes, o mais comum é a caixa de subwoofer selada de 12 polegadas.

Para um subwoofer selado, o tamanho do alto-falante determina seu desempenho máximo, extensão de baixa frequência e eficiência.

Se você tiver um alto-falante maior que produz mais graves, precisará de uma caixa maior para permitir que ele toque frequências mais baixas.

O que acontece se uma caixa lacrada for muito grande?


Tudo dá certo se a caixa corresponder ao alto-falante, mas você perde o impacto dos graves quando sua caixa é muito grande.

Uma caixa superdimensionada não cria pressão de ar suficiente, e o alto-falante não pode criar um empurrão forte, agindo mais como um subwoofer de ar livre com movimento de cone maciço.

Um movimento tão grande do cone na caixa que é muito grande também pode causar danos ao alto-falante, especialmente sua suspensão ou arredores.

O que acontece se uma caixa lacrada for muito pequena?


Quando a caixa é muito pequena, ela também não pode funcionar como um gabinete perfeito para qualquer alto-falante.

Isso pode resultar no cancelamento de algumas frequências porque o cone do subwoofer não se moverá tanto devido à pressão de ar demais criada dentro da caixa e, na pior das hipóteses, o alto-falante pode ser danificado.

Uma caixa selada pode ser baixa?


Os subwoofers selados são conhecidos por produzir graves de alta qualidade em baixas frequências.

Se a pressão do ar criada dentro da caixa selada é ideal para mover o cone do subwoofer, este tipo de caixa é perfeito para produzir graves potentes e precisos.

Hoje em dia, os subwoofers selados são preferidos às caixas portadas pela maioria dos audiófilos ou por quem valoriza a qualidade dos sons em detrimento do volume.

Você precisa ajustar uma caixa de subwoofer selada?


A afinação das caixas seladas não é necessária, a menos que você esteja buscando algumas características de som específicas.

No entanto, se você planeja ajustar sua caixa de subwoofer selada, você deve manter a pressão de ar correta dentro da caixa.

A maneira mais comum de ajustar a caixa selada é remover o alto-falante e encher o gabinete com o material de enchimento.

Observe que as caixas de subwoofer seladas precisam de uma quantidade adequada de energia para permitir que funcionem. Se você não dirigir o sub com energia suficiente, ele não funcionará corretamente.

Posso fazer minha caixa selada portada?


Fazer uma caixa portada do gabinete selado não é o caminho certo se você planeja fazer o subwoofer portado.

Você pode adicionar a porta perfurando o orifício na parede lateral, mas apenas adicionando a porta à caixa selada, você não melhorará o som se não alterar o alto-falante para corresponder ao novo espaço de volume de ar.

Cada caixa deve ser projetada para os alto-falantes específicos, e as caixas seladas são menores do que as com portas para o mesmo alto-falante. Mais importante ainda, os gabinetes selados têm um design interior completamente diferente.

Se você deseja precisão de graves, escolha uma caixa de subwoofer de carro selada. Se você deseja o máximo de volume da resposta de frequência mais baixa possível com o mínimo de distorção possível, opte por um modelo portado.

Conclusão


Dependendo de suas preferências e orçamento, existem diferentes maneiras de aumentar o volume da caixa selada do subwoofer.

No entanto, uma maneira melhor de fazer isso é comprar outro tipo de alto-falante, porque melhorará a qualidade do som e a resposta dos graves.

Se você quiser aumentar o volume de uma caixa selada existente, precisará atender a alguns critérios rigorosos, como volume, forma ou potência do amplificador.

Sem eles, você pode piorar o som da caixa do subwoofer selado ou até danificar o alto-falante.