>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

16 maneiras fáceis de melhorar a qualidade do som do áudio do carro (em qualquer carro)


Melhorar o sistema de áudio do carro pode ser um pouco desafiador às vezes, especialmente ao escolher os passos certos.

Fiz uma pesquisa aprofundada e criei uma lista de atualizações necessárias para o áudio do seu carro, que permite que você ouça suas músicas favoritas para sempre.

Como regra geral, quando se trata de melhorar o áudio do carro, não é apenas um subwoofer que fará o trabalho. Se você quiser ouvir música de alta qualidade no sistema de áudio do seu carro, aqui estão as 16 dicas que permitem que você torne o som do seu carro único.

Substitua os alto-falantes de fábrica e comece a experimentar a qualidade da música real.


Custo $ 40 - $ 300 por par.

Os alto-falantes são cruciais para a qualidade do som e, na maioria dos carros, os alto-falantes de fábrica são menos do que medíocres. No que diz respeito ao som, vale a pena gastar dinheiro em sistema de componentes de 2 ou 3 vias de alta qualidade, no qual, graças aos crossovers, você pode personalizar totalmente como a música se espalhará no seu carro.

A vantagem do sistema é uma posição independente dos tweeters, que você pode colocar na parte superior da porta ou em painéis de vela. A instalação, no entanto, pode ser um desafio quando você deseja instalar alto-falantes em locais diferentes da fábrica. Também muito importante, especialmente em sistemas de 3 vias, é a correta configuração dos crossovers.

Uma opção menos avançada é instalar alto-falantes coaxiais, que estão disponíveis de 2 vias a 5 vias se você quiser ter vários tweeters em cada local. O benefício dos alto-falantes coaxiais é que você pode instalá-los em locais de fábrica sem fazer modificações nos painéis das portas ou nos decks traseiros.

Se você tiver uma chance, vale a pena investir em alto-falantes coaxiais com tweeters ajustáveis, como, por exemplo, JBL Stadium GTO620. Dessa forma, você pode personalizar a direção dos tons altos em um carro, o que pode dar um efeito real para alto-falantes instalados na parte inferior da porta.

Adicione isolamento acústico e transforme seu carro em um estúdio acústico selado.


Custo $ 600 - $ 1.000 para amortecimento completo do som do carro.

Todo mundo que dirige um carro sabe como os sons externos são irritantes, especialmente de áreas como:
  • debaixo do carro
  • pela porta
  • do motor

Embora você não possa remover completamente o ruído do carro, abafá-lo melhorará significativamente a qualidade do som dos alto-falantes, especialmente aqueles instalados nas portas do carro. Os alto-falantes produzem duas ondas acústicas ao produzir o som, uma na frente do cone e outra atrás dele.

A onda gerada atrás do alto-falante é um encrenqueiro no veículo. Ele salta e se dispersa muitas vezes e faz com que toda a porta comece a vibrar e crie sons adicionais sobrepondo os sons originais produzidos pelos alto-falantes. Isso é comumente conhecido como portas chocalhando e causa distorção sonora significativa no carro e torna a experiência auditiva geral ruim.

A melhor maneira de deixar o carro silencioso por dentro é preencher todas as superfícies do piso, portas e áreas do porta-malas com painéis de isolamento ou locais apertados com um spray de amortecimento de som.

Instale um amplificador para que os alto-falantes usem a potência total que eles oferecem


Custo $ 90 – $ 300 dependendo do número de canais e classe de potência.

Todas as unidades principais possuem amplificadores integrados. Infelizmente, eles não são poderosos e, ao tentar aumentar o volume, você ouvirá distorção nos sons.

Para aumentar a dinâmica e a qualidade do som, você precisa ter um amplificador externo. Esta é uma atualização obrigatória para obter a maioria dos alto-falantes que você já possui ou planeja comprar. O amplificador oferece uma variedade muito maior para escolher os alto-falantes certos.

Existem muitos tipos de amplificadores e várias classes diferentes para escolher. Tudo depende do que você quer alcançar.
  • Uma aula são melhores para a qualidade do som, porém, não são eficientes
  • Classe A/B são ótimos para os alto-falantes e ainda fornecem uma alta qualidade de som
  • classe D amplificadores são os mais eficientes e não muito caros. Eles são a melhor opção para subwoofers poderosos

Amplificadores de carro são feitos em muitas faixas de potência, dependendo do que você precisa deles. Você pode encontrar um bom amplificador com 2x30W RMS que dará um som muito melhor do que qualquer unidade de cabeça de potência semelhante.

Ao se perguntar quanta potência seu amplificador deve ter, vale a pena sobrecarregar os alto-falantes em vez de não fornecer energia suficiente. Por exemplo, quando você tem alto falantes de 100W RMS, é melhor quando o amplificador tiver mais de 100W por canal.

Adicione o subwoofer com o amplificador para melhorar a dinâmica do som


Custo $ 150 – até milhares de dólares, dependendo do design, quantidade de alto-falantes, potência e tipo de amplificador usado.

Instalar um subwoofer em um carro é o primeiro passo para adicionar dinâmica à música. Mesmo um pequeno woofer de 8″ sob um assento de carro aumentará significativamente a qualidade de todos os sons audíveis, simplesmente porque os alto-falantes do carro não são projetados para produzir graves profundos.

Existem muitos tipos e designs de subwoofers, você pode ter ativo com um amplificador embutido ou passivo para o qual precisará de um amplificador adicional. Se você não tiver muito espaço no porta-malas, instale um subwoofer plano embaixo do assento ou use espaço na área da roda sobressalente.

Os woofers mais fortes exigem mais espaço e são instalados em caixas grandes, conhecidas como gabinetes. Os gabinetes podem ter designs diferentes, dependendo do tipo de baixo que você deseja ouvir. Por exemplo, gabinetes fechados produzem graves de alta qualidade, mas não são tão altos quanto gabinetes com canais abertos que reforçam o efeito de graves.

Independentemente do tipo de subwoofer que você escolher, ele deve ser alimentado por um amplificador se você quiser ouvir um baixo forte. Ao escolher o amplificador certo para o seu subwoofer, você tem mais opções do que ao escolher os alto-falantes. Você pode escolher entre amplificadores multicanal e fazer uma conexão “ponte” ou usar um amplificador mono.

Muito populares são os amplificadores multicanal com saída dedicada para um subwoofer, por exemplo, 2 + 1 ou 4 + 1. Este tipo de amplificador é uma boa opção quando você não tem muito espaço no carro ou quando deseja instalar um amplificador para todo o sistema.

Substitua a unidade principal e ouça música de mais fontes


Custo $ 30 - $ 200

Substituir uma unidade principal é a maneira mais popular de melhorar a qualidade do som. Se o seu rádio não tiver recursos modernos, como Bluetooth, energia insuficiente ou o som dos alto-falantes não for perfeito, considere substituir sua unidade principal padrão por uma de reposição.

Embora muitos carros modernos tenham rádios embutidos no painel com muitos recursos, você pode encontrar um rádio de reposição que se encaixe no seu carro e ofereça uma melhor experiência geral de som. Em veículos mais novos que possuem unidades principais totalmente embutidas, pode ser necessário substituir o kit de painel para colocar um novo rádio no lugar.

O mais importante é o tamanho da unidade que você deseja substituir, e há duas opções para escolher:
  • Dinâmica única – 2″ de altura e 7″ de largura
  • Double din – 4″ de altura e 7″ de largura

Single din geralmente possui uma linha digital com botões abaixo, mas também existem alguns modelos com telas full flip-out. O Double din geralmente possui uma tela sensível ao toque com GPS e outras opções gráficas como padrão.

Ao instalar uma nova unidade principal corretamente, você não perderá o conforto dos controles do volante ou dos controles de voz. Os rádios de reposição são equipados com amplificadores mais potentes que os de fábrica, e também muitos modelos possuem equalizadores, que ajudam a direcionar melhor o som.

Os estéreos de reposição oferecem um punhado de recursos:
  • Bluetooth
  • Tela sensível ao toque
  • USB para conexão de celular
  • Rádio de alta qualidade como HD ou Sirius

Se você instalar mais de um amplificador externo, precisará escolher uma unidade principal com o número certo de saídas RCA, o que facilitará a modificação adicional do sistema de áudio do carro.

Substitua todos os fios do alto-falante de fábrica no carro


Custo de US $ 15 / 100 pés a US $ 120 / pé para fios de alta resistência e baixa resistência

Os fios transferem o som do amplificador para os alto-falantes e a instalação de fábrica nem sempre é feita com fios grossos e de melhor qualidade. Os fios dos alto-falantes de fábrica funcionam com o sistema padrão, mas não são designados para transferir mais energia.

Se você substituir seus alto-falantes e instalar um amplificador, precisará executar novos fios de alto-falante de qualidade. Isso faz parte de todo o sistema e você não deve ignorá-lo se quiser tornar agradável ouvir sua música favorita.

Os fios substituídos terão menos resistência e podem transferir mais energia para os alto-falantes. Dependendo dos alto-falantes, você terá que usar um medidor entre 18 e 14 e, para um subwoofer, um medidor de 14 a 8.

Ao escolher os fios para seus alto-falantes, preste atenção na qualidade do cobre que afeta diretamente a resistência dos fios. Quanto maior a pureza do cobre nos fios, melhor é a transferência de eletricidade e, portanto, você ouvirá um som de alta qualidade. Existem dois grupos principais de fios de alto-falante:
  • CCA (alumínio revestido de cobre) é a opção mais comum e mais barata. Embora você possa usá-lo para alimentar alto-falantes de fábrica, não recomendo este fio para um sistema de áudio profissional e poderoso. Os fios CCA não transferem a mesma qualidade de som que o cobre puro.
  • OFC (cobre livre de oxigênio) oferece uma transferência de sinal muito melhor e manuseio de energia. Os fios OFC são no mínimo 99,9% isentos de oxigênio e oferecem maior condutividade com maior resistência à corrosão. Os fios OFC não superaquecem tão rapidamente quanto o CCA. Portanto, eles são mais seguros para sistemas de áudio de carro, especialmente quando fornecem eletricidade de amplificadores fortes.

Às vezes, você pode encontrar fios de ouro, mas sua qualidade é definitivamente pior do que a qualidade dos fios de cobre ou prateados. O ouro só pode ser usado em conectores e terminais de fios, onde funcionará muito bem e nunca corroerá.

Claro, cabos de alto-falante com terminais dourados serão mais caros, mas sua qualidade será muito melhor, então quando você precisar, por exemplo, de fios com conectores banana, procure por esses com conectores dourados.

Use conectores de fio de ponta e não perca energia na frente dos alto-falantes


Custo $ 5 - $ 50 por par

Você acabou de comprar alto-falantes potentes e fios de primeira classe para o áudio do seu carro. Agora é hora de conectar esses dois, mas você quer colocar fios desencapados nos terminais do alto-falante?

Prefiro não, e não apenas por causa da boa aparência de todos os fios moldados e conectados perfeitamente que parecem profissionais. Mais importante, os conectores de alto-falante de fio fazem uma conexão estável do amplificador com os alto-falantes, o que garante o desempenho do áudio do carro e a alta qualidade da música.

Além disso, os conectores protegem todo o sistema de áudio contra danos, pois é muito mais fácil desconectar alto-falantes e amplificadores ao usá-los. Especialmente quando não há muito espaço entre os postes nos terminais, e você não quer misturar o fio positivo com o negativo e queimar o amplificador.

Antes de encomendar conectores, vale a pena gastar algum tempo e escolher o certo para a aplicação. Existem vários designs diferentes disponíveis e materiais dos quais os conectores são feitos.
  • Conectores de pinos trabalhe em conjunto com terminais de alto-falante com mola
  • Conectores de banana são bons para vincular postagens nos alto-falantes
  • Conectores de espada faça contato com a parte inferior do terminal quando aparafusado, também adequado para postes de ligação

Um detalhe importante que você deve prestar atenção é o material usado para fazer os conectores dos fios dos alto-falantes. Você deve evitar qualquer tipo de alumínio e procurar o banhado a ouro. O ouro não transfere sinais de alta qualidade, mas o ponto de conexão é o melhor porque não é afetado pela corrosão.

Escolha alimentação de alta qualidade e fios terra para amplificadores


Custo $ 0,45 - $ 15 por pé

Você pode ter o amplificador e alto-falantes mais caros no carro, mas ao usar os fios de alimentação e terra errados, a qualidade geral do som será medíocre.

Os fios de alimentação fornecem uma grande quantidade de eletricidade ao amplificador e devem ser suficientemente grossos, robustos e feitos de cobre puro. Caso contrário, eles consumirão uma porção significativa de energia para equilibrar a resistência. Além disso, o fluxo de corrente será reduzido.

Para escolher os fios de alimentação certos, você precisa ter dois números:
  • Quanta energia total o sistema de áudio do seu carro consumirá
  • Qual ​​será o comprimento dos fios de alimentação

Com base em ambos os números, você terá que calcular a amperagem total necessária para ser fornecida a todos os amplificadores que você instalou. Para verificar novamente seu cálculo, você pode verificar a amperagem total nos fusíveis do amplificador.

Se você tiver, por exemplo, 2 fusíveis de 40A cada, isso significa que os fios de alimentação devem ser capazes de transferir um total de 80A. Se você souber o comprimento e a amperagem do fio, verifique a tabela abaixo para encontrar a bitola exata do fio de alimentação.

Não se esqueça do fio terra, cuja bitola deve ser a mesma usada para os fios de energia.

Não use fios de alimentação CCA para os amplificadores do carro, eles não podem lidar com os sistemas mais potentes e têm muita resistência interna.

Os fios de melhor qualidade são os fios OFC (Oxygen Free Copper). Eles têm várias características importantes:
  • não corrói
  • não tendem a superaquecer rapidamente
  • transfira a amperagem exigida sem distorções

Substitua o alternador e aumente o amplificador com mais energia


Custo $ 340 - $ 900 dependendo do carro

Quando você tem no carro amplificadores potentes que exigem muitas amperagens, usar um alternador de fábrica pode causar falta de energia. Alternadores seriais montados em veículos são projetados para fornecer energia suficiente para equipamentos padrão instalados no veículo.

Infelizmente, eles não podem produzir energia suficiente que amplificadores fortes precisam, então se você instalou um amplificador criando milhares de watts de energia e um alternador de fábrica, você terá dois problemas:
  • Não há energia suficiente fornecida ao amplificador, e isso fará com que todo o áudio do carro funcione de forma ineficiente
  • O problema de carregar a bateria é que a energia total que o alternador produzirá será consumida pelo equipamento do carro e pelo amplificador. Na verdade, uma bateria será descarregada quando não for carregada

O risco de amplificadores com potência constante não só reduz o desempenho do sistema de som, mas também corre o risco de danificar amplificadores e alto-falantes. Há uma chance melhor de explodir um amplificador quando há um déficit de energia no sistema.

Lembre-se, é melhor produzir muita eletricidade para o áudio do carro do que não o suficiente.

Adicione uma segunda bateria para o áudio do carro para estabilizar o fluxo de corrente


Custo $ 200 - $ 1300 dependendo do tipo e capacidade

Uma bateria adicional é útil quando você instalou amplificadores potentes no veículo e ouve música com o motor desligado.

Quando você instala uma segunda bateria para áudio automotivo, há alguns tipos diferentes para escolher. Se você deseja um sistema de alta qualidade e para garantir que não haverá queda de tensão, considere a bateria AGM ou a bateria de lítio.

Especialmente as baterias de lítio valem a pena comprar, devido à vida útil. Apesar de serem os mais caros de todos os tipos e exigirem um carregador especial, eles podem ser carregados e descarregados milhares de vezes sem perder desempenho.

Além disso, eles podem ser instalados em qualquer posição do carro, o que é essencial quando você não tem espaço suficiente.

Adicione terminais de bateria de carro inoxidável ou dourado


Custo $ 15 - $ 60 por peça

Os terminais de bateria de estoque tendem a corroer muito rapidamente devido ao aço de baixa qualidade de que são feitos. Na maioria dos carros, após alguns anos, é necessário limpá-los totalmente ou substituí-los por um de alta qualidade, seja cromado ou folheado a ouro.

Para os terminais da bateria, não é o único material que faz a diferença. Os terminais de áudio do carro têm mais de um ponto de conexão e você pode encaixar fios com bitolas diferentes. Isso é especialmente importante quando há mais de um fio de alimentação conectado à bateria.

Os terminais comumente usados ​​têm dois ou três tamanhos diferentes prontos para fios de amplificadores grossos.

Proteja o sistema de áudio do carro usando fusíveis de alta qualidade


Custo $ 10 - $ 70

Muitos carros com amplificadores instalados não possuem fusíveis de proteção. Os principais fusíveis são necessários no áudio do carro?

Os fusíveis instalados no cabo de alimentação protegem não apenas o amplificador, mas todo o sistema contra curto-circuito, portanto, não pense que os fusíveis no amplificador são suficientes. Você precisa de outro no fio de alimentação principal.

O porta-fusível deve ser instalado sob o capô e não no porta-malas próximo ao amplificador. Além disso, deve ser colocado o mais próximo possível da bateria. Isso é para reduzir qualquer contato potencial do fio positivo com o terra no carro, causando um curto-circuito.

Com alta amperagem que é transmitida ao amplificador, um curto-circuito fará com que um fio superaqueça, levando ao incêndio sob o capô.

Fusíveis sendo produzidos em muitas formas e classificações, para que você tenha uma ampla seleção para escolher. É crucial escolher o caminho certo para o seu carro. Os recomendados para os fios de energia são os fusíveis ANL, e você pode escolher até 300A, o que se traduz em cerca de 2700W.

Se seus amplificadores forem mais fortes que isso, você precisará de dois ou mais fusíveis, mas não instale 300A quando o áudio do carro precisar apenas de 75A. Ao fazer isso, você não protegerá o sistema de áudio, o que pode causar danos graves ao carro. Em geral, use um fusível que seja um nível abaixo da amperagem exigida pelo sistema.

Por exemplo, quando seus amplificadores consumirem um total máximo de 135A, use fusível de 120A. Não use um fusível maior do que o necessário, isso não protegerá o sistema elétrico.

Para os sistemas menores, você também pode usar um tipo de lâmina, mas evite usar fusíveis de tubo de vidro. Os fusíveis tubulares estão funcionando bem, mas os problemas estão nos suportes das molas, que podem se soltar com o tempo e aumentar a resistência.

Instale o crossover do subamplificador e fortaleça ainda mais os graves


Custo $ 35 - $ 120 dependendo do número de filtros e qualidade dos materiais

Custo $ 35 - $ 120 dependendo do número de filtros e qualidade dos materiais

Adicionar um crossover de subamplificador ao áudio do carro permite direcionar a produção de graves de maneira mais precisa do que um amplificador padrão pode fazer, com a utilização mais eficiente da potência que chega ao amplificador.

Mesmo que seu amplificador esteja equipado com filtros simples, eles não funcionam tão eficientemente quanto estes em crossovers externos. Você pode comparar isso com os amplificadores nas unidades principais e os externos. Amplificadores embutidos em uma unidade principal nunca serão tão bons e poderosos quanto as alternativas externas, e é o mesmo quando se trata de crossovers.

Além disso, os crossovers configurados corretamente protegerão o sistema de áudio e especialmente os subwoofers, quando você aumentar o volume muito alto.
  • Filtro passa-baixa permitirá que apenas frequências mais baixas passem pelo crossover e sejam transmitidas para o amplificador
  • Filtro passa-altas por outro lado, permite que apenas frequências mais altas do que as definidas passem para o amplificador
  • Filtro de passagem de banda é uma combinação de filtro passa-baixa e filtro passa-alta que permite que apenas frequências limitadas específicas passem
  • Filtro Subsônico bloqueia apenas a passagem das frequências de subgraves mais baixas, geralmente todas abaixo de 35Hz

Para definir o crossover no ponto certo, você precisa saber quais sons serão executados pelos alto-falantes e quais irão para o subwoofer. Na maioria das vezes, os crossovers são definidos para 80Hz, mas isso é individual e depende do tipo de música que você ouve e do volume.

Adicione processador de sinal digital e melhore ainda mais a qualidade do som


Custo $ 90 – $ 500 dependendo das funções oferecidas e qualidade de construção

Processadores de sinal digital são instalados entre uma fonte de som (pode ser uma unidade principal) e um amplificador. O papel do DSP é melhorar o som que posteriormente será estendido no amplificador, e o recurso mais importante que o DSP oferece é o alinhamento do tempo.

Quando você ajusta o alinhamento do tempo entre os alto-falantes, na verdade você posiciona o centro do som dentro da cabine de passageiros. Ao fazer isso, você remove quaisquer atrasos de som que podem ocorrer quando o alto-falante do lado esquerdo está bem próximo a você, enquanto o lado direito está mais afastado por alguns pés, a menos que você dirija em um assento e se sente no centro .

O alinhamento de tempo torna todas as músicas mais realistas, e você pode ouvir precisamente de qual lado os sons estão vindo, mas não misture o alinhamento de tempo com o fader padrão em sua unidade principal. O ajuste do fader faz apenas um ajuste simples no volume entre os lados esquerdo e direito ou frontal e traseiro, e não posiciona os sons.

Processadores de sinal digital também podem definir quais frequências cada alto-falante receberá. Esses ajustes são semelhantes aos crossovers, mas mais avançados, e você pode realmente dizer a cada alto-falante quais tons tocar.

Os ajustes de som mais avançados que você pode fazer são a equalização das frequências em cada alto-falante individualmente e substituir quaisquer imperfeições ouvidas pelos alto-falantes. Você pode sintonizar e ajustar os volumes das frequências que estão tocando muito baixo, ou reduzir o volume daquelas que estão muito altas.

Adicione um capacitor de áudio para carro e estabilize a voltagem em seu carro


Custo $ 40 - $ 280 dependendo da capacidade de armazenamento e qualidade

Adicionar um capacitor ao seu carro ajudará quando o sistema elétrico tiver falhas na corrente devido aos “chutes” mais poderosos do subwoofer. Quando você percebe luzes escurecendo enquanto toca música alta, isso está acontecendo porque toda a eletricidade do carro é consumida pelo amplificador.

Para resolver esse problema, é preciso adicionar um capacitor que armazene energia e a disponibilize quando necessário em momentos críticos. Embora o capacitor em si não melhore a qualidade do som, ele ajuda os amplificadores a funcionarem de forma eficiente ao reproduzir sons de graves baixos.

Os capacitores são instalados entre a bateria do carro e o amplificador e têm capacidades diferentes, dependendo da potência do sistema de áudio do seu carro. Eles são feitos em tamanhos diferentes e, como regra, você pode usar 1F (Farad) para cada 1000W RMS que o sistema de áudio do seu carro produz.

Use arquivos de alta qualidade


A última, mas não menos importante, melhoria que você pode fazer em seu sistema é ouvir os arquivos de áudio formatados corretamente. A mais alta qualidade que você terá de um CD player antiquado, mas se você ouvir a música dos arquivos, certifique-se de que eles sejam adequados à qualidade do seu sistema, como FLAC, WAV , ou AIFF .