Ter uma boa conexão de aterramento é fundamental se você pensar na dinâmica e na qualidade do som provenientes de alto-falantes e subwoofers.
Especialmente quando você conecta um amplificador forte, é fundamental ter um ponto de conexão de aterramento sólido. Mas, como encontrar o melhor terreno no carro apenas usando um multímetro? Vamos descobrir.
Geralmente, se você tiver um multímetro, encontrar um bom ponto de aterramento no carro é simples. Primeiro, ligue o multímetro e defina-o para OHM. Em seguida, toque a ponta de prova no terminal negativo da bateria e a outra ponta de prova em qualquer ponto de metal ou parafuso de conexão que você deseja testar. O bom aterramento é quando a leitura no voltímetro está próxima de zero. No artigo abaixo, abordarei as principais preocupações sobre a medição de solo no carro e mostrarei como encontrar corretamente os melhores pontos de aterramento usando um multímetro.
Como saber se meu fio terra no carro está aterrado corretamente?
O chassi do carro está conectado à bateria do carro com muitos fios diferentes. O que pode acontecer se um desses fios se soltar?
O sistema de áudio do carro pode não funcionar corretamente ou, pior ainda, pode haver algum dano ao amplificador ou alto-falantes.
É por isso que é essencial verificar primeiro se o fio terra do carro tem uma boa conexão. A melhor maneira é apertar todos os pontos de conexão nos terminais da bateria e do amplificador e depois verificar a resistência com um multímetro de carro novamente.
A bateria do carro é a melhor escolha para a conexão de aterramento do carro no sistema do carro, mas pode ser necessário usar o chassi do carro ou a carroceria do carro, dependendo de quão perto eles estão dos terminais da bateria do carro e se você deseja passar o fio terra através do cabine inteira.
Se você medir a conexão de aterramento do terminal negativo do amplificador e do terminal negativo da bateria, e o valor OHM no multímetro mostrar zero ou próximo de zero, seu amplificador está aterrado corretamente.
Se, no entanto, a resistência mostrada for alta e ultrapassar 2 ohms (em alguns casos, pode chegar a 20 ohms ou mais), isso significa que o terra está ruim e o amplificador não receberá corrente suficiente para funcionar corretamente.
Nesse caso, você deve verificar o ponto de aterramento e garantir que o fio toque o metal nu e fique firme.
Se a conexão do fio estiver correta, e você ainda medir essa conexão com grande resistência, você deve encontrar outro ponto de aterramento e fazer a nova conexão com o amplificador.
O que um fio terra deve ler em um multímetro?
Um fio terra de áudio de carro deve mostrar resistência 0 no multímetro.
Se você medir a conexão de aterramento entre a bateria do carro e qualquer ponto do carro e os aterramentos do áudio do carro estiverem ruins, você lerá baixa resistência entre alguns ohms a cerca de 10 ohms.
Isso significa que pode ser necessário apertar ou limpar a conexão para garantir que o fio terra tenha contato direto apenas com metal nu.
Em alguns casos, no entanto, você pode notar resultados de 30ohm ou mais. Isso significa que sua conexão de aterramento deve ser fixada alterando o ponto de conexão de aterramento ou passando o fio de aterramento diretamente da bateria.
Como verificar com um multímetro se uma conexão de aterramento no carro está boa?
Um sistema de áudio automotivo que funciona a partir de um aparelho de som automotivo e um amplificador com mau aterramento não funcionará corretamente.
A melhor maneira de verificar e testar diferentes pontos de aterramento dentro do chassi do carro é usar um multímetro. O multímetro precisa ter uma opção para verificar a resistência (OHM), e esse valor será diferente para diferentes pontos que você medirá.
Por exemplo, o solo no bloco do motor pode ser muito baixo, mas as mesmas medidas na conexão do cinto de segurança traseiro podem apresentar um valor muito maior.
Algumas etapas abaixo mostrarão como verificar a conexão de aterramento do carro usando um multímetro.
- Antes do teste, verifique se o terminal negativo da bateria do carro está conectado à bateria.
- Desligue todos os acessórios do carro que possam consumir corrente excessiva da bateria.
- Defina o multímetro para medir a faixa de ohm (Ω) e coloque uma sonda no terminal negativo da bateria do carro
- Leve uma segunda sonda para um local específico no chassi do carro onde você deseja medir um possível ponto de aterramento.
- Check different locations within the area close to the installed amplifier. Most of the measurements you will probably make in the trunk.
- Make a note of each measurement. The ground connection should be as strong as possible, especially for a strong amplifier, so you will have to choose later the area with the lowest measured resistance.
If you follow the above steps, you will find a good ground connection for your wire.
How to Test Ground Wire in Car With a Multimeter?
Testing the ground wire takes the same steps as all above, with the difference that you have to connect both probes to both ends of the same wire.
This measurement may seem pointless because of what could be wrong within the same solid wire, but there are sometimes internal issues caused by mechanical damage to the wire.
These cases can happen especially after a ground wire sits in tight bent places inside the chassis.
If you check both ends of the same wire and get high resistance results, the wire could be damaged, and you have to replace it.
Conclusão
Measuring the ground connection in the car with a multimeter is not difficult. Still, you must remember a few things like safety and not connecting both multimeter probes to both battery terminals.
If your grounding point is strong, you will see a low resistance close to zero ohms on the multimeter.
If not, you have to find another grounding point or run the ground wire directly from the battery to the amplifier.