>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Como instalar bateria extra para áudio automotivo?


Depois de atualizar o sistema de áudio do carro, você pode perceber que a bateria de fábrica está se esgotando rapidamente. Isso ocorre porque um sistema de áudio automotivo de última geração geralmente consome quantidades significativas de energia da bateria de fábrica.

Além disso, se você ouvir a música com o motor desligado, a bateria de um carro padrão acaba rapidamente.

Isso significa que você terá problemas para executar outros acessórios ou até mesmo dar partida no seu carro, e talvez seja necessário adicionar uma segunda bateria. Mas como você pode instalar uma bateria extra para o áudio do carro? Vamos descobrir.

Geralmente, para conectar a bateria secundária que é igual à atual, conecte seus terminais positivos e também os terminais negativos. No entanto, quando a nova bateria for diferente da atual usada no carro, a melhor maneira é conectá-las em paralelo usando um isolador de bateria.

No artigo abaixo, detalharei os tipos de conexão para diferentes tipos de bateria e destacarei o que procurar durante a instalação.

Como posso instalar uma bateria extra para áudio automotivo?


Antes de começar, você precisa saber onde colocar a bateria adicional, e o melhor local usado com frequência é o baú próximo ao amplificador.

A instalação pode variar dependendo do tipo exato de bateria, mas para casos típicos, listei as regras gerais abaixo:
  • Conecte o terminal positivo da bateria extra a um dos terminais laterais do isolador da bateria e, em seguida, conecte o terminal negativo ao terminal negativo da bateria principal.
  • Conecte o terminal positivo da bateria primária ao outro terminal lateral do isolador da bateria e, em seguida, conecte o alternador ao terminal central do isolador da bateria.
  • Conecte o terminal positivo da bateria extra ao fusível do amplificador e, em seguida, conecte o fusível ao terminal positivo do amplificador.
  • Conecte o terminal negativo do amplificador ao terminal negativo da bateria extra.

Embora não seja obrigatório, você pode aterrar a bateria extra conectando seu terminal negativo ao chassi do carro.

Antes de instalar a bateria extra, equipe-se com o seguinte:
  • Uma chave inglesa
  • Um isolador de bateria
  • Tampas protetoras de plástico
  • Uma caixa de bateria ou bandeja de bateria
  • Fios de alimentação
  • Um motor de perfuração e uma broca

Como escolho uma segunda bateria para meu carro?


O primeiro passo para instalar uma bateria extra para áudio automotivo de alto desempenho é definir qual bateria você precisa.

Você quer uma bateria de carro que caiba no espaço disponível e ainda ligue o sistema de áudio do carro. Aqui estão alguns dos recursos a serem considerados em uma bateria extra para áudio de carro.

Classificação de potência


Baterias de diferentes fabricantes usam diferentes classificações de energia e você precisa determinar a melhor para o seu sistema.

Na maioria dos casos, os fabricantes indicarão a quantidade de energia que a bateria pode produzir em termos de capacidade de reserva e amperagem de partida. Os amplificadores de partida mostram quanta amperagem a bateria pode fornecer ao dar partida no motor.

Outro parâmetro é a capacidade de reserva que mostra a potência da bateria por um período prolongado.

Considerando que você deseja uma bateria de carro que possa alimentar o sistema de áudio do carro por um longo tempo, opte por uma bateria com capacidade de reserva maior do que uma com amplificadores de partida mais altos.

Tamanho


Lembrando que a bateria com maior capacidade de reserva pode ser a maior, é preciso considerar o espaço de instalação em seu carro.

Dependendo do modelo e do tamanho, o espaço disponível no compartimento varia de carro para carro. Isso significa que você precisará verificar as dimensões do espaço disponível e fazer uma troca entre a capacidade de reserva e o tamanho da bateria.

Tipo de bateria


O tipo de bateria extra que você planeja usar determina como você a instalará.

Normalmente, ao instalar um tipo de bateria diferente do primário, o procedimento de instalação difere de quando você instala as mesmas baterias. A maior diferença é especialmente perceptível quando sua bateria principal é de ácido e a nova Lithium iOn.

É aconselhável instalar baterias da mesma marca, idade e grupo para um ótimo desempenho. A correspondência garante que nenhuma bateria esteja sobrecarregada ou drenando energia da outra, especialmente ao instalar as baterias sem um isolador.

O efeito oposto significa que o uso de baterias incomparáveis ​​afeta sua durabilidade.

Decida o tipo de conexão que você vai usar


Você precisará instalar a bateria secundária usando as conexões em série ou paralela.

Se você instalar as baterias usando a conexão em série, a resistência da bateria primária será maior do que a bateria extra. Infelizmente, isso significa que haverá geração de calor e a bateria primária pode começar a superaquecer.

Normalmente, o superaquecimento compromete a durabilidade da bateria primária. Além disso, uma conexão em série significa uma distribuição desigual de poder e é uma coisa que você deseja evitar.



Por outro lado, a conexão paralela significa que as baterias mantêm a mesma energia de reserva, com igual distribuição de energia e resistência.

Considerando que é isso que você deseja de suas baterias, é aconselhável instalar a bateria extra usando a conexão paralela se você não tiver um isolador de bateria.

Escolha o local da segunda bateria


O melhor local para instalar a bateria extra varia de acordo com o design e o tamanho do carro.

Na maioria dos casos, você precisará instalar a bateria extra no compartimento de passageiros ou no porta-malas próximo aos amplificadores. Independentemente de onde você colocar a bateria extra, é aconselhável usar tampas plásticas de proteção para proteger os terminais positivos da bateria.

Instalação de bateria adicional no carro. Um guia passo a passo


Ao instalar uma bateria extra para o áudio do carro, não há apenas fios que precisam de conexão. Abaixo estão os passos que devem ser seguidos se você quiser que a bateria seja instalada corretamente:

Coloque a caixa da bateria


Antes de iniciar a instalação da bateria extra, estacione o carro em um local seguro, como uma garagem, e desligue-o.

Você está instalando a bateria extra para o sistema de áudio do carro, então você quer colocá-la no porta-malas perto dos amplificadores. Esta localização facilita muito a fiação entre a bateria extra e o sistema de áudio.
  • Prenda a broca no motor da furadeira e faça furos nas placas de instalação da caixa da bateria no piso do porta-malas.
  • Usando as peças que acompanham a caixa da bateria, prenda a caixa da bateria ao piso do porta-malas colocando um parafuso em cada placa de instalação.
  • Aperte o acessório usando uma chave para evitar que a bateria se mova durante a condução.
  • Dependendo da caixa de bateria ou bandeja que você está usando, pode ser necessário fazer furos para abrir caminho para os cabos de conexão.

É aconselhável ter cuidado redobrado ao perfurar para não danificar o tanque de combustível ou outros componentes. Coloque a bateria extra na caixa assim que a caixa da bateria estiver no lugar.

Desconectar a bateria principal


Antes de conectar a bateria extra, lembre-se de desconectar os terminais positivo e negativo da bateria primária.
  • Para acessar a bateria principal para desconexão, abra o capô do carro.
  • Em seguida, use uma chave inglesa para desconectar os terminais positivo e negativo da bateria principal. Em qualquer caso, desconecte primeiro o fio negativo.
  • Desconecte o cabo que conecta a bateria primária ao alternador.

Tenha em mente que este cabo faz parte da conexão positiva da bateria primária. Portanto, dependendo do design da fiação do seu carro, talvez seja necessário cortá-lo ou desparafusá-lo da extremidade do alternador.

Conecte a bateria extra


Considerando que você deseja instalar uma bateria extra com a bateria original no lugar, você precisará usar um isolador de bateria para separar seus circuitos uns dos outros.

Embora você possa carregar a bateria extra conectando-a à bateria principal, um isolador de bateria o ajudará a carregá-la no alternador do carro.

Isso significa que a bateria extra só será carregada quando o motor do carro estiver funcionando.



A conexão com o isolador da bateria também garante que a bateria principal não seja descarregada mesmo se você usar o sistema de áudio do carro com o motor desligado.
  • Conecte um dos cabos que você desconectou do alternador ao terminal central do isolador da bateria.
  • Localize um terminal rotulado A nos terminais do isolador. Normalmente, esse terminal é o terminal central do isolador de bateria.
  • Conecte um cabo extra a ele e conecte o terminal ao alternador.
  • No último terminal do isolador, conecte um cabo que vai até a bateria extra no porta-malas. Conecte este cabo ao terminal positivo da bateria secundária.
  • Conecte o cabo que vai do terminal negativo da bateria principal ao terminal negativo da bateria extra.

Após as etapas acima, você pode aterrar a bateria extra conectando um cabo no terminal negativo da bateria e conectando-o ao terra de metal ou chassi do carro.

Conecte o amplificador


Depois de estabelecer a conexão entre a bateria extra e o alternador do carro, é hora de conectar a bateria secundária ao sistema de áudio do carro.

Para um melhor desempenho de todo o sistema, mantenha a bateria extra e o amplificador próximos um do outro.
  • Conecte um cabo vermelho de calibre 4 do terminal positivo da bateria extra e conecte-o ao fusível do amplificador do sistema de áudio do carro.
  • Em seguida, conecte outro cabo vermelho do fusível do amplificador ao amplificador.
  • Por fim, conecte um cabo preto ao terminal negativo da bateria extra e conecte-o ao terminal negativo do amplificador.

Testar a conexão


Antes de dar partida no motor ou testar a conexão, verifique novamente todos os acessórios para garantir que estejam corretos e firmes.

Normalmente, uma conexão errada pode levar a curtos ou até mesmo a falha de partida do carro.

Como precaução de segurança, é aconselhável cobrir todos os anexos do terminal positivo para evitar faíscas ou falhas da bateria.

Também é aconselhável usar os fios em todos os seus acessórios com espessura suficiente para minimizar a resistência e evitar os riscos de acumulação de calor.

Com a ajuda de um isolador de bateria, a instalação acima garante que a bateria secundária só funcione quando o motor não estiver funcionando.

No lado negativo, essa conexão significa que a bateria secundária só adicionará carga desnecessária ao alternador quando o motor estiver funcionando e já estiver totalmente carregado. Portanto, é aconselhável usar esta instalação se você planeja usar o sistema de áudio do carro com o motor desligado, mas não para aumentar a potência geral quando o motor estiver funcionando.

Se você planeja aumentar a potência quando o motor estiver funcionando, considere instalar um capacitor mais forte ou conectar a bateria extra em série.

Se as conexões estiverem corretas e firmes, feche o capô e o porta-malas do carro e ligue-o com um ritmo pulsante.

Conclusão


Instalar uma bateria extra é uma das melhores maneiras de evitar uma bateria descarregada se você tiver um sistema de áudio automotivo de última geração ou adora tocar música com o carro estacionado.

Instalar a bateria extra com a ajuda de um isolador de bateria ajudará a fornecer energia de reserva para o seu sistema.

No entanto, se você quiser aumentar a potência do sistema de áudio do seu carro e fornecer mais energia para os outros acessórios do carro, instale as baterias em série.

Perguntas frequentes

A bateria extra pode drenar a bateria principal?


Sim, a bateria extra pode drenar a bateria principal se você conectá-las sem um isolador de bateria.

Normalmente, a corrente flui da bateria primária ou da bateria extra continuamente para manter todo o sistema elétrico no mesmo nível de carregador.

Essa conexão pode fazer com que o carro não dê partida se você usar o sistema de áudio com o motor desligado mesmo depois de instalar uma bateria extra. Um isolador de bateria ajuda a resolver esse problema impedindo o fluxo de corrente entre as baterias.

Posso instalar uma bateria secundária mais potente?


Você pode instalar uma bateria secundária que seja mais potente que a bateria primária se tiver um sistema de áudio automotivo de alto desempenho que consuma quantidades significativas de energia.

No entanto, é aconselhável instalar uma bateria secundária mais potente apenas se você planeja usar um isolador de bateria.

Preciso de um alternador maior para o meu sistema de áudio do carro?


Você pode precisar de um alternador maior para o sistema de áudio do seu carro se quiser volume alto e grande resposta de graves profundos.

Normalmente, um sistema de áudio automotivo de alto desempenho significa um grande subwoofer e um grande amplificador, traduzindo-se em mais necessidades de energia.

Um grande alternador significa mais energia para sua bateria secundária e, consequentemente, mais energia para o sistema de áudio do seu carro.

Preciso de um capacitor para o sistema de áudio do meu carro?


Você precisará de um capacitor para o sistema de áudio do carro se o sistema for de última geração e consumir mais energia do que a que o sistema elétrico do carro pode fornecer diretamente.

O capacitor cobre essa lacuna de energia armazenando energia elétrica e, em seguida, descarregando-a em seu amplificador quando não houver energia direta disponível em seu sistema.