>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Devo adicionar um capacitor ou bateria de áudio de carro ao meu carro?


Os benefícios de reforçar o sistema de áudio do seu carro são tão óbvios que muitas vezes não pensamos nos seguintes desafios de energia.

Uma atualização fornece um som mais limpo e melhor desempenho de áudio. No entanto, o aumento da demanda de energia fará com que você pergunte:o que devo adicionar entre um capacitor de áudio do carro e a bateria?

Um capacitor de áudio é útil quando você precisa de energia extra e instantânea ao tocar música com graves pesados. Por outro lado, a instalação de um sistema de áudio de última geração exigirá uma bateria adicional em vez de um capacitor.

Dica: Compreender as vantagens e desvantagens de cada solução de energia é fundamental antes de fazer uma escolha.

Ao instalar um capacitor para proteger um amplificador grande e subwoofers que produzem graves altos, você deve escolher um capacitor que possa armazenar pelo menos o dobro da energia de saída de potência de pico do seu amplificador.

Então, se você tiver um amplificador de 1.000 watts, precisará de um capacitor de 2F. Os excelentes capacitores que posso recomendar são os Série Planet Audio PC .

No artigo abaixo, mostrarei as duas soluções lado a lado e ajudarei você a decidir quando precisa de uma ou outra. Afinal, você não gostaria de instalar uma bateria e perceber que precisa de um capacitor e vice-versa.

Um capacitor é melhor que uma bateria?

O que faz um capacitor de áudio de carro?


Um capacitor é um componente eletrônico que recebe e armazena energia para liberar durante os horários de pico.

No caso de um capacitor de áudio de carro, este dispositivo retransmitirá a corrente extra para o amplificador quando precisar de um impulso ao tocar música com graves ou altos.



Portanto, o amplificador não consumirá energia dos sistemas elétricos do carro, o que faria com que os faróis escurecessem ou as janelas ficassem presas ao tocar música. O capacitor armazena em buffer ou filtra mudanças repentinas de tensão do circuito, suavizando o sinal de áudio.

Observe que um capacitor de áudio do carro não adiciona energia extra ao seu sistema para melhorar o som. Em vez disso, seu trabalho é apoiar o amplificador, fornecendo a energia necessária em curtos intervalos e evitando a deterioração da qualidade do som.

O que faz uma bateria de áudio de carro?


Uma bateria de áudio do carro aumenta a potência do seu carro e evita uma situação em que você tenha uma bateria descarregada devido a um poderoso sistema de áudio do carro.

A bateria extra alimentará o amplificador e funcionará em plena capacidade, pois armazena energia melhor do que um capacitor.

Depois de adicionar um amplificador de alto consumo, é necessário ter uma atualização de bateria ou uma bateria secundária. O mesmo caso se aplica quando você deseja atualizar seu sistema de áudio padrão com um sistema de pós-venda de última geração.

Adicionar uma bateria reduz a pressão sobre a energia de fábrica e seu sistema de carregamento. Ele evita o escurecimento dos faróis ou uma bateria descarregada ao operar seu sistema de áudio por horas com o motor desligado.

Um capacitor é melhor que uma bateria?


Um capacitor e uma bateria cumprem os mesmos objetivos, mas seus funcionamentos são inerentemente diferentes.
  • Primeiro, um capacitor armazena energia usando um campo elétrico, enquanto uma bateria armazena sua energia potencial na forma química.

Como uma bateria armazena energia na forma química, ela atua como uma fonte de tensão eletroquímica de baixa resistência para armazenar grandes reservas de energia. Portanto, ele pode fornecer energia substancial enquanto gasta apenas uma pequena quantidade de sua energia química de reserva.
  • Por outro lado, um capacitor carrega qualquer tensão até sua classificação máxima.

Ainda assim, pode liberar grandes quantidades de energia. Mas, ao contrário de uma bateria de carro, ela começa a descarregar assim que começa a fornecer corrente.

Um capacitor é útil quando você deseja fornecer uma carga breve e de alta corrente ao amplificador. É melhor do que uma bateria quando se trata da velocidade com que alimenta o sistema de áudio do seu carro.

Quais são os prós e contras de um capacitor em comparação com uma bateria?

Prós de um capacitor de áudio para carro

  • Tenha uma saída de energia incrível quando você precisar de uma fonte de alimentação instantânea de alta tensão por um curto momento
  • Carregue mais rápido que uma bateria
  • Evite quedas de tensão, pois fica ao lado do amplificador.
  • Evitar o escurecimento dos faróis
  • Uma alta tensão de trabalho protege contra picos de corrente.
  • Combine bem com outros acessórios devido aos atraentes acabamentos em preto, cromo e alumínio


Contras de um capacitor de áudio de carro

  • Desempenham a mesma função que as baterias, mas são mais caras
  • Requer mais conhecimento técnico para instalar do que uma bateria de carro.
  • Muito grande em comparação com sua capacidade de armazenamento de energia. Seu tamanho também pode limitar o local de instalação.
  • Coloque uma carga extra no sistema, pois precisa de um alternador para carregar.
  • Uma tampa compete pela potência com o amplificador até que esteja totalmente carregado. Nesse caso, pode impedir que o sistema de áudio funcione em todo o seu potencial.
  • Descarrega bem rápido.

Prós de uma bateria de áudio de carro

  • Vem em vários tamanhos e são fáceis de encontrar
  • Mais barato para comprar
  • Simples de instalar
  • Requer menos espaço de instalação. A quantidade de energia que uma bateria armazena é maior que um capacitor, mas é significativamente menor que um capacitor.
  • Além de resolver o problema do escurecimento dos faróis, forneça uma solução para outros problemas de energia. Como tal, pode ser a potência permanente de que você precisa.
  • Uma bateria secundária pode aumentar a potência ao atualizar para um poderoso sistema de áudio automotivo. Ele também pode fornecer energia extra para um carro parado, como camping ou trailer.


Contras de uma bateria de áudio de carro

  • Baterias secundárias baratas tendem a vazar seus componentes químicos em outras peças do carro, causando danos indevidos.
  • Como um capacitor, uma bateria adicional também precisa de um alternador para carregar. Assim, ele sobrecarregará seu sistema.

Quando preciso de um capacitor para meu amplificador?


A falta de energia é a razão aparente número um para a necessidade de um capacitor ou uma bateria.

No entanto, há momentos específicos em que um capacitor é mais vantajoso do que uma bateria de áudio de carro.

Ouvir música com baixo pesado


Se você gosta de aumentar os graves em gêneros musicais com muitos sinais de baixa frequência, haverá picos e transientes nas músicas.

Seu amplificador e subwoofer precisarão de grandes quantidades de energia extra por breves momentos para lidar com os picos e transientes.

Um capacitor de áudio é útil para fornecer a energia necessária super rápido e equilibrar a tensão. Infelizmente, uma bateria não pode atender a mesma necessidade na velocidade do capacitor.

Quando os acessórios eletrônicos estão funcionando


Se o seu sistema elétrico não tiver capacidade de reserva de backup, algumas funções podem agir de forma anormalmente lenta ao ouvir música. É a razão pela qual os faróis escurecem toda vez que o carro está ocioso.

Esta situação acontece porque o alternador não está produzindo corrente suficiente para os acessórios.



Um capacitor estabiliza a tensão e mantém as funções funcionando no mesmo nível de tensão. Assim, ele pode atender às necessidades de alta tensão quando seu carro mais precisa.

Removendo Ruído de Sinal


Um capacitor flui corrente contínua (DC) e bloqueia a corrente alternada (AC).

Atuando como um circuito aberto para energia CA bloqueia o ruído do sinal na energia CC de alta frequência, criando um sinal claro.

Quando devo usar uma bateria extra em um carro?


Um capacitor tem seus limites e não pode atender às necessidades que uma bateria pode atender. Aqui estão alguns dos casos em que você precisa de uma bateria extra.

Instalação de um sistema de áudio de pós-venda de última geração


A bateria do seu carro de fábrica fornece amperagem suficiente para dar partida no motor e operar os acessórios elétricos em seu veículo.

No entanto, adicionar um sistema de áudio poderoso sobrecarrega a bateria, então instalar uma bateria secundária permitirá que você execute seu sistema de som sem drenar a bateria primária e acender o motor.

Usando o som do carro com o motor desligado


Uma reserva de energia extra é essencial se você usar o estéreo por longos períodos sem ligar o motor.

Ele também permite que você execute outros acessórios, como as luzes da cabine em um acampamento ou competições de áudio de carro, sem esgotar a bateria principal.

Um capacitor de áudio de carro pode drenar a bateria?


Um capacitor de áudio de carro ajustado corretamente não drenará a bateria.

No entanto, se você estiver operando um capacitor com tampas ou terceiros terminais acima dele, será necessário desligar as tampas manualmente. Caso contrário, o capacitor drenará a bateria quando deixado em funcionamento por horas a fio.

Se a causa de uma bateria descarregada for o capacitor, é melhor verificar todos os seus componentes e garantir que você os desligue manualmente.

No entanto, outras coisas, como um acessório defeituoso ou um alternador defeituoso, também podem causar uma bateria descarregada. Assim, é melhor retirá-los da sua lista também.

Conclusão


Escolher entre um capacitor e uma bateria se resume ao propósito que você deseja cumprir.

Um capacitor é adequado para pequenos picos de energia em picos de áudio, enquanto uma bateria é ideal para resolver quedas de tensão que afetam o desempenho do seu estéreo.

Então, você está pronto para escolher uma dessas soluções de energia?

Agora, você está sabendo!