>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Como conectar um subwoofer a um amplificador


Construir um sistema de home theater de alto nível sem um subwoofer de qualidade é como construir uma casa sem telhado. Um subwoofer é o coração e a alma de um sistema de som surround e, sem ele, sua experiência de áudio é menor do que uma mina de estanho. Portanto, aprender a conectar um subwoofer a um amplificador corretamente garantirá um som mais completo e redondo para o seu sistema.

Embora conectar seu subwoofer não seja física quântica, há algumas coisas que você precisa saber. Conectar seu subwoofer corretamente é super importante. Então, vamos dar uma olhada nos diferentes métodos e etapas que você precisa seguir para adicionar a peça final do quebra-cabeça para completar seu sistema de home theater.

Métodos de conexão do subwoofer


Existem dois métodos principais para conectar um subwoofer a um amplificador. A primeira é 'Low-Level Connection', que também é chamada de LFE ou conexão de nível de linha. O segundo método é 'Conexão de alto nível', que é mais comumente conhecido como conexão de nível de alto-falante.

O tipo de conexão que você usa dependerá em grande parte do modelo do seu amplificador. A decisão pode até depender do tipo de áudio que você deseja processar.

A maioria dos modelos de subwoofer oferece os dois tipos de conexão, embora alguns ofereçam um ou outro. Sempre verifique as especificações do seu subwoofer para estar totalmente ciente de suas opções de conexão. Agora que passamos pelo básico, é hora de se aprofundar em cada tipo de conexão e suas vantagens e desvantagens.

Compreendendo as conexões do subwoofer de baixo nível




Você encontrará a porta de entrada de conexão de baixo nível na parte traseira do seu subwoofer. Dependendo do modelo do seu subwoofer, esta porta pode ser indicada por 'LFE' ou 'SVS', que é o termo usado para nível de linha. Esses termos são a mesma coisa, então não há necessidade de confusão. Esta porta é mais comumente usada para conectar um receptor AV com uma entrada de subwoofer para som surround multicanal.

A maioria dos receptores AV são altamente compatíveis com subwoofers e devem ter pré-saídas designadas que serão marcadas como LFE ou 'sub'. Isso permitirá que seu receptor envie áudio de baixa frequência para seu subwoofer. Existem dois tipos de som de baixa frequência enviados para o subwoofer, conforme detalhado abaixo.

Pista LFE para som surround


LEF é um acrônimo para Low-Frequency Effects, e uma faixa LFE será encontrada em um filme de som surround. Ao usar trilhas sonoras multicanal em seu sistema, elas são rotineiramente chamadas de 5.1 e 7.1. O número maior indica quantos alto-falantes você tem em seu sistema de som surround. Enquanto o '1' se refere à faixa LFE e seus efeitos de baixa frequência.

Quando a trilha sonora de um filme é mixada, há um canal separado para efeitos sonoros de baixa frequência que dão ao áudio um ruído profundo. Esse canal geralmente é enviado para um subwoofer, mas também pode ser processado por alto-falantes full-range que podem lidar com LFE.

Gerenciamento de graves


O gerenciamento de graves é um processo gerenciado pelo seu receptor AV. Esta função oferece a opção de enviar sons de baixa frequência para o subwoofer e/ou outros alto-falantes surround ao configurar o receiver AV. Isso melhorará o desempenho dos alto-falantes de som surround enviando frequências baixas para alto-falantes em seu sistema que podem processar graves baixos.

As funções de gerenciamento de graves definem uma frequência de cruzamento para cada alto-falante em seu sistema surround. Esse processo separará as frequências abaixo de um determinado nível do alto-falante principal para o subwoofer. Isso é feito através da entrada de baixo nível. Você pode ativar o recurso de gerenciamento de graves em seu AV manualmente.

Configuração de sistemas de alto-falante 2.1


Este processo não se limita ao uso de som surround para assistir a filmes. Muitas pessoas gostam de ouvir música com uma configuração 2.1 simples com dois alto-falantes estéreo frontais e um subwoofer. A configuração é muito semelhante, embora não haja nenhum canal LFE usado na música. No entanto, a função de gerenciamento de graves no receiver AV está configurada para enviar algumas das frequências baixas ao seu subwoofer.

Sons de baixo nível de baixo e bumbo podem ser processados ​​pelo subwoofer para preencher e lidar com o baixo. Algumas pessoas gostam desse método, enquanto outras não. Alguns usuários preferem ouvir o equilíbrio natural dos graves saindo de seus alto-falantes estéreo padrão, por isso é uma preferência pessoal.

Outros motivos para usar entradas de baixo nível…

Há mais razões para usar uma conexão de subwoofer de baixo nível do que apenas para receptores AV. Você também pode usar entradas de baixo nível em seu subwoofer se estiver usando um amplificador estéreo com conexões pré-saída esquerda e direita. Ou mesmo se você estiver usando uma saída de sub dedicada. Então, aqui estão algumas razões pelas quais você precisaria usar esse método se estiver usando…
  • Um AVR com pré-saídas de subwoofer.
  • Um amplificador estéreo com pré-saídas.
  • Um amplificador estéreo com pré-saídas estéreo.

A principal razão para usar conexões de subwoofer de baixo nível é utilizar as funções de gerenciamento de graves em seu AVR para obter uma extremidade inferior melhor do que você obterá em seus alto-falantes de som surround padrão. Portanto, confira esses subwoofers altamente recomendados para conexões de baixo nível.
  • Subwoofer com alimentação ELAC Debut 2.0 400 Watt
  • Subwoofer SVS PB-1000 Pro
  • Subwoofer com porta SVS PB-2000 Pro de 12"

Compreendendo as conexões do subwoofer de alto nível




As conexões do subwoofer de alto nível na parte de trás do seu amplificador serão mais frequentemente terminais de fio de alto-falante. Mas em alguns casos, você pode ter uma conexão Neutrik Speakon em seu amplificador e subwoofer.

Esta é uma conexão de entrada de subwoofer de alto nível singular cuja principal vantagem é que seu subwoofer e alto-falantes recebem o mesmo sinal de áudio. Esse método garante que não haja nenhum problema de fase em potencial entre as frequências baixas e médias .

Recomendamos que você use conexões de subwoofer de alto nível quando seu amplificador não tiver saídas de linha estéreo ou saídas de subwoofer dedicadas. Este método seria ideal se você estiver usando um amplificador estéreo. Mas lembre-se de que a maioria dos receptores de home theater mais antigos pode não ter saídas de subwoofer, portanto, verifique primeiro as especificações do seu modelo.

Usando amplificadores e alto-falantes estéreo…

Este método é perfeitamente adequado para qualquer pessoa que tenha um amplificador estéreo e alto-falantes para ouvir música ou assistir a filmes. Você pode usar uma conexão de alto nível para adicionar um subwoofer para tornar seu sistema uma configuração 2.1. A conexão permitirá que você filtre as mesmas frequências baixas que vão para seus alto-falantes.

Mas esse não é o único motivo para usar esse tipo de conexão. As conexões de subwoofer de alto nível podem ser bastante adaptáveis ​​em alguns casos. Se você estiver usando seu AVR com uma saída secundária no modo de gerenciamento de graves, poderá usar a conexão para dividir intervalos . Ou você pode usar a conexão baixa para assistir a filmes e a conexão de alto nível para reproduzir música .

Alguns audiófilos juram usar conexões de alto nível para ouvir música porque reproduzem um som natural sem nenhum filtro digital .

Principais razões para usar conexões de subwoofer de alto nível


Aqui estão duas razões principais para usar conexões de subwoofer de alto nível.
  • Se você estiver usando um amplificador estéreo sem pré-saídas estéreo ou um subwoofer dedicado.
  • Se você estiver usando um amplificador estéreo ou AVR que já possui um subwoofer ou pré-saídas estéreo, mas deseja ouvir a música com qualidade superior a partir de uma conexão de alto nível.

O uso de uma conexão de alto nível não é reservado apenas para ouvir música. Você também pode assistir a filmes com esse método, mas não terá funções de gerenciamento de graves ou canais LFE. No entanto, como sempre, há uma maneira de contornar esse problema. Você pode adquirir um subwoofer REL que usa uma conexão de alto nível e uma entrada LFE dedicada de baixo nível.

Conectando seu subwoofer ao amplificador




Já passamos pelos principais tipos de conexão do subwoofer, então agora você deve entender completamente o assunto. Então, a seguir, precisamos discutir como conectá-los corretamente.

Dependendo de qual marca de amplificador ou subwoofer você usa, terá um impacto nas conexões e controles que você precisa usar para configurar tudo. Mas, honestamente, o processo é semelhante em todos os aspectos. E se você tiver algum problema, terá que ler o manual de instruções do fabricante do seu modelo.

Como conectar um subwoofer a um amplificador usando uma entrada de baixo nível


É muito simples conectar uma entrada de subwoofer de baixo nível ao seu AVR. Você deve ser capaz de conectar os dois através de um único cabo RCA. Você pode comprar cabos de subwoofer projetados especificamente, mas isso não é necessário para este trabalho. Mas eu recomendo que você compre cabos RCA de boa qualidade, como qualquer um dos abaixo, e não os tipos baratos e desagradáveis ​​que vêm com os aparelhos de DVD.
  • Cabo de subwoofer estéreo de áudio RCA Amazon Basics
  • Cabo RCA Premium MonoPrice de 1,5 pés
  • Cabo de subwoofer RCA Amazon Basics – 8 pés

Algumas pessoas preferem um cabo coaxial mais grosso que tenha mais blindagem e, portanto, melhor desempenho devido à proteção, mas não é essencial. Você não deve precisar de nada além de um cabo RCA de boa qualidade, então não fique muito louco com essa escolha.

Mas certifique-se de obter o comprimento certo que você precisa. Se você comprar cabos RCA mais longos, certifique-se de escolher as marcas mais confiáveis ​​e confiáveis.

Agora tudo que você precisa fazer é conectar a pré-saída do subwoofer em seu AVR à entrada de nível de linha mono ou LFE em seu subwoofer. Praticamente todos os subwoofers têm alguma forma de entrada de baixo nível. As saídas do subwoofer no seu receptor devem ser identificadas claramente. E as duas entradas de linha RCA em seu sub devem ser rotuladas como LFE ou 'mono.' Mas lembre-se de que marcas e modelos diferentes podem ser rotulados de maneira diferente.

Como conectar um subwoofer a um amplificador usando uma entrada de alto nível




Usar uma conexão de subwoofer de alto nível é um pouco mais complicado do que uma conexão de baixo nível. Um tipo de conexão de alto nível recebe toda a faixa de frequência dos sinais de áudio do seu amplificador.

Isso significa que você deve garantir que o sinal de áudio completo seja alimentado das conexões dos alto-falantes do amplificador para o subwoofer e os alto-falantes. Existem alguns métodos de fazer isso, que detalhamos abaixo…

Conectando subwoofers com fios de alto-falante


Os fios do alto-falante são a conexão de subwoofer de alto nível mais comum. Você encontrará essas conexões na parte traseira do seu subwoofer. Eles se parecem com conectores de fio de alto-falante padrão com portas esquerda e direita que você encontraria em qualquer sistema de alta fidelidade.

Você precisará pegar dois pares de fios de alto-falante e conectá-los nos terminais L e R na parte de trás do seu amplificador. Você então conectará um par em seus alto-falantes e o segundo par na parte traseira do seu subwoofer. Depois de conectá-los, você pode usar o filtro do subwoofer para combinar o som com os alto-falantes frontais.

Conectando subwoofers com um conector Neutrik Speakon


Um Neutrik Speakon Connector é outro tipo comum de conexão de alto nível. Este conector tem uma extremidade que é um único plugue que é usado para conectar diretamente na parte traseira do seu sub. A outra extremidade do cabo tem três fios desencapados que são usados ​​para conectar os terminais de alto-falante do seu amplificador. Este é o caso se você estiver usando um amplificador ou pré-amplificador estéreo, ou mesmo com seu receptor AV.

Você deve colocar o primeiro fio desencapado no terminal positivo do canal direito. O segundo fio é colocado no terminal positivo do canal esquerdo. O fio restante está conectado a um dos canais do terminal negativo, mas não conecte a ambos os canais negativos.

Apenas certifique-se de que esses fios codificados por cores tenham sido conectados aos terminais corretos. Agora você precisará usar o filtro do subwoofer para equilibrar o som com os alto-falantes frontais.

Confira esses modelos de subwoofer confiáveis ​​com conexões de alto nível.
  • Subwoofer SVS SB-1000 Pro
  • Subwoofer com alimentação PSW10 da Polk Audio
  • Subwoofer de 60 Watts MonoPrice

Precisa de um subwoofer incrível para seu carro ou PA?


Bem, temos uma boa seleção de comentários para ajudá-lo a encontrar exatamente o que está procurando. Portanto, confira nossas análises detalhadas dos melhores subwoofers para carros, os melhores subwoofers de competição, os melhores subwoofers sob o assento ou os melhores subwoofers PA que você pode comprar em 2022.

E não perca nossos guias úteis sobre Por que alguns subwoofers têm entradas esquerda e direita, a diferença entre um subwoofer ativo e passivo, como configurar o áudio de som surround doméstico e como conectar alto-falantes à sua TV para obter mais informações úteis .

Você também pode desfrutar de nossa análise detalhada do subwoofer Kef Kube 10B.

Como conectar um subwoofer a um amplificador – Considerações finais


melhor maneira de conectar um subwoofer a um amplificador pode envolver conexões de alto nível ou baixo nível, ou mesmo ambos. Mas se você deseja obter o máximo do seu sistema de home theater, conectar seu subwoofer corretamente é a diferença entre uma extremidade inferior média e ótima.

Primeiro, você precisará decidir se está usando um tipo de conexão de baixo ou alto nível. Isso geralmente é determinado pelo modelo do seu amplificador e subwoofer, mas também pelo que você está tentando alcançar com seu áudio. Depois de decidir exatamente o que deseja alcançar sonoramente, conectar os cabos é a parte mais fácil.

Feliz escuta.