Quando de repente descobrimos essa vontade de assistir filmes em casa? Pode ter sido há mais tempo do que você imagina. Foi na década de 1950 que algumas pessoas começaram a exibir filmes em Super 8mm em casa porque o custo de projetores e equipamentos havia caído.
Ainda estava fora do alcance da maioria, porém, e era um brinquedo de homem rico. Também era terrível com uma imagem e som horríveis se você tivesse sorte. A ideia de uma barra de som não poderia ter sido imaginada naqueles dias. Escolher entre conexões HDMI ou óptica da barra de som não era algo que o mantinha acordado à noite.
Mas então veio o Vídeo, e a Laserdisc e as empresas foram reconhecendo as possibilidades. Criando uma experiência de cinema “real” em casa. Isso era possível?
Cinema em casa
De repente foi, e a tecnologia mudou rapidamente. Queríamos uma boa foto. Nos anos 2000, tínhamos TVs de tela plana, então a imagem era boa. Mas e o som? Queríamos uma
maneira de ter som de cinema em casa .
O que temos não é exatamente o mesmo que o cinema, mas funciona muito bem. Parte desse sistema é uma barra de som. Algumas pessoas podem ter apenas uma barra de som e usá-la como um sistema de som autônomo. Mas qualquer que seja sua configuração em casa, você tem duas opções principais. HDMI ou óptico.
Existe uma diferença?
Ambos oferecem som de qualidade. Mas há uma ou duas
diferenças entre as barras de som HDMI e óptica que podem afetar sua escolha, com base em suas necessidades individuais. Eles podem ser sutis e, para alguns, irrelevantes, mas vale a pena considerar as diferenças. Veremos quais são em breve.
O que faz uma barra de som?
É um sistema de alto-falantes all-in-one horizontal e fino. Geralmente é colocado centralmente na sala perto da TV de frente para quem está ouvindo. Eles são conhecidos por sua reprodução de som de boa qualidade. Certamente, eles são um grande avanço em relação aos alto-falantes fornecidos em sua TV.
Eles podem ser usados como parte de um sistema de som surround completo ou como um alto-falante autônomo. Eles são fáceis de configurar, e alguns os preferem pelo formato e design, que podem ocupar menos espaço.
Como autônomo
Se for o único alto-falante que você está usando, haverá algumas limitações, especialmente na extremidade inferior. Enquanto eles têm um bom comprimento que lhes dá uma boa propagação de som, eles são comparativamente compactos em altura.
Isso significa que o tamanho do alto-falante precisa ser bem pequeno. A extremidade inferior não será, portanto, nem perto do que você obteria do subwoofer mais barato. No entanto, os médios e os agudos serão de bom a excelente, dependendo da qualidade da barra de som.
Existem algumas barras de som com subwoofers embutidos, embora com uma extremidade inferior bastante modesta. Não como um sub autônomo, mas eles certamente ajudam um pouco as baixas frequências.
Conexões da barra de som
Existem duas
maneiras básicas de conectar um Soundbar . Isto é feito através de um cabo HDMI (High-Definition Multimedia Interface) ou através de um cabo óptico. Algumas barras de som também possuem conexões Bluetooth, mas não as examinarei neste artigo.
Diferenças entre cabos HDMI ou cabos ópticos
Estamos falando dos
tipos de cabos usados para conectar uma barra de som . Vejamos cada um individualmente.
HDMI
Este sistema surgiu pela primeira vez em 2002. Ele foi projetado para substituir os três cabos de componentes antigos e é capaz de transportar áudio e vídeo digital em apenas um cabo. Desde então, tornou-se universalmente usado e está incluído em quase todos os dispositivos modernos para fornecer vídeo e som consistentes e confiáveis.
Como já mencionei, o cabo transporta os sinais de vídeo e áudio. Isso torna a conexão muito fácil e significa que há menos cabos em todo o lugar.
Entrada de canal de retorno de áudio
Atualmente, alguns dispositivos possuem uma conexão ARC especial para conectar o Soundbar à TV. Esta porta, embora projetada para transportar o sinal para o Soundbar, também pode ser usada como saída de áudio.
Óptica Digital
Às vezes referido como um cabo óptico também lhe dará um som consistente e confiável. Esta é uma tecnologia mais recente, e alguns acham que oferecem um som melhor que o HDMI.
Essa qualidade de som os tornou populares; no entanto, há o que alguns verão como uma desvantagem. Eles apenas enviam sinais de áudio e não de vídeo ou imagens. Para acomodá-los, você precisará de um cabo extra. Para cinema em casa, você precisará de dois cabos contra o HDMI.
Eles são vulneráveis?
Provavelmente não mais do que a maioria dos cabos. Essa ideia se desenvolveu em alguns círculos porque eles funcionam bombeando uma onda de luz. Este é na forma de um pulso para transferir os sinais que vão para o dispositivo receptor.
Vamos fazer algumas comparações
HDMI e Óptico enviarão ondas de som Dolby da fonte para os alto-falantes. No entanto, o Optical não suporta áudio de calibre DTS-HD ou Dolby TrueHD. HDMI suporta ambos.
Alguns verão a falta de transferência de sinal de vídeo com o Optical como um problema, e isso significará um cabo extra se você usar uma conexão óptica.
As barras de som HDMI e óptica oferecem áudio de alta qualidade. Seja como parte de um sistema de cinema em casa ou como autônomo.
Uma palavra de cautela
Antes de comprar qualquer coisa, verifique as opções de entrada. A maioria dos dispositivos carrega HDMI, mas não todos, da mesma forma para uma porta óptica. Meu conselho é tentar comprar uma
barra de som com conexões HDMI e óptica. Essa é a maneira mais fácil de resolver o debate HDMI vs Optical da barra de som.
Se você está procurando uma Soundbar, esta Nebula Soundbar – Fire TV Edition é uma boa opção. Para uma barra de som que carrega apenas uma opção HDMI, existe esta barra de som YAMAHA SR-B20A com subwoofers integrados e Bluetooth.
E para um bom valor geral, confira este KMOUK Soundbar 2.1 Channel, Sound Bar para TV com subwoofers duplos integrados, HDMI ARC/Optical/AUX Connection.
Procurando uma ótima barra de som ou alto-falantes?
Não há problema, basta verificar nossa análise detalhada da Sony HT-S350 Soundbar, nossa Yamaha Audio YAS-109 Review, nossa Yamaha YAS-207BL Review, nossa Samsung HW-R650 Review, nossa Klipsch R-10B Review e nossa VIZIO SB3821 -C6 Review para áudio incrível que você pode comprar em 2022.
Além disso, dê uma olhada em nossas análises detalhadas dos melhores alto-falantes de TV sem fio, os melhores alto-falantes de home theater de última geração, o melhor sistema de home theater 7.1, os melhores alto-falantes Sonos e os melhores alto-falantes inteligentes atualmente no mercado.
E não perca nossos guias úteis sobre Soundbar vs. Soundbase, Como controlar um Soundbar com um controle remoto de TV, Como montar um Soundbar em uma TV, Como melhorar o som de um Soundbar e Conectar um Soundbar à TV sem HDMI ou Optical para informações mais úteis.
Barra de som HDMI x óptica – Considerações finais
Acho que é uma aposta segura comprar um aparelho com as duas conexões, como sugeri. Mas se eu tiver que escolher entre eles, então eu escolheria HDMI. O cabo extra necessário para a TV para Optical, bem como o suporte para áudio de calibre DTS-HD e Dolby TrueHD, são as coisas que o influenciam.
Até a próxima, boa audição.