>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

ELAC Debut 2.0 F6.2 Revisão do alto-falante de piso


Você poderia dizer que o alto-falante de piso ELAC Debut 2.0 F6.2 é especial. É o culminar de design e inovação de noventa e quatro anos em construção para se materializar neste nível. Alguns dizem que este alto-falante estabelece um padrão que outros devem aspirar.

A Elac foi fundada em Kiel, na Alemanha, em 1926. Originalmente focada no desenvolvimento do que eram em grande parte tecnologias de sonar, elas evoluíram para música e som. O toca-discos PW1 sendo sua primeira tentativa de áudio do consumidor.

Nos anos 50 e 60, nos anos 70 e 80, eles estiveram na vanguarda da inovação em áudio. Eles construíram eletrônicos criativos e alguns dos melhores toca-discos do mundo. Se você possuía um, você teve muita sorte.

Começando algo especial…

O design dos alto-falantes começou no início dos anos 80, e seus primeiros drivers eram impressionantes. O tweeter omnidirecional 4Pi virou o mundo do áudio de cabeça para baixo. Deu um novo significado à frase áudio ‘high-end’. Ele colocou a Elac entre uma raça rara de fabricantes de alto-falantes de elite.

Ainda mais impressionante é que eles podem produzir esse nível de qualidade a um preço que os coloca ao alcance de muitas pessoas. Então, o que torna este alto-falante tão especial?

Você está prestes a descobrir em nossa análise detalhada do alto-falante de piso ELAC Debut 2.0 F6.2…


Visão geral


Pode ser que alguns de vocês possuam o Debut F6 original lançado em 2015. Ele enviou uma onda de choque em torno do áudio do consumidor com sua excelência. Mas não entre em pânico; você ainda tem um dos melhores alto-falantes pelo seu preço em qualquer lugar.

Esforçando-se por mais…

Com o lançamento de 2018 do alto-falante de piso ELAC Debut 2.0 F6.2, ele elevou a fasquia um pouco mais. Eles pegaram o original e o tornaram melhor em quase todos os aspectos.

Desde o reforço interno embutido no gabinete para enrijecê-lo, até a atualização de tweeters e woofers. O redesenho tornou este alto-falante formidável para qualquer sistema de cinema em casa ou de áudio.

Para aqueles que estão familiarizados com o original, existem algumas inovações a serem observadas. Para quem procura pela primeira vez, esta será uma experiência bastante nova. Então, vamos dar uma olhada mais de perto nessa maravilha…

A construção





Este é um design interessante para o que é um alto-falante de alto nível. Dizemos isso porque parece tão comum. Alguns fabricantes gostam de empurrar algumas idéias de design extravagantes para chamar sua atenção. Há apenas uma coisa que chama sua atenção aqui – o som.

Não nos entenda mal; é um gabinete bonito. Não será apenas um tópico de conversa com base em sua aparência. Mas, ele se tornará o tópico da conversa quando você o ativar.

Grosso, resistente e forte…

É um reflexo de graves de três vias gabinete que é feito de placa de fibra de MDF grossa. O acabamento é uma cobertura de vinil Black Ash bastante agradável. No entanto, não é um gabinete de alto-falante leve. Mede 10,60 por 7,70 por 43,20 polegadas de altura e pesa 44 libras.

O reforço interno foi reforçado. Isso reduzirá quaisquer vibrações indesejadas do gabinete, que podem interferir na qualidade do som. Também atua para fortalecer o gabinete. Como dissemos, é um gabinete de três vias com um design interessante. Ser dividido em três seções separadas internamente permite maiores oportunidades de qualidade de som.

Vários drivers de graves e portas independentes…

Na seção superior, há um tweeter de uma polegada e um driver de graves de 6,5 polegadas com uma porta de graves de disparo traseiro. Na seção do meio estão dois drivers de graves de duas portas com uma porta de disparo traseiro. O design de tweeters e drivers é importante. Mais sobre isso mais tarde.

A terceira e inferior seção compreende uma unidade fechada com uma porta de graves de disparo traseiro. Portanto, todas as três seções têm suas portas independentes. E estão todos isolados acusticamente uns dos outros.

Na parte traseira do gabinete estão as três portas mais os postes de ligação. As grelhas dos altifalantes não são magnéticas. Existem portas nos armários e postes nas grades para montagem. Tenha em mente; é um alto-falante passivo, então precisará ser conectado a um amplificador.

Adequado para pisos de madeira e carpete…

É fornecido com espigões de piso, pois é um gabinete de piso. Isto é no caso de sua superfície ser acarpetada. Eles são opcionais e você não precisa usá-los em um piso duro.

A qualidade da construção é, obviamente, excelente. A Elac faz a maioria dos subconjuntos para os próprios alto-falantes. Os armários são todos feitos na Europa, e eles carregam um 'Made in Germany ' adesivo.

Estilo sutil…

O design é muito semelhante aos originais, mas o ELAC Debut 2.0 F6.2 tem um visual mais elegante. De certa forma, a estética do gabinete recebeu uma pequena atualização. Mas eles não são imediatamente perceptíveis.

Não há queixas sobre o design ou a forma como é construído. Não é necessariamente construído para apelar visualmente, mas sim para o som. E soa como veremos. Fique por aqui enquanto olhamos para essa questão bastante importante.

O desempenho





Vamos começar a considerar o desempenho observando o design dos tweeters e drivers. Eles são parte integrante do nível de desempenho deste alto-falante.

Tem um tweeter de uma polegada com um design de cúpula macia. É dado um surround amplo e a resposta de frequência atinge 35.000Hz. Isto dá-lhe um excelente nível de desempenho com frequências mais altas.

A resposta de frequência total é fornecida como 39Hz–35.000Hz . Isso pode ser um pouco generoso no desempenho de baixa frequência. Mas veremos isso um pouco mais adiante.

Construindo melhor…

Os drivers de graves são três fibra de aramida Alto-falantes de 6,5 polegadas. Tem uma forma de cone ligeiramente revisada, que proporciona um aumento de rigidez e amortecimento. De acordo com muitos que sabem, isso os torna superiores aos cones de polipropileno ou papel.

A rigidez extra adiciona força ao cone e permite mais flexibilidade. Por sua vez, isso proporcionará um desempenho de baixa frequência mais suave. A potência total do alto-falante é de 150 watts.

Frequência ampla…

Os crossovers são construídos para acomodar uma ampla faixa de frequência. Entre o driver e o tweeter, é definido em 22.000Hz. E entre os dois woofers inferiores e o driver, está em 90Hz.

As três portas de graves na parte traseira completam a configuração. Portanto, você não pode colocar este alto-falante perto de uma parede.

O som





Com este alto-falante de torre, o som é o que importa. Quando você investe uma quantia razoável de dinheiro em um alto-falante, espera desempenho. Essa é a prioridade número um.

Mas, quando você constrói um sistema multicanal como o que este alto-falante emprega, pode causar um desequilíbrio no som. Em um sistema como esse, o som virá predominantemente através de alto-falantes no centro da torre. Isso significa que o equilíbrio é a chave para obter um som rico e completo.

Felizmente, isso foi corrigido garantindo a sensibilidade e a impedância é otimizada .

Claridade incrível…

O som excepcional é ajudado pelo design do gabinete. A falta de ressonância do gabinete é notável. Ele encoraja você a ouvir a menor nuance e o menor toque de cada nota na gravação.

Mesmo com as mixagens mais movimentadas, há clareza e precisão de som.

Há alguma falha?

O som é impressionante no geral, mas para nós, há um pequeno problema. Embora vá depender um pouco de como está sendo usado e em qual ambiente.

Há momentos em que parece haver uma falta de um fundo real nas frequências graves. Elac afirma que a extremidade inferior é de 39Hz. Como dissemos, isso pode ser generoso. Se a música que você vai tocar for pesada, talvez você precise procurar em outro lugar.

De um modo geral, o baixo é competente. Não é excessivo, mas fica bem na mistura. Isso pode ser ajudado pela excelente entrega dos médios e agudos.

As preferências pessoais desempenham um papel…

Em termos de sistema de áudio, está tudo bem. Se for parte de um sistema de cinema em casa, isso pode ser um problema para algumas pessoas. Você gosta de suas trilhas sonoras altas e suas explosões profundas e estrondosas? Então isso pode decepcionar um pouco.

Às vezes as pessoas do cinema gostam de fazer seu estômago virar de cabeça para baixo com frequências baixas. Este orador não vai lhe dar isso na medida em que alguns vão querer.

Não nos entenda mal, o limite inferior está lá, mas para alguns, sabemos que não será suficiente. Para nós, porém, é bastante e, como orador, um intérprete muito capaz.

Excelente custo-benefício…

Você precisa se lembrar do preço com este alto-falante. Ele executa em um nível que tem um preço muito mais alto.

Existem muito poucos alto-falantes por aí que fazem você ficar "uau", mas esses fazem. É importante lembrar que um bom alto-falante pode melhorar o som de um amplificador médio. Mas para obter o melhor de qualquer alto-falante, você precisa de um amplificador de qualidade comparável.

ELAC Debut 2.0 F6.2 Revisão do alto-falante de piso Prós e contras


Prós
  • O som é limpo e articulado com ótimas frequências médias e altas.
  • Com 150 watts, muita potência sem ultrapassar o limite.
  • Um gabinete bem construído com excelente reforço e separação interna que reduz a ressonância indesejada ao endurecer o gabinete e seus internos.
  • Drivers redesenhados que melhoram a qualidade do som.
  • Um ponto de preço definido muito abaixo do nível de desempenho do alto-falante.



Contras
  • Para alguns, a falta de graves reais pode não ser adequada.
  • O design do gabinete pode ser considerado um pouco simples por alguns.



Veja também: Revisão da barra de som Sony HT-S350

Procurando outra coisa?


Há uma gama muito ampla de alto-falantes atualmente disponíveis no mercado, então confira nossas análises detalhadas dos melhores alto-falantes de computador abaixo de US $ 100, os melhores alto-falantes de chão, os melhores alto-falantes com potência, os melhores alto-falantes de estante abaixo de US $ 500 e o Melhores alto-falantes de monitor de estúdio atualmente no mercado.

Ou que tal os melhores monitores de estúdio econômicos abaixo de US $ 200 ou os alto-falantes Bluetooth portáteis mais altos que você pode comprar em 2022.

ELAC Debut 2.0 F6.2 Revisão do Palestrante de Piso Considerações Finais


A Debut Series da Elac foi projetada para competir com os artistas sérios. Se for esse o caso, o alto-falante de piso ELAC Debut 2.0 F6.2 é a cereja do bolo. Este é um alto-falante que pode brincar com os 'grandes'.

Seja parte de um sistema de cinema em casa ou como seu áudio doméstico, é um alto-falante formidável. É improvável que você encontre um alto-falante de melhor qualidade em qualquer outro lugar por esse preço.




É perfeito?

Claro que não. Nada é. Mas, como dissemos, é um alto-falante que, às vezes, fará você ir 'uau'. É um alto-falante que só pode ser descrito como 'high-end'. Ótimo som. Grande valor. O que mais podemos dizer?

Pode ter levado 94 anos para chegar aqui. Mas valeu a pena a espera.

Até a próxima, aproveite sua experiência de audição e que sua música seja sempre alegre.