O Cerwin-Vega SL-28 pode muito bem ser um alto-falante que você não conhece. A empresa não é o que você pode chamar de um nome familiar em áudio doméstico, mas a Cerwin-Vega não é uma novata no mercado.
Fundada em 1954, ela trabalhou com algumas empresas conhecidas e não faltam em suas próprias inovações. Então, vamos dar uma olhada em um de seus
melhores palestrantes de orçamento em nossa análise detalhada do Cerwin-Vega SL-28…
Um forte impacto… Eles chamaram a atenção das pessoas ao fabricar um alto-falante de 18 polegadas. Então o que você pode dizer. Era um alto-falante de 18 polegadas que poderia produzir um SPL de 130dB a 30Hz. Algo inédito na época.
O primeiro do mundo… Em 1957 eles fabricaram e comercializaram o primeiro amplificador de estado sólido do mundo. Continuando com seus sucessos, eles instalaram grandes alto-falantes em cinemas em todos os EUA nos anos 70.
Eles estavam fortemente envolvidos com o desenvolvimento do Sensurround. Um sistema de alto-falantes usando vários subwoofers de buzina especialmente projetados para lidar com efeitos especiais em salas de cinema.
Trabalhando com a Fender… Seu estoque subiu novamente quando eles começaram a fornecer Fender com alto-falantes para seus amplificadores. Isso era irônico em si. Após a falência da Cerwin-Vega em 2003, eles acabaram caindo nas mãos do melhor amigo da Fender, Gibson. Isso aconteceu depois que a Gibson Guitars adquiriu o grupo Stanton em uma repentina onda de sangue na cabeça antes de sua própria falência.
Ainda aqui… Para seu crédito, eles de alguma forma sobreviveram a tudo isso e ainda estão fabricando equipamentos de áudio. Alguns para carros, outros para casa. Vamos dar uma olhada no Cerwin-Vega SL-28, que pode ser um dos
melhores alto-falantes de chão disponível para aqueles em um orçamento.
Cerwin-Vega SL-28- Visão geral
É difícil saber onde sentar este alto-falante. É uma oferta de orçamento caro? Ou é uma versão barata de algo melhor? Parece estar entre tanto no preço quanto no desempenho.
Possui 300 watts de potência de pico, cerca de 75 watts RMS e um design de sistema de alto-falante de 2 vias. A construção parece adequada e o design atrairá alguns. Veremos isso um pouco mais adiante.
Temos que dizer; não se parece com o que você pode considerar um alto-falante de luxo. Mas o importante é como soa. Veremos isso um pouco mais adiante também. Vamos primeiro dar uma olhada em como ele é montado…
A construção
É feito de aglomerado e tem um acabamento folheado de madeira preta. O aglomerado ou o painel de fibra alternativo, mais comumente conhecido como MDF, são muito semelhantes. Eles são construídos e usados de maneiras semelhantes. Existem algumas críticas a este material. Mas a madeira real e sólida geralmente não é boa para gabinetes de alto-falante. Você pode obter um som muito melhor usando este material.
É um design bass-reflex com uma porta ajustada na parte traseira para adicionar um pouco ao som dos graves. No interior, há contraventamento adequado para evitar muita vibração e reduzir a distorção potencial. Em suma, é um dos
alto-falantes baratos mais duráveis você vai encontrar, especialmente considerando o preço.
De volta ao design… É bastante simples em sua aparência e nada de especial. O que não é claro, no entanto, é o anel de espuma vermelha que envolve os drivers e decora o tweeter.
Agora, isso pode agradar a algumas pessoas, mas tememos que não faça muito por nós. Se a ideia é adicionar um pouco de cor ao design, não funcionou. Funciona com outros fabricantes como a Klipsch. Há um certo 'chique' em seus designs. Mas isso é apenas espuma vermelha barata. Sim, serve a um propósito ao redor do alto-falante para reduzir as vibrações, mas tinha que ser vermelho?
Tem uma grade não magnética, e o gabinete mede 38 por 13 por 18 polegadas e pesa 40 libras. Possui blindagem magnética, que reduz o campo eletromagnético e o isola de seu entorno. Uma boa adição. Está equipado com postes de ligação de 5 vias.
Onde é melhor usado? Não é restrito em seus usos. Poderia fazer parte de um sistema de cinema em casa e também caberia em um sistema de som surround. Além disso, pode ser usado apenas como um alto-falante autônomo para ouvir música. Portanto, é um dos
oradores de orçamento mais versáteis no mercado.
O desempenho
Não é abençoado com uma grande quantidade de tecnologia incorporada, mas a esse preço, você provavelmente não esperaria isso. Como dissemos, ele tem uma classificação de cerca de 75 watts RMS ou pico de 300 watts.
Além disso, um crossover de 2 vias. A resposta de frequência mostra 32Hz a 26kHz, o que indica que deve fornecer o limite inferior suficiente. A performance, no entanto, é dedicada até certo ponto pelo som. Então vamos ver do que se trata…
O som
O Cerwin-Vega SL-28 possui dois woofers de oito polegadas e um tweeter de domo macio de uma polegada para fornecer o som. Na parte traseira do gabinete está a porta de graves afinada que mencionamos anteriormente. Ele entrega?
É aqui que mais uma vez nos deparamos com dificuldades. Agora entendemos que a maioria, nem todos, os fabricantes “falam” sobre seus produtos. Isso é apenas natural. Mas, neste caso, “falar” é um negócio arriscado.
Em termos de som, não está na mesma classe de alto-falantes de torre que são um pouco mais caros. Mas é igual e, em alguns casos, melhor do que os alto-falantes de orçamento. Como dissemos no início, é difícil colocá-lo em um grupo específico para comparações. E comparações precisam ser feitas.
Um bom orçamento? Fica mais perto do final do orçamento em relação à maneira como soa. Os graves e médios baixos não são os mais fortes e faltam em circunstâncias em que a extremidade inferior é vital. Os altos não são tão ruins, no entanto. E embora não haja reclamações reais nessa área, elas não podem compensar o que está ou não está acontecendo do outro lado.
Por esse motivo, chamaríamos de orador de orçamento. E nessa categoria, ele se sai bem, mesmo que seja um pouco caro em comparação com outros alto-falantes econômicos.
Revisão do Cerwin-Vega SL-28 – Prós e contras
Prós
- Bastante robusto e bem montado.
- Porta de graves afinada.
- Dois drivers de oito polegadas e um tweeter de uma polegada.
- Blindagem magnética para isolar o gabinete do ambiente.
- Postes de ligação de 5 vias.
- 75 watts RMS com crossover bidirecional.
Contras
- A inclusão da espuma vermelha ao redor dos alto-falantes dá uma aparência um pouco barata.
- Faltam graves e médios baixos.
Procurando outra coisa?
Temos as soluções para as suas necessidades de áudio doméstico. Confira nossas análises detalhadas dos melhores alto-falantes de TV sem fio, os melhores monitores de estúdio econômicos com menos de US $ 200, os melhores alto-falantes de teto, os melhores alto-falantes de parede e os melhores alto-falantes de porta traseira que você pode comprar em 2022.
Além disso, dê uma olhada em nossas análises abrangentes dos melhores alto-falantes com potência, os melhores alto-falantes de estante com menos de US $ 500, os melhores alto-falantes para festas, os melhores alto-falantes de home theater e os melhores alto-falantes inteligentes atualmente no mercado.
Revisão do Cerwin-Vega SL-28 – Considerações Finais
Considerando que colocamos este alto-falante no limite do orçamento do mercado, é uma compra decente. Não vai surpreendê-lo com seu nível de desempenho, mas fará um trabalho decente. Pode não ser bom o suficiente em termos de som para caber em um sistema de som surround de cinema em casa. Mas isso vai depender da qualidade dos outros alto-falantes ao seu redor.
A maior parte do que você vê com este alto-falante foi feito um pouco barato. Mas tudo bem. Mantém os custos baixos. E para quem procura um dos
palestrantes com melhor custo-benefício que vai dar um desempenho decente, vai ficar bem. Um bom alto-falante e uma boa compra, se você não espera muito dele.
Até a próxima, boa audição.