Quem é a M-Audio? A M-Audio foi fundada em 1998 em Rhode Island. Como tal, eles são uma chegada bastante recente na cena de fabricação musical. Eles projetam uma variedade de teclados, sintetizadores e controladores MIDI.
Mas eles também fabricam alto-falantes e monitores de estúdio. O M-Audio BX5 D3 é um de seus produtos. Eles fazem parte da organização InMusic Brands.
Monitores de estúdio
Os primeiros monitores foram criados na década de 1920. Eles foram usados na transmissão. No entanto, não demorou muito para que a indústria da música reconhecesse seu potencial.
Desde então, tem havido um fluxo constante de melhorias tecnológicas. As manifestações de hoje têm pouca semelhança com aqueles primeiros esforços iniciais. Mas hoje, eles são insubstituíveis e uma parte vital do negócio da música gravada.
Há muito por onde escolher, e vamos dar uma olhada em um desses monitores.
Então, do que se trata esse monitor de estúdio específico? Vamos passar por nossa análise detalhada do M-Audio BX5 D3 e descobrir…
Visão geral
Para começar, vamos deixar claro que um monitor de estúdio não é um alto-falante comum. Os alto-falantes típicos do consumidor geralmente são ajustados com frequências extra altas ou baixas para que soem bem ao ouvido. Especificamente, o ouvido do consumidor.
Um monitor de estúdio não foi feito para ser usado em casa como parte de um sistema de som. É aí que os graves ou agudos extras desempenharão seu papel na criação de um determinado som.
Um monitor de estúdio não tem essas adições. A resposta de frequência deve ser plana com um nível muito baixo de distorção. Ele precisa soar preciso e preciso. A pessoa atrás dos controles pode ouvir os sons brutos e saber imediatamente o que está lá.
Uma melhoria significativa… Esta é uma continuação dos monitores BX-D2 que em alguns círculos de gravação têm uma grande reputação. Tendo estabelecido sua reputação, a M-Audio dá um passo adiante. O objetivo é fornecer monitores que proporcionam precisão absoluta de som. Veremos quais melhorias eles fizeram mais tarde.
Engenheiros e produtores de gravação e mixagem precisam de precisão absoluta para que possam fazer seu trabalho corretamente. Então, vamos ver se o M-Audio BX5 D3 pode fazer o trabalho…
A construção
Quando você está criando um gabinete, o design e a qualidade da construção são importantes. Na verdade, para obter o melhor som, é preciso ser meticuloso em ambas as áreas. Medindo 7,80 por 6,90 por 10,00 polegadas, não é um gabinete grande. Mas então não precisa ser. Este é um monitor de 'campo próximo'. É provável que esteja sentado perto de você. Possivelmente em cima de uma mesa de mixagem ou qualquer tipo de unidade de mesa.
Quanto mais próximo o monitor estiver de seus ouvidos, melhor. Apenas não pressionado contra eles.
Nem precisa ser muito pesado. Com 12,35 libras, é um peso confortável que não causará problemas. É fabricado na China e a qualidade de construção é boa. É construído em MDF com revestimento em vinil. Uma
aparência atraente e profissional é sempre um bom começo.
O Projeto
Para obter um ótimo som, você precisa de um bom design. Para produzir níveis de desempenho de alto-falante de referência, ele deve ser melhor que o melhor.
Duas escolas de pensamento… A escolha na fase de projeto do ponto de vista de baixa frequência é óbvia. Você tem entrada de graves? E além disso, você tem uma porta de graves com disparo traseiro ou uma porta frontal?
A maioria concorda que ter uma porta de graves aumentará a eficiência do monitor. Mas, como em todas as coisas, há exceções a essa regra.
Se você decidir projetar com uma porta de graves, a escolha entre uma porta de graves traseira ou não é muito importante. Haverá uma diferença no som, mas talvez haja uma questão mais importante.
Ambos os projetos têm seus defensores. Se você escolher uma porta de disparo traseiro, deverá ter espaço atrás do gabinete para deixá-lo funcionar. Muito perto de uma parede irá alterar o som que você ouve. Portanto, você precisará de pelo menos 18 polegadas de espaço entre o gabinete e a parede.
Montado na parte traseira… O M-Audio BX5 D3 foi projetado com uma porta de graves traseira. É bem projetado e o resultado é um som de graves definido que é muito profundo. Mas também tem ótima resolução e extensão.
A porta é projetada para reduzir a turbulência do ar que é frequentemente audível. Isso pode ocorrer quando as frequências mais baixas são reproduzidas em níveis de volume com um SPL alto. O design, então, eliminará qualquer som ambiente indesejado, mesmo em níveis de volume mais altos.
O que tem dentro?
Como dissemos anteriormente, trata-se de um
campo próximo de 2 vias monitor. Campo próximo significa que eles estarão perto de você. Uma regra comum é que eles devem ter cerca de um a um e meio de comprimento do braço e voltados para sua cabeça.
Os motoristas… Para as frequências mais baixas, há um woofer de 5 polegadas feito de Kevlar. O design Kevlar é um avanço em relação à versão anterior. Tem um cone curvo e uma bobina de voz de alta temperatura. É equipado com uma borda de borracha para reduzir quaisquer vibrações.
O tweeter é um design de cúpula de seda de uma polegada também com um contorno de borracha. Para uma dispersão precisa, ela é colocada em um guia de ondas personalizado. Isso também reduzirá qualquer 'dispersão' das altas frequências. Mas também garantirá que o palco sonoro permaneça estável e amplo.
100 watts no total… Tem um
design biamplificado com potências de 60 watts para as baixas frequências e 40 watts para as altas. O design bi-amplificado também é uma melhoria em relação ao seu antecessor. Veremos isso um pouco mais adiante.
Isso produz um som que é preciso, mas também poderoso. Blindagens magnéticas são fornecidas a ambos os drivers.
Protegendo motoristas… Este é um processo que usa um segundo ímã. Isso às vezes é chamado de "
ímã de bucking ’ colocado na parte traseira do ímã do driver principal.
Isso evita a criação de um campo magnético extra "desonesto". Qualquer campo indesejado pode afetar qualquer outro equipamento eletrônico colocado nas proximidades.
Alguns números de desempenho… O monitor tem uma resposta de frequência de 52 Hz–35 kHz e um SPL de 110 dB. A frequência de cruzamento é definida em 2,5 kHz.
A resposta de baixa frequência, como podemos ver, desce para 52 Hz. A porta de graves, que discutiremos a seguir, auxilia nisso reduzindo qualquer distorção acústica.
A porta de baixo traseiro… Posicionada na parte superior do gabinete, a porta foi projetada para reduzir qualquer turbulência do ar. Isso ajuda a criar uma resposta low-end equilibrada e definida. Lemos algumas críticas de que o low-end nesses monitores é, de acordo com alguns, 'inexistente'.
Nossa réplica a essa avaliação é que este monitor não é para o mercado consumidor. Você certamente não quer um som grave artificialmente elevado no equilíbrio natural das frequências.
O desempenho da porta de graves no esquema geral do design de som funciona bem. No entanto, como já mencionamos, o monitor precisa estar a pelo menos dezoito polegadas da parede. Caso contrário, o som pode ser prejudicado.
Monitorar o posicionamento… Colocar um monitor também é importante. Se não estiver no lugar certo, você ouvirá as coisas de maneira um pouco diferente.
Na parte frontal do gabinete, há uma luz LED. Este está posicionado entre o tweeter e o woofer. Ele brilhará quando o monitor estiver posicionado no local ideal e no melhor ângulo.
Muito pensamento e experiência em design foram investidos na fabricação deste monitor, e ele preenche muitos requisitos. Alguns podem preferir uma porta de graves voltada para a frente. Mas desde que você possa colocá-lo corretamente, este monitor produzirá um som com o qual você pode trabalhar facilmente.
Falando sobre o som, isso é o próximo em nosso M-Audio BX5 D3 Review…
O som
No centro do desempenho de qualquer monitor estão os drivers. Claro, existem outros elementos importantes no design do gabinete. Mas os drivers produzem e distribuem o som.
Os drivers usados neste monitor são leves e bastante rígidos. Eles não se separam e oferecem uma excelente resposta transitória. O tweeter não cria algumas das ressonâncias que podem ser ouvidas de outros tweeters.
Juntos, os drivers fornecem um som que é bom para observação crítica e monitoramento da precisão dinâmica. Assim, permitindo que você alcance a transparência que você precisa.
Os amplificadores… Tem
dois amplificadores Classe A/B construídas em. Este design “bi-amplificado” alimentará o tweeter e o woofer separadamente e independentemente um do outro. Uma vantagem deste sistema é que cada amplificador pode ser configurado para funcionar com o driver para o qual foi projetado. Isso significa que o design do amplificador é direcionado para essas frequências.
Ter um crossover bem ajustado garante que cada driver funcione apenas com as frequências para as quais foi projetado. Isso garante uma criação eficiente de som com precisão e definição.
Esta é a melhor maneira de um amplificador alimentar um alto-falante, em vez de ter um amplificador de alcance total que precisa controlar todas as frequências.
Seu espaço de audição… Não existem dois espaços de escuta exatamente iguais. Isso por si só pode criar um problema. Mesmo em salas que medem fisicamente o mesmo tamanho, existirão peculiaridades sonoras.
Algumas salas não terão nenhuma preparação acústica; outros terão alguns. Os estúdios de gravação podem ter sido preparados para um nível ideal. Não é possível construir um monitor que se adapte automaticamente à acústica de cada espaço em particular.
Qualquer tipo de degradação do som irá interferir nos resultados que você consegue produzir. E isso se aplica especialmente a frequências graves e ondas estacionárias.
Controle Acústico do Espaço… Um fenômeno relativamente novo surgiu nos últimos anos. Com os avanços tecnológicos feitos na gravação em casa, os músicos estão convertendo qualquer espaço disponível em um 'mini home studio', e esses espaços podem ser quartos ou até garagens. Nós até conhecemos alguém que converteu seu galpão de jardim.
Não é preciso Einstein para perceber que esses espaços são potencialmente um pesadelo acústico. Eles não foram construídos nem projetados para serem acusticamente precisos. Certamente não planejado para ser capaz de lidar com gravação de som e posterior escuta crítica para a mixagem.
Integrado a este monitor está um sistema chamado
Controle de Espaço Acústico .
O que ele faz? It will adjust the sound output from the monitor to better suit the environment you are working in. In customizing the sound using simple controls, you can try to create a precise reproduction of sound that is sonically accurate.
However, it is a basic system and is not what might be called foolproof. There are just three settings, so total acoustic accuracy will more than likely not be possible.
The Controls
Having just discussed briefly the Acoustic Space Control let’s start there. Situated on the back of the monitor, it is centrally located and has a three-way toggle switch. You can set the performance of the monitor sound reproduction as flat, -2dB, or -4dB.
Also on the back are sockets for a ¼ inch TRS or XLR connections. There is also a volume control to let you set the perfect playback volume for what you are doing.
These can be set and will rarely need to be adjusted, as the speakers will be connected to an audio interface or a mixer. Volume levels can be adjusted there if necessary.
Very basic, but you really don’t need too much more.
M-Audio BX5 D3 Review Pros and Cons
Prós
- Kevlar five-inch woofer.
- One inch silk dome tweeter placed in a custom waveguide.
- Both drivers are magnetically shielded.
- Bi-amplified design.
- LED light indicates the optimum positioning of the monitor.
- Acoustic Space control.
Contras
- Some may not like the rear bass port.
- You will need two monitors. This is sold as a single unit, so double the price.
- There are no leads or cables provided, just a power cord.
Looking for Something Else?
Finding home recording solutions has never been easier. So, check out our in-depth reviews of the Best Studio Monitor Speakers, the Best Budget Studio Monitor under 200 Dollars, the Best Studio Headphones For Home Recording, and the Best Studio Monitor Stands you can buy in 2022.
Also, take a look at the Best USB Audio Interfaces, the Best Audio Interface, the Best Audio Mixers, our Best Portable Audio Recorder Reviews, and the Best Multitrack Recorder currently on the market in 2022.
M-Audio BX5 D3 Review Final Thoughts
Finding the best studio monitors is not that easy. As we have said on a couple of occasions in this review, they are not just speakers.
What you eventually buy may well be decided by your personal budget. If so, then you may be looking for a decent cost-effective system.
We would say that the M-Audio BX5 D3 just about falls into that budget category. Albeit at the top end. They aren’t cheap when you buy two, as you will need to. In fact, there are much cheaper options. However, the quality is good. They are well-made and have some good features. The sound is what you need, flat and accurate, and something you can work with. So there are plenty of plus points.
A good monitor and certainly an option that is worth looking at.
Until next time, happy listening.