Antigamente, se você tivesse alto-falantes JBL em seu gabinete de alto-falante de guitarra ou baixo, o som geralmente era excelente. Digo geralmente porque, por algum motivo, os alto-falantes Celestion sempre pareciam soar melhor em um Marshall 4 x 12. Mas, de um modo geral, eles eram ótimos alto-falantes.
Hoje estamos analisando um de seus
alto-falantes portáteis de alta qualidade para esta revisão do JBL Charge 5. É um estádio diferente, é claro. Mas a qualidade do alto-falante é importante, seja qual for o tamanho do gabinete.
Circunstâncias infelizes
Fundada em 1927, eles se tornaram um fabricante proeminente de alto-falantes de alta qualidade. No entanto, eles perderam um pouco de seus kudos com a morte dos fundadores. Acrescente má gestão posterior e ações judiciais subsequentes, e isso inevitavelmente afetou a qualidade do produto.
Eventualmente, eles foram comprados pela Harman International, que posteriormente foi comprada pela Samsung. O produto tornou-se de nível inferior e muito mais baseado no consumidor. Mesmo assim eles ainda conseguiram manter uma base forte como monitores em alguns estúdios de gravação profissional.
Os fundadores estavam preocupados apenas em fazer grandes oradores. Os proprietários hoje estão preocupados principalmente em ganhar dinheiro.
Orientado ao consumidor
Atualmente, os produtos são fabricados no México, China e Hungria. Para um consumidor-produtor, os padrões são melhores que a média, e uma coisa em que eles se destacam são os alto-falantes portáteis. Como eu disse, é para isso que estamos olhando hoje.
Uma vez que você tenha sido bom, a menos que você realmente estrague tudo, você ainda é capaz de manter uma boa reputação. A JBL conseguiu fazer isso. A qualidade ainda é geralmente boa e, o mais importante, o som também. Então, vamos dar uma olhada em profundidade no JBL Charge 5.
A construção
Ele tem um design que é popular nos dias de hoje para um alto-falante portátil. Em forma um pouco como uma bola de rugby ou uma bola de futebol americano, mede 8,7 por 3,67 por 3,76 polegadas e pesa 2,1 libras. Ou seja, é um
alto-falante Bluetooth compacto e leve .
O alto-falante é coberto por uma capa de tecido. E há um pequeno suporte em forma de pé na parte inferior para equilíbrio quando estiver sendo usado. A JBL comercializa este alto-falante como portátil, mas não é tão ‘portátil’ quanto alguns que vimos.
No entanto, não é pesado, apenas um pouco difícil de transportar. Ele pode ser carregado em uma mão e, como é alimentado por bateria, você pode levá-lo aonde quer que vá.
Senta-se horizontalmente
O arranjo de pé de plástico na parte inferior permite que ele fique bem na horizontal quando em uso. Existem luzes indicadoras que acendem quando o alto-falante é ligado.
Infelizmente, ele não possui conexões de Assistente de Voz ou Wi-Fi e não possui microfone embutido. Dito isto, ele vem em nove opções de cores diferentes.
Capacidade à prova d'água
Este é um assunto que sempre parece sacudir minha gaiola. Agora, não acredito que os fabricantes não entendam a diferença entre "à prova d'água" e "resistente à água". Mas parece que quando alguns deles descrevem seus produtos, ficam muito confusos.
Você recebe “à prova d'água” escrito em toda a embalagem, muitas vezes sem uma classificação oficial incluída. Mas então uma chuva leve a dezesseis quilômetros de distância, e seu alto-falante simplesmente para.
As pessoas muitas vezes não confiam no que está escrito. Eu não os culpo. Felizmente, isso não se aplica a este alto-falante, pois possui uma classificação oficial IP67. Isso significa que é à prova de poeira, mas também pode ser submerso em um metro de água por até 30 minutos. Tornando este um dos
melhores alto-falantes portáteis à prova d'água Você pode comprar.
Quando a água não é água
Embora tenha uma classificação IP que não inclui necessariamente água clorada de uma piscina. Tampouco inclui a água salgada do mar; é apenas a boa e velha água da torneira. Cuidados ainda precisam ser tomados na praia ou ao redor da piscina.
Mas os peixes vão adorar. Então espirra e até mesmo deixa cair brevemente na água, e ainda vai ficar bem. A cobertura de tecido vai ficar molhada, é claro, mas isso não afeta os componentes internos.
Porta de carregamento
É óbvio, mas talvez seja uma boa ideia mencionar. Você nunca sabe quando pode ser exposto à água ou mesmo à umidade. Portanto, é uma boa ideia garantir que a aba da porta de carregamento esteja sempre fechada com segurança.
Os controles
Os controles operacionais são simples de usar e a maioria está localizada na parte superior do alto-falante. Eles são muito básicos, para dizer o mínimo. Se você quer ser exigente, há uma falta de controle sobre o som neste alto-falante.
Os controles têm uma ação de pressão, portanto, não há botões ou mostradores. Você apenas aplica pressão ao indicador de borracha escolhido. Mas não há controles de graves ou agudos e nenhum reforço de graves no alto-falante. Você pode avançar clicando duas vezes no botão play, mas não há controle de retrocesso.
Na parte traseira estão as conexões para uma porta Type-C para carregamento e a porta USB-A que mencionei que é selada. Não há uma porta auxiliar, então você não pode usá-la com fio.
Bluetooth
Possui Bluetooth 5.1, que é um sistema um pouco mais eficiente em termos de energia do que o 5.0 anterior. Para emparelhar com seu dispositivo, basta pressionar o símbolo de Bluetooth na parte superior do alto-falante. O alto-falante aparecerá no menu do seu dispositivo e basta selecioná-lo.
Funcionalidade multiponto
Embora possa ser considerado um pouco leve em termos de controles e opções de som, a funcionalidade multiponto é um ativo. Isso significa que você pode se revezar tocando sua música com um amigo.
Normalmente, você teria que alternar entre as fontes. Esse recurso significa que você não precisará ficar alternando entre essas fontes.
Intervalo
Tem um alcance bastante padrão de cerca de 100 pés ou 30 metros. Mas essa distância não depende de paredes ou outros objetos sólidos no caminho.
A bateria
Pode estar faltando em algumas áreas onde os controles e as conexões estão em causa. Mas, se o que você deseja é um alto-falante em que a bateria oferece uma duração decente de reprodução, pode ser isso.
A duração da bateria deste alto-falante está acima do que você poderia esperar e é um de seus pontos positivos. Com uma carga de quatro horas, você pode esperar 20 horas de reprodução. Quatro horas é um tempo razoável, mas não há carregamento rápido.
Quão alto você vai tocar?
A duração do tempo de reprodução dependerá, como sempre, do volume em que você toca sua música. Quanto mais alto for, mais a bateria será usada.
Dado que este é um alto-falante projetado predominantemente para uso externo, é provável que você precise de algum volume. No entanto, mesmo em volumes mais altos, você ainda pode esperar tempo de reprodução suficiente para durar a festa.
Banco de energia
Um ativo valioso para ter embutido é um banco de potência. Esse recurso permite carregar dispositivos sem precisar desligar o alto-falante. A música continua enquanto os dispositivos estão sendo carregados.
Luzes indicadoras
Eu mencionei brevemente a luz indicadora. Ele ficará branco quando o alto-falante estiver em uso. Quando o alto-falante estiver sendo carregado, a mesma luz piscará em branco. Quando ele parar de piscar e permanecer branco, o alto-falante estará totalmente carregado.
O som
Então vamos direto ao assunto. Quão bom é o som? A disposição dos alto-falantes dentro desta unidade certamente dá um bom começo. Há um tweeter e um driver de longa excursão. Estes adicionam nitidez e bom meio às frequências superiores. Isso garante que os vocais sejam claros e definidos.
As frequências mais baixas são servidas pelos radiadores de graves passivos situados em cada extremidade. Isso adiciona uma dimensão extra ao som geral e fornece um bom equilíbrio com as frequências mais altas.
Não para determinados gêneros
Esta plataforma de som será adequada para a maioria dos gêneros. No entanto, provavelmente não será tão bom para o pulsar profundo necessário para música com baixo pesado. É possível ajustar o perfil de som através do EQ no aplicativo fornecido. Mas isso ainda não forneceria uma extremidade inferior suficiente.
Em termos de volume, o JBL Charge 5 carrega bastante e certamente o suficiente para a festa ao ar livre de tamanho médio. Ele irá gerar 40 watts RMS, o que para um alto-falante desse tamanho é muito bom.
Algumas comparações
Algumas pessoas gostam de comparar alto-falantes JBL e Bose. O Bose SoundLink Mini e o Bose SoundLink Flex são alto-falantes semelhantes a este e são populares.
No entanto, o JBL é certamente mais alto, e os radiadores de graves oferecem baixas frequências mais quentes. Portanto, deve-se concluir que, dado isso e que os preços são semelhantes, o JBL Charge 5 leva vantagem.
Para que você o usaria?
Provavelmente não é um alto-falante que você compraria para usar em casa. É mais um alto-falante projetado para uso no jardim, ao redor de uma piscina ou na praia. A impermeabilização é uma vantagem, assim como a capacidade de poder emparelhá-lo com outros alto-falantes.
A qualidade de construção também o tornará capaz de lidar com alguns dos inevitáveis golpes que podem ocorrer. Em outras palavras, é um dos
alto-falantes externos mais duráveis Você pode comprar.
Algum extra?
Não é superdotado em termos de extras. Você recebe uma cobertura de tecido protetora e um cabo de carregamento. Também está incluída alguma documentação sobre o alto-falante. Mas, quando você está incluindo documentação nos ‘extras’, então você sabe que está lutando.
Revisão do JBL Charge 5 – Prós e Contras
Prós
- Boa duração da bateria até 20 horas, dependendo de como você a usa.
- Bom nível de impermeabilização.
- Funcionalidade multiponto.
- Um aplicativo que oferece algum controle sobre o som, EQ, etc.
- Um som de qualidade decente em todas as frequências.
- Preço razoável.
Contras
- Nenhuma porta Aux para uso com fio.
- Não possui um reforço de graves ou controles de graves e agudos integrados.
- Tempo de carregamento de quatro horas sem carregamento rápido.
- Não é adequado para músicas com graves.
- Leve, mas não se destaca por sua portabilidade.
Procurando mais ótimas opções de alto-falantes?
Bem, podemos ajudá-lo com isso. Check out our in-depth reviews of the Best Waterproof Speakers, the Best Wireless Outdoor Speakers, the Best Solar Powered Bluetooth Speakers, the Best Tailgate Speakers, the Best JBL Floor Standing Speakers, the Best Wireless TV Speakers, and the Best Wireless Computer Speakers you can buy in 2022.
Interested in JBL speakers? Don’t miss our detailed JBL Flip 4 Review, our JBL Xtreme 2 Review, our JBL Xtreme Review, our JBL Charge 4 Review, our JBL Charge 3 Review, and our JBL Clip 3 Review for more awesome speakers currently on the market.
JBL Charge 5 Review – What Do I Think?
If you already own the Charge 3 or 4, then I would say that maybe you should stick with them. There aren’t enough improvements made from those two speakers to warrant the extra cash by going to a Charge 5.
But, if you are
buying a JBL Charge speaker for the first time, then it is a good choice for use in certain situations. The audio quality is good, and also the battery life. It is a shame there is no quick charge feature. However, up to 20 hours of playtime ought to be enough.
I am tempted to say it is quite a basic speaker without too much in the way of frills. But, if what you want is a speaker with this sort of battery life and a decent sound and volume level, it fits the bill. At the price point a good buy.
Até a próxima, boa audição.