Há muitos aspectos a serem considerados ao criar seu sistema de home theater. Quando o assunto é áudio, uma das peças mais empolgantes é o subwoofer. Isso porque não apenas você pode ouvi-lo, mas também pode senti-lo.
Se você é novo no excitante mundo do áudio de home theater, pode não perceber que existem diferentes tipos de subwoofers. De longe, os dois
tipos de subwoofers mais populares disponíveis são ativos e passivos.
Vou cobrir as principais diferenças entre os dois. Dessa forma, você pode decidir qual terá o maior impacto no seu home theater. Então, vamos descobrir a diferença entre um subwoofer ativo e passivo.
Subwoofers passivos
Um subwoofer passivo exigirá uma fonte de alimentação externa, geralmente fornecida por um amplificador ou receptor. Eles são mais adequados para salas grandes porque é fácil adicionar várias unidades. É por isso que eles são preferidos pelos designers de home theater.
A maneira como os alto-falantes e subwoofers produzem som é consumindo energia de uma fonte. A quantidade de energia necessária depende de sua faixa de frequência. Como os subwoofers são maiores e usam uma frequência mais baixa, eles exigem mais potência do que outros alto-falantes.
É necessário mais planejamento… Os subwoofers passivos requerem um amplificador ou receptor capaz de fornecer energia adequada. Não só ele precisa fornecer energia suficiente para o subwoofer operar, mas também para os alto-falantes restantes em seu sistema.
Ao adicionar vários subwoofers, você pode precisar de um amplificador adicional. Isso porque eles podem se tornar famintos por poder. Isso também significa cabos e fios adicionais que exigem planejamento antes de
criar um sistema de subwoofer passivo .
Preferível para instalações personalizadas… Os subwoofers passivos são ótimos para instalações personalizadas, pois oferecem mais flexibilidade. Muitas vezes você os encontrará dentro de paredes ou até mesmo montados na própria parede. O alto-falante geralmente é mais barato que um subwoofer ativo. Mas há outras considerações a ter em conta.
Um amplificador ou receptor mais potente provavelmente será necessário, juntamente com o custo da instalação personalizada. O resultado é poder espalhar os graves por toda a sala para uma distribuição clara e uniforme.
Existe uma grande variedade de subwoofers passivos disponíveis. Para lhe dar uma ideia do que está atualmente no mercado, incluí estas recomendações…
Theater Solutions TS1000 – O melhor subwoofer passivo de parede
Perfeito para instalações personalizadas com espaço limitado. Este subwoofer de 10 polegadas pode ser facilmente montado na parede ou no teto. Ele vem com um modelo de montagem junto com um sistema de montagem de trava de parede integrado.
A fiação pode ser completada usando os terminais de mola. A potência recomendada é de 20 a 150 watts. A resposta de frequência varia de 22Hz a 200Hz, com eficiência de 92db a 8 ohms.
Dayton Audio MKSX4 – O melhor subwoofer passivo de baixo perfil acessível
Este subwoofer compacto e acessível usa um design inteligente de quatro drivers para criar grandes graves em um espaço pequeno. Drivers de alta excursão significam que os alto-falantes têm uma gama completa de movimento, resultando em áudio de baixa frequência.
Pés de borracha removíveis permitem que o subwoofer seja instalado na vertical ou na horizontal. A potência recomendada é de 5 a 160 watts, fornecendo uma resposta de frequência de 40Hz a 500Hz a 4 ohms.
Subwoofers ativos
Às vezes referido como subwoofers alimentados. Este é um subwoofer ativo com uma fonte de alimentação integrada. Normalmente, o amplificador é embutido no gabinete do alto-falante. Tornando-o maior e mais pesado do que um subwoofer passivo.
O processo de configuração é geralmente muito mais simples. E geralmente é a
opção preferida para configurações de subwoofer único . Apenas um único alto-falante fornece os graves; portanto, o posicionamento do alto-falante é muito mais importante.
Solução completa… A principal
vantagem dos subwoofers ativos é que cada componente é combinado e configurado para funcionar em conjunto. As necessidades de energia do alto-falante foram emparelhadas com o amplificador embutido, resultando em um desempenho ideal.
Como o subwoofer usa energia independente, o consumo de energia aumenta ligeiramente. A diferença será quase imperceptível, no entanto. As conexões geralmente também são simplificadas, facilitando o processo de configuração em geral.
Canal de graves dedicado… Comprar um subwoofer ativo geralmente é mais caro do que um subwoofer passivo. Os subwoofers ativos tornaram-se populares com a introdução do áudio Dolby Digital de 5.1 canais.
Isso criou o que é conhecido como canal LFE (Low-Frequency Effects), que é o que o “ponto um” significa em 5.1. Este canal de graves dedicado aumenta a qualidade do sinal de áudio recebido. O resultado é um som de alta qualidade de um único subwoofer.
Devido à sua facilidade de uso e resultados impressionantes, há uma enorme variedade de subwoofers ativos disponíveis. Abaixo estão alguns exemplos que eu recomendo…
Polk Audio PSW10 – O melhor subwoofer ativo acessível
Este subwoofer ativo de 10 polegadas integra-se facilmente aos sistemas de home theater existentes. É alto e permanece claro mesmo em volume alto. Da mesma forma, é compatível com vários subwoofers usando um interruptor de alternância de fase.
O amplificador embutido fornece 50 watts de potência RMS com uma saída de pico de até 100 watts. A resposta de frequência está entre 40Hz e 160Hz, fornecendo graves precisos. Isso adiciona profundidade à sua música e filmes.
Klipsch R-100SW – Melhor Subwoofer Ativo Premium
Outro subwoofer ativo de 10 polegadas com componentes premium e tecnologia de ponta. O amplificador totalmente digital integrado oferece 150 watts RMS e 300 watts de potência de pico. O cone IMG de cobre girado de disparo frontal fornece graves incrivelmente profundos.
A resposta de frequência é surpreendentemente baixa de 32HZ a 120Hz. Oferecendo notas baixas de quebrar a terra. Adicionar este subwoofer ao seu sistema dá vida aos filmes com áudio realista e emocionante.
Qual estilo é melhor?
Agora você sabe a diferença entre um subwoofer ativo e passivo. E você pode ver que há pontos positivos e negativos em ambos. Ao escolher qualquer componente para áudio de home theater, a prioridade mais importante é a qualidade do áudio. Portanto, precisamos considerar alguns fatores contribuintes.
Que tipo de amplificador ou receptor é mais adequado para o alto-falante? Quantos watts seu alto-falante pode suportar e seu amplificador fornecer? Quais são os tipos de conexão? Qual é o seu orçamento? Por fim, como é a acústica da sala?
Prós do subwoofer passivo…
Há mais flexibilidade com a colocação de subwoofers passivos, oferecendo instalação na parede ou no teto. Eles também são mais compatíveis com várias configurações de alto-falante. As unidades geralmente custam menos do que um subwoofer ativo para comprar. E também têm menos consumo de energia.
Contras do subwoofer passivo…
Embora o subwoofer em si seja mais barato, os custos podem aumentar ao selecionar um amplificador e também para a instalação. Você precisará de cabos de maior qualidade para fornecer sinal e energia. Seu amplificador ou receptor precisa fornecer energia suficiente para o subwoofer e os alto-falantes restantes em seu sistema.
Prós do subwoofer ativo…
A configuração de um subwoofer ativo geralmente é um processo muito simples. Cada um dos componentes é combinado perfeitamente, proporcionando ótimos resultados. Além disso, você pode facilmente colocá-los em qualquer posição. Isso ocorre porque ele envia o sinal de áudio do receptor através do canal LFE.
Contras do subwoofer ativo…
Subwoofers ativos são mais caros por causa dos componentes adicionais. Eles também têm um maior consumo de energia do que os subwoofers passivos. Colocá-los na posição correta na sala é muito mais importante também. Isso se deve ao fato de geralmente ser uma configuração de alto-falante único.
Conectividade sem fio
À medida que a conectividade sem fio melhora, agora é possível adicionar um subwoofer ao seu sistema sem todos os fios confusos. No momento, isso está disponível apenas para subwoofers ativos. Os subwoofers passivos não podem usar tecnologia sem fio.
Alguns subwoofers ativos possuem um recurso sem fio integrado ao design. Há também kits de transmissor e receptor sem fio disponíveis para modelos mais antigos. Incluí um exemplo do que está disponível para adicionar conectividade sem fio ao seu subwoofer ativo…
Áudio OSD – Kit de transmissor e receptor de subwoofer sem fio
O OSB Audio Kit usa a frequência de rádio de 5,8 Ghz para enviar um sinal de áudio entre o alto-falante e o receptor. Um chip atualizado garante transmissão confiável e instantânea sem atraso detectável.
O sinal pode ser transmitido através de paredes e móveis. Isso significa que o transmissor e o receptor são compactos, permitindo que você os esconda. Tudo que você precisa é de uma tomada e você pode colocá-los em qualquer lugar.
Precisa de um ótimo subwoofer ou outros alto-falantes?
Temos uma boa seleção para você começar, então confira nossas análises detalhadas dos melhores subwoofers PA, os melhores subwoofers de carro, os melhores subwoofers sob o assento, os melhores subwoofers de competição, os melhores alto-falantes de teto para Dolby Atmos, os melhores Alto-falantes Apple AirPlay e os melhores alto-falantes inteligentes que você pode comprar em 2022.
Além disso, dê uma olhada em nosso abrangente KEF KUBE 10b Subwoofer Review, nosso Klipsch R-10B Review, nosso Samsung HW-R650 Review e nosso Fluance Signature Series HiFi Review para mais áudio incrível atualmente no mercado.
E não perca nossos guias úteis sobre Por que alguns subwoofers têm entradas esquerda e direita, Como configurar o áudio de som surround doméstico e Como conectar alto-falantes à sua TV para obter mais informações úteis.
Diferença entre um subwoofer ativo e passivo – Considerações finais
Não importa o tipo de subwoofer que você escolher, ele aprimorará sua experiência de áudio de música e filme. Devido à sua otimização, facilidade de instalação e uso simples, os subwoofers ativos são a escolha mais popular.
No entanto, se você deseja
atualizar para uma configuração de vários subwoofers? Ou planejando uma instalação personalizada? Então um subwoofer passivo é sua melhor opção. Apenas certifique-se de que seu amplificador ou receptor esteja à altura da tarefa.
Agora tudo o que você precisa fazer é verificar seu orçamento e criar o sistema de home theater dos seus sonhos.
Boa escuta!