Grandes oradores geralmente são feitos por grandes empresas. Eles veem a inovação e a excelência como questões importantes em design e desempenho. Dessa forma, eles produzem os alto-falantes de última geração que alguns precisarão.
A KEF é uma dessas empresas? Os alto-falantes KEF LS50 são bons o suficiente para serem considerados high-end?
Responderemos a essas perguntas e muito mais em nossa revisão do KEF LS50. Mas antes, vamos conhecer um pouco sobre a empresa.
Quem é KEF?
KEF é um fabricante britânico de alto-falantes fundado em Maidstone em 1961. Eles agora têm uma presença mundial. Seus criadores foram Raymond Cooke e Robert Pearch. Cooke era engenheiro de design trabalhando para a BBC e sabia o que queria criar.
Grande parte do trabalho inicial da KEF foi para a BBC, mas à medida que as inovações aumentaram, eles começaram a expandir seu mercado. Ao longo dos anos 70, sua reputação se estabeleceu e eles ganharam um
Prêmio da Rainha para a Indústria .
A empresa foi adquirida pela GP Acoustics na década de 90 após um período de problemas financeiros. Eles agora estão produzindo ótimos sistemas novamente, e o LS50 é um desses produtos.
Visão geral
KEF teve seu cinquentenário em 2011. Para reconhecer que eles lançaram o LS50 um ano depois. Rapidamente se tornou uma sensação como um monitor de referência compacto, mas com grande transparência e definição de som. Tornou-se o que você pode chamar de um produto de culto.
Nada tinha sido visto com tanta qualidade em seu preço antes. Ainda hoje surpreende com sua qualidade, apesar de ter um ou dois detratores.
Ainda recebendo elogios… Um número esmagador de consumidores e críticos, aqueles sem um machado para moer, ainda elogiam. Mas temos uma pequena visão para aqueles que reclamaram. Discutiremos isso um pouco mais adiante.
Uma experiência de audição que vai mexer com você é tão fácil quanto apenas conectá-la. A música merece o melhor som que você pode oferecer. Sente-se e conecte o LS50 e ouça como ele realmente soa.
A construção
Eles têm um design muito distinto que não é apenas para estética. O design e a construção desses gabinetes, por dentro e por fora, têm uma grande influência no som que eles criam. Eles são compactos, mas não o que você chamaria de leves.
Caixa robusta… Cada um mede 12 por 7,9 por 11,8 polegadas. O alto-falante esquerdo pesa vinte e dois quilos e o direito vinte e dois quilos e meio.
Os painéis frontais bastante impressionantes têm uma curva graciosa. Eles são feitos de uma resina de poliéster que tem fibra de vidro adicionada junto com carbonato de cálcio.
Na parte traseira dos alto-falantes estão alguns postes de ligação muito pesados. A resistência desses postes reflete a sensação física e as capacidades dos gabinetes como um todo.
As porcas e parafusos… O design interno é mais do que interessante. O gabinete bass-reflex de dois sistemas possui um
alto-falante coaxial Uni-Q construídas em. Isso conecta o tweeter e o midrange. É um
driver Uni-Q de 5,25 polegadas com um cone de liga de magnésio.
O design da membrana é uma mistura interessante de ligas de alumínio, lítio e magnésio. O tweeter é uma cúpula de alumínio de uma polegada ventilada que possui duas camadas para dar maior resistência.
O tweeter recebe o que muitos consideram ser a posição acústica ideal. Que está localizado no centro do midrange. Por trás deste sistema está um design para remover qualquer distorção e qualquer pressão sonora da parte traseira do tweeter.
Som otimizado… A KEF usou suas próprias tecnologias patenteadas chamadas de
Tangerine Waveguide . Isso tem o efeito de dar ao tweeter uma dispersão de ondas sonoras muito mais ampla em comparação com outros sistemas de alto-falantes.
Cada gabinete contém dois amplificadores. Estes alimentarão ambos os canais do sistema de duas vias. Eles produzem 230 watts de saída para cada alto-falante.
É uma configuração e design impressionantes que vão muito além de qualquer sistema remotamente semelhante.
O Som
Podemos ser líricos sobre a qualidade da construção ou o design técnico. Mas o que todos querem saber nesta revisão do KEF LS50 é como eles soam.
Projetado para diversão em casa… Eles têm uma resposta de frequência de 45Hz – 28kHz com um SPL máximo de 106dB. É um design de som que oferece um ponto ideal de audição muito grande. Apesar da potência e da dispersão do som, eles ainda são pequenos alto-falantes compactos.
Portanto, eles vão se esforçar um pouco em salas muito grandes. Mas não foi para isso que eles foram projetados. Estes não são destinados a salas de tamanho grande; eles são para uso em casa. E nesse ambiente, eles se destacam.
Precisa de um bom amplificador… Mas voltemos a uma observação anterior sobre comentários feitos por alguns detratores que mencionamos. Para alguns alto-falantes, você só pode experimentar suas qualidades extras conectando um amplificador decente. Isso os ajuda a criar um bom som. O KEF LS50 não pede um bom amplificador; exige um.
Se você for conectar equipamentos de nível médio a esses alto-falantes, você acha que ouvirá sua qualidade? Você acha que vai tirar o melhor proveito deles? Se você fizer isso, é melhor você pensar novamente.
Para ouvi-los em sua glória, você precisará de um amplificador de qualidade e fontes de qualidade conectadas a eles. Qualquer coisa menos e você estará desperdiçando seu tempo.
Som incrivelmente detalhado… O som é rico, pulsante. Atinge baixos claros e definidos com altos cintilantes. Mas os médios são excepcionais. Isso significa que os vocais, a bateria e os instrumentos orquestrais de médio porte vão brilhar. E eles fazem.
Todos os gêneros de música soam bem, mas é quando você se senta no meio de uma orquestra sinfônica que obtém o benefício real. Com a
dispersão ampla de som desses alto-falantes e uma ampla faixa de frequência, é aí que você está – bem no meio da orquestra. Feche os olhos, e você está lá.
Um som impressionante desenvolvido a partir de anos de pesquisa inovadora. Esses alto-falantes fazem o trabalho.
Os controles
Os controles são básicos e fáceis de usar. Há um painel de controle sensível ao toque localizado na parte superior de um gabinete. Você também recebe uma unidade de controle remoto.
KEF exerce um bom recurso de design com controle remoto. Os controles remotos são codificados por cores com os alto-falantes. Encomende alto-falantes brancos e você terá um controle remoto branco com sua impressão em cor de latão.
O controle sobre as funções e recursos também pode ser exercido a partir do aplicativo baseado em iOS ou Android.
As conexões
Um dos grandes pontos sobre este sistema é que ele é sem fio. Discutiremos isso um pouco mais em alguns minutos. E podemos ver que o termo 'sem fio' é na verdade um equívoco.
Funções de aplicativos de qualidade… As conexões podem ser feitas através do Bluetooth 4.0 ou do WiFi de banda dupla. Essas conexões são boas e seguras. Já mencionamos o aplicativo iOS e Android. Isso permitirá que você faça ajustes no som de maneira muito detalhada.
É algo que nem sempre é o caso das operações baseadas em aplicativos. Com o aplicativo, você pode até fazer ajustes de som para atender ao ambiente em salas individuais.
Sem fio, até certo ponto… Então, vamos voltar à coisa 'sem fio'. O LS50W, como vimos, possui
conexões Bluetooth e WiFi . A descrição usual da tecnologia "sem fio". No entanto, para todo o resto, ele precisa de fios.
Cada alto-falante tem que ter um fio para alimentação. Os alto-falantes precisam se conectar uns aos outros através de um fio. Tem uma conexão USB que precisa de um fio. Da mesma forma, a entrada digital e as entradas analógicas RCA precisam de fios.
E, claro, não é apenas este sistema. A maioria é igual. Às vezes, a descrição "sem fio" é bastante confusa.
Adicione seus dispositivos… Na parte traseira de um gabinete estão as conexões para atributos físicos. Aux na esquerda e direita, conexões ópticas e de PC, além de um soquete para um subwoofer com fio, se você escolher.
É um sistema sem fio em termos de WiFi e Bluetooth, mas dificilmente ‘sem fio’.
Prós e contras da revisão KEF LS50
Prós
- Som incrivelmente detalhado e rico.
- Construção e materiais de alta qualidade.
- Elegante e compacto.
- Conectividade Bluetooth e Wi-Fi.
- Excelente preço por litro.
Contras
- Requer um bom amplificador para reprodução de som ideal.
Procurando outra coisa?
No mercado para um sistema de som sem fio? Dê uma olhada em nossas análises dos melhores alto-falantes de chão, os melhores alto-falantes de estante, os melhores alto-falantes de parede, os melhores alto-falantes de home theater e os melhores alto-falantes de teto que você pode comprar.
Ou se você preferir sem fio, confira nossas análises dos melhores alto-falantes externos sem fio, os melhores alto-falantes Bluetooth movidos a energia solar, os melhores alto-falantes da bagageira, os melhores alto-falantes para festas e os melhores alto-falantes de TV sem fio atualmente no mercado em 2022.
Considerações finais da revisão do KEF LS50
Se você vai ser hipercrítico com este sistema, então é justo dizer que você pode encontrar drivers melhores. Você também pode obter streamers melhores, um DAC melhor e amplificadores melhores. Isto é, se você saiu e comprou itens individuais.
Mas, a menos que você esteja prestes a vender sua casa para fazer isso, não nos incomodaríamos. Você pode encontrar esses elementos. Mas o que você não encontrará é uma empresa que os colocou todos juntos em um sistema de alto-falantes. E um que cria esse nível de desempenho a esse preço.
E por favor, não nos entenda mal. Estes não são sistemas orçamentários ou econômicos. Eles vão te custar, não se engane.
Definindo um padrão… Já se passaram oito anos desde que a KEF disse ao mundo dos palestrantes, é assim que se faz. Eles colocaram a barra em uma nova altura e desafiaram todos a pular.
Ninguém poderia.
Este sistema de alto-falantes entrou no reino de um grupo seleto. Qualificado para ser chamado de os melhores produtos de áudio já produzidos.
Qual era o nome daquela famosa música da Tina Turner? Com esses alto-falantes, é “simplesmente” aplicável.
Feliz escuta.