À medida que você se aprofunda no mundo do áudio e da tecnologia, é natural experimentar, na esperança de aumentar as capacidades do seu equipamento. Também pode ser um fator de custo-benefício. Como alguns dos equipamentos não são baratos e o uso de outros componentes pode economizar algum dinheiro.
Dado o tamanho, a forma e o local onde geralmente está posicionado, você pode pensar que conectar sua barra de som como um canal central poderia funcionar. É possível conectar uma barra de som a um receptor de som surround, mas você deveria?
Confira meu guia detalhado para descobrir como as barras de som funcionam para entender melhor os recursos do seu equipamento. Então, vamos começar e responder à pergunta:"Posso usar uma barra de som como canal central?"
Propósito do design da barra de som
À primeira vista, uma barra de som pode ser muito semelhante ao alto-falante central que você encontraria em um sistema de som surround. As aparências são provavelmente onde as semelhanças terminam, pois os componentes internos são completamente diferentes.
A grande maioria das barras de som são “barras de som ativas”. Isso significa que eles contêm sua própria amplificação e processamento a bordo. Outra diferença é a direção dos alto-falantes dentro do gabinete.
Poder e direção… Tanto o amplificador interno quanto o processador dentro de uma barra de som são otimizados para produzir o som da mais alta qualidade. A maioria das
barras de som são três canais combinados em um único recinto, sendo um canal esquerdo, central e direito.
O posicionamento de cada um dos
alto-falantes em uma barra de som cria um ambiente virtual atmosfera. A combinação do amplificador, processador e posição do alto-falante simula a experiência imersiva que você está tentando alcançar com seu receptor.
Áudio conflitante
Devido a uma barra de som ter três canais em vez de um único canal, pode haver conflitos. Há duas opções diferentes para
conectar uma barra de som a um receptor de som surround .
A primeira opção é conectar como um verdadeiro centro diretamente ao canal central do seu receptor. Sua segunda opção, que pode parecer mais lógica, é conectar-se ao canal central, esquerdo e direito do receptor.
Conectando-se como um verdadeiro centro… Não há como impedir que sua barra de som faça o que foi projetada para fazer. Ao conectar-se a um receptor como um canal central verdadeiro, sua barra de som tratará esse sinal da mesma forma que um sinal multicanal.
Ele tentará amplificar e enviar o áudio pela sala usando suas técnicas de som surround virtual. Isso resultará em efeitos e diálogos se misturando, tornando-os menos claros e imersivos.
Conectando três canais… Em teoria, conectar três canais parece funcionar. Surpreendentemente, isso pode resultar em um cenário ainda pior do que conectar-se a um centro verdadeiro. Isso ocorre porque os canais esquerdo e direito estarão fora de fase com o canal central.
Você já usou fones de ouvido com cancelamento de ruído? Eles trabalham calculando a onda sonora necessária para cancelar o ruído de fundo. Isto é o que acontece nesta situação, com alguns sons tornando-se involuntariamente mais suaves e outros tornando-se mais altos.
Ampliando o problema
Como a maioria das
barras de som tem um amplificador embutido , isso também pode causar ainda mais problemas, incluindo danos ao equipamento. Um alto-falante surround, possivelmente com a exclusão de um subwoofer, conecta-se a um receptor usando apenas o fio do alto-falante.
Sua barra de som provavelmente requer uma fonte de energia. Isso ocorre porque o sinal de áudio vindo da sua TV é muito fraco. Se você conectar um alto-falante diretamente à TV sem qualquer amplificação, o áudio dificilmente será ouvido, se for, mesmo no volume máximo.
Aumentando o poder… É por isso que o sinal de áudio de uma TV geralmente precisa passar por um amplificador ou receptor antes de chegar aos alto-falantes. A fonte de alimentação externa da sua barra de som está indo para o amplificador interno.
Ao aumentar a potência que vai para o alto-falante usando um amplificador, o sinal e o volume são aumentados. No entanto, adicionar um alto-falante amplificado internamente a um sinal já amplificado pode criar um excesso de potência.
Quando menos é mais… Você pode estar pensando que mais poder é melhor. Bem, nem sempre é esse o caso, e isso é especialmente verdade aqui. Os alto-falantes da barra de som são projetados para lidar apenas com a energia fornecida pelo amplificador interno.
Aumentar a amplificação pode resultar em grandes quantidades de distorção. Como resultado, isso pode danificar os alto-falantes dentro da barra de som. Com energia suficiente, você pode causar danos permanentes não apenas à barra de som, mas também ao seu receptor.
Então, posso usar uma barra de som como canal central? Se você tem uma barra de som ativa, a resposta é “sim, mas não deveria”.
Barras de som passivas
Uma barra de som passiva é semelhante a uma barra de som ativa, só que requer amplificação externa. Eles são muito menos comuns do que as barras de som ativas. Geralmente em estéreo de dois canais ou nos três canais mais comuns esquerdo, central e direito.
Isso agora quebra todas as regras que acabamos de abordar, pois uma barra de som passiva requer um receptor ou amplificador para operar. Se você tem uma sala menor, isso pode ser uma boa consideração para você, pois as barras de som oferecem um design elegante e compacto.
Conectando uma barra de som passiva… Como as barras de som passivas foram projetadas para uso com receptores ou amplificadores, elas podem ser usadas com segurança e produzirão uma alta qualidade de som. Ambos os modelos de dois e três canais terão uma linha dedicada para cada canal, facilitando a conexão a um receptor.
Para dar uma ideia do que está disponível, incluí algumas
barras de som passivas recomendadas .
Dayton Audio BS36 – Barra de som passiva de três canais
Esta barra de som da Dayton Audio é ótima para instalações de home theater com espaço limitado. O acabamento em laca preta de alto brilho adiciona um toque de classe e combina bem com a maioria das TVs. Ele usa canais separados esquerdo, direito e central para se conectar com a maioria dos modelos de receptores.
Os suportes estão incluídos para posicionamento em qualquer superfície plana ou podem ser facilmente montados na parede. O hardware para montagem na parede precisará ser adquirido separadamente.
KEF HTF7003 – Barra de som passiva montável em parede
Adequado para TVs de 32 polegadas e maiores. A barra de som passiva fina KEF HTF7003 vem com suportes de parede e um suporte de mesa. Possui woofers duplos de 2 polegadas e um driver HF de 19 mm em três canais separados.
Possui terminais banhados a ouro com mola na parte traseira da barra de som. Isso torna a conexão do fio do alto-falante simples com máxima condutividade e menos chance de corrosão.
Procurando uma ótima barra de som ou outros alto-falantes?
Podemos ajudá-lo a encontrar o que procura. Então, confira nossa abrangente Klipsch R-10B Review, nossa Sony HT-S350 Soundbar Review, nossa Definitive Technology BP9020 &CS9040 Plus Center Channel Review e nossa Fluance Signature Series HiFi Review para um áudio incrível que você pode comprar em 2022.
Além disso, confira nossas análises detalhadas dos melhores alto-falantes de estante por menos de US $ 200, os melhores alto-falantes de parede, os melhores alto-falantes Apple AirPlay, o melhor sistema de home theater 7.1, os melhores alto-falantes de home theater, os melhores alto-falantes Sonos, os melhores Alto-falantes inteligentes e os melhores alto-falantes de chão atualmente no mercado.
Posso usar uma barra de som como canal central – Considerações finais
A maneira mais fácil de saber se você possui uma barra de som ativa ou passiva é verificar se ela possui sua própria fonte de alimentação. Embora as barras de som ativas possam atuar como um canal central, o desempenho não será ótimo. E você pode até arriscar danificar seu equipamento.
Se você gosta da ideia de uma barra de som fina e compacta no lugar dos alto-falantes esquerdo, direito e central, é possível. É uma ótima ideia para quem tem pouco espaço.
Assim, você pode usar uma barra de som como canal central. Você deveria? Apenas se for um modelo passivo sem fonte de energia própria.
Até a próxima, boa audição.