Vale a pena o upgrade?
A JBL, parte da Harmon International Industries, que também produz produtos AKG e Harmon Kardon e é uma subsidiária da Samsung Electronics, está no negócio de alto-falantes Bluetooth desde o início.
Com o JBL Flip 5, vemos algumas pequenas atualizações para o já excelente
JBL Flip 4 , mas vale a pena atualizar?
Vamos descobrir em nossa análise detalhada do JBL Flip 5…
Projeto
Há anos, a linha JBL Flip está na vanguarda dos alto-falantes Bluetooth portáteis. Eles são alto-falantes robustos, capazes de sobreviver a uma surra, perfeitos para acampamentos/caminhadas, visitas à praia ou festas na piscina no quintal.
A JBL acaba com a proteção contra respingos, oferecendo um
alto-falante totalmente resistente à água que pode ser submerso até 3 pés debaixo d'água com um
IPX-7 Avaliação. O Flip 5 também vem em várias cores, praticamente uma cor para todos.
À prova de futuro… O Bluetooth e o botão liga / desliga são encontrados na parte de trás do alto-falante, bem como a porta de carregamento USB-C, que prova o futuro do alto-falante e é uma adição bem-vinda.
Os botões fazem parte do material que envolve o alto-falante e se destacam um pouco. É, infelizmente, um pouco inconveniente, porque eles combinam com a cor do alto-falante, tornando-os difíceis de encontrar em condições de pouca luz. O mesmo vale para os botões grandes de aumentar/diminuir volume.
Perfeito para acampamentos… A construção é bastante leve para um alto-falante tão robusto de 540 gramas. Há um pequeno laço no alto-falante, para que você possa pendurá-lo em um galho ou chuveiro. A forma cilíndrica também facilita o encaixe no bolso da garrafa de água da sua bolsa, ótimo para levá-la em acampamentos ou caminhadas.
Não há conector de 3,5 mm aqui, o que é um contra, mais sobre isso mais tarde.
Som
No geral, bom, mas há um corte acentuado para frequências abaixo de 100Hz. Isso não é incomum para alto-falantes Bluetooth nessa faixa de preço. As frequências médias são levemente menos enfatizadas e as frequências altas são um pouco aumentadas.
Tudo isso leva a um som agradável, embora não muito preciso. O aumento em torno de 250Hz ajuda a extremidade mais alta dos graves, dando
alguma clareza extra , mas os cortes nítidos feitos abaixo de 100Hz são perceptíveis com os graves sem alguns graves. Isso se deve principalmente ao tamanho e qualidade dos drivers, embora tenham sido atualizados a partir do JBL Flip 4.
Menos lamacento… Aumentar as frequências de graves mais altas ajuda a tornar os graves mais firmes e claros, o que era um problema que o Flip 4 tinha. Cortar todos os graves ajuda a soar menos enlameado, à custa de perder um pouco de força extra.
Os vocais tendem a ficar para trás na mixagem, devido à leve falta de ênfase das frequências de médio alcance, onde a maioria dos vocais é encontrada.
Hi-hats e pratos soam desligados e confusos na maioria das vezes. Isso é especialmente perceptível quando há muito baixo em uma música. Isso é chamado de mascaramento auditivo, quando uma ou mais frequências são muito mais altas que as demais.
Quer fazer um piquenique? Em suma, o alto-falante soa bem para uma viagem à praia ou um piquenique de domingo, mas não espere que ele ofereça um desempenho preciso em estúdio.
Não há microfone incluído, o que significa que não há suporte para assistente de voz.
Bateria e conectividade
A JBL diz esperar 12 horas de reprodução com bateria cheia. Descobrimos que a bateria dura entre nove e dez horas com o volume logo acima da metade.
Outro recurso excelente é que é possível uma carga rápida com o
carregador USB-C . Estamos felizes em ver o USB-C em um alto-falante/fone de ouvido econômico, pois a maioria dos dispositivos premium ainda opta pelo Micro-USB.
Não é uma ótima opção para filmes… O alto-falante se conecta usando
Bluetooth versão 5 , mas não suporta codecs de áudio de alta qualidade, o que é lamentável. Isso significa que todo o áudio é reproduzido usando o codec SBC, que é bom para ouvir música, mas não funciona ao assistir filmes.
Devido à baixa quantidade de dados que podem ser transferidos, o áudio está sempre atrasado em relação ao que você está assistindo. Um codec de áudio melhor teria corrigido esse problema, então, por enquanto, ele só funciona bem para tocar música.
Quer estar cercado de som? Não há problema, o botão Playboost oferece a opção de conectar dois dispositivos compatíveis com JBL Playboost se você quiser um som extra ou estiver tocando música em um ambiente aberto grande.
No entanto, definitivamente não recomendamos a compra de dois desses. Se você precisar de mais energia, comprar um alto-falante maior como o Hyperboom da UE ou o Boombox da JBL seria uma opção muito melhor.
Revisão do JBL Flip 5 – Prós e Contras
Prós
- Classificação IPX-7.
- Design leve e portátil.
- Carregamento UBS-C.
- Preço.
Contras
- Não há suporte para codec de áudio de alta resolução.
- A qualidade do som é, na melhor das hipóteses, média.
Procurando mais opções de som portátil excelentes?
Em caso afirmativo, confira nossas análises dos melhores alto-falantes externos sem fio, os melhores alto-falantes Bluetooth com rádio, os melhores alto-falantes traseiros e os melhores alto-falantes Bluetooth movidos a energia solar atualmente disponíveis.
Ou, se você é fã de JBL, confira nossas análises do JBL Charge 4, do JBL E45BT, do JBL Xtreme e do JBL Xtreme 2.
Revisão da JBL Flip 5 – Considerações Finais
Se você já possui um JBL Flip 3 ou 4, não há motivo para atualizar, pois as diferenças não são grandes o suficiente para validar o pagamento da nova versão.
No entanto, se você está comprando seu primeiro alto-falante Bluetooth e deseja uma opção durável e acessível, o JBL Flip 5 está no topo da lista.
Se você é uma pessoa ao ar livre, o JBL Flip 5 pode suportar quase qualquer coisa jogada nele. É perfeito para pessoas que caminham/acampam todo fim de semana ou pescadores que procuram um alto-falante confiável para levar no barco.
Feliz escuta.