Se você já ouviu um sistema de áudio de última geração explodindo na parte de trás de um passeio doce, você sabe que para fazer todo esse barulho, você precisa de alguns componentes de qualidade funcionando perfeitamente juntos. Não apenas para tornar o som alto, mas também bem definido.
Se você é como eu, gosta de um som bem equilibrado com bastante potência geral. Isso significa que você precisará configurar o alto-falante da maneira certa. No entanto, como a maioria das coisas na vida, não é tão simples.
Por que isso? Existem alto-falantes chamados subwoofers e outros chamados woofers. E, quando se trata de woofer vs subwoofer, eles são bem diferentes em recursos e propósitos.
No entanto, dedicar algum tempo para se familiarizar com esses conceitos básicos ajudará bastante a montar um bom sistema para qualquer finalidade.
Como o som funciona (graves, médios e agudos)
Antes de mergulhar em
o que os woofers e subwoofers fazem , vamos nos familiarizar com as diferentes partes do espectro de áudio. Isso tornará as definições a seguir mais fáceis de compreender.
Todos os sons podem ser colocados em um sistema de escala que chamamos de espectro de áudio. O espectro de áudio pode ser usado para medir a frequência e o volume.
- Frequência – medida em Hertz (Hz) e Kilohertz (kHz), 1000Hz =1 kHz.
- Volume – medido em decibéis (dB).
Exemplos do espectro de áudio… O espectro de áudio é muitas vezes representado visualmente usando dois eixos. O eixo horizontal mede o conteúdo de frequência e vai de baixo (esquerda) a alto (direita). O eixo vertical mede o volume em decibéis.
Portanto, sons de baixa frequência como bumbo e baixo são registrados no lado esquerdo. Vocais e guitarras se concentrarão no meio. E, finalmente, sons agudos, como backing vocals femininos ou pratos, serão registrados na extremidade direita do espectro.
Se você ainda está lutando para entender essa visualização, confira as imagens do Google para “divisão do espectro de áudio”. Isso deve ajudar muito. Com isso fora do caminho, vamos descobrir
como os woofers são diferentes dos subwoofers de uma vez por todas.
O que é um Woofer?
Um woofer é um alto-falante projetado para produzir frequências baixas e médias. Eles são versáteis e geralmente bastante poderosos. Para sistemas de home theater e de áudio automotivo, esses tipos de alto-falantes são usados nos canais frontal e traseiro.
Esses alto-falantes são frequentemente adicionados aos sistemas de som para melhorar a qualidade do áudio e a saída geral. Os woofers são compactos e possuem uma ampla faixa de frequência de saída. Isso pode variar de 40Hz a 2500Hz ou 2,5kHz.
Como mencionado anteriormente, esses alto-falantes reproduzem frequências baixas e médias. Por exemplo, bateria, baixo, vocais, guitarras e outros elementos de médio alcance.
Prós
- Versátil.
- Compacto.
- Um bom woofer pode ser usado como subwoofer porque pode reproduzir uma faixa mais ampla de frequências.
- Geralmente vendido em pares para produzir um som estéreo balanceado.
- Geralmente mais barato que os subwoofers.
Contras
- Por serem alto-falantes “universais”, eles não são especializados em qualidade superior em nenhuma faixa de frequência.
O que é um subwoofer?
Os subwoofers são projetados com o único propósito de reproduzir frequências baixas e médias baixas. Além disso, esses alto-falantes são muito especializados e podem variar de bastante acessíveis a estupidamente caros.
Sendo alto-falantes especializados, os subwoofers não são tão versáteis em suas capacidades quanto os woofers normais. Mas, quando se trata de reproduzir um som de graves profundos com potência e grande definição, um subwoofer de qualidade sempre levará o troféu.
Então, um subwoofer é um componente essencial? Subwoofers não são necessidades, mas adições a serem adicionadas a um sistema de som. Por serem tão especializados, costumam ser mais caros de comprar porque tradicionalmente não são vendidos em pares. Além disso, os subwoofers ocupam mais espaço físico do que os woofers.
Além disso, dependendo da potência do subwoofer que você comprar, você pode acabar usando tanta, se não mais, potência do que outros componentes em seu sistema.
Como mencionado, esses alto-falantes são feitos para reproduzir apenas frequências baixas. Portanto, eles têm uma capacidade de faixa de frequência muito limitada em comparação com os woofers normais, geralmente em torno de 20Hz a 200Hz, embora alguns sejam um pouco mais altos.
Prós
- Melhora a fidelidade do áudio reduzindo a quantidade de distorção que seu sistema produzirá em alto volume.
- Proporciona um som muito mais rico devido a um low-end mais presente e bem definido. As outras frequências, embora não sejam fisicamente afetadas, soarão melhor simplesmente por causa da definição nos graves.
Contras
- Ocupam mais espaço físico do que os woofers normais.
- Requer muita energia para funcionar.
- Geralmente mais caro para comprar.
Woofer vs Subwoofer – Especificações e usos
Vamos agora dar uma olhada em algumas das características e
usos de woofers e subwoofers .
Número de motoristas
Os woofers geralmente são incluídos em um gabinete com vários drivers. Os mais populares são os alto-falantes de duas e três vias. Um alto-falante de duas vias tem dois drivers, um woofer para graves e médios e outro driver para as altas frequências, chamado tweeter.
Um woofer de três vias tem um driver para graves, um para médios e um tweeter para altas frequências. Alguns alto-falantes de última geração são equipados com quatro drivers, o que adiciona mais um “super tweeter” à mixagem para agudos cintilantes.
Os subwoofers têm apenas um driver, pois produzem apenas uma frequência. No entanto, existem configurações de pós-venda e personalizadas que possuem configurações de vários drivers. E, é claro, muitos sistemas de áudio terão vários subwoofers instalados, o que essencialmente o torna um sistema de subwoofer com vários drivers.
Resposta de Frequência
Um woofer pode produzir graves, médios e, em alguns casos, agudos também. Portanto, ele pode ser usado para criar uma imagem de som “completa”. Portanto, você pode usá-lo como um sistema autônomo, embora precise de dois para obter estéreo.
Um subwoofer, por outro lado, só pode produzir graves. Isso significa que, se você tiver vários subwoofers e um amplificador, ainda não terá uma imagem estéreo “completa”. Os subwoofers são, como mencionado, apenas adições a sistemas já completos.
Consumo de energia
Um subwoofer geralmente drena mais energia do seu sistema do que um woofer normal. Isso ocorre porque as baixas frequências consomem mais energia para produzir. Portanto, um subwoofer precisa trabalhar mais, o que significa que precisa atrair mais energia.
Woofers, por outro lado, geralmente requerem menos energia. No entanto, se você tiver um woofer com mais drivers para graves e médios, ele consumirá mais energia. Mas, nunca cruzará o território do subwoofer.
Os subwoofers consomem potência de 40 a 200 watts, enquanto a maioria dos woofers consome de 100 watts para cima.
Tamanho
Geralmente, um subwoofer é maior que um woofer e geralmente é vendido em gabinetes.
Por que isso?
As frequências graves movem mais ar do que outras frequências. Como resultado, os subwoofers têm diafragmas que permitem mais movimento do que os alto-falantes normais. Isso significa que eles precisam de mais espaço.
O tamanho de um subwoofer dependerá se é um subwoofer alimentado ou passivo. Mas geralmente, eles serão maiores do que outros componentes em seu sistema.
Os subwoofers geralmente medem cerca de oito a vinte polegadas de diâmetro, enquanto os woofers geralmente têm cerca de três a oito polegadas. Dito isto, existem woofers poderosos e sofisticados que são muito maiores que lidam com frequências mais baixas com facilidade.
Subwoofers ativos vs passivos
- Os subwoofers alimentados incluem não apenas um alto-falante e gabinete, mas uma fonte de energia, geralmente um amplificador de placa. Isso os torna ótimos para sistemas de home theater e configurações de desempenho. Esses subwoofers geralmente também incluem algumas ferramentas de modelagem de som na forma de crossovers/filtros Low-pass (high cut), bem como controles de equalização e volume.
- Um subwoofer passivo é apenas um alto-falante instalado dentro de um gabinete. Isso significa que você precisa ter uma fonte de alimentação e um amplificador para conectar ao subwoofer. Caso contrário, será inútil. Estes são frequentemente usados em sistemas de áudio automotivos de última geração. Mas, muitas configurações de estúdio de gravação profissional também podem incluir subs passivos.
Um woofer pode ser usado como subwoofer
É possível
usar um woofer como subwoofer . E, em muitos casos, os woofers de última geração podem ter um desempenho tão bom quanto os subwoofers dedicados. Isso ocorre porque eles podem produzir baixas frequências com melhor definição. Mas eles precisam ser conectados à saída certa da sua fonte de alimentação.
Dito isto, se você estiver procurando por um som baixo real e poderoso que o surpreenda, precisará obter um subwoofer dedicado adequado.
Qual tamanho devo comprar?
As pessoas muitas vezes esquecem que você literalmente preenche um espaço com ar em movimento quando produz som. Isso significa que você pode, metaforicamente falando, encher o copo com muito pouco (som e/ou potência insuficientes), ou pode enchê-lo demais (grande e poderoso demais para um espaço pequeno).
Portanto, é prudente perguntar a um profissional o tamanho e a potência ideais para o seu quarto ou carro. Se você acertar o tamanho e a potência, não apenas será alto o suficiente, mas também terá um ótimo som mesmo nos níveis de volume mais altos.
Quer melhorar sua configuração de áudio?
Nós podemos ajudar com isso. Confira nossas análises detalhadas dos melhores subwoofers para música, os melhores subwoofers para carros, os melhores subwoofers de 12 polegadas, os melhores subwoofers de 15 polegadas, os melhores subwoofers sob o assento e o melhor subwoofer de competição que você pode comprar em 2022.
Além disso, dê uma olhada em nossas análises abrangentes dos melhores subwoofers de parede, os melhores amplificadores de carro, os melhores alto-falantes 6 × 8, os melhores alto-falantes 6,5, os melhores alto-falantes de estante vintage e os melhores alto-falantes amplificados atualmente no mercado.
Woofer vs Subwoofer – Considerações Finais
Não importa se você está planejando dar ao seu passeio um áudio sério ou procurando construir e/ou atualizar seu sistema de áudio doméstico, sabendo a
diferença entre subwoofers e woofers será crucial.
Woofers são seus alto-falantes de trabalho. Eles ocupam menos espaço, custam menos e têm mais recursos. Você não pode ir sem eles.
Os subwoofers, por outro lado, são apenas para os graves. Eles ocupam mais espaço e geralmente custam mais. Eles não são estritamente necessários, mas fazem a música crescer como nada mais.
Até a próxima boa escuta.