Os alto-falantes são pedaços bastante simples de engenharia. Mas, ao mesmo tempo, a maneira como falamos sobre eles pode ser uma das coisas mais confusas de todos os tempos.
Qual é a diferença entre um alto-falante, um alto-falante, um driver e um gabinete de alto-falante? E
que tipos de alto-falantes são melhores para um aparelho de som doméstico ou configuração de jogos?
Então, decidi responder a todas essas perguntas e muito mais. Também vou me concentrar nas
diferenças entre alto-falantes de 2 e 3 vias para ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre o que você precisa para sua configuração. Porque quando você quer o melhor som, você precisa de alto-falantes que vão bater.
O que são "alto-falantes"?
Tudo se resume à terminologia, e é aí que as coisas podem ficar confusas. A palavra “falante” é a abreviação de “alto-falante”. É a maneira usual das pessoas se referirem à coisa de que o ruído sai em um sistema estéreo.
Tudo bem, o que há de confuso nisso? Bem, a verdade é que um alto-falante é um dispositivo composto por algumas partes diferentes. Primeiro, você tem o gabinete, que normalmente é uma caixa de madeira ou placa de fibra e contém todos os componentes eletrônicos. Então, você tem o driver ou drivers.
Drivers são as partes reais de um alto-falante que fazem o ruído. Eles fazem isso pegando sinais eletrônicos e convertendo-os em som através de diafragmas móveis em forma de cone.
OK, então um alto-falante é uma caixa com alguns drivers. Mas, esses drivers geralmente são chamados de “alto-falantes”, tornando a coisa toda estranha. Tipo, "Ei cara, quantos alto-falantes estão em seus alto-falantes?"
Colunas de 2 ou 3 vias – Qual é a diferença?
Se um alto-falante é uma caixa com drivers, então um alto-falante de 2 vias é uma caixa com dois tipos diferentes de drivers, e um de 3 vias tem três tipos diferentes de drivers. Agora isso é bem simples. Então,
quais são os diferentes drivers de alto-falante , então?
Os diferentes drivers que você provavelmente já ouviu falar incluem tweeters, woofers e sub-woofers. Os tweeters são pequenos – geralmente apenas 1-2 polegadas (25-50mm) de diâmetro e são responsáveis por conduzir os sons agudos que você ouvirá.
Os woofers são maiores e têm um som mais rouco, profundo e “woofier” porque são projetados para cobrir as frequências de médio alcance. Os subwoofers são os alto-falantes maiores e mais profundos (pelo menos 8 polegadas ou 200 mm de diâmetro) e oferecem graves profundos deliciosos.
Mas existem outros tipos de drivers dos quais você pode não ter ouvido falar… Um driver de médio alcance é algo entre um tweeter menor e um woofer maior. Um super-tweeter é menor e mais brilhante do que um tweeter normal para lidar com os sons mais agudos. Além disso, adicionar um driver de médio alcance a um alto-falante permite que o woofer se concentre mais nos graves, enquanto o tweeter pode lidar apenas com os agudos.
Da mesma forma, adicionar um super-tweeter alivia o tweeter de suas funções mais altas para que ele possa ir mais baixo e, em seguida, os woofers também podem se concentrar em sons mais baixos.
Então, eu apenas conto os drivers para saber se tenho alto-falantes de 2 ou 3 vias? Bem, não é bem isso. E, este é um lugar onde podemos ter problemas. Um alto-falante pode ter apenas dois
tipos diferentes de drivers de alto-falante mas ainda tem três drivers (ou mais) nele.
Permita-me explicar… Vamos pegar este alto-falante T652 Tower de Dayton como exemplo. Ele tem três drivers, então é um alto-falante de 3 vias? A resposta é não. Este alto-falante torre possui um único tweeter de 5/8” na parte superior e dois woofers de 6 ½” abaixo dele.
Não possui driver de médio alcance ou subwoofer. Por ter apenas dois tipos diferentes de drivers, é um alto-falante de 2 vias. Isso vale para qualquer alto-falante, não importa quantos drivers eles incluam. É tudo sobre o número total de
tipos de motoristas.
Colunas de 2 ou 3 vias – O que é melhor?
Bem, tudo depende de como você julga que algo é melhor. Em geral, os alto-falantes de 2 vias são mais baratos e precisam cobrir uma grande faixa de frequência com apenas dois tipos de drivers. Mas, como a maioria das coisas na vida, um 3-way pode ser preferível, especialmente para a qualidade do som.
Veja, alto-falantes de 3 vias permitem maior clareza de som, todas as coisas sendo iguais. Isso ocorre porque dois canais diferentes estão indo para três tipos diferentes de drivers. Isso significa que cada driver está recebendo uma porção menor da faixa de frequência.
Pense nesse último alto-falante, o Dayton D652. Tem uma resposta de frequência de 45-20.000Hz, que é bastante ampla. E a faixa de resposta terá uma frequência de corte. O que significa que qualquer coisa acima deste nível irá para o tweeter, e qualquer coisa abaixo irá para o woofer.
OK, tudo bem, isso faz sentido… Agora, vamos comparar isso com um alto-falante de preço semelhante, o alto-falante de torre Sony SSCS3. Esta torre tem quatro drivers – um super tweeter de ¾”, um tweeter de 1” e dois woofers de 5,12”.
Esta torre tem a mesma resposta de frequência, 45-20.000Hz (na verdade 50.000Hz, mas seus ouvidos só podem ouvir até 20.000Hz). Não sei quais são as frequências de crossover aqui, mas a mesma faixa de 45-20.000Hz é dividida em três partes em vez de duas.
Isso permite que cada tipo de driver lide com a faixa de frequência ideal para a qual foi feito e o alivia de lidar com qualquer coisa muito alta ou muito baixa. Por sua vez, isso leva a uma menor distorção e maior clareza.
Então, mais drivers significam melhor som? Sim, geralmente. Mas, pense sobre isso. Se mais significa melhor, então o ideal para qualquer alto-falante seria ter um driver individual para cada, digamos, 100Hz. Isso porque cada piloto se concentraria apenas em seu alcance específico. No entanto, isso daria cerca de um alto-falante de 200 vias.
E isso pareceria ridículo. Para não mencionar ser um pesadelo de engenharia e provavelmente custar uma moeda também.
Portanto, temos que nos contentar com menos tipos de driver e contar com uma engenharia inteligente para fazer com que pareça ótimo. Independentemente de serem
alto-falantes de 2 vias x alto-falantes de 3 vias , você sempre terá que fazer alguns ajustes de áudio para obter o som
você querer.
Precisa de outras soluções ou recomendações de alto-falantes?
Você está com sorte. Dê uma olhada em nossos artigos úteis sobre Como transformar um alto-falante comum em um alto-falante Bluetooth, Como definir a frequência de cruzamento para alto-falantes, Qual é a diferença entre uma barra de som 2.1 e 5.1 e Hz mais baixo significa mais graves para obter informações mais úteis.
Além disso, confira nossas análises abrangentes dos melhores alto-falantes de home theater de última geração, os melhores alto-falantes de chão, os melhores alto-falantes de estante, os melhores alto-falantes para vinil, os melhores alto-falantes de TV sem fio e os melhores alto-falantes com alimentação que você pode comprar em 2022.
E não perca nossas análises detalhadas dos melhores alto-falantes Bluetooth com rádio, os alto-falantes Bluetooth portáteis mais altos, os melhores alto-falantes Bluetooth movidos a energia solar, os melhores alto-falantes para festas e os melhores alto-falantes à prova d'água atualmente no mercado.
Uma palavra final sobre palestrantes de 2 ou 3 vias
Nenhum alto-falante é perfeito. No entanto, um alto-falante de 3 vias pelo menos divide a carga de trabalho entre mais motoristas para que eles possam se concentrar no que cada um faz de melhor. Claro, isso pode torná-los mais caros pela mesma qualidade de componentes de um alto-falante de 2 vias, então você precisa fazer uma escolha.
Você está procurando um sistema de alto-falantes com som decente a um preço mais baixo ou está disposto a pagar mais pela melhor qualidade de som?
Em última análise, tudo se resume ao que sempre se resume – obter o melhor retorno possível. Dito isto, existem ótimos alto-falantes de 3 vias por um bom preço se você fizer sua lição de casa e tiver um pouco de sorte. Então, olhe ao redor e encontre os melhores alto-falantes que você pode obter para o seu orçamento.
Boa sorte e boa audição!