Vamos ser sinceros, as TVs de tela plana soam terríveis. O argumento é que eles são muito finos para incorporar um par decente de alto-falantes. Obviamente, é verdade que você não obterá o baixo que deseja em alto-falantes pequenos e finos, mas acho que os fabricantes nem tentam mais fazer você comprar alto-falantes externos. De qualquer forma, você precisará usar alguns alto-falantes externos se quiser uma experiência cinematográfica.
Uma das maneiras mais populares de melhorar a qualidade de áudio da sua TV é comprar uma barra de som. Estes vêm em uma configuração de 2.1 ou 5.1 canais. Mas qual é a diferença entre uma barra de som 2.1 e 5.1? E, qual é o melhor para você? Cobrirei isso e muito mais no restante deste artigo, então vamos começar…
Diferenças de design
A diferença mais óbvia entre os dois é o número de canais e alto-falantes que eles incorporam. Um sistema de 2.1 canais tem dois canais, esquerdo e direito, e um canal de subwoofer. Eles normalmente são compostos por dois ou mais alto-falantes embutidos na barra de som para complementar o subwoofer.
Uma barra de som 5.1 adiciona mais canais à mixagem para uma experiência surround mais completa. Um canal central e dois canais traseiros são adicionados aos dois canais laterais (esquerdo e direito) e ao subwoofer. Os canais central e lateral são sempre integrados à barra de som. Enquanto os canais traseiros podem ser embutidos ou, mais frequentemente, colocados externamente.
Como resultado de todos esses canais extras, uma barra de som 5.1 é muito maior que seu irmão de 2.1 canais. Se o espaço for escasso, você pode optar por uma barra de som 2.1. Eles geralmente se encaixam perfeitamente embaixo da TV e são mais fáceis de montar na parede devido ao seu peso mais leve. Portanto, você tem mais opções de posicionamento com um 2.1.
Abrindo espaço
Uma barra de som 5.1 geralmente exigirá muito mais espaço. Os subwoofers que normalmente vêm com uma configuração 5.1 também são geralmente maiores. E se os alto-falantes traseiros forem externos, você também terá que encontrar espaço para eles. Você vai querer ter certeza de que seu quarto é suficientemente grande se você for 5.1.
Há uma
vantagem adicional de uma barra de som de 5.1 canais com dois alto-falantes traseiros externos. Você pode brincar com a posição deles para obter o posicionamento mais eficaz para a sala. As opções de posicionamento são limitadas à TV com uma configuração de barra de som de 2.1 canais.
As barras de som 2.1 e 5.1 geralmente apresentam uma tela e um painel de controle na parte externa. Se você for 2.1 ou 5.1, esse é um recurso bastante útil quando se trata de configurar sua barra de som. E ajuda a ler as configurações quando as coisas estão funcionando.
Diferenças de configuração
Uma barra de som de 2.1 canais é mais fácil de configurar do que um sistema 5.1 com alto-falantes traseiros externos. Você não precisa se preocupar com o posicionamento desses alto-falantes externos e o cabeamento extra.
Diferenças de qualidade de som
A boa notícia é que, seja qual for o sistema que você optar, será uma melhoria significativa no som básico da sua TV. No entanto, ao responder à pergunta "Qual é a diferença entre uma barra de som 2.1 e 5.1?" a qualidade do som é a mais óbvia.
Uma barra de som de 2.1 canais possui apenas um canal esquerdo e direito além do subwoofer. Portanto, não lhe dará a experiência imersiva de um sistema de som surround dedicado. No entanto, dará a você uma boa separação dos canais esquerdo e direito.
Com a adição da mais recente tecnologia Dolby ou DTS, você pode aumentar significativamente a qualidade geral do som. Independentemente dos números dos canais.
Um caso de maior é melhor
Uma barra de som de 5.1 canais deve oferecer, e geralmente oferece, uma experiência muito mais imersiva do que seu primo menor. O canal central é dedicado a oferecer maior clareza vocal, um problema real ao usar os alto-falantes da TV.
Se os alto-falantes traseiros forem externos e não integrados à barra, você terá uma configuração de som surround 5.1 tradicional. Isso adiciona uma camada de profundidade que simplesmente não pode ser alcançada quando os alto-falantes traseiros são incorporados à barra de som.
Os alto-falantes surround ou traseiros integrados refletem o som da parede traseira para criar o efeito surround. Isso funciona bem o suficiente em uma sala que tem a forma correta para a tecnologia. Mas se as dimensões não estiverem corretas ou a sala não for uma forma de caixa tradicional, a tecnologia falha um pouco.
Perfis de som
Ambos os tipos de barras de som geralmente vêm com as configurações de som predefinidas usuais projetadas para complementar o que você está assistindo. Espere os modos usuais para filmes, música, notícias, esportes, etc.
Em resumo, se você tiver espaço, obterá resultados muito melhores instalando um sistema de 5.1 canais com alto-falantes externos traseiros. No entanto, se você está apenas procurando melhorar os alto-falantes básicos da TV e não está muito preocupado com a imersão total, uma configuração 2.1 deve ser adequada para você.
Diferença de preço
Obviamente, isso depende da marca e da qualidade dos alto-falantes e das peças usadas. No entanto, é seguro dizer que o
preço de uma barra de som de 5.1 canais irá definir mais do que uma barra de som de 2.1 canais.
Na extremidade mais barata da escala, você pode esperar pagar um mínimo de cerca de US $ 200 por um sistema 5.1. Enquanto uma configuração 2.1 barata custará cerca de US $ 100. As
principais barras de som de 2.1 canais varejo por cerca de US $ 450, enquanto as barras de som premium 5.1 podem custar substancialmente mais do que isso.
Benefícios da barra de som
Independentemente de qual sistema você escolher, as barras de som oferecem um nível de conveniência que você não obterá optando por uma configuração tradicional de alto-falante de som surround. Se a sua barra de som estiver habilitada para Bluetooth, a instalação é muito fácil quando você não precisa se preocupar com fios.
As barras de som também são mais econômicas do que as configurações de alto-falante separadas. Sim, você pode gastar uma fortuna em qualquer um. Mas, na extremidade inferior da faixa de preço, há mais valor a ser encontrado ao comprar uma barra de som.
Procurando ótimas barras de som ou outros alto-falantes?
Nós podemos ajudar com isso. Dê uma olhada em nossa análise detalhada da Sony HT-S350 Soundbar, nossa Klipsch R-10B Review, nossa Samsung HW-R650 Review, nossa Yamaha YAS-207BL Review, nossa Yamaha Audio YAS-109 Review e nossa VIZIO SB3821-C6 Review para excelentes barras de som atualmente disponíveis.
Você também pode gostar de nossas análises detalhadas sobre as melhores barras de som para PC, o melhor sistema de home theater 7.1, os melhores alto-falantes de home theater de última geração, os melhores alto-falantes de chão, os melhores alto-falantes de TV sem fio e os melhores alto-falantes Sonos que você pode comprar em 2022.
E não perca nossos guias úteis sobre Qual é a diferença entre uma barra de som 2.1 e 3.1, Como montar uma barra de som em uma TV e Conectar uma barra de som à TV sem HDMI ou óptico para obter mais informações úteis.
Qual é a diferença entre uma barra de som 2.1 e 5.1 – Considerações finais
A escolha de uma barra de som de 2.1 ou 5.1 canais dependerá de quais são suas prioridades. Você pode querer apenas que sua TV produza um áudio respeitável, sem distorção e compreensível. Algo que a maioria das TVs são incapazes de fazer. Nesse caso, você provavelmente ficará feliz com uma barra de som de 2.1 canais.
Isso não quer dizer que você não possa obter
barras de som de 2.1 canais com excelente som . Se você gastar o suficiente, os principais modelos têm alto-falantes de excelente qualidade que melhorarão muito sua experiência. No entanto, se você não se importa com o som surround, mas deseja um excelente áudio de 2 canais, essa seria a melhor escolha para você.
Se você precisar de uma experiência mais próxima do som surround totalmente imersivo que obtém no cinema, não há dúvida de que deve optar por uma barra de som de 5.1 canais com alto-falantes traseiros externos. Sim, a configuração é um pouco mais complicada, mas definitivamente vale a pena o esforço.
Um investimento que vale a pena Qualquer que seja a sua escolha, será um mundo de melhorias em relação à terrível desculpa para o áudio que os fabricantes de TV usam. Felizmente, você também não precisa gastar uma fortuna em uma barra de som para melhorar o som que sua TV oferece.
Agora você conhece as
diferenças fundamentais entre as barras de som de 2.1 e 5.1 canais; o que você está esperando? É hora de fazer essa atualização.
Até a próxima, boa audição.