Você instalou um alto-falante automotivo de reposição em seu veículo. Durante o primeiro teste, há um
estalo saindo disso.
Não apenas soa desagradável e arruina sua experiência musical no veículo, mas você também não tem uma ideia adequada sobre qual dos componentes de som está causando isso.
“São os alto-falantes, a unidade principal ou o amplificador?” você se pergunta.
Às vezes, os alto-falantes do carro só estalavam durante uma seção específica da trilha sonora (por exemplo, quando o baixo está alto) e funcionam bem outras vezes.
Mas por que isso acontece?
Por que os alto-falantes do meu carro estão estalando
Aqui, discutiremos diferentes razões para os alto-falantes do carro estalarem.
1. Fios de alto-falante danificados
Uma das primeiras coisas que você deve verificar são os fios que conectam seus alto-falantes à unidade principal. Esses fios passam pelos cantos apertados do veículo e são altamente suscetíveis a danos ao longo do tempo.
Se você começou a ouvir sons de crepitação recentemente, os fios dos alto-falantes rasgados podem ser a principal razão por trás disso.
2. Conectores soltos
Conectores como chicote estéreo e fio de alto-falante podem se soltar devido ao movimento constante do veículo em estradas esburacadas ou se os fios estiverem passando por áreas apertadas.
Os conectores soltos dificultam que um fio transmita corretamente os sinais de áudio e você fica estalando.
Se seus alto-falantes estiverem localizados no deck traseiro, esses conectores podem ser os culpados.
3. Bobina de voz deslocada/danificada
Bobina de voz e um ímã permanente são colocados dentro de um alto-falante para formar o motor do alto-falante. Essas bobinas de voz movem o cone do alto-falante para frente e para trás, o que produz ondas sonoras.
Embora haja alguma distância entre esses dois componentes por padrão, a bobina de voz pode se deslocar ao longo do tempo devido a diferentes fatores (falha de fábrica, instalação inadequada durante o reparo do alto-falante, etc.) segundo) para produzir um som crepitante.
Se você
reparou recentemente as bobinas de voz do(s) alto-falante(s) e experimentando estalos depois, há grandes chances de que as bobinas de voz sejam deslocadas.
Fora isso, a bobina de voz também pode ser danificada após o uso contínuo e causar estalos no som.
4. Amplificador danificado/com defeito
Em muitos casos, um amplificador danificado não permite que os alto-falantes emitam nenhum som. Mas em alguns cenários raros, você obtém algum som em um volume pequeno, pois os amplificadores podem enviar pequenos sinais, mesmo que parcialmente danificados.
Se você está recebendo um som crepitante apenas em níveis de volume mais altos, pode ser culpa do seu amplificador.
Estalar é ruim para alto-falantes de carro?
Sim, o crepitar é ruim porque pode danificar permanentemente os alto-falantes do carro se não for contabilizado. Como o crepitar é o resultado de um sinal elétrico distorcido, ele pode estressar o alto-falante e causar danos físicos às suas partes internas (cone, bobina de voz).
Nos piores casos, pode fazer com que eles explodam.
Como consertar alto-falantes de carro estalando
Abaixo estão várias soluções que você pode seguir para evitar estalos nos alto-falantes. Embora não seja necessário implementar cada um deles, você terá uma chance maior de sucesso se passar por todos.
1. Verifique os cabos dos alto-falantes
Primeiro de tudo, você precisa inspecionar os fios que vão do amplificador e unidade principal até os alto-falantes. Certifique-se de que não haja dobras, danos ou rasgos naturais em qualquer parte desses fios. Se o dano for pequeno, você pode
cobri-lo com fita adesiva . Mas você precisará substituir esses fios se o dano se espalhar para uma grande parte.
Se você instalou subwoofers, certifique-se de verificar seus cabos também, pois a vibração (devido aos graves) pode fazer com que eles se soltem com o tempo.
2. Use filtros High Pass
A maioria dos alto-falantes comuns não são projetados para lidar com sons de baixa frequência. graves e podem ser danificados se alimentados com essas frequências regularmente.
A solução aqui é
usar um filtro passa-altas e um subwoofer na configuração de áudio do seu carro. O filtro passa-alta garantirá que seu alto-falante regular receba apenas frequências de médio ou alto nível. Depois disso, você pode instalar esse subwoofer para reproduzir as frequências de graves específicas.
3. Reduzir o nível de volume/graves
Outra solução é
diminuir os graves da configuração EQ . Isso é para garantir que você não sobrecarregará seus alto-falantes com mais graves do que eles podem suportar facilmente. Você também pode fazer o mesmo com os níveis de volume para ver se há alguma melhoria.
4. Evite música com reforço de graves
Caso você não queira complicar sua configuração de áudio com um subwoofer ou filtro passa-altas, sugiro que evite músicas com graves, especialmente se não estiver usando alto-falantes de alta qualidade. Muito baixo nunca é bom, pois coloca estresse extra nos alto-falantes e os danifica a longo prazo.
5. Alterar seu amplificador
Se você tiver outro amplificador compatível, substitua-o pelo amplificador já instalado para ver se a situação melhora. Se isso acontecer, o amplificador anterior está definitivamente com defeito e você precisará repará-lo com um profissional certificado.
6. Verifique o alternador e a bateria do carro
Se você já tentou todas as etapas acima e o crepitar não parou, talvez seja hora de inspecionar o sistema elétrico do seu veículo, principalmente a bateria e o alternador. Eles podem ser a causa se você ouvir sons de crepitação apenas durante a ignição/aceleração da velocidade.
Como esses componentes são um pouco mais complexos, você deve procurar um mecânico para ver se ambos estão funcionando bem.
Conclusão
Portanto, esses foram alguns dos principais passos que você pode seguir para consertar seus alto-falantes. Caso o problema persista, você deve tentar substituir o(s) alto-falante(s) e observar se o ruído desaparece.
Em essência, trata-se de testes, e você terá que testar todos os componentes de áudio do seu carro para rastrear esse problema.