O alto-falante estourado é um termo genérico que usamos para um alto-falante que não está funcionando como deveria. É identificado pelo som relativamente mais baixo (mesmo em volumes mais altos), baixa produção de graves e assobio no som.
Se você pode consertar um alto-falante queimado ou não, depende de quanto ele está danificado. Se estiver muito danificado, não vale a pena, e você deve comprar um novo alto-falante de terceiros.
Mas se estiver apenas um pouco danificado ou você tiver um orçamento apertado, siga as etapas abaixo e tente consertá-lo por conta própria.
Post relacionado:Como consertar alto-falantes estalando
Como consertar um alto-falante de carro estourado
As
causas mais comuns de alto-falantes danificados estão rasgados/danificados e/ou bobina de voz derretida. Então aqui vamos substituir esses dois componentes.
1. Remover o alto-falante
Primeiro, teremos que
remover o alto-falante em si. Antes de qualquer coisa, desconecte o cabo dos terminais da bateria, pois pode haver carga elétrica.
Depois disso, remova os parafusos de montagem através de uma catraca ou chave de fenda e abra o gabinete. Puxe cada unidade de alto-falante para fora e desconecte-a pela parte traseira.
Alguns modelos mais antigos podem ter fiação soldada em vez de um plugue de conexão. Se for esse o caso, você terá que cortar os fios da base do alto-falante.
2. Remova o surround
Para remover o contorno, usaremos uma faca. Enfie a faca na espuma velha, fazendo um buraco. Depois disso, você pode usar uma tesoura ou as mãos para cortar/rasgar o contorno.
Ambas as abordagens são boas, mas recomendo tesoura, pois é comparativamente mais fácil e rápida. Para não esquecer o corte preciso que você obterá com a tesoura.
3. Retire o cone, a bobina de voz e a cola antiga
Novamente, usaremos a faca para remover o cone do alto-falante e a bobina de voz e esfregar a cola antiga nas costas da faca ou na lixa.
Mas antes de remover a bobina de voz, certifique-se de que os fios do terminal estejam desconectados. As duas primeiras tarefas são bastante fáceis, mas remover a cola antiga pode levar algum tempo.
4. Limpe os alto-falantes
Agora vamos remover a poeira que se acumulou no alto-falante com o tempo. Usaremos um pano macio aqui, pois o alto-falante pode ser danificado de outra forma.
Coloque uma quantidade de álcool no pano e limpe o alto-falante com as mãos leves. Isso removerá a sujeira da maior parte do alto-falante. Para áreas de difícil acesso, você pode precisar de um filtro de ar comprimido.
5. Monte a nova bobina de voz
Aqui vamos
colocar uma nova bobina de voz onde o mais velho estava antes.
6. Monte o novo cone do alto-falante
Coloque um pouco de cola no novo cone e coloque-o na bobina de voz. Espere algum tempo para deixar esta cola secar.
7. Monte o novo ambiente
Novamente, coloque um pouco de cola e coloque o novo surround onde o antigo estava antes. Novamente, você terá que esperar alguns minutos para deixar a cola secar.
8. Reinstale o alto-falante fixo em seu carro
Agora vamos conectar este alto-falante de volta, conectar todos os cabos e colocar os parafusos de volta.
9. Teste o alto-falante fixo
Agora é hora de descobrir se todo esse procedimento funcionou ou não. Teste o alto-falante em volume baixo primeiro. E então aumente gradualmente o nível.
Se houver alguma diminuição na distorção ou aumento na produção de graves, significa que você está pronto para ir.
Caso contrário, significa que o alto-falante está muito danificado para correções rápidas e você terá que substituí-lo completamente.
Como saber se seu alto-falante está danificado
Recentemente, escrevi uma postagem sobre como saber se seu alto-falante está danificado. Lá eu mencionei vários métodos para detectar um alto-falante estourado, e você pode conferir clicando nesse link.
Embora eu não repita as mesmas coisas aqui, os sinais comuns de alto-falantes queimados são falta de vibrações, falta de produção de graves e distorção de som.
Por que um orador explode
Existem muitas razões para isso acontecer, como material inferior, recorte, envelhecimento, instalação descuidada, etc. Mas as mais comuns são
falhas mecânicas e térmicas .
A falha mecânica acontece quando o cone do alto-falante é forçado a se mover de uma maneira que não foi projetada em primeiro lugar. Quanto mais o cone se move, mais ele se estressa, fazendo com que ele se quebre, rasgue ou se solte.
Assim, ajudaria se você não aumentasse o volume o tempo todo.
Por outro lado, a falha térmica acontece quando o alto-falante recebe mais energia do que foi projetado.
Quando isso acontece continuamente por muito tempo, o excesso de energia faz com que o calor se acumule e perca a cola que mantém os componentes juntos.