Se você está pensando em atualizar o sistema de áudio do seu carro, principalmente os alto-falantes, é provável que você tenha encontrado algumas opções diferentes.
Agora, embora haja muitos outros fatores que você também deve considerar, uma das grandes questões que surge é
colunas de 2 vias vs 3 vias vs 4 vias .
Agora, muitas pessoas que não são tão versadas em alto-falantes, especificamente alto-falantes de carros, podem desistir aqui, porque as coisas ficam confusas rapidamente.
Mas não vamos fazer isso e, em vez disso, dê uma olhada na diferença entre as três configurações e qual é a certa para você.
Vamos falar sobre os componentes do alto-falante Colunas de 2 vias x 3 x 4 vias
Antes de entrarmos nos detalhes, vamos explicar alguns
componentes principais do alto-falante . Estes são, na verdade, os componentes que são diferentes entre os alto-falantes de 2 vias, 3 vias e 4 vias.
O woofer vem em primeiro lugar, e o woofer é a parte do alto-falante responsável pela extremidade inferior do espectro de áudio, os graves.
Pense nas notas baixas que você pode ouvir de um baixo ou de uma tuba, com notas de frequência muito mais baixas do que em outros alto-falantes. Este é o componente que mais consome energia nos alto-falantes, e muitas vezes podem ser tão grandes quanto 15 polegadas.
Em seguida, você tem o tweeter. O tweeter é responsável pelo extremo oposto do espectro – pense em notas altas, como um prato ou uma flauta. O
tweeter não consome muita energia e geralmente é bem pequeno em termos de tamanho físico. No entanto, o tweeter é fundamental quando se trata de brilho e clareza em sua música.
Por último, mas não menos importante, você tem o alcance, também conhecido como alto-falantes de médio porte. Eles são um pouco menores que o woofer, mas maiores que o tweeter e, como isso pode sugerir, são responsáveis pelos tons entre as duas extremidades do espectro.
Com isso fora do caminho, vamos dar uma olhada nas possíveis configurações de alto-falante.
Colunas bidirecionais
Os alto-falantes bidirecionais são alguns dos mais simples, e é por isso que também são os mais comuns. Eles são baratos de fazer e, se você está procurando uma atualização fácil para o áudio do seu carro, eles são uma boa opção.
Os alto-falantes de 2 vias geralmente incluem um tweeter e um subwoofer, então você está bem coberto em termos de extremos. No entanto, a faixa intermediária simplesmente não está lá. Sim, muitas vezes você obterá graves bons e profundos e agudos claros, mas tudo no meio soará piegas e errado.
Agora, mesmo apesar disso, muitas pessoas não parecem se importar com isso, e até mesmo um kit básico de alto-falantes de 2 vias geralmente é melhor do que o que veio com seu carro. Você estará sacrificando um pouco de desempenho, bem como um pouco de volume – os alto-falantes de 2 vias não são muito altos.
Colunas de 3 vias
Alto-falantes de três vias pegam alto-falantes de duas vias e, em seguida, adicionam os médios para cobrir todo o espectro.
É por isso que eles geralmente são capazes de produzir um som melhor e mais detalhado, e você também obterá uma faixa de frequência mais ampla do que um alto-falante de 2 vias.
Com alto-falantes de 3 vias, você está
olhando para um som bastante natural , e é por isso que se você procura qualidade, eles são uma boa escolha.
Há também a opção de obter alto-falantes de 3 vias com um tweeter extra para as frequências mais altas - a escolha é sua.
Mas, independentemente de qual você escolher, lembre-se de que eles podem ficar muito caros, muito rapidamente. Ah, e lembre-se de que o desempenho dos graves nem sempre é o melhor.
Colunas de 4 vias
Por último, mas não menos importante, temos alto-falantes de 4 vias, que são os mais completos do grupo. Eles pegam o tweeter, os médios e os graves dos alto-falantes de 3 vias e
adicionam um tweeter extra para cuidar das frequências mais altas.
Isso é algo que você notará rapidamente se ouvir muitas músicas que usam essas frequências altas, porque isso faz uma enorme diferença na clareza. Para adicionar a isso, o desempenho de graves dos alto-falantes de 4 vias é muito, muito bom.
Qual é a certa para você?
A única grande coisa sobre tudo isso é o preço, mas mesmo se você tirar o preço da equação, a escolha certa tem muito a ver com a música que você ouve.
Por exemplo, se você não ouvir
músicas com graves intensos e altas frequências , você realmente não precisa de alto-falantes de 4 vias porque não os apreciará.
Se, no entanto, você deseja uma experiência completa sem nada faltar, os alto-falantes de 2 vias não são a escolha certa.
É tudo uma questão de definir o orçamento certo e ver qual das opções funciona melhor para você. Mas se o dinheiro não for problema, escolha um conjunto de alto-falantes de 4 vias, pois sua qualidade geral é muito boa.