Uma das atualizações mais fáceis e comuns que você pode fazer no seu carro são os alto-falantes.
É também aquela atualização que você mais sentirá, e é por isso que é uma situação comum as pessoas quererem atualizar o áudio do carro depois de um tempo.
Dito isto, quando você pensa em atualizar seus alto-falantes, você encontrará dois tipos principais:alto-falantes coaxiais, também conhecidos como
full-range, e alto-falantes de componente .
Isso, obviamente, levanta a questão, quais são os certos para você e quais são os melhores?
Embora não haja resposta para quais são os melhores, porque é uma questão individual, podemos comparar os dois e ver qual tipo você deve escolher.
Coaxiais x alto-falantes de componentes:principal diferença
A principal diferença entre alto-falantes coaxiais e componentes é bastante fundamental e tem a ver com o funcionamento de cada tipo de alto-falante.
Os alto-falantes coaxiais são conhecidos como alto-falantes de alcance total por um motivo. São sistemas que pegam todos os componentes e os combinam em uma única estrutura.
A solução mais comum é um woofer e um tweeter que se conecta em algum lugar na parte superior. A maioria dos alto-falantes coaxiais vem com
crossovers integrados .
Dê uma olhada em Rockford Fosgate P1462, por exemplo. É um par de alto-falantes coaxiais de 4 × 6 polegadas de 2 vias com woofer de polipropileno preenchido com mineral e tweeter de cúpula de polieterimida (PEI) de 3/4 ".
Você provavelmente já experimentou um par de alto-falantes coaxiais de carro. A maioria das configurações de fábrica, exceto aquelas em alguns dos carros mais sofisticados, virá com alto-falantes coaxiais.
Para adicionar a isso, eles também são muito mais comuns no mundo do pós-venda, e chegaremos às razões em um minuto.
Os alto-falantes componentes, por outro lado, têm
drivers separados para propósitos separados . Isso permite que você instale os diferentes drivers em locais diferentes em seu carro. O JBL Stage 600C é um bom exemplo desses alto-falantes. É um sistema de alto-falantes componente de 6,5 polegadas com preço razoável com 2 tweeters e 2 woofers - todos separados.
Para garantir que cada um desses alto-falantes seja alimentado apenas nas frequências para as quais foi projetado, é usado um crossover externo.
E embora com certeza, você poderia dizer “é isso”, essa diferença fundamental leva a muitas diferenças em alguns aspectos-chave ao escolher quais escolher.
Quais aspectos você deve considerar?
Facilidade de instalação
Ter um par de alto-falantes fáceis de instalar é importante para muitos que realmente não querem levar seu carro a um mecânico.
E se você quiser fazer as coisas sozinho, você vai querer pegar a solução mais simples, que são alto-falantes coaxiais.
Os alto-falantes coaxiais vêm com
uma instalação simples e rápida , e você tem apenas uma única conexão de entrada para manipular.
Você pode pegar um par que seja bem construído e use materiais de alta qualidade e terá um processo de instalação suave e fácil.
Por outro lado, os alto-falantes componentes são um pouco mais complexos do que isso.
E isso é especialmente verdadeiro se você estiver adquirindo alto-falantes componentes que deseja montar em diferentes posições em seu carro - você precisará de muito tempo e paciência para isso, sem falar do conhecimento.
Sim, alguns são mais simples de instalar do que outros, mas todos são mais complicados do que os alto-falantes coaxiais. E isso pode afetar o custo geral da atualização se você estiver contratando um mecânico para fazer isso.
Qualidade do som
Esta é realmente uma das desvantagens dos alto-falantes coaxiais, e é por isso que os alto-falantes componentes levam a vitória nesta categoria, sem dúvida.
Os alto-falantes componentes têm drivers separados para frequências separadas no espectro, o que resulta em um
som muito mais limpo .
Você tem woofers para os graves, tweeters para os agudos e componentes de médio porte para tudo isso.
Para adicionar a isso, os alto-falantes componentes são excelentes na geração de imagens.
Isso ocorre principalmente porque você tem a capacidade de montar tweeters no nível do ouvido, o que faz você sentir que a música está vindo do seu painel. Esta é uma experiência incrível que contribui muito para a qualidade do som.
Por outro lado, os alto-falantes coaxiais têm uma desvantagem enorme – sua imagem é simplesmente ruim.
Isso não é verdade apenas para um modelo específico, mas para todos eles.
Os drivers para espectros de frequência separados estão muito próximos um do outro, e é por isso que você terá interferência de frequência.
Personalização
Quando se trata de personalização, flexibilidade e quantidade geral de coisas com as quais você pode brincar, os alto-falantes componentes certamente também levam o bolo aqui.
Isso é especialmente verdadeiro se você optar por um sistema de áudio personalizado, onde os alto-falantes componentes permitem
instalar coisas onde e como você gosta , para obter o efeito sonoro desejado.
Por exemplo, um sistema de alto-falantes componente típico vem com dois woofers, dois tweeters e dois crossovers.
Você pode adicionar drivers extras de médio porte se quiser um pouco mais de força nas frequências médias também, ou optar por super-tweeters para melhor qualidade de som nos agudos.
Com isso, você pode escolher como configurar as coisas. Se você colocar os alto-falantes de forma que eles estejam voltados para o ouvinte, você obterá uma resposta no eixo.
Isso coloca a música “na sua cara” e resulta em melhores frequências mais altas.
Por outro lado, se você colocá-los de costas para o ouvinte, poderá desfrutar de uma resposta fora do eixo e graves aprimorados. Se você já se perguntou por que um subwoofer soa melhor quando está atrás de você, aqui está sua resposta.
Preço
A última coisa que você deve considerar é o preço.
Com alto-falantes coaxiais, você ganha muito dinheiro e
muitas vezes são mais baratos . O fato de que eles são construídos para economizar espaço, tempo e dinheiro para começar, ajuda muito.
Por outro lado, leva muito mais tempo para fabricar alto-falantes componentes e consome muito mais materiais, o que é um custo repassado ao consumidor. É por isso que eles são mais caros que os coaxiais na maioria dos casos.
Coaxial x alto-falante componente:qual é o melhor
Como mencionamos anteriormente, não há uma resposta clara sobre quais são melhores, mas você pode obter uma resposta sobre quais são melhores para você.
Se você não se importa muito com a qualidade e quer apenas um conjunto de alto-falantes que você possa instalar sozinho, um par de coaxiais é absolutamente perfeito.
Por outro lado, se você não se opõe a fazer um esforço extra com a instalação e gastar um pouco mais, os alto-falantes componentes são a melhor escolha. Eles também oferecem uma qualidade de som e imagem muito melhores e, em geral, são muito mais versáteis para trabalhar.