Adicionar um amplificador à configuração de áudio do seu carro é uma das melhores maneiras de ter música mais alta e sem distorção. O amplificador, como o próprio nome sugere, amplifica o sinal de energia antes de enviá-lo para o alto-falante, o que resulta em um som mais alto.
Mas o bom do áudio do carro é que há mais de uma maneira de esfolar um gato.
Existem muitas áreas em que você pode ajustar uma coisa ou duas e obter um som mais alto - mesmo que atualmente não tenha orçamento para um amplificador de boa qualidade.
Como deixar os alto-falantes do carro mais altos sem amplificador
Abaixo, falaremos sobre 7 dicas que podem
aumentar os alto-falantes do seu carro sem você usar um amplificador.
1. Reproduza música com alta taxa de bits
Você pode ter os melhores componentes de áudio automotivo que o dinheiro pode comprar, mas eles produzirão um som mais fraco se
você estiver tocando música com baixa taxa de bits .
As pessoas usam arquivos de som compactados, pois ocupam menos espaço de memória.
Mas os dados importantes são removidos dos arquivos compactados, o que resulta em um som ligeiramente mais plano. Os arquivos de áudio vêm com diferentes taxas de bits, como 320 kbps, 192 kbps e 128 kbps. Taxa de bits mais baixa significa que um arquivo de áudio ocupará menos espaço, mas terá uma qualidade de som ruim.
Os serviços de streaming de música também definem uma taxa de bits mais baixa para transferir dados mais rapidamente. Então você deve ajustar essas configurações também.
Para mais informações, confira meu guia de organização de arquivos de áudio.
2. Use material de amortecimento de som
A menos que você possua um veículo de última geração, você ouvirá barulho externo enquanto dirige pela estrada. E esse ruído pode tornar o som dos alto-falantes monótono.
Felizmente, você pode usar materiais de amortecimento de som para reduzir esse ruído.
As áreas mais importantes que você precisa cuidar são as
portas, motor, piso e porta-malas – pois essas áreas produzem vibrações e/ou trazem ruídos externos para o seu carro.
3. Adicionar um subwoofer
Um subwoofer é um alto-falante dedicado à produção de frequências graves e subgraves. Se você ouve gêneros musicais como hip hop, deve ter um sub no carro.
Eles são divididos em dois tipos:
Subwoofers passivos e ativos .
Como os próprios subwoofers passivos precisam de um amplificador externo para funcionar, o que você precisa aqui é de um subwoofer ativo – pois ele já teria um amplificador embutido.
4. Adicionar um Tweeter
Assim como os subs são alto-falantes especializados para produzir frequências baixas, os tweeters são alto-falantes para
produção dedicada de frequências altas .
Ao ter um tweeter trabalhando ao lado deles, seus alto-falantes podem se concentrar apenas na frequência de médios, proporcionando um som mais alto e sem distorção.
5. Adicionar um capacitor
Ao tocar uma música com graves, uma boa quantidade de energia é dispersa na forma de vibrações que podem afetar a qualidade geral do som.
Além disso, amplificadores de alta potência consomem muita energia do seu carro. Então, quando você está tocando uma música pesada, e se o sistema elétrico do seu carro não puder fornecer energia com rapidez suficiente, isso fará com que a tensão caia. Esta é a razão pela qual os faróis escurecem sempre que você toca essas músicas.
Ambos os problemas podem ser mitigados usando um capacitor de carro, que armazena energia elétrica e fornece rapidamente essa energia ao seu amplificador quando necessário.
Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, o capacitor não fornece continuamente alta potência aos seus Subs. Em vez disso, armazena a energia e fornece apenas quando é necessário.
6. Substitua os fios antigos
Muitas vezes, dirigimos o veículo em estradas esburacadas. Além de tornar a viagem desagradável, esses solavancos podem fazer com que as conexões de áudio dentro do carro se soltem. Mas mesmo que você não tenha esse problema, os fios podem se desgastar com o uso contínuo ao longo do tempo.
Os fios envelhecidos podem diminuir a força do sinal, o que faz com que os alto-falantes produzam um som mais fraco e de baixo volume. Se você já tentou de tudo e não obteve melhora, talvez sejam os fios que precisam ser atualizados.
7. Ajuste as configurações por meio do equalizador
Devido aos materiais de construção de um carro, é difícil obter um som de alta qualidade, mesmo que você tenha tudo em ordem. Um carro típico consiste em algumas superfícies metálicas que refletem as ondas sonoras e algumas superfícies macias (como as capas dos bancos) que absorvem o som.
Para não esquecer a má colocação de seus alto-falantes. Todos esses fatores resultam em desalinhamento de som que simplesmente não parece certo. Também faz com que algumas frequências subam, causando fadiga a longo prazo.
Para resolver esses problemas, você precisará de um equalizador para ajustar as frequências que seus alto-falantes estão produzindo, além de experimentar diferentes curvas de equalização de acordo com sua preferência.
Muitas unidades principais de terceiros têm extensas opções de EQ atualmente. Mas se você tiver uma unidade principal de fábrica, sua única opção é obter um equalizador separado. Para mais informações, leia esta postagem sobre equalizadores e crossovers.