*
Vida útil limitada: Os CD-Rs têm uma vida útil limitada de cerca de 10 a 20 anos, após os quais podem começar a degradar-se e tornar-se ilegíveis. Isto se deve ao fato de que o corante usado para gravar dados em CD-Rs não é tão estável quanto os metais usados em CDs prensados.
*
Vulnerabilidade a danos: Os CD-Rs são mais vulneráveis a danos do que os CDs prensados. Eles podem ser facilmente arranhados ou danificados pelo calor ou umidade, o que pode torná-los ilegíveis.
*
Menor capacidade de dados: Os CD-Rs têm uma capacidade de dados inferior aos CDs prensados. Um CD-R padrão pode armazenar até 700 MB de dados, enquanto um CD prensado pode armazenar até 800 MB.
*
Velocidades de gravação mais lentas: Os CD-Rs são mais lentos para gravar do que os CDs prensados. Isso ocorre porque os dados nos CD-Rs são gravados um bit por vez, enquanto os dados nos CDs prensados são gravados todos de uma vez.
*
Mais caro: Os CD-Rs são mais caros que os CDs prensados. Isso ocorre porque o processo de fabricação de CD-Rs é mais complexo e demorado do que o processo de fabricação de CDs prensados.