>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Changers CD Car

Qual é a especificação de x na unidade de CD?

Fator X (ou método CAV/CLV)

Quando o disco foi inventado na década de 1950, a tecnologia e os computadores da época só funcionavam com uma velocidade de rotação constante do motor:a Velocidade Angular Constante (CAV). Os dados eram, portanto, armazenados em trilhas circulares concêntricas que exigiam menor precisão no sistema de leitura, mas apresentavam uma grande dificuldade:devido ao menor diâmetro do disco próximo ao centro, os bits ficam mais próximos. Conseqüentemente, o cabeçote de leitura do disco deve mudar de velocidade da periferia para o centro (ele passará mais rapidamente por uma trilha mais longa do que por uma curta).

Descobriu-se que, em vez disso, é possível manter uma velocidade linear constante da cabeça de leitura, fazendo-a mover-se progressivamente para mais longe do centro (isto é, do eixo) durante a leitura:Velocidade Linear Constante (CLV). Como resultado, a velocidade de rotação do motor varia continuamente, aumentando em direção ao centro. Com este esquema, os bits de dados sempre passam sob a cabeça a uma velocidade regular, simplificando a eletrônica.

O fator X é definido para indicar quantas vezes mais rápido o motor girará quando o cabeçote estiver localizado no diâmetro interno em comparação com quando estiver no diâmetro externo. Quando a cabeça é posicionada no diâmetro externo, o motor do drive é desacelerado de modo a combinar a velocidade angular com a da trilha em consideração, e o CD é reproduzido como um dispositivo CAV; inversamente, quando a cabeça é posicionada no diâmetro interno, o motor do drive é acelerado de modo a combinar a velocidade angular com a da trilha em consideração, e o CD é reproduzido como um dispositivo CLV.