um estudo observacional , o pesquisador apenas observa o que está acontecendo ou o que aconteceu como resultado de alguma coisa. O pesquisador não intervém de forma alguma que pode influenciar os resultados. Os indivíduos , então, decidir se eles vão estar no grupo de tratamento ou ao grupo controle. Em essência, um estudo observacional tem como objetivo encontrar a relação entre variáveis que já estão em existência. É usado principalmente em situações em que seria antiético ou praticamente impossível manipular variáveis.
Em um experimento planejado , o pesquisador controla variáveis para determinar os seus efeitos sobre outras variáveis. O pesquisador decide quem estará no grupo de tratamento eo grupo de controle . O pesquisador pode manipular certos cenários , a fim de observar o resultado de uma intervenção.
Associação e Causação
Em um experimento , duas variáveis são considerados como tendo uma associação se saber o valor de uma variável ajuda a saber algo sobre a outra variável. Por exemplo, o peso e altura de pessoas são consideradas para ser associado , pois as pessoas altas tendem a ser mais pesado, e vice- versa. Um estudo observacional só pode estabelecer uma associação entre as variáveis. Uma boa experiência controlada pode estabelecer a causa . Por exemplo, um estudo observacional poderia dizer-lhe que os fumantes tendem a ter uma maior taxa de câncer de fígado, enquanto o experimento planejado descobre porquê e revela que os fumantes também tendem a beber álcool que causa câncer de fígado.
fatores de Confusão
Às vezes, fatores externos que não são considerados como variáveis têm uma influência directa no resultado de um experimento. Um estudo observacional poderia dizer-lhe que as pessoas com dedos amarelos tendem a ter câncer de pulmão . Isso não significa que os dedos amarelos causar câncer de pulmão . Um experimento planejado , no entanto, vai determinar que os fumantes tendem a ter dedos amarelos, e fumar causa câncer de pulmão . Fumar aqui é o fator de confusão .
Conclusão
Dos dois tipos de estudos , experimentos planejados são considerados mais confiáveis porque os pesquisadores têm mais controle sobre o processo. Eles também são responsáveis por fatores de confusão que têm um efeito sobre os resultados , e eles permitem que os investigadores para estabelecer as causas dos resultados. Estudos observacionais vir a calhar quando experimentos controlados causaria um dilema legal, moral ou ético , uma vez que pode necessitar de tirar os direitos das pessoas de tomar suas próprias decisões. Estudos observacionais também permitem aos pesquisadores para realizar pesquisas em grande escala e tirar conclusões mais resistentes .
Tecnologia eletrônica © [www.351231.com]