Uma das perguntas mais populares sobre como os alarmes de carro funcionam é como eles só são acionados quando o sensor de alarme do veículo detecta uma ameaça real. Existem muitas respostas diferentes para essa pergunta, mas a realidade é que a maioria dos carros modernos é coberta por uma variedade de sistemas de segurança que incluem imobilizadores, fechaduras e sistemas de acesso remoto sem chave. Alguns sistemas incluem um sistema de monitoramento, enquanto outros não. Tudo depende da idade e da marca do carro, bem como do tipo de alarme que foi projetado para proteger.
Os alarmes de carro funcionam detectando um som ou vibração incomum no veículo e, em seguida, acionando a sirene e produzindo algum tipo de alerta. Isso é muito útil para evitar o roubo do veículo, como é possível com o uso de sistemas de controle de acesso remoto sem chave. No caso do sensor de alarme, pode ser um sensor infravermelho passivo ou um sensor ultrassônico, dependendo do modelo e design. Os sensores infravermelhos passivos não são acionados, a menos que haja algo acionado no próprio mecanismo de sensores. A frequência do sinal emitido pode ser afetada por várias coisas, incluindo o nível de umidade no ar circundante e o nível de ruído ambiente, que geralmente são muito baixos.
Os modelos de sensores ultrassônicos de alarmes de carros funcionam de maneira diferente. Eles podem ser passivos ou ativos. Embora os alarmes passivos não tenham sensores externos, eles dependem das vibrações e irregularidades existentes na cabine para acionar o alarme. Os alarmes passivos podem detectar a presença de objetos como desordem, amassados e outras irregularidades dentro da cabine e produzir um som para alertar sobre possíveis danos que podem ocorrer.
No entanto, alarmes passivos podem ser acionados quando a temperatura da bateria do carro cai abaixo de um determinado nível. A sirene soa então você tem que sair do veículo e estacioná-lo em outro lugar. Os alarmes de carros ativos, por outro lado, usam uma sirene eletrônica que emite um som mais alto quando acionado. O sinal sonoro geralmente é acionado por um movimento físico, como outro veículo ou uma pessoa entrando no carro.
Como funcionam os alarmes de carro tem vários fatores diferentes que determinam seu desempenho. Por exemplo, se a sirene for acionada por um movimento físico, como alguém pisando no tapete, provavelmente não fará com que o alarme dispare, pois a pessoa já passou pelo problema de acioná-lo. Você também pode ter uma unidade de controle remoto, que possui vários sensores diferentes. A maioria dessas unidades vem com uma unidade de controle remoto, que possui vários sensores diferentes embutidos e pode ativar o alarme a uma distância de centenas de metros.
As unidades de controle remoto também fazem uso de vários recursos de segurança diferentes. Eles vêm com um alto-falante e microfone integrados para detectar a presença de pessoas na sala onde o sensor está instalado. Outros recursos semelhantes incluem um backup de bateria caso a fonte de alimentação principal falhe.