Se você gosta de ouvir música em seu carro, ouvir alto-falantes abafados pode ser muito frustrante. Os alto-falantes do carro soando abafados são um problema comum, mas você pode corrigi-lo com facilidade. Se você está lendo este artigo, provavelmente está procurando respostas sobre o que causa isso, como corrigi-lo e muito mais. Continue lendo para obter detalhes relevantes e precisos.
Antes de prosseguir, observe que temos guias separados sobre:
- O alto-falante do carro não funciona em um lado
- Os alto-falantes traseiros do carro não funcionam
- Como corrigir – os alto-falantes do carro não funcionam, mas o subwoofer está
É fácil consertar alto-falantes de carro?
Os alto-falantes do carro abafados podem prejudicar sua experiência de ouvir música e você pode não aproveitar a viagem sem que suas músicas favoritas sejam reproduzidas. No entanto, você não precisa se preocupar, pois o processo de reparo é simples e você pode realizá-lo de forma independente.
Por que meus alto-falantes soam abafados?
Se você deseja corrigir o som do alto-falante abafado, comece descobrindo os possíveis motivos pelos quais não está fornecendo a qualidade desejada.
Existem várias razões. No entanto, nesta seção, fornecemos os mais comuns necessários para solucionar o problema subjacente com facilidade.
1. Obstruções e sujeira
Se objetos físicos impedirem o fluxo livre de ondas sonoras, o som dos alto-falantes do seu carro provavelmente ficará abafado.
Alguns alto-falantes também requerem espaço adequado atrás e na frente deles. Isso se aplica particularmente se seus alto-falantes tiverem cones na parte de trás que sugam o ar.
Além de obstruções, seu alto-falante pode estar sujo. Se muita sujeira e sujeira se acumularem no cone do alto-falante, ele soará abafado. Neste caso, você precisará limpá-lo. Você precisa limpar a grade do alto-falante também para garantir que o som saia claro e ousado.
2. Alto-falantes ou fiação de alto-falante com defeito
A fiação defeituosa é o problema mais comum. Se você inverter o negativo e o positivo, seu circuito produzirá um som abafado ou completamente ausente. O mesmo pode acontecer se a fiação estiver danificada.
Se seus alto-falantes estiverem parcialmente estourados, você poderá ter a mesma experiência. Às vezes, o alto-falante pode não estar queimado, mas o cone pode estar danificado ou até mesmo a tampa protetora contra poeira. Isso geralmente pode ser corrigido com cola para tampas de poeira.
3. Configurações incorretas do receptor AV
Configurações erradas no seu receptor AV podem causar o mesmo problema, especialmente se você tiver um novo dispositivo de mídia ou sistema de alto-falantes. Sistemas de alto-falantes sem canais centrais são altamente vulneráveis a isso.
Como você conserta um alto-falante de carro abafado?
Agora que você sabe o que faz com que os alto-falantes do carro soem abafados, provavelmente tem uma ideia do que pode fazer para corrigi-lo. No entanto, aqui, apresentamos dicas testadas e comprovadas que você precisa para corrigi-lo de maneira rápida e fácil.
1. Inspecione todas as conexões em seu carro
Use um multímetro digital como o AstroAi TRMS6000 para isolar problemas de conexão ou aterramento ruins. Você também pode usá-lo para detectar fluxo de tensão inadequado. Se a fiação estiver correta e segura, mas o problema persistir, você pode passar para a próxima etapa abaixo.
2. Verifique se há obstruções nos alto-falantes do seu carro
Se você notar que materiais estranhos como sujeira, detritos ou poeira se acumularam nos alto-falantes, use ar comprimido para removê-los. Você também pode usar um aspirador de baixa potência para limpá-lo com segurança.
Observe que você não deve usar um dispositivo de alta potência para fazer este trabalho. Pode aumentar o risco de desalojar componentes essenciais dos alto-falantes do seu carro. Ao mesmo tempo, a força estática que tais ferramentas geram pode causar curtos, o que pode causar problemas mais complexos.
3. Substitua ou conserte os alto-falantes do seu carro
Se o seu alto-falante estiver danificado, você precisará de um profissional para consertá-lo. Alternativamente, você pode substituí-lo.
4. Ajustar as configurações do receptor AV
Se seus alto-falantes ou outros dispositivos estiverem funcionando, brinque com as configurações do receptor. Você pode definir o tamanho do alto-falante, o número ou qualquer outra configuração até encontrar o problema e corrigi-lo.
Como saber se o alto-falante do carro está estourado?
Muitas vezes é um pouco desafiador saber quando um alto-falante do carro está parcialmente estourado. Portanto, se você solucionou o problema sem sucesso, verifique novamente se ele explodiu.
Aqui estão os principais sinais que você precisa considerar:
1. Som distorcido, imprecisão e assobio.
Defina seu volume em um nível baixo a médio. Você deve conectar um MP3 player ou CD e depois ouvir. Certifique-se de manter-se longe da estática padrão associada ao rádio FM.
Se você ouvir um som abafado e perceber que aumentar o volume piora a distorção, tente usar a configuração de fade e balance para detectar o alto-falante do carro que é o culpado.
Você pode usar um osciloscópio de carro para verificar facilmente a distorção e o corte em seu sistema de áudio.
2. Chocalho de música.
Na maioria dos casos, você perceberá que não pode ouvir sua música. Você só tem um som abafado e chocalhante se os alto-falantes explodirem.
3. Falta de tons médios, agudos ou graves.
Se o som estiver abafado e você perceber um declínio repentino e drástico na resposta dos graves, você pode concluir com razão que o alto-falante estourou parcialmente. Para verificar se este é o caso, use os controles do equalizador no rádio do carro. Se você fizer isso e notar uma completa falta de tons médios, agudos ou graves, considere comprar novos alto-falantes.
3. Falta de vibração
Se você sentir a frente das grades dos alto-falantes do carro e não notar nenhuma vibração, os alto-falantes do carro estouraram ou você tem um problema de fiação.
4. Verifique a impedância do alto-falante
Use um multímetro para medir a impedância dos alto-falantes. Você precisará remover as grades do alto-falante. Se a impedância for excepcionalmente alta ou mesmo infinita, os alto-falantes estão queimados. Bons alto-falantes normalmente têm uma impedância que varia de 4 a 8 ohms.
Quando você deve levar os alto-falantes do carro a um especialista em áudio automotivo?
Se configurações erradas do receptor AV, fiação defeituosa ou obstruções forem responsáveis pelo abafamento do som, você não precisa levar seus alto-falantes a um especialista em áudio automotivo. Como vimos, você pode corrigir esses problemas com facilidade e continuar com seu entretenimento e relaxamento conforme planejado.
No entanto, se os alto-falantes do seu carro estourarem, você precisa observar que alguns reparos podem ser extremamente caros e irrealistas.
Se você for cuidadoso o suficiente, poderá consertar um cone de alto-falante amassado ou pequenos rasgos em casa. Pode comprometer a qualidade, mas podemos recomendar esse tipo de reparo de bricolage se você quiser uma opção mais barata do que uma substituição.
No entanto, alguns alto-falantes estourados podem ser difíceis de reparar, especialmente se você contratar um especialista para fazer isso em seu nome. Portanto, você pode optar por substituir seu equipamento queimado em vez de repará-lo. Lembre-se de selecionar os novos alto-falantes certos. Ao mesmo tempo, descubra o que pode ter danificado os originais.
Assim, você pode levar seus alto-falantes estourados a especialistas em áudio sempre que quiser. No entanto, você deve comparar o custo de reparo versus substituição antes de escolher qualquer uma dessas duas opções.
Resumo
Ter o som dos alto-falantes do carro abafado pode ser altamente irritante. No entanto, muitas vezes é fácil de corrigir. Antes de brincar com as configurações do seu receptor AV, faça uma verificação passo a passo do sistema e conserte-o, como vimos. Se os alto-falantes estourarem, você pode substituí-los ou levá-los a um especialista em áudio automotivo.