>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Outros Áudio Car

O que é um amplificador monobloco e por que usar um?


Amplificadores monobloco e amplificadores estéreo são escolhas populares entre os entusiastas de áudio automotivo que desejam obter o máximo de seus sistemas de som.

Muitas pessoas estão familiarizadas com amplificadores estéreo, mas o que são amplificadores monobloco e para que servem?

O que é um amplificador monobloco?


Um amplificador monobloco é um amplificador de um canal (mono significa 1) que fornece amplificação de potência superior e pode ser usado para alimentar um ou vários subwoofers. Amplificadores monobloco são populares para sistemas de som automotivo.



Dado que este tipo de amplificador tem um alto-falante de canal, o sistema de som dedica toda a potência ao canal único, você pode emparelhá-los com amplificadores estéreo de vários canais para um tom refinado e equilibrado e um som geral de maior qualidade.

Por que você precisa de um amplificador monobloco com seu subwoofer?


Você provavelmente conhece amplificadores estéreo e sabe como conectar um amplificador estéreo a alto-falantes e subwoofer. Por exemplo, você pode conectar subwoofers passivos a amplificadores de dois canais (estéreo).

No entanto, os subwoofers produzem frequências de baixo nível ou sons graves. Essas baixas frequências estão normalmente abaixo da faixa de 80 Hz. Por outro lado, um amplificador estéreo funciona com os sinais do canal esquerdo e direito, produzindo uma saída estéreo completa.



Alto-falantes de carro comuns, como alto-falantes de estoque e alto-falantes de porta, não podem produzir essas baixas frequências de forma eficaz.

Na verdade, o som do seu carro de fábrica também não foi projetado para alimentar subwoofers de alto RMS. Eles são simplesmente projetados para acionar cargas de baixa potência, como tweeters de painel e alto-falantes de porta.

Se você deseja graves potentes, você precisa de um subwoofer e esse subwoofer precisará de uma potência maior do que o som do seu carro pode fornecer. É por isso que você precisa de um amplificador.

Os melhores amplificadores para alimentar um subwoofer são os amplificadores monobloco, especialmente se você é um baixo mais baixo que tenta criar efeitos de graves esmagadores.

Isso ocorre porque os amplificadores monobloco são dedicados a fornecer potência de graves de baixa frequência. Eles não são amplificadores de gama completa, o que significa que não passam baixas, médias e altas frequências, apenas baixas frequências. Em outras palavras, os Monoblocks são ideais para conduzir os sinais de áudio de baixa frequência que seus subwoofers usam.

Como funcionam os amplificadores monobloco


Dado que um amplificador mono transmite apenas sinal de áudio de canal único, você não deve usá-lo para música estéreo.

Eles funcionam de maneira semelhante aos amplificadores regulares, exceto pelo fato de terem controles discretos, como filtros passa-baixas e subsônicos, para limitar frequências a tons baixos.



Como dissemos, o amplificador pode fornecer a melhor saída quando conectado a um subwoofer de baixa frequência, o que significa que você pode obter o máximo usando-o com um subwoofer.

Por que muitas pessoas usam amplificadores monobloco em carros? O princípio que discutimos acima ainda se aplica.

Tweeters de painel e alto-falantes de porta de fábrica não podem reproduzir frequências abaixo da faixa de 80Hz. Por falar nisso, se você tentar tocar música re-bassada em um alto-falante de 6,5 polegadas, coaxial e componente, você obterá o desagradável som enlameado e distorcido.

Lembre-se de que os estéreos automotivos de fábrica não podem alimentar subwoofers de última geração. Mas eles alimentam com eficiência o sistema de áudio padrão. Em outras palavras, se você deseja obter graves de qualidade que deixem uma impressão duradoura em seu carro, você precisa usar um sub, e você deve alimentá-lo com um amplificador monobloco também.

Por que o baixo toca em um único canal?


Tenha em mente que as frequências graves são omnidirecionais, o que significa que elas se espalham em todas as direções e se espalham rapidamente!

Por causa disso, você não precisa equilibrar o som com um canal esquerdo, central e direito.

Tipos de amplificadores monobloco


Existem dois tipos de amplificadores monobloco. Estes são monoblocos “Digitais” classe AB e classe D, e cada um deles funciona de forma única.

Monoblocos Classe AB


Os designs de amplificadores monobloco classe AB são encontrados em muitos amplificadores de alta qualidade com entradas de nível de linha que servem como gatilhos.



Os amplificadores continuam tentando detectar sinais e, sempre que detecta qualquer sinal, o amplificador permite que a energia passe.

Monoblocos classe AB sempre permitem que alguma energia continue fluindo para o switch. Quando um sinal é detectado, a fonte de alimentação aumenta.

Como o nome sugere, este tipo de amplificador consiste em amplificadores Classe A e Classe B. O primeiro consome muita energia, mas produz um som mais limpo. A última classe é incrivelmente eficiente em termos de energia, mas menos precisa.

Apesar das diferenças nesses recursos, um amplificador monobloco ainda possui uma única entrada, um único circuito de amplificador e um único fornecedor de energia, o que garante maior qualidade e som refinado.

Amps Monobloco Classe D


Embora os monoblocos de classe D tenham canais únicos como seus outros equivalentes, o amplificador opera totalmente de uma maneira diferente dos amplificadores de classe AB.



Ao contrário dos amplificadores AB, que possuem uma fonte de alimentação sempre ligada, os monoblocos Classe D simulam a forma de onda do sinal de entrada.

Em outras palavras, esses amplificadores geralmente ligam e desligam após cada curto período, o que os torna mais eficientes. No entanto, você precisa ter cuidado com isso, pois pode levar a problemas de estouro do subwoofer.

Devido à maior eficiência, os monoblocos classe D usam menos energia do que os designs tradicionais de amplificadores AB. A versão digital também é bem menor, mas dá um som de qualidade.

Benefícios dos amplificadores monobloco


Abaixo, discutimos os principais benefícios do uso de amplificadores monobloco:

1. Carga reduzida em seu sistema de estoque


Lembre-se, os amplificadores monobloco são especialmente projetados para produzir baixas frequências e, portanto, fazem isso com bastante eficiência.

Uma vez que seu amplificador monobloco esteja ajustado corretamente, ele alimentará seu subwoofer com eficiência e aliviará substancialmente a carga em seu amplificador de fábrica. Para saber mais, confira nosso artigo sobre como transformar um amplificador monobloco.

Isso ocorre porque os alto-falantes componentes de fábrica não reproduzirão frequências para as quais não foram projetados. Isso resultará em melhor qualidade de som e maior vida útil para seu sistema de fábrica.

2. Estável a alta corrente elétrica


Amplificadores monobloco são estáveis ​​a 2 ohms, o que mostra que eles podem resistir a uma grande quantidade de corrente.

Essa qualidade mostra que esses amplificadores podem fornecer watts suficientes para alimentar dois alto-falantes de até 4 ohms cada sem a necessidade de um sub adicional.

Ao mesmo tempo, se você conectar os alto-falantes em paralelo, poderá conectar com segurança dois subwoofers de 4 ohms sem colocar os alto-falantes em risco. Confira nosso guia sobre como conectar um amplificador monobloco para saber mais.

3. Acessível


Amplificadores monobloco são muito mais simples do que amplificadores multicanal. Devido a isso, eles são muito mais baratos em comparação com a compra de um amplificador estéreo para substituir o amplificador de fábrica. O custo é baixo, mas você pode usá-lo como fonte de alimentação dedicada do seu sub. É um conteúdo de som mais limpo e rico a um custo acessível.

4. Utilizável em aplicativos de áudio doméstico e carro


Embora os amplificadores monobloco sejam populares para carros, as pessoas têm a opção de usar esses amplificadores em aplicativos de áudio doméstico e carros.

5. Excelente desempenho


O fato de os amplificadores monobloco lidarem apenas com um único canal significa que você não enfrentará o risco de vários canais sangrando juntos.

Além disso, eles fornecem uma quantidade adequada de energia necessária. Dessa forma, o som permanece nítido e não interfere em outros canais.

Desvantagens dos amplificadores monobloco

1. Pode ser mais caro


Cada amplificador monobloco é uma unidade separada. Então, para montar o sistema de som com os blocos, é preciso gastar um pouco mais de tempo e dinheiro.

Além disso, se você estiver substituindo seu amplificador de fábrica e optando por um amplificador estéreo e um amplificador monobloco, essa configuração será mais cara do que o amplificador de fábrica e o amplificador monobloco juntos.

Se o custo de configuração dos sistemas for sua principal consideração ao escolher um amplificador, você deve optar por amplificadores multicanal.

Mas os sistemas multicanal também ocupam muito espaço e apresentam desafios de roteamento de fios. Confira nosso guia sobre como conectar corretamente um amplificador monobloco para saber mais. Este é um problema comum que ocorre porque cada amplificador tem seu cabo de alimentação.

Como alimentar o amplificador monobloco


O alternador de um carro determina a potência do amplificador. Como você alimenta o amplificador depende do número de amplificadores que um alternador pode acionar. Se necessário, inicie o processo atualizando a potência de saída do alternador.

Uma maneira de melhorar a energia é incluir uma bateria mais potente. No entanto, o alternador deve ser capaz de alimentar todas as baterias de forma eficiente.

Todos os dispositivos em seu sistema de áudio requerem uma quantidade adequada de energia para funcionar corretamente. Como tal, a compra desses dispositivos que extraem tanta energia pode não lhe servir bem.

Se o seu carro possui alternadores de choque eficientes, você não precisa se preocupar. Eles geralmente são capazes de alimentar pelo menos um amplificador monobloco com eficiência. Na maioria dos casos, esses amplificadores fornecem até 800-100 Watts.

Um amplificador monobloco é melhor?


Em comparação com os amplificadores estéreo, a maioria das pessoas não tem certeza de qual é o melhor e, na verdade, é difícil dar uma resposta direta porque, no final, tudo depende da preferência que varia entre os indivíduos.

Nesse tipo de argumento, os amplificadores monobloco são considerados melhores em qualidade de som devido ao fato de que o transformador e a fonte de alimentação são dedicados a apenas um canal diferente dos amplificadores estéreo, onde são compartilhados entre dois canais.

Além disso, a maioria das pessoas prefere comprar para monoblocos do que para um aparelho de som.

Melhor amplificador monobloco


Existem diferentes marcas de amplificadores monobloco e abaixo está uma lista de alguns amplificadores monobloco com melhor classificação:

1. Rockford Fosgate R500X1D: Este amplificador tem uma potência de 500W RMS e tem uma faixa de frequência de cerca de 20Hz – 250Hz

2. BOSS Audio AR1500M: Tem uma potência de 1500W max (não RMS) com uma faixa de frequência de 35Hz – 2200Hz

3. Planet Audio AC1500.1M: Isso tem uma potência de 1500W max RMS e uma faixa de frequência de 15Hz – 20KHz.

4. Kicker 43CXA6001: Tem uma potência de 600W RMS e uma faixa de frequência de 25Hz – 200Hz.

5. RIOT R1100M: Isso tem uma potência de 1100W max e uma faixa de frequência de 9Hz -50.000Hz.

Perguntas frequentes sobre amplificadores monobloco

Qual ​​é o melhor amplificador mono ou 2 canais?


Um amplificador monobock é melhor para alimentar um subwoofer, pois são poderosos amplificadores de 1 canal ou mono. Por outro lado, amplificadores de 2 canais são os melhores para alimentar alto-falantes de porta e/ou alto-falantes traseiros. Confira nosso artigo sobre amplificadores monobloco vs 2 canais para saber mais.

Um amplificador monobloco tem 2 canais?


Os amplificadores monobloco não são amplificadores de 2 canais, são amplificadores de um canal, como o nome sugere 'mono' ou canal único. Além disso, amplificadores monobloco não podem ser interligados. As 2 saídas de um amplificador monobloco existem para conectar facilmente vários subwoofers e não 2 canais.

Um amplificador monobloco é melhor?


Os amplificadores monobloco são os melhores amplificadores para acionar subwoofers. Eles também podem acionar vários subwoofers conectados em série ou mesmo em paralelo, dependendo das considerações de impedância. Um exemplo de um bom amplificador monobloco é um amplificador estável monobloco CLAS D de 1 ohm.

Para que é usado um amplificador monobloco?


Amplificadores monobloco são usados ​​para acionar um subwoofer. Eles também podem ser usados ​​para acionar vários subwoofers.

Um amplificador monobloco é bom para subs?


Os amplificadores monobloco são os melhores amplificadores para subwoofers e irão conduzir a resposta de graves mais forte do seu subwoofer. Um amplificador monobloco atende aos requisitos específicos de um subwoofer e pode lidar com toda a potência sem superaquecimento.

Quantos alto-falantes um amplificador monobloco pode executar?


Os amplificadores monobloco têm um canal e, portanto, fornecerão apenas uma saída de canal único. Isso significa que você não obterá um canal esquerdo e direito de um amplificador monobloco. Esses canais são mesclados em um. No entanto, alguns amplificadores monobloco possuem 4 terminais de saída de alto-falante. Isso significa que você pode conectar vários alto-falantes, mas todos eles reproduzirão um único canal.

Um amplificador monobloco pode executar alto-falantes?


Você pode conectar um alto-falante a um amplificador monobloco, mas o alto-falante precisa ser um alto-falante de alcance total, o que significa que pode reproduzir todas as faixas de frequências.

Qual ​​é a diferença entre um amplificador monobloco e um amplificador normal?


A principal diferença entre um amplificador mononbock e outros amplificadores é o número de canais. Um amplificador monobloco tem 1 canal enquanto um amplificador de 2 canais tem 2 canais e assim por diante. Além disso, os amplificadores monobock são projetados para lidar com toda a potência exigida por um subwoofer.

Como você ajusta um amplificador monobloco?


Para ajustar um subwoofer, faça o seguinte:
  1. Mantenha toda a configuração da unidade principal plana. Isso significa que você precisa manter todos os reforços de graves, ganho e outros efeitos devem estar no nível mínimo ou desligados.
  2. Aumente o volume da unidade principal para o máximo possível sem sofrer distorção.
  3. Aumente o filtro passa-baixas para o nível máximo.

Conclusão


Amplificadores monobloco são amplificadores de canal único projetados para acionar subwoofers. Você pode emparelhar monoblocos com vários amplificadores estéreo de canal para obter um tom balanceado e um som refinado.

Acreditamos que este artigo o ajudou a entender os amplificadores monobloco e como você pode usá-los conforme necessário para criar a qualidade de som desejada.