Em algum momento, a bateria do seu carro morre ou funciona mal, então você a troca, no entanto, após a substituição, o rádio do carro geralmente se recusa a ligar.
Mas por que o rádio não liga depois de substituir a bateria? Vamos descobrir.
Em geral, o rádio do carro não liga após a substituição da bateria devido a um fusível danificado, rádio travado ou bateria instalada incorretamente. O dano ao fusível ou ao rádio ocorre quando os picos elétricos são muito altos, enquanto o recurso de segurança de um carro resulta em um rádio bloqueado após a substituição da bateria. Neste artigo, mostrarei as possíveis causas do mau funcionamento do rádio após a substituição da bateria e suas soluções rápidas. Da mesma forma, você entenderá melhor por que esses problemas acontecem e outras coisas relacionadas.
Mau funcionamento do rádio após a substituição da bateria
Quando você substitui sua bateria, duas coisas acontecem:
- Primeiro, você está desconectando os componentes elétricos do seu carro da fonte de alimentação.
- Segundo, você está expondo os componentes mencionados acima a um pico elétrico possivelmente alto ao ligar o carro depois de substituir a bateria.
O manuseio e procedimentos inadequados podem resultar em danos ao seu carro apenas por isso. O surto elétrico repentino pode queimar os fusíveis do seu rádio ou causar danos internos a ele. No entanto, não é aí que termina.
Durante todo o processo de troca da bateria, você ou a pessoa que está substituindo a bateria pode perder algumas etapas cruciais ou negligenciar coisas essenciais por acidente. Por exemplo, você pode não saber que precisa de um
economizador de memória durante a substituição da bateria para garantir que o rádio do seu carro e tudo o mais não seja reiniciado.
Quando isso acontecer, você acabará com um carro sofrendo de perda de memória depois de ligá-lo novamente. Da mesma forma, você pode perder o acesso ao seu rádio, onde ele solicitará que você insira um código antifurto ou onde você não consiga acertar a hora certa.
O que acontece quando você desconecta a bateria do seu carro?
A pessoa comum geralmente não pensa no que acontece quando desconecta a bateria do carro. Como você pode ligar e desligar tudo sem muita reflexão ou consequências, pode pensar que o mesmo vale para o seu carro.
No entanto, lembre-se de que até mesmo telefones e computadores precisam seguir os procedimentos de desligamento adequados para garantir que você não receba perda de dados. Da mesma forma, outros dispositivos eletrônicos precisam de seus controles desligados para garantir que não ocorram danos a eles.
Portanto, ao desconectar a bateria do carro, você precisa seguir os procedimentos adequados ou corre o risco de ter os seguintes problemas com seu carro:
A perda de memória ocorre quando você desconecta a bateria de um carro moderno
Você pode não saber disso se estiver familiarizado apenas com a substituição de modelos de carros mais antigos, mas os carros modernos precisam de um protetor de memória quando você desconecta as baterias.
Se você negligenciar o uso de um protetor de memória, seu carro perderá a maior parte de sua memória dentro de 5 a 10 minutos após a desconexão da bateria. Isso ocorre porque o computador do seu carro precisa de energia constante para lembrar suas preferências e configurações armazenadas.
Então, quando você finalmente ligar seu carro depois de substituir a bateria, você notará que seu carro funciona de maneira diferente e exibe configurações diferentes. Da mesma forma, seu carro pode até solicitar que você insira um código antes de poder acessar e usar seu computador.
O rádio do seu carro pode solicitar um código após a substituição da bateria
Isso faz parte do recurso de segurança de um carro moderno:pedir um código antes de usar o rádio depois de substituir a bateria. Se alguém roubar seu carro, o código impede que o ladrão use o rádio do seu carro, entre outras coisas.
Você pode enfrentar problemas de inicialização e problemas de dirigibilidade
Você passou muito tempo com seu carro, dirigindo-o e permitindo que ele conhecesse suas preferências, e ele armazenou todas as informações que aprendeu de você em seu computador.
No entanto, quando você desconecta a bateria por um longo período, sua memória é redefinida, esquecendo suas configurações preferidas. Como resultado, você pode enfrentar problemas de dirigibilidade, como um motor com mau funcionamento, sensores com defeito, funções estranhas de transmissão e outras coisas. Você também pode ter problemas para ligar o carro.
Seu ar condicionado, rádio do carro e acessórios de energia podem entrar em um estado constante de mau funcionamento
Seus condicionadores de ar funcionam devido à redefinição do módulo de controle climático do seu carro.
Enquanto isso, o rádio de reinicialização do seu carro não está ligando devido à perda de memória e seus acessórios de alimentação não estão funcionando corretamente porque o módulo de controle do corpo também é reiniciado.
Claro, você está aprendendo isso um pouco tarde demais. Seu carro já pode apresentar um ou dois desses problemas, especialmente a parte de mau funcionamento do rádio. No entanto, saiba que eles não são danos permanentes. Eles são corrigíveis, mas alguns deles podem custar bastante.
Se você quiser assistir a um clipe divertido que explica por que a desconexão da bateria prejudica seu carro, confira um pequeno vídeo de Scotty Kilmer:
O que acontece quando você liga o carro depois de trocar a bateria?
Você não danificaria os componentes do seu carro se instalasse a nova bateria corretamente. No entanto, se você manusear mal uma parte do processo de instalação, corre o risco de problemas de fusíveis e outros.
Agora que você tem uma melhor compreensão do que acontece quando você desconecta e reconecta a bateria do carro, você perceberá facilmente por que o rádio do carro não liga depois de substituir a bateria. Vou explicar os três principais motivos abaixo e sugerir maneiras de corrigi-los.
Seu carro sofreu danos no fusível
Fusíveis são fios curtos com composições e diâmetros específicos, e existem para evitar incêndios, choques elétricos e outras coisas. Quando você liga o carro depois de substituir a bateria, pode explodir um fusível no sistema do rádio. Esse fusível impedirá que o rádio do seu carro funcione.
Para diagnosticar se o rádio do seu carro está com um fusível queimado ou danificado, você precisará:
- Desligue a bateria do seu carro.
- Abra o compartimento de fusíveis do seu carro, que geralmente fica atrás do rádio.
- Verifique cada fusível quanto a sinais de danos.
- Os fusíveis queimados geralmente parecem fritos ou derretidos.
Depois de determinar que o rádio do carro não está funcionando após a substituição da bateria por causa de um fusível queimado, você pode consertar isso substituindo o fusível.
Para substituir o fusível do rádio do seu carro:
- Consulte o manual do proprietário do seu carro para obter as especificações dos fusíveis.
- Compre ou obtenha o fusível especificado.
- Remova o fusível danificado e coloque o novo fusível no compartimento.
O recurso de segurança do seu carro bloqueou seu rádio
O rádio do seu carro pode se recusar a ligar se a substituição da bateria tiver ativado o recurso antifurto do rádio. Os fabricantes de automóveis modernos colocaram esse recurso de segurança para impedir que ladrões acessem o módulo do computador do seu carro, mas você pode achar incômodo quando tudo o que fez foi substituir a bateria.
Você saberá que o rádio do seu carro está bloqueado quando ele mostrar BLOQUEADO na tela ou simplesmente pedir um código. Você pode encontrar o código do rádio do seu carro de quatro maneiras:
- Leia o manual do proprietário para verificar o código.
- Verifique no site do fabricante do carro uma seção de autoatendimento que permite descobrir o código do rádio digitando o número de identificação do veículo, ano, marca e modelo.
- Entre em contato com os representantes de atendimento ao cliente do fabricante do seu carro para obter assistência.
- Entre em contato com sua concessionária local para obter ajuda.
O método de instalação da bateria danificou o rádio do carro
Como mencionado anteriormente, você precisa substituir a bateria do seu carro seguindo os procedimentos adequados e tomando as precauções necessárias. Se você pular isso, resultará em danos aos componentes do carro, incluindo danos ao rádio.
Você pode tentar as etapas que mencionaremos abaixo na tentativa de consertar o rádio do seu carro. No entanto, se essas etapas não funcionarem, isso pode significar que seu rádio sofreu danos internos. Leve-o à sua concessionária local para que seja verificado.
Se o rádio do seu carro sofreu danos internos, sua melhor opção é substituí-lo.
O que fazer quando o rádio do carro não liga
Além das correções rápidas mencionadas acima, aqui estão algumas outras coisas que você pode fazer quando o rádio do carro não liga depois de substituir a bateria:
- Desconecte e reconecte o conector de trança ou substitua-o. Às vezes, tudo o que é preciso para consertar um rádio de carro que se recusa a ligar após a substituição da bateria é desconectar e reconectar seu conector pigtail. Portanto, tente desconectar o conector por cerca de 15 minutos antes de reconectá-lo novamente e, em seguida, ligue o rádio.
- Observe a potência da unidade principal. Se você não encontrar falhas ou danos em suas conexões e fusíveis, verifique os fios de alimentação. Seu carro tem dois:um está constantemente quente e o outro só aquece quando você liga a ignição. Ter esses fios no sentido inverso resulta em rádio que não liga, e tê-los em baixa ou sem energia significa que eles estão quebrados, resultando em um rádio defeituoso. Substitua os fios de alimentação se for esse o caso.
- Verifique o aterramento da unidade principal. Você notará loops de aterramento em vez de falhas totais se seu carro tiver problemas de aterramento, mas ainda é aconselhável verificar quando o rádio não ligar. Para fazer isso, use um multímetro no pigtail da unidade principal e aterre no corpo do seu carro. Um resultado de aterramento ruim significa que o próprio aterramento não é o único motivo da falha do rádio, enquanto um aterramento desconectado significa que o aterramento está com defeito.
- Teste sua unidade principal. Se você não conseguir pensar em mais nada para testar e verificar, conecte seus cabos de aterramento e alimentação a um negativo e positivo de 12V. Substitua sua unidade principal ou deixe-a em paz, dependendo do resultado.
- Procure o manual do proprietário do seu carro e veja se há uma solução lá. A maioria dos carros possui guias completos de solução de problemas, então há uma chance de você encontrar uma solução aqui.
- Gire a chave de ignição apenas o suficiente para iniciar as funções básicas do carro, mas não o motor, e deixe-o descansar por 10 minutos. Isso é útil se seu carro esqueceu o número de identificação do seu rádio e bloqueou você.
- Desligue todos os componentes de energia do carro, incluindo o volume do alto-falante e os aparelhos de ar-condicionado, e desconecte e reconecte a bateria. Deixe a bateria desconectada durante a noite para obter melhores resultados.
- Visualize o módulo de controle da carroceria do seu carro e avalie se existem códigos de falha nele. É claro que modelos de carros mais antigos podem não se adequar a esse método, então pule isso se for o caso.
- Visite seu revendedor local e peça que usem o scanner de fábrica para reviver seu rádio. Em alguns casos, a ferramenta de verificação de fábrica resolve o problema do rádio do carro. No entanto, observe que isso pode levar algumas horas.
- Substitua o rádio do carro. É caro substituir o rádio do carro, mas pode ser a única maneira se o rádio do carro não ligar após a substituição da bateria. Isso é especialmente verdadeiro se o rádio do seu carro tiver sofrido danos internos.
Como substituir a bateria do seu carro da maneira certa
Claro, você aprendeu a lição quando não conseguiu ligar o rádio do carro depois de substituir a bateria. Então, você quer aprender a maneira correta de substituir sua bateria para referência futura. Veja como:
Compre um Economizador de Memória
Um protetor de memória é crucial para garantir que os dados do seu carro permaneçam os mesmos. Ele carrega o rádio do carro e outros componentes elétricos do carro enquanto a bateria está desconectada. Isso evita que a perda de memória aconteça e evita futuras dores de cabeça, como um rádio de carro com defeito.
Você pode conectar seu protetor de memória na tomada de cigarros ou acessórios do seu carro, ou você pode comprar um protetor de memória com uma bateria embutida.
Economia de bateria APSG e
VSTM OBD II são opções baratas se você estiver em um orçamento. No entanto, se você preferir um kit completo que não apenas economize memória, mas também proteja e ajude a carregar a bateria,
confira o Li Lead Battery Protector ou o Ezred Memory Saver na Amazon.com agora. Não se esqueça de se armar com óculos e luvas também.
Conecte seu Memory Saver e conecte-o à tomada de acessórios do seu carro
Claro, você não precisa conectar seu economizador de memória na tomada do seu carro se ele já tiver bateria. No entanto, verifique novamente se a bateria do economizador de memória contém energia e certifique-se de que está funcionando depois de conectá-lo.
Se você estiver usando um protetor de memória conectado à tomada de acessórios do seu carro, pode ser necessário ligar a ignição para que funcione.
Desligue todos os outros acessórios do seu carro
Você está usando o economizador de memória para salvar os dados mais importantes do seu carro, então tudo o que você precisa conectar é a parte do computador do seu carro. Portanto, desligue as luzes do seu carro, ar condicionado e outros acessórios alimentados por bateria. Isso garante que seu protetor de memória funcione o maior tempo possível.
Desligue a bateria do seu carro
Seu processo exato de remoção da bateria do seu carro varia de acordo com a marca e o modelo do seu carro. No entanto, a maioria dos carros possui proteções e uma capa plástica. Às vezes, eles podem até apresentar um suporte de montagem. Remova essas peças com as ferramentas apropriadas e prossiga com as próximas etapas.
Depois de remover a carcaça do carro, seu próximo passo é desconectar o terminal negativo. O cabo do terminal negativo deve ir primeiro. Se você remover o terminal positivo antes de remover o terminal negativo, provavelmente causará um curto no sistema do seu carro. Isso ocorre porque sua ferramenta de metal pode tocar outro metal em seu carro ao remover primeiro a extremidade positiva.
Você pode descobrir qual cabo abriga o terminal negativo procurando o sinal de menos dos terminais. Da mesma forma, sempre será alojado sob uma capa preta.
Pegue uma chave de soquete para remover a porca que prende a braçadeira do cabo. Em seguida, remova o cabo e coloque-o em um local seguro. Certifique-se de que o cabo não esteja perto da bateria. Você pode enrolar um pano ao redor do terminal para obter melhores resultados para que o cabo não o atinja.
Em seguida, remova o terminal positivo. Seu cabo está próximo ao terminal negativo e é vermelho. Semelhante ao terminal negativo, certifique-se de que o cabo não toque na bateria.
Coloque a nova bateria o mais rápido possível
Você pode levar o seu tempo se o seu economizador de memória possuir uma bateria grande, mas é melhor ser rápido ao instalar uma nova bateria. Isso reduz as chances de problemas futuros após a instalação.
Ao colocar uma bateria nova em seu carro, reconecte primeiro o cabo positivo e depois o cabo negativo. Em seguida, verifique novamente se o anexo é seguro. Feito isso, substitua as tampas, protetores ou suportes por novos.
Por fim, ligue a ignição do seu carro e dê partida no motor. Agora você pode remover o protetor de memória e o sistema do seu carro deve estar bem.
Você também pode ver o clipe do YouTube de Scotty Kilmer para um tutorial rápido sobre como desconectar e reconectar a bateria do seu carro da maneira certa:
Perguntas frequentes
Uma bateria ruim pode fazer com que o rádio não funcione?
Se o rádio do carro não ligar depois de substituir a bateria, geralmente é porque você precisa digitar novamente o código.
Muitos carros mais novos têm rádios que exigem um código de rádio antifurto exclusivo.
A codificação do rádio é necessária para evitar que alguém roube seu rádio e o use rapidamente. Sem inserir o código, esses rádios não funcionam.
Em alguns casos, o rádio pode não funcionar devido a um problema com o sistema elétrico do seu veículo, como um fusível queimado.
Se o rádio do carro não ligar e você souber que tem o código correto, o problema pode estar na própria bateria ou em outros equipamentos elétricos danificados, como o interruptor de ignição.
Além disso, se sua bateria tiver mais de três anos, provavelmente é hora de substituí-la.
Uma bateria fraca ou morrendo pode causar todos os tipos de problemas elétricos em seu carro, inclusive fazendo com que seu rádio se comporte de forma estranha.
Por que o rádio do carro está morto após a substituição da bateria?
Em muitos casos, um rádio do carro está morto após a substituição da bateria devido à proteção antifurto e ao código necessário.
É importante inserir o código corretamente para que seu rádio não fique desabilitado.
Se você estiver tendo problemas para encontrar o código, tente estas dicas:
#1. Use o manual do proprietário. O manual do proprietário terá o código correto para o seu rádio.
#2. Procure o adesivo. Muitos rádios têm um adesivo com o código.
#3. Ligue para a concessionária. Se você não conseguir encontrar o código, sempre poderá ligar para a concessionária e eles poderão fornecer o código com base no VIN e no modelo do rádio.
Se você não conseguir inserir o código ou depois de inserir o código o rádio ainda não funcionar, tente estas dicas:
#1. Verifique o fusível. Um fusível queimado pode fazer com que o rádio não funcione.
#2. Verifique o sistema elétrico. Um problema com o sistema elétrico também pode fazer com que o rádio não funcione.
#3. Verifique a bateria. Se a bateria estiver fraca ou descarregada, ela não fornecerá corrente suficiente para operar o rádio.
Por que o estéreo do carro não liga, mas tem energia?
Se o som do seu carro não ligar, mas tiver energia, pode ser devido a um problema com o interruptor de ignição.
O interruptor de ignição é o que liga o rádio quando você liga o carro. Se o interruptor estiver danificado ou não funcionar corretamente, pode impedir que o rádio ligue.
Outra possibilidade é um problema com a fiação entre o rádio e o interruptor de ignição. Isso pode ser causado por uma conexão solta, um curto-circuito ou um fio danificado.
Como o rádio tem um fusível de alimentação, deve estar OK, mas alguns rádios têm fusíveis embutidos, normalmente localizados na parte traseira, e alguns fusíveis adicionais em linha localizados nos fios de alimentação.
Se algum dos fusíveis estiver queimado, pode ser por isso que o rádio do carro não liga, portanto, verifique os fusíveis e verifique se eles têm a amperagem correta.
Como reiniciar o rádio do carro depois de trocar a bateria?
A reinicialização do rádio do carro após a substituição da bateria depende do modelo do carro e do rádio instalado.
Na maioria dos casos, o rádio será reiniciado quando desconectado da bateria, mas você também pode reinicializá-lo manualmente pressionando um botão de reinicialização ou mantendo pressionada uma combinação de teclas no rádio.
Na maioria dos rádios de carro, depois de reiniciar o rádio, você deve inserir o código.
O código geralmente está localizado no manual do proprietário, em um adesivo no rádio, ou você pode solicitar o código do rádio à concessionária.
Se o rádio do seu carro ainda não estiver funcionando depois de substituir a bateria e redefini-la, pode haver um problema com o sistema elétrico do seu veículo.
Por que o rádio Toyota não funciona após a troca da bateria?
Os rádios Toyota têm um recurso antifurto que entra em ação quando a bateria é desconectada.
Para reiniciar o rádio e fazê-lo funcionar após a troca da bateria, você precisa de um código de quatro dígitos específico para o seu Toyota.
Com o código em mãos, você pode redefinir o rádio Toyota seguindo as etapas abaixo:
#1. Ligue a ignição para que apenas os acessórios sejam alimentados. Quando a energia estiver LIGADA, você deverá ver as letras SEC exibidas na tela.
#2. Segure o botão TUNE ^ e o botão 1 ao mesmo tempo até que três linhas apareçam.
#3. Use o botão 1 e pressione até que o primeiro dígito do código apareça.
Após a primeira pressão, você verá o número zero na tela. Após a segunda pressão, o número DOIS aparecerá, e assim por diante.
#4. Pressione o botão 2 até aparecer o segundo dígito do código.
#5. Pressione o botão 3 até aparecer o terceiro dígito do código.
#6. Segure o botão SCAN até que SEC apareça no visor e desapareça.
Os rádios Toyota permitem que você faça 10 tentativas para inserir o código e, depois disso, você deve levar o rádio ao revendedor para que ele possa desbloqueá-lo para você.
Por que o rádio Mercedes não funciona após a troca da bateria?
Os rádios Mercedes possuem um recurso antifurto que bloqueia o rádio após desconectá-lo da bateria. Para ativar o rádio, você precisa inserir o código de quatro ou cinco dígitos (dependendo do modelo do rádio).
Da mesma forma que para outros carros, você pode encontrar o código do rádio Mercedes no manual do proprietário ou obtê-lo na concessionária.
Para reiniciar o rádio e ligá-lo após a troca da bateria, siga os passos abaixo:
#1. Verifique e substitua, se necessário, o fusível principal do rádio sob o capô.
#2. Verifique e substitua, se necessário, o fusível anti-ladrão no porta-malas.
#3. Ligue a ignição.
#4. Na tela do rádio, a palavra CODE aparecerá.
#5. Digite o código de 4 ou 5 dígitos usando um teclado de rádio.
#6. Após inserir o código correto, a palavra OK aparecerá no canto inferior direito.
#7. Pressione o botão abaixo da palavra OK e o rádio será ligado.
Conclusão
O rádio do seu carro pode não ligar depois de substituir a bateria se você tiver um fusível danificado, um rádio travado ou uma bateria instalada incorretamente. Fusíveis danificados são comuns em rádios de carro, enquanto danos ao rádio ocorrem devido a instalação inadequada ou surtos elétricos. Enquanto isso, um rádio bloqueado acontece quando a memória do seu carro é redefinida.
Às vezes, você pode corrigir o problema do rádio do carro com facilidade. No entanto, pode ser necessário tomar medidas mais complexas para ligar o rádio se o dano for um pouco mais complicado do que o normal.