Se você dirige para viagens curtas até a loja ou faz viagens mais longas para a praia, uma coisa que você usará com certeza é o som do seu carro.
Ouvir música, podcasts ou até mesmo reproduzir um DVD para as crianças exige que você tenha um sistema que funcione sem problemas. Descobrir por que o som do carro está esquentando é uma das coisas mais importantes em sua mente.
O som do seu carro pode superaquecer por vários motivos. Os mais comuns são fiação defeituosa, ventilação e estéreos de baixa qualidade. Cada um deles terá diferentes efeitos gerais sobre como você aproveita seu aparelho de som em viagens curtas ou longas. Para corrigi-los, você deve criar um ambiente onde o estéreo tenha ventilação suficiente e fiação confiável. Uma das coisas mais assustadoras que você aprenderá sobre os sistemas de som automotivo é que eles podem superaquecer e queimar seu carro mesmo quando você não o usa por vários dias.
No artigo abaixo, veremos por que o som do seu carro superaquece e as coisas que você pode fazer para impedir que ele transforme seu cruzador favorito em nada mais do que uma pilha de cinzas.
O que pode fazer com que minha unidade principal superaqueça?
Existem três razões principais pelas quais o som do seu carro superaquece e cada um requer uma solução diferente.
Saber o que são e como encontrá-los é o primeiro passo para encontrar uma solução permanente para os problemas do som do seu carro.
Se você começar a notar um comportamento estranho no som do seu carro, então estas são as três coisas que você precisa observar:
Falta de ventilação
Todos os dispositivos eletrônicos precisam de alguma ventilação, especialmente aqueles que não possuem ventiladores embutidos. Esses sistemas ainda terão partes abertas onde o ar quente pode escapar e o ar mais frio pode entrar rapidamente.
O mesmo pode ser dito para os sistemas de som automotivo, com sistemas mais fortes exigindo sistemas de ventilação mais complexos para eliminar todo o calor criado.
A maioria dos aparelhos de som automotivos deve ser aberta em pelo menos dois lados, com os suportes de montagem sendo as únicas partes que fazem contato direto com a unidade principal que você está instalando. Se você suspeitar que sua unidade principal não está recebendo ventilação suficiente, será necessário removê-la e verificar a área de montagem. Você deve ser capaz de ver facilmente os cabos que passam por baixo do painel a partir daqui.
Fiação ruim
Às vezes, seu carro pode não ser a coisa mais bonita do mundo, e todos os membros de sua família o dirigiram antes que você o adquirisse, mas seu novo aparelho de som parece funcionar bem.
É aqui que começa o tipo mais perigoso de superaquecimento dos sistemas de áudio do carro; nem todos os cabos do seu carro terão a mesma qualidade. Se você estiver usando fios que fornecem muita tensão ou não conseguem lidar com a quantidade solicitada, você terá uma situação perigosa.
Para testar os cabos que entram no som do seu carro, você precisará verificá-los e, se algum estiver superaquecendo, você verá que o isolamento plástico ao redor está quebrado, derretido ou apenas queimado.
Garantir que seu sistema estéreo não esteja superaquecendo por causa da tensão ruim que está recebendo pode economizar muito tempo e dores de cabeça.
Qualidade da unidade estéreo
A pílula mais difícil de engolir para muitas pessoas é que a marca de barganha do aparelho de som que compraram para o carro é o problema.
As pessoas muitas vezes vão querer ficar com a marca mais barata em que confiam ao fazer as primeiras atualizações em seu sistema estéreo; às vezes, o fabricante do carro fez o mesmo.
Esses sistemas de baixa qualidade geralmente oferecem os mesmos benefícios que os sistemas de som automotivo mais caros. No entanto, eles raramente fornecem o mesmo nível de pesquisa, fazendo com que o sistema estéreo superaqueça mesmo quando o ar condicionado estiver esfriando.
Comprar um aparelho de som mais caro não é apenas obter uma qualidade de marca. Isso significa que seu aparelho de som não vai queimar seu carro tão cedo.
Como você sabe se o rádio do carro está quente?
Ao contrário dos computadores que avisam quando estão superaquecendo, o sistema estéreo geralmente continua funcionando até quebrar ou queimar o carro. Aprender a medir o calor do som do carro e se ele está em um território perigoso significa que você pode confiar com segurança no seu novo sistema estéreo.
Existem apenas três maneiras de medir a temperatura do sistema estéreo do seu carro sem instalar sistemas de monitoramento de temperatura caros e excessivamente complicados.
Toque na unidade estéreo
Se você suspeitar que a unidade principal está superaquecendo durante o uso, a maneira mais simples de testá-la é parar em algum lugar e tocá-la. Se o painel frontal da unidade estiver quente ao toque, pode ser um sinal de que algo está errado. Muitas vezes, é quando você deve remover o rádio o mais rápido possível.
Quando você remove a unidade do carro, você pode conectá-la e testá-la simplesmente conectando o sistema e ligando o veículo. Tocar algumas músicas e curtir a música com a unidade removida deve produzir o mesmo efeito. Se o rádio não ficar tão quente e você puder tocá-lo, o problema está na ventilação.
O rádio esquenta rápido?
Como dito anteriormente, todos os eletrônicos produzem algum nível de calor, e os sistemas de som do carro devem estar aquecendo enquanto você os usa para os passeios mais relaxantes. No entanto, deve demorar um pouco para que a unidade fique visivelmente quente ao toque, e nunca deve ficar tão quente que você não possa tocá-la.
Se a sua unidade principal ficar tão quente que você não consegue nem alterar o volume sem queimar as pontas dos dedos, é um sinal claro de que algo está errado. Você deve desconectar o estéreo o mais rápido possível e verificar as possíveis causas no manual. Em alguns casos, pode ser necessário enviar o aparelho de som para reparo.
Ligar e desligar
Embora tocar na unidade estéreo possa parecer a maneira mais comum de ver se a unidade principal está superaquecendo, geralmente não é o primeiro sintoma que os proprietários de carros novos experimentam. Se você tiver um rádio de qualidade de uma marca conhecida, ele terá um interruptor de segurança.
Se a unidade estiver superaquecendo por qualquer motivo, esta chave de segurança desligará totalmente o sistema estéreo. Você não poderá reiniciá-lo mesmo se desligar o carro e ligá-lo novamente, o que significa que é a melhor e mais segura maneira de ver se o seu veículo está superaquecendo ou não.
O manual do sistema estéreo geralmente informa que é por isso que o estéreo funcionou bem por um tempo e depois desligou de repente.
Os estéreos de carro superaquecidos são perigosos?
Overheating car radios are one of the most dangerous parts you can find inside of your car. They can cause instant fires and not only while driving but also for vehicles parked in your garage. Car fires are some of the fastest and most intense types of fires you will ever experience.
There is one universal truth when it comes to the heat in the car, and the only part of the vehicle that should be extremely hot is the engine. Well, there is one more, and these are brakes, but we are talking here about car interior.
Every other part of the car should be warm or cold, depending on how you set the car’s air conditioning system.
When you are installing a new radio system, you may be wondering what is the worst thing that could happen to your car.
The easy and simple answer is that it will burn down, even when completely turned off. An overheating custom stereo system is one of the most common reasons cars are suddenly going aflame.
How do I prevent car radio from overheating?
When you have done all the testing and finally figured out that your car stereo is indeed overheating, you will want to find a way to stop it. There are many solutions to consider, and some of them are as simple as doing a few wiring problems, while others require a few days of work to make it correctly.
Knowing what each option is and how you can effectively implement them without a challenge will mean a lot less stress for you overall. These should be done starting with the most evident and important, moving down to the expensive and complicated.
Check Harness and Wiring
Any head unit’s wiring is the leading cause of them overheating, so when you get a used car with a modified stereo system or install your own stereo system, you should do it to the best degree possible. Before you start working in your vehicle, you should have the new stereo system in front of you, along with its instructions.
Reading these will tell you the thickness of the wires required and the voltages the unit will pull while working. Checking to see if your car’s wiring harness will handle these is vital to preventing damage later down the line.
If you are receiving a car with an already customized stereo system, you should remove the stereo system to check whether there is any wear and tear on the cabling harness. Usually, if there is some damage done to the wires, the insulation will have turned brittle or become discolored. Replacing wires that are damaged with stronger ones will mean you can comfortably keep using the stereo system.
Improve Venting
The other thing that is likely to cause heating to go out of control on your stereo system is improper heating. If you have a standard stereo system, then the mount in the car should already have the required venting holes to ensure it does not overheat. When the stereo system does require extra venting, creating them is not as complicated as you may think.
The mounting unit for stereo systems in all cars is a mix of plastic and metal. By removing some of the plastic, you can create extra passive ventilation.
The plastic you can cut easily by using a
Dremel tool or a small metal saw. It will be a tight space to work in, but once the right ventilation holes have been created, your stereo system should work a lot better.
One of the most overlooked ways of creating more ventilation is tidying up the stereo system cables. Using
zip ties and a few creative bends, you can ensure that the airflow for the entire dashboard is improved tenfold.
Both of these should be done if you ever suspect the stereo system needs a bit more air to breathe.
Cleaning Around the Stereo
To the surprise of many new car owners, the car’s inside can become surprisingly dirty if not cleaned properly. When you are checking on your stereo system or installing a new one, it is always good to do a bit of extra cleaning around the dash and clean the stereo.
Using compressed air and a soft brush will clean out all of the dust that can become accumulated in the nooks and crannies of your car. This simple addition to checking on everything in your vehicle will improve the car electronics’ overall performance.
The best part about this step is that it takes only a few minutes to complete and will help solve the venting problem. Some of the dustiest places on earth can be found in the nooks and crannies of the dashboard of any car.
Add Cooling Fans
An extreme way to keep your stereo system cooled is by installing a few basic computer fans into the dashboard. These fans are created to operate for hours on end without resting or needing to be maintained, and if you are unsure if the vents for the stereo will be sufficient enough, you can simply add these.
Computer fans have been the most popular way of fixing the overheating problem for stereos for a long time. This is because the car’s internal wiring provides the same voltage and amperage as those found in computers. Many larger stereo systems will already have some of these included or mounting locations for fans.
However, it should be noted that while computer fans can quickly help to prevent overheating for a stereo system that needs more venting, the fans can cause more problems. An exposed fan in such an enclosed area with cables can be hazardous. It should only be considered a solution if you are entirely comfortable with your car’s internal wiring.
Replace Stereo With the New One.
While venting, fans, cleaning, and new wiring are all ways of easy fixing your overheating stereo, sometimes they will do nothing other than prolong the inevitable. If the previous owner of your car installed a low-quality stereo system or you decided not to get a proper system, then it will eventually fail.
Stereo systems do not always have to go through diligent testing or requirements set out by the government. This means that when you buy a cheaper, budget stereo from an unknown brand, it could have several faults. These systems usually draw too much power, are not well cooled, and have a power draw that can kill your battery.
It may seem counterintuitive, but buying lower functionality, higher quality stereo systems from trusted manufacturers will mean years of saved headaches. A proper stereo system will have warranties, be quality assured tested, and adhere to several operational guidelines set out by governing bodies.
Conclusão
The fight to have a proper stereo system is a never-ending one, and ensuring that it works properly in your car is a simple series of steps that you need to follow. An overheating stereo system is one of the most dangerous things you could have in your vehicle. It’s better to drive around without sound if it is overheating.
Just be sure when you install the new stereo system that you connect the speakers correctly. Nothing says botched job like no sound from the right and scrambled squeaks from the left!