Não há muitas coisas mais irritantes do que ligar o carro para ver que o som do carro perdeu as configurações que você colocou ou, no pior dos casos, pedir um código.
A parte mais importante para muitos proprietários de carros são seus rádios. Quando eles começam a agir, encontrar a falha exata pode ser um desafio, especialmente quando o rádio é reiniciado sem motivo.
O rádio do seu carro só será reiniciado quando uma das três coisas acontecer: - Perdeu completamente o poder,
- Está superaquecendo,
- Ou, o fio de memória foi instalado incorretamente.
Para corrigir isso, você precisará medir a temperatura, verificar a bateria, verificar os fusíveis, rastrear a configuração da fiação ou, nos piores casos, substituir a unidade completamente. Veja como você encontrará o problema com seu rádio e a maneira mais fácil e rápida de corrigi-lo!
Por que os aparelhos de som do carro ligam e desligam?
Os sistemas de rádio em seu carro não são conectados para serem uma parte essencial do veículo; no entanto, eles podem facilmente mostrar que algo mais está errado com o motor. A causa mais comum de ligar e desligar rádios é que
a bateria não pode fornecer energia suficiente para manter o estéreo ligado ou superaquecer quando usado por longos períodos.
Isso geralmente é causado por luzes que foram deixadas acesas ou uma porta não foi fechada corretamente, fazendo com que a bateria seque durante a noite. Existem casos raros em que o carro funcionará perfeitamente, mas o rádio será cortado aleatoriamente durante a condução. Isso pode acontecer quando a unidade principal do estéreo está superaquecendo.
Felizmente, o estéreo só liga e desliga quando esse for o caso. Corrigir esse problema pode ser simples, verificando os fios ou adicionando uma unidade de resfriamento para o sistema estéreo. Qualquer problema requer alguma atenção, e muitas vezes a única maneira de consertar o estéreo será testando, vendo quais soluções pioram ou melhoram a situação.
Por que meu rádio reinicia quando ligo o carro?
Existem cinco razões pelas quais um sistema estéreo de carro é reiniciado, cada um deles causado pela mesma coisa, uma perda de energia para o sistema estéreo. Os estéreos do carro não são construídos com baterias para compensar a perda de energia, pois o carro sempre deve ter alguma corrente fluindo através dele.
Aqui estão as causas prováveis de perda de energia para o sistema estéreo, e saber como reconhecê-las economizará muitas horas de frustração:
Problemas com a bateria:
O problema mais comum e fácil de corrigir que causa redefinições de estéreo são problemas de bateria — baterias quebradas e velhas ou simplesmente
descarregadas . Encontrar falhas na bateria é sempre fácil, pois o resto do carro não dá partida ou tem muitos problemas para dar partida.
Superaquecimento:
Um problema que pode aparecer até mesmo nos proprietários de carros mais experientes é o superaquecimento da unidade principal, que geralmente acontece durante a instalação de sistemas estéreo personalizados. Existem duas causas para isso, tensão excessiva do sistema ou resfriamento insuficiente.
O chicote instalado geralmente não é simples de instalar e, se você não for cuidadoso, fornecerá muita energia ao estéreo. Em outros casos, o estéreo mais complexo que você está instalando criará muito calor para o espaço que ocupa agora.
Falha no fusível:
Uma falha de fusível para sistemas estéreo geralmente fará com que o estéreo não seja iniciado, mesmo quando você gira a chave simplesmente para ouvir música. O fusível é a primeira coisa que a maioria das pessoas verifica quando o aparelho de som começa a agir de forma estranha. Os fusíveis são a primeira linha de defesa quando um curto é criado ou um surto passa pela parte elétrica do carro.
Fio de memória:
A coisa mais fácil de ignorar ao instalar ou consertar um sistema de som automotivo é o fio de memória. Normalmente, um pequeno fio amarelo faz parte do chicote elétrico. Este fio tem um fluxo constante de energia para ele. Quando não estiver conectado ou quebrado, o sistema estéreo será reiniciado toda vez que perder energia.
Unidade principal:
A maneira mais infeliz de um sistema estéreo não funcionar é quando a unidade principal apresenta defeito, geralmente como causa de surtos, danos líquidos ou apenas idade.
Quando tudo no carro está funcionando corretamente, os fios estão corretos e o fusível é novo, isso geralmente indica que algo deu errado com a unidade principal. Substituir isso em carros modernos pode exigir horas de trabalho e só deve ser feito se você estiver incrivelmente confiante.
Felizmente, a maioria dos sistemas estéreo que quebram dessa maneira podem ser substituídos com apenas alguns parafusos.
Como impedir a reinicialização do rádio do carro?
Quando você não tem certeza de qual é o problema e está procurando uma solução para o rádio do carro constantemente redefinindo, há algumas coisas que você pode fazer. São soluções simples que variam de baratas a gastar mais dinheiro do que a manutenção anual para consertar o carro.
Corrigir o superaquecimento através da energia:
Um problema comum apenas se um sistema estéreo personalizado tiver sido instalado. O superaquecimento é causado pela unidade principal recebendo muita energia, geralmente por um fio que foi instalado incorretamente. Simplesmente encontrar este fio e conectar o correto resolverá o problema.
Ventilando a Unidade:
Poucas pessoas percebem que todos os eletrônicos criam algum tipo de calor, até mesmo o sistema estéreo do seu carro. Se você instalar uma unidade nova e um pouco maior em seu veículo, poderá acabar bloqueando até mesmo as aberturas instaladas no novo estéreo. Verificar para ver como você pode criar fluxo de ar para o estéreo através de orifícios de ventilação ou ventiladores criará um sistema estéreo que funciona muito mais confiável.
Verifique os fusíveis:
Os fusíveis raramente custam mais do que alguns dólares e podem ser comprados em pacotes com vários tamanhos para serem usados. Simplesmente
verificar o fusível correspondente mostrará se ele está queimado ou não . Essa correção geralmente leva menos de um minuto para ser concluída.
Verificações de fiação:
Normalmente, a coisa mais econômica a fazer primeiro é verificar se o chicote de fiação foi conectado corretamente. Fazer isso leva apenas alguns minutos e pode revelar por que várias outras partes do seu carro não estão funcionando conforme o esperado. Normalmente, quando isso é feito, o problema é um fio de memória solto e reconectar esse fio corrige o problema da unidade principal de redefinição.
Bateria nova:
Um processo um pouco mais complicado do que a maioria pensa é substituir a bateria do seu carro e, quando você começar a ter algum problema elétrico, isso sempre deve estar na lista de coisas que você fará. As baterias novas costumam ser a maneira mais fácil de resolver quase todos os problemas do seu carro no departamento elétrico. Poucas pessoas percebem que precisam colocar
baterias novas em seus carros a cada poucos anos.
Substituição:
Quando os fusíveis não funcionam, a fiação é sólida e até mesmo uma nova bateria não consegue impedir que o rádio seja reiniciado, isso pode significar apenas uma coisa. A unidade principal precisará ser substituída, porque está totalmente defeituosa ou porque os componentes internos estão levemente quebrados. Embora você possa abrir a unidade principal para identificar exatamente qual parte quebrou, geralmente o capacitor, substituir peças nessas placas pequenas pode ser quase impossível.
Conclusão
O sistema estéreo é uma das peças mais importantes da tecnologia em seu carro; no entanto, ainda são centenas de componentes diferentes montados juntos. Se você estiver enfrentando problemas com ele, a solução pode ser tão simples quanto instalar um novo fusível ou tão complicada quanto instalar um novo sistema de refrigeração que mantém o ar fresco.
Apenas lembre-se de que não importa o que você faça, desconecte a bateria antes de começar a tocar nos cabos que a alimentam!