Se você estiver tendo um problema com o ruído do motor no som do seu carro, há algumas coisas que você pode fazer para corrigir o problema.
O ruído do motor e qualquer outro ruído que venha do sistema de áudio do seu carro são como pregos em um quadro-negro. O pior é que muitos fatores podem contribuir para isso, e você precisará verificar todos eles.
Para se livrar do ruído do motor em um som automotivo, você precisa descobrir se eles estão sendo produzidos por um estéreo, fios RCA ou pelo amplificador. - Para eliminar o ruído do motor produzido pelos fios RCA, certifique-se de que eles não fiquem próximos aos fios de alimentação do amplificador.
- Para se livrar do ruído do motor proveniente do estéreo, certifique-se de que o estéreo tenha um bom aterramento até o metal.
- Para eliminar o ruído do motor proveniente do amplificador, conecte todos os aterramentos do amplificador ao mesmo ponto no chassi embaixo do veículo. Use a mesma bitola do fio de alimentação.
No artigo abaixo, detalharei essas dicas e etapas para se livrar do ruído do motor no som do seu carro.
Como eliminar o ruído do motor no carro?
Antes de começar, ligue o motor do carro, ligue o estéreo e desligue o volume.
Qualquer música saindo dos alto-falantes não é necessária porque você está tentando encontrar um problema com o ruído do motor.
1 – Verifique os fios RCA quanto a fontes de ruído:
- Certifique-se de que os fios RCA não passem perto de nenhum fio de alimentação. Se estiverem, isso pode causar ruído e interferir no sinal de áudio – passe os fios RCA debaixo do tapete do outro lado do carro.
- Desconecte os fios RCA do amplificador e, se ainda ouvir os ruídos, o problema está no amplificador ou nos fios de alimentação - verifique o amplificador e sua conexão de aterramento.
- Conecte os fios RCA de volta ao amplificador e desconecte do estéreo. Se você ainda ouvir o ruído do motor, o problema está nos fios RCA – substitua os fios RCA por outros que tenham melhor blindagem, por exemplo, NVX .
2 – Verifique se há uma boa conexão de aterramento:
- O ponto de aterramento precisa ser conectado diretamente ao metal nu na estrutura do seu veículo.
- Use os fios de aterramento com a mesma bitola do fio de alimentação ao aterrar o amplificador.
3 – Conecte todos os aterramentos do amplificador ao mesmo ponto:
- Garantir que todas as conexões de aterramento venham de um ponto central ajudará a eliminar possíveis problemas de ruído causados por locais de aterramento incorretos.
4 – Instale um filtro de energia embutido:
- Um filtro de energia embutido pode ajudar a reduzir o ruído do motor filtrando quaisquer frequências indesejadas que possam estar causando interferência.
5 – Instale um isolador de loop de aterramento:
- Um isolador de loop de terra pode ajudar a reduzir o ruído do motor interrompendo a conexão entre o aterramento do seu veículo e o aterramento do sistema de áudio. Isso evitará que qualquer interferência passe pelo sistema.
Com as etapas acima, você pode se livrar rapidamente do ruído do motor no sistema estéreo do seu carro.
O que causa o ruído do motor em um som automotivo?
Ruído do alternador
Em alguns casos, o motor pode ser o culpado por causar ruído no sistema de áudio do seu carro.
O ruído emanará devido ao alternador. Você pode resolver isso instalando um filtro de ruído do alternador na linha de alimentação entre a bateria e o alternador para minimizar esse problema.
Verei os filtros de ruído no título subsequente mais adiante neste artigo e explicarei a você quais são adequados para quais situações.
Ruído associado a um loop de terra de um dispositivo móvel
Esta causa de ruído em um aparelho de som está se tornando cada vez mais aparente. Isso acontece quando você tem um dispositivo móvel e o conecta ao sistema de áudio do carro (rádio ou unidade de infoentretenimento) com uma conexão RCA ou USB.
Em essência, esse tipo de conexão funcionará bem e você não deverá ter problemas (o som deve ser claro e sem ruído). No entanto, quando você conecta simultaneamente o dispositivo móvel ao adaptador usado para carregar, o problema aparece.
O som que você ouve pode estar na forma de estática (ruído branco nos alto-falantes) ou pode estar na forma de um gemido (isso acontecerá se você tender a acelerar ou acelerar o motor).
O telefone conectado ao carro por meio de dois pontos de conexão causa o que é conhecido como loop de terra.
Aterramento insuficiente do amplificador pode causar ruído.
Às vezes, os fãs de áudio automotivo optam por não usar o dispositivo móvel. Em vez disso, eles instalarão um sistema estéreo de reposição que consistirá em amplificadores, alto-falantes e talvez até um novo sistema estéreo ou de infoentretenimento.
E esta é uma ótima solução para melhorar a qualidade do som do áudio do carro. No entanto, é sempre perturbador descobrir que há ruído em seu sistema depois de gastar muito tempo e seu dinheiro suado na substituição ou atualização do som do carro.
Esse ruído pode vir na forma de assobio, estática ou gemido (isso muda com a velocidade do carro ou quando o motor é acelerado).
Mais comumente, esse tipo de ruído está associado a um solo ruim. Para ilustrar melhor, cada amplificador que você deseja instalar requer duas conexões.
- Um é o cabo de alimentação, que alimentará e executará o amplificador.
- A outra é uma conexão de aterramento, e essa é a que muitos entusiastas do novo som automotivo esquecem ao configurar amplificadores.
Uma conexão de aterramento pode ser apenas um parafuso ou algum tipo de ponto de conexão que não é tão visível quanto as outras conexões. Se você não passar um fio terra diretamente da bateria, o ponto de conexão deve estar próximo ao amplificador, na maioria dos casos na área do tronco.
O que precisa ser feito é que um fio com a mesma bitola no fio de alimentação deve sair do terminal negativo do amplificador, e então deve ser conectado (solidamente) ao chassi do seu carro.
O que causa uma conexão de aterramento ruim?
Não conectando o cabo terra ao amplificador ou carro corretamente.
O fio terra deve ser conectado a uma parte metálica do chassi do carro e deve ser fixado próximo ao amplificador. Conectá-lo a qualquer outra parte do veículo que não seja metálica não fará com que o fio terra funcione corretamente. Portanto, você obtém ruído emanando do sistema estéreo do seu carro.
Além do fio terra não estar conectado corretamente ao carro, algumas pessoas não o conectam corretamente ao amplificador. Ao conectar o terra, você precisa certificar-se de que ambos os pontos de conexão estejam firmes e solidamente conectados.
Ter a bitola incorreta do fio terra
Não tão comumente conhecido como ter um ponto de conexão ruim, o ruído pode ocorrer porque o calibre do fio (o tamanho do diâmetro do fio) às vezes é muito pequeno quando comparado ao do cabo de alimentação que está sendo executado no amplificador.
Quando o fio terra é mais fino que o fio de alimentação, isso pode causar ruídos e interferências.
O ruído do amplificador devido à posição de montagem pode causar ruído.
Em alguns casos, se o amplificador for montado muito perto de outro dispositivo em seu veículo que emite algum sinal elétrico, esse dispositivo poderá interferir no amplificador, fazendo com que ele produza ruídos desnecessários.
Lembre-se de que pode ser qualquer dispositivo elétrico irradiando um sinal elétrico (um motor de assento ou algo semelhante).
O gabinete do amplificador causando um curto para o terra pode causar ruído.
Este não é um típico curto para o solo onde um fusível irá queimar, e haverá uma sobrecarga excessiva de energia, fazendo com que seu equipamento de áudio queime.
Trata-se de um tipo de curto-circuito onde há interferência no circuito. Essa interferência depende de amplificadores individuais que são produzidos por fabricantes específicos e que estão alojados em uma caixa de metal.
Dependendo do amplificador, o que às vezes acontece é que, se o amplificador que está alojado em uma caixa de metal for aparafusado diretamente ao chassi do carro (a caixa de metal está tocando o chassi de metal do veículo), causará ruído e interferência.
Configurações de ganho incorretas em seu amplificador podem causar ruído.
Uma coisa que os entusiastas de áudio automotivo não levam em consideração é a configuração de ganho em um amplificador. Isso precisa ser ajustado e configurado corretamente e, se você tiver um sistema de áudio completo de pós-venda, todo o sistema deve ser ajustado em vez de apenas um amplificador.
Isso anulará a chance de você interferir em qualquer configuração que possa fazer com que seu sistema de áudio faça qualquer ruído ou emita qualquer interferência.
Os cabos de conexão de sinal podem causar ruído.
Cabos de sinal de qualidade medíocre também são um problema generalizado e estão associados a ruídos e interferências no sistema de áudio do seu carro.
Muitos fãs de áudio de carro gastam muito dinheiro por ótimos equipamentos, como amplificadores e alto-falantes de primeira linha, e economizam no fio, o que é a escolha incorreta a ser feita.
Esses cabos de sinal de baixa qualidade captam interferência e ruído ao longo do caminho do sinal e o conduzem diretamente aos alto-falantes.
Eu vi isso muitas vezes, e é como comprar uma Ferrari e colocá-la em alguns pneus baratos. Você faria isso?
Um ruído que é irradiado para o próprio fio do alto-falante
Os fios dos alto-falantes geralmente não causam muitos problemas, mas ainda podem acontecer, especialmente em carros mais antigos com a instalação elétrica envelhecida.
Se você testou e passou pela lista que preparei para você e ainda não consegue encontrar a fonte de ruído ou interferência, esse pode ser o problema.
Tal como acontece com os fios de sinal captando ruído e interferência, o mesmo acontece com os fios do alto-falante. Portanto, se algum componente elétrico estiver localizado próximo ao fio do alto-falante, ele poderá ser suscetível a interferências e ruídos.
Ruído da unidade principal de pós-venda
A última razão significativa pela qual você pode estar experimentando ruído é quando você substitui o estéreo de fábrica OEM padrão por uma unidade principal de reposição.
Isso pode acontecer porque a conexão de aterramento de estoque dentro do painel não é boa o suficiente para a unidade principal de reposição. Embora raro, mas se isso acontecer com você, talvez seja necessário substituir um chicote de som do carro ou passar um fio terra separado para a unidade principal.
Como faço para impedir que o rádio do meu carro faça barulho?
Abaixo, detalhei todos os remédios para as situações acima que podem estar causando um ruído no sistema de áudio do seu carro.
Tenha em mente que você deve considerar todas as correções antes de sair e comprar qualquer componente.
Instale o isolador de loop de terra (filtro de ruído) para dispositivos móveis
Uma solução fácil para corrigir um loop de aterramento causado por seu dispositivo móvel é comprar e usar um
isolador de ruído de loop de aterramento BESIGN .
Este pequeno dispositivo simplesmente se encaixa no caminho do sinal entre o telefone e o som do carro, essencialmente negando o loop de terra. Além disso, essa correção é relativamente barata e não vai custar o preço de um aparelho de som totalmente novo ou obter um mecânico para religar o som do seu carro. O único requisito é que o som do seu carro tenha uma entrada jack de 3,5 mm.
Instale o isolador de loop de terra (filtro de ruído) para caminhos de sinal e amplificadores
Este isolador de loop de aterramento é semelhante em sua função ao isolador para dispositivos móveis, mas deve ser colocado entre os cabos de sinal do seu sistema de áudio e não o cabo jack de 3,5 mm do seu dispositivo móvel e estéreo.
Você deve considerar a compra deste dispositivo somente se tiver passado por todas as etapas e medidas para determinar e corrigir o que poderia ser a causa do ruído do sistema de áudio do seu carro.
Instalei dois
isoladores de loop de aterramento InstallGear no meu Ford Edge, e o resultado foi imediato. Estou dirigindo com eles há mais de um ano e estou muito satisfeito com a qualidade do InstallGear.
Se você não tiver saídas RCA na unidade principal, você pode usar o
filtro de ruído do conversor BOSS B65N RCA em vez disso, conecte-o diretamente aos fios do alto-falante do chicote estéreo do carro.
Os filtros de ruído são bons?
Como mencionei anteriormente, você pode obter vários filtros de ruído que podem ser instalados em diferentes áreas do áudio do carro, mas o objetivo deles é basicamente o mesmo.
Os isoladores de loop de terra são classificados como um tipo e são a primeira opção para a qual as pessoas tendem a se desviar.
Os outros tipos de filtros de ruído são explicitamente classificados como filtros de ruído e supressores de ruído. Estes funcionam bem e são semelhantes em relação aos isoladores de loop de terra. No entanto, esses filtros de ruído em alta velocidade no tipo se conectarão a diferentes seções do seu carro, tentando eliminar o ruído.
Isoladores de loop de terra e outros vários filtros de ruído são surpreendentemente bastante úteis para reduzir o ruído no sistema de áudio do seu carro. No entanto, você deve considerar todos os fatores que podem estar contribuindo para causar o ruído no sistema de áudio do seu carro.
Se você não considerar todos os possíveis fatores que podem estar causando ruído ou interferência no seu áudio, instalar um filtro de ruído não resolverá o problema com o ruído e você pode pensar que eles são uma perda de tempo e dinheiro.
Por exemplo, se o fio terra não estiver preso corretamente ou for muito fino, o filtro de ruído (isolador de loop de terra) pode não funcionar corretamente.
Em relação ao fio de aterramento
Como mencionamos brevemente, você deve garantir que o fio terra do seu amplificador esteja preso no amplificador e na seção onde ele faz contato com o carro.
Eu também mencionei que o fio terra do seu amplificador tem que ter a mesma bitola (tamanho) que o fio de alimentação que vai para o seu amplificador.
Por fim, não esqueça que a bateria real do seu veículo possui um fio terra. Também é imperativo que este fio seja preso rapidamente e conectado corretamente aos pontos de conexão apropriados.
Observe que a conexão de aterramento da bateria completa o circuito. Se você instalar um amplificador de reposição muito poderoso, precisará atualizar esse fio terra (use um fio mais grosso com um calibre menor). Caso contrário, você provavelmente sentirá ruído, mesmo que todos os cabos estejam conectados com segurança.
Em relação ao ruído do amplificador
Suponha que você tenha colocado seu amplificador próximo a outro dispositivo que emite algum sinal elétrico. Nesse caso, é de seu interesse afastar o amplificador dele.
Nos casos em que você tem um amplificador alojado dentro de uma caixa de metal, recomendo montá-lo em uma superfície de plástico ou madeira (MDF) que o separe do restante do veículo.
O que você pode fazer aqui é construir ou comprar um rack de amplificador de plástico ou placa de amplificador.
No entanto, se você estiver usando um rack de amplificador de metal soldado personalizado, o que você pode fazer para separar o quadro do resto do veículo é montá-lo no carro por meio de
lavagens de borracha e outras peças de hardware emborrachadas.
Com relação aos cabos de conexão de sinal
Se você acha que seus cabos de conexão de sinal podem causar toda a interferência e ruído, você tem duas opções.
- Se você tiver cabos baratos e de baixa qualidade, substitua-os por alguns fios decentes que vêm equipados com blindagem. A fiação é relativamente barata, mesmo para fios de áudio automotivos de alta qualidade.
- A outra opção é sempre empregar técnicas corretas de instalação de cabos de áudio CA. Isso significa que você deseja passar os cabos de sinal pelo lado oposto do veículo até os cabos de alimentação.
Em relação ao ruído do fio do alto-falante
Se você desconectar o fio do alto-falante do amplificador, ligá-lo e descobrir que o ruído desapareceu, você terá duas opções, assim como fez com os cabos de sinal.
Se você precisar que os cabos de alimentação e os fios de sinal se cruzem por qualquer motivo, seria melhor se eles se cruzassem em um ângulo de 90 graus para minimizar a área de contato.
Uma coisa a notar é que muitas pessoas se perguntam se é certo que quando os cabos de alimentação e os cabos de sinal se aproximam do amplificador, eles também se aproximam.
A resposta para isso é que está tudo bem porque você deve estar executando cabos de sinal blindados de alta qualidade.
Em relação às unidades principais de pós-venda
Se você estiver experimentando ruído de sua nova unidade principal de reposição, uma solução relativamente barata é estender o fio terra do estéreo até um ponto de conexão de aterramento confiável em seu veículo.
Além disso, quando você compra uma unidade principal de reposição, deve ficar claro que ela vem com um fio de aterramento estendido para que você possa conectar o fio a um ponto de conexão de aterramento relevante em seu veículo.
Conclusão
Muitos fatores devem ser considerados ao tentar estabelecer o que pode estar criando ou contribuindo para o ruído no sistema de áudio do seu carro.
Como estamos lidando com um circuito elétrico e muitos componentes intrincados, há muitas etapas que você deve seguir para garantir que ruídos ou interferências não entrem na equação. Se isso acontecer, você precisa usar um processo de eliminação para descobrir a causa do ruído.
Depois de determinar o que causa o ruído, normalmente a correção é barata.
No entanto, pode ser trabalhoso e demorado, como, por exemplo, reconectar todo o sistema, colocar os fios em lados opostos do carro ou construir um rack feito de plástico e remontar seu amplificador.
Se tudo mais falhar, você precisará levar seu veículo a um profissional de áudio automotivo. Provavelmente, eles poderão consertar seu som, ajustar seu sistema de áudio e eliminar qualquer ruído ou interferência que você possa ter. Esta opção, no entanto, pode ser a mais cara.