>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Rádios de carro

Quanto custa consertar o rádio do carro


Todo mundo gosta de ouvir música adorável em seu carro durante uma viagem. Por outro lado, da mesma forma que os demais equipamentos eletrônicos, os auto-rádios podem quebrar ou ser danificados. Quando isso acontece, a primeira coisa que costumamos perguntar é quanto custa consertar um rádio de carro? Vamos descobrir.

Em geral, o custo de reparo de um rádio de carro varia de 50$ a 300$. Os reparos menos complicados, como substituição de fusíveis, custarão até 10$ se feitos DYI, e os reparos mais complexos de telas elétricas ou LCD podem chegar a 300$.

No artigo abaixo, vou te mostrar os problemas mais comuns com rádios de carro e te orientar, como se livrar desses problemas de forma rápida e sem estragar a carteira.

Os rádios dos carros podem ser reparados?


Para ser muito claro, você não pode consertar um rádio de carro se houver uma falha no circuito integrado ou no IC, a menos que você seja um especialista. Dito isto, há algumas coisas que você ainda pode fazer para reparar um rádio de carro.
  1. Para verificar os alto-falantes, coloque o rádio do carro no modo CD ou Bluetooth e veja se o som está saindo deles.
  2. Certifique-se de que o volume do som do seu carro esteja alto e no modo de rádio, e você deve sintonizar o rádio em uma estação específica. Este ponto pode parecer bobo, mas vale a pena mencionar.
  3. Verifique se a antena do carro está alongada ou não. Essas antenas podem ser facilmente danificadas quando o carro é lavado.
  4. Verifique se há fusíveis queimados ou qualquer curto-circuito visível na fiação.

Como faço para testar o rádio do carro?


Para testar o rádio do seu carro, você precisa de equipamentos como alto-falante, fonte de alimentação, etc.

A maioria, mas não todos os auto-rádios, usam codificação de cores padrão de fiação, facilitando sua instalação e possível solução de problemas. Abaixo está a lista de codificação de cores do rádio do carro:
  • Vermelho – liga o rádio com +12 V do interruptor de ignição.
  • Preto – Fio terra
  • Amarelo – memória do rádio e alimentação principal de +12V
  • Azul ou azul branco – saída remota de 12 V do amplificador ou antena elétrica

De que equipamento preciso para testar o rádio do carro?

  • Carro sobressalente, casa ou outros alto-falantes – idealmente, se a classificação for de 4 ohms. Você pode usar qualquer classificação acima de 4 ohms, desde que tenha certeza de que está funcionando corretamente.
  • Fonte de alimentação AC ou DC regulada de 12 V, 1 A. Você também pode usar a bateria do carro para teste ou alimentação em sua CPU de desktop também pode ser usada.
  • Fita elétrica para evitar curto-circuito de fios soltos.
  • Alicates de corte ou descascadores de fios – Para remover o isolamento dos fios.

Como testar os terminais de entrada do rádio do carro?


Se você estiver usando a bateria de um carro, prenda cuidadosamente os terminais da bateria. Em seguida, conecte o terminal positivo da bateria com o fio vermelho do auto-rádio e o fio negativo da bateria com o fio preto ou terra do auto-rádio.

Tenha cuidado para que os fios não toquem uns nos outros e o corpo do rádio não toque na bateria para evitar curtos-circuitos.

Se o rádio estiver funcionando corretamente e outras funções estéreo também estiverem funcionando, sua entrada de rádio está OK.

Como testar os terminais de saída do rádio do carro?


A maioria dos rádios do carro tem amplificadores IC (circuito integrado) que fornecem energia aos alto-falantes. Se o alto-falante não estiver funcionando corretamente, o amplificador ou circuito interno está com defeito.

A maioria dos alto-falantes usa o seguinte código de cores, que é o padrão para todos os produtores:
  • Branco – Frente esquerda (+)
  • Branco Preto – Frente esquerda (-)
  • Cinza – Frente direita (+)
  • Preto Cinza – Frente direita (-)
  • Violeta – Traseira esquerda (+)
  • Preto Violeta – Traseira esquerda (-)
  • Verde – Traseira direita (+)
  • Verde Preto – Traseira direita (-)

Ligue o fio do altifalante à saída do auto-rádio e certifique-se de que estão devidamente isolados. Em seguida, reproduza músicas do rádio e de outras fontes, se você as usar, como CD, Bluetooth, etc.

Neste estágio, você pode ajustar o fader e o balanço para verificar cada canal de saída individualmente.

Se a saída de rádio for boa, o som sairá dos alto-falantes. Se não produzir nenhum som, existe a possibilidade de que o IC interno esteja em curto-circuito.

Devo reparar ou substituir o som automotivo danificado?


Desde 1929 os rádios são instalados nos carros, e hoje em dia, devido à tecnologia moderna, o circuito interno do rádio tornou-se mais complexo.

A maneira mais fácil de responder a essa pergunta é que, se o reparo custar o mesmo ou próximo do custo de substituição, é melhor substituir o som do carro danificado. Reparar rádios de carro é mais benéfico para rádios caros ou exclusivos, onde a substituição pode ser difícil ou mesmo impossível.

Posso consertar o rádio do carro em casa?


À medida que a tecnologia está se tornando cada vez mais avançada, os rádios dos carros estão se tornando complexos. A menos que você seja um técnico treinado, pode ter dificuldades para consertar o rádio do carro em casa.

A maioria dos rádios de carro tem circuitos integrados que incluem elementos como amplificadores, capacitores, resistores, etc. Não é fácil encontrar falhas a menos que você entenda o funcionamento de cada componente.

No entanto, existem algumas coisas simples que você pode verificar e reparar o rádio do carro em casa.

Verifique se há fusíveis queimados


Para verificar se o fusível do rádio do seu carro está queimado ou não, vá até o painel de instrumentos próximo ao painel ou consulte o manual do seu carro para encontrar a localização desse painel.

Os fusíveis do carro podem estar localizados em vários locais, como sob o capô, na área do porta-malas ou atrás do painel. Se você não tiver o manual do carro, baixe-o da internet.

Quando você remove a tampa do painel de fusíveis, o interior do painel tem um diagrama que informa a localização exata do fusível do rádio do carro. Retire o fusível do rádio e veja se o filamento está conectado. Se não for visto corretamente, use uma lanterna para detectar o fusível queimado.

Se o fusível estiver queimado, o filamento está quebrado no meio. Substitua o fusível queimado pelo novo fusível. Certifique-se de comprar o fusível com a mesma classificação mencionada no manual.

Os fusíveis do rádio do carro são os mesmos do resto do carro. Se você não tiver fusíveis sobressalentes em casa, confira meu conjunto favorito Nilight – 50014R com 140 fusíveis que variam de 2A a 40A.

Quanto custa substituir o fusível do rádio do carro?


Demora cerca de cinco minutos e 1 $ para DYI substituir um fusível. Isso economizará a viagem ao mecânico e outros US $ 20 para a substituição.

No entanto, se o fusível queimar repetidamente, pode haver alguma outra falha pela qual você deve ir a um mecânico.

Verifique a fiação do rádio do carro


Esta parte é bastante complicada porque a fiação do rádio do carro passa por várias partes do seu carro. No entanto, uma coisa simples que você pode fazer é verificar a fiação a olho nu e ver se encontra algum sinal físico de um curto-circuito, como cheiro de queimado, luzes piscando ou metal no fio.

Desligue o carro e, em seguida, enrole esse fio com fita isolante para que fique isolado.

Outro e meu método preferido para verificar a fiação defeituosa é usar um multímetro. É fácil. Basta girar o botão do multímetro para “continuidade”, que é indicado por um pequeno símbolo de microfone.

Para garantir que o multímetro esteja funcionando corretamente, junte as partes metálicas de dois fios e você ouvirá um bipe. Pegue dois fios e agora coloque o fio vermelho no fio e o fio preto no segundo fio.

Se o multímetro emitir um bipe, a corrente flui e o circuito é fechado.

Qual ​​é o custo de verificar a fiação de um rádio de carro?


Um bom multímetro custa cerca de 25 dólares e, se você encontrar a falha, pode economizar sua viagem a um mecânico e mais alguns dólares para toda a inspeção.

Após realizar este teste, se o problema persistir, você precisa de um mecânico especializado para solucionar a falha na fiação.

Quais são os reparos de rádio de carro mais comuns?


Abaixo, você encontrará os problemas mais comuns do rádio do carro que podem afetar o funcionamento normal do seu rádio:

Fusíveis queimados


Uma das razões mais comuns pelas quais o rádio do carro não está ligando são os fusíveis queimados.

A finalidade do fusível é interromper o circuito elétrico quando ocorre um surto de alta tensão. Em outras palavras, os fusíveis protegem o rádio do carro contra danos causados ​​por surtos elétricos.

Curto-circuito na fiação


A fiação conecta todos os componentes de áudio de uma fonte de alimentação a fusíveis, rádio, amplificadores, alto-falantes e até mesmo seus controles de direção, etc.

A principal causa do curto-circuito é que o sistema de áudio não está instalado corretamente. Se o fusível queimar depois de um tempo mais curto, há algum problema com a fiação.

Problema no Sintonizador ou na Antena


Qualquer coisa, desde explosões solares até edifícios altos, pode afetar negativamente seu sinal de rádio. Isso ocorre porque a antena do carro amplifica o sinal em primeiro lugar.

A principal causa do problema da antena é a fiação inadequada entre a antena e o rádio. Devido a um curto-circuito na fiação, o sinal não está chegando ao rádio corretamente. Outra causa é que a antena do carro não está estendida corretamente ou danificada, por exemplo, em um lava-jato.

Sem som nos alto-falantes do carro


Às vezes, você pode descobrir que o som do seu carro está funcionando corretamente, mas nenhum som sai do alto-falante no modo de rádio e CD.

Esse problema pode ser devido a um curto-circuito na fiação, conexões soltas, mau funcionamento do amplificador devido ao superaquecimento ou seus alto-falantes estão com defeito.

O rádio do carro não liga


O rádio do seu carro não funcionará corretamente se houver um problema com a fonte de alimentação. Sem energia, sem música.

A principal causa desse problema é fiação inadequada, fusíveis queimados, antena danificada ou o rádio não está sendo aterrado adequadamente. Se o rádio, por exemplo, desligar com um solavanco, é provável que os conectores estejam soltos.

Tecnologia antifurto em rádio


Muitos fabricantes de rádios usam essa tecnologia para evitar o roubo de rádios de carro, mas às vezes essa função se ativa sozinha e torna seu rádio inútil até que um procedimento específico seja seguido.

Isso é indicado no visor do rádio. Portanto, o visor do seu rádio é diferente do normal.

O principal motivo para ativar esta função é quando a bateria é desconectada do carro. Também pode acontecer quando a bateria acaba ou o rádio é removido do veículo. You will need to enter an anti-theft code to disable this mode and return to the standard functionality.

These are some common issues that can occur in your car radio. This helps you know the root cause of radio malfunctioning, and accordingly, you can plan for repairs.

Are Car Stereos Covered Under Warranty?


Like any other consumer products, also car radios come with the manufacturer’s warranty.

A JL Audio, for example, provides a 90-day warranty of their products if installed by an unauthorized or by yourself.

However, if you install the same product at their authorized dealer, the warranty is extended from one year to two years.

If your vehicle is new, it will most likely be covered under the bumper-to-bumper warranty, which covers everything, including car stereos.

If you are using a used car or purchased a vehicle from a dealership, make sure to read the documents and things included in the warranty.

Many people use an extended warranty that covers the normal function of the car, but some of them exclude internal components. For example, since damage to the car stereo does not affect the car’s normal functioning, it is not covered in the extended warranty.

Many authorized dealerships can provide you with a counter return of your damaged product. In addition, they can ship products directly to you after some days.

If you have a newly installed car stereo, then the warranty offers vary from dealership to dealership. Keep your warranty car at a safe place as it is the company’s policy to provide compensation for your car radio repairs only if you have a warranty card.

Summary


Now you have learned everything from troubleshooting to repair costs to common faults that can possibly cause an interruption in your listening experience.

With this knowledge, I hope you will not fall into the trap of extra costs for repairs or replacement parts.