>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Rádios de carro

Um rádio de carro funcionará sem antena?


Todos os veículos vêm com antenas, e eles vêm em designs diferentes, alguns são longos e finos, alguns são retráteis e alguns são sólidos e rígidos.

Não importa qual seja o design, você pode encontrar sua antena quebrada devido a circunstâncias imprevistas e pode estar se perguntando se seu rádio ainda pode funcionar sem uma ou como é fácil substituí-la.

Sem uma antena, o rádio do carro não poderá captar estações de rádio, mas ainda funcionará com outras funções. Existem maneiras de ouvir rádio no som do carro sem antena, incluindo o uso de um transmissor FM, o chassi do carro como antena e o smartphone.

No artigo abaixo, explicarei se você realmente precisa de uma antena e quais soluções alternativas você pode implementar se não quiser substituir sua antena ou se seu veículo não tiver uma.

Meu carro precisa da antena?


Para a melhor e mais estável qualidade FM no rádio do seu carro, você precisa de uma antena. No entanto, embora as antenas de carro sejam muito populares, no mundo moderno de hoje e com o advento de muitas tecnologias, se ocorrer um acidente onde sua antena quebrar ou você se deparar com uma que não funcione, você não precisa se preocupar muito.

Há muitas maneiras de usar o som do seu carro para receber um sinal de rádio FM sem a necessidade de uma antena.

Mesmo se você tiver um som de carro antigo que tenha apenas conexões para alto-falantes e alimentação de ignição comutada, isso ainda não é um problema.

Posso tirar a antena do meu carro?


Se você remover a antena do seu carro ou se a antena estiver quebrada, o som do seu carro produzirá estática quando você tentar discar uma estação de rádio.

O som do carro é blindado, o que permite que nenhum sinal de entrada seja captado pelo som do carro (ele age quase como uma gaiola de Faraday).

Por sorte, quando sua antena for removida ou danificada, outros aspectos do seu estéreo não serão afetados e você ainda poderá reproduzir CDs, MP3s e até usar Bluetooth ou USB.

Uma coisa a notar é que o GPS requer uma antena. Se o seu sistema estéreo ou de infoentretenimento tiver um GPS integrado, ele definitivamente precisará de uma antena para funcionar.

Como posso fazer meu rádio do carro funcionar sem uma antena?


Abaixo, mostrarei algumas maneiras de usar o som do seu carro sem uma antena. Algumas maneiras podem ser melhores do que outras para fornecer um sinal melhor, mas todos esses métodos funcionam perfeitamente bem na maioria das vezes.

Usando o chassi do seu carro como antena


Uma das maneiras mais fáceis de fazer seu rádio funcionar sem sair e comprar novos equipamentos é usar o chassi do carro como antena.

Isso funcionará relativamente bem e o sinal que você receberá será relativamente forte, mas não espere captar estações de rádio que não estejam em sua área.

Se você não tem vergonha de fazer um pouco de bricolage, esse método deve ser sua primeira escolha, a menos que queira atualizar seu aparelho de som ou desejar benefícios adicionais, como Bluetooth, para conectar seu smartphone.

Além disso, se você é um ávido indivíduo de bricolage, já deve ter as ferramentas necessárias para realizar essa tarefa. Caso você não tenha nenhum ferramental ou precise de algum ajuste, listei abaixo as ferramentas que utilizo, e estou satisfeito com essas escolhas.
  • Ferramenta de alavanca de plástico
  • Chaves de fenda Phillips ou planas
  • Cortadores de fio
  • Decapadores de fios
  • Retrátil de calor
  • Ferro de solda
  • Conectores de extremidade
  • Cabo da antena do rádio do carro

Convertendo o chassi do carro em uma antena – um guia passo a passo

  • Você precisará remover a unidade estéreo do seu painel e fará isso removendo primeiro o painel de instrumentos. Além disso, você precisará considerar a marca e o modelo do seu veículo e descobrir onde os parafusos prendem o painel no lugar.
  • Depois de remover os parafusos do painel de instrumentos, você usará sua ferramenta de alavanca de plástico para remover o painel de instrumentos do chassi do carro. Isso lhe dará acesso ao estéreo.
  • Depois de obter acesso ao estéreo, você poderá soltá-lo usando qualquer número de chaves de fenda.
  • Depois de remover o aparelho de som, você precisa encontrar o fio terra e também o fio da antena ou o ponto de conexão. Se o seu aparelho de som já tiver um fio de antena, você precisará cortá-lo corretamente e conectá-lo ao fio terra.
  • Se você não tiver um fio de antena, precisará comprá-lo e cortá-lo no comprimento apropriado, onde será possível conectá-lo ao fio terra do som do carro.

O fio terra do seu aparelho de som normalmente será de cor preta, já que a maioria, se não todos os aparelhos de som hoje em dia, são padronizados, o que significa que todos os fabricantes fazem os fios do chicote estéreo das mesmas cores para facilitar o uso.
  • Usando seus cortadores de fio e decapadores, corte o fio terra estéreo e o fio da antena de acordo. Em última análise, você unirá o fio da antena ao fio terra, usando um ferro de solda com termorretrátil ou usando um conector de extremidade. Pessoalmente, sugiro soldar qualquer fiação, especialmente para a transmissão do sinal.
  • Depois de unir os dois fios, tudo o que você precisa fazer é instalar o estéreo e o painel de instrumentos de volta em seus lugares e ligar o rádio. Isso funciona porque o fio da antena se conecta ao solo e o solo se conecta ao chassi do carro.

Em última análise, o fio da antena usa o chassi do seu carro como antena.

Usando um transmissor FM em vez de uma antena


Como mencionei antes, vivemos em um mundo repleto de tecnologia. Se você não estiver interessado em remover o painel de instrumentos e o estéreo para transformar o chassi do carro em uma antena, a próxima melhor opção seria obter um transmissor FM .

Esses pequenos dispositivos permitem que você conecte seu telefone ao rádio do seu veículo por meio de uma frequência FM. Observe que esses dispositivos não captam estações de rádio e não funcionam como antenas, mas são dispositivos que permitem conectar seu telefone ao seu aparelho de som.

Quando o telefone estiver conectado ao aparelho de som por meio de uma frequência FM ou Bluetooth, você poderá usar o telefone como rádio e reproduzir estações de rádio dessa maneira.

O que é fantástico nesses pequenos dispositivos é que você não apenas pode usar seu telefone como rádio, mas também pode usá-lo para reproduzir qualquer outra coisa que tenha em seu telefone, como músicas, podcasts e muito mais.

O que também é ótimo nesses dispositivos é que eles são relativamente baratos, funcionam bem e se conectam à tomada CC do seu carro ou tomada de isqueiro, o que significa que tudo o que você precisa fazer para que funcione é conectá-lo.

Confira neste vídeo como é fácil configurar um transmissor FM em seu carro.


Usando seu smartphone como transmissor FM


Você já sabe que pode usar um transmissor FM, mas não precisa de um se tiver um ponto de conexão auxiliar no seu aparelho de som.

Se o rádio do seu carro tiver uma tomada auxiliar, tudo o que você precisará é de um cabo de minitomada e seu telefone.

Conectar o cabo ao telefone e ao aparelho de som permitirá a mesma funcionalidade de um transmissor FM. A única diferença é que você precisará definir seu estéreo para o modo auxiliar em vez de alterá-lo para uma frequência específica como no transmissor FM.

Minha antena quebrará em um lava-rápido?


Lavagens de carro automatizadas (lavagens de carro com máquinas) são notórias por danificar componentes expostos do seu veículo, como antena, espelhos e rodas.

Dependendo da lavagem do carro que você usa, é mais do que provável que isso aconteça durante a lavagem do veículo.

Esponjas pesadas e grandes escovas giratórias são usadas para limpar seu veículo quando colocado na lavagem do carro. O peso e o movimento dessas esponjas e escovas são mais do que capazes de arrancar sua antena.

Se você tiver uma antena longa e exposta, deve sempre optar por uma lavagem manual, a menos que queira substituir sua antena regularmente.

Se você tiver a sorte de ter uma antena retrátil , você não precisa se preocupar porque tudo o que você precisa fazer é garantir que ele tenha sido puxado antes de levar seu carro para ser limpo.

Posso substituir a antena do meu carro?


Uma antena é razoavelmente fácil de substituir para a maioria dos veículos, e o processo para fazer isso será o mesmo para a maioria dos carros.

Uma coisa a notar é que a remoção do estéreo não será necessária na maioria das vezes, então, na verdade, pode ser mais fácil substituir sua antena em vez de usar o chassi do seu carro como antena.

Em outros casos, dependendo de onde sua antena está localizada, pode ser necessário remover parte do painel do teto para chegar à antena.

Embora eu não possa explicar como substituir todas as antenas para todas as marcas e modelos de veículos existentes, o conceito será o mesmo, e um pouco de lógica e bom senso permitirá que você faça o trabalho.

Então o que vamos fazer é detalhar as instruções gerais para substituir a antena estéreo do seu carro. As ferramentas necessárias estão listadas abaixo.
  • Chaves de fenda Phillips ou planas
  • Cortadores de fio
  • Decapadores de fios
  • Chave de soquete
  • Alicates

Substituindo a antena do seu carro. Um guia passo a passo


Se a sua antena estiver montada na parte traseira do seu veículo, o processo será simples. Tudo o que você precisa fazer é usar seu alicate para soltar a montagem da antena que está instalada.

Não há nenhum procedimento específico para fazer isso além de usar o alicate e girar o suporte até que a antena esteja solta. Tudo o que você precisa fazer é remover a antena e substituí-la por uma nova.

Dependendo do tipo de antena que você possui e de como ela está conectada, você pode remover o fio conectado do antigo e conectá-lo ao novo.

Nos casos em que isso não for possível, você precisará cortar o fio da antena antiga e juntá-lo à nova usando um ferro de solda, termorretrátil ou conectores de extremidade.

Depois disso, tudo o que você precisa fazer é prender a antena de volta à posição. Este pequeno vídeo explicará o processo em detalhes.



Quando sua antena estiver instalada no telhado, você provavelmente precisará remover o painel do telhado para expor o acessório da antena, tornando o processo de substituição mais complicado.

Usando as ferramentas necessárias, como uma chave de fenda e uma ferramenta de alavanca de plástico, você pode terminar isso.

Quando o acessório da antena estiver exposto, provavelmente será montado por meio de um soquete ou com parafusos. Usando as ferramentas apropriadas, você pode soltá-lo e removê-lo.

Novamente, dependendo da antena, você poderá remover o fio dela rapidamente, permitindo conectá-la à nova antena. Em outros casos, pode ser necessário cortar o fio da antena antiga e juntá-lo à nova usando conectores de ponta ou ferro de solda.

Assista a este pequeno vídeo para ter uma ideia geral de como substituir a antena do teto.


Qual ​​antena de carro devo usar para meu carro?


Como em tudo hoje em dia, você também recebe antenas de rádio de carro de reposição, e algumas são melhores que outras.

Os melhores podem ser um pouco caros, mas oferecem benefícios adicionais, como durabilidade e melhor recepção. Além disso, alguns são projetados para estarem na moda, oferecendo uma aparência mais elegante e com um design muito mais curto.

O que é excelente nas antenas de carro é que, embora algumas sejam melhores que outras em recepção, durabilidade e qualidade, todas funcionam praticamente da mesma maneira. Você não precisa ficar horas pesquisando antenas de carros no Google antes de encontrar a certa.

Além disso, a maioria das antenas são universais e se encaixam e funcionam com a maioria das marcas e modelos de veículos.

Por último, eles são baratos, então você não precisará se preocupar muito em fazer um amassado em sua carteira. Se você está procurando algo simples, mas funcional, confira esta antena universal para carro feito de fibra de carbono.

Se você é um defensor do OEM, então o que você pode fazer é ligar para o seu revendedor e solicitar uma antena de substituição para o seu veículo.

No entanto, se você deseja atualizar e não deseja substituir sua antena novamente, uma de pós-venda seria mais benéfica, especialmente considerando que o preço médio de uma é de cerca de US $ 20.

Conclusão


Para resumir, um rádio de carro não funcionará sem uma antena porque o rádio é blindado e não pode captar frequências de rádio sem uma.

No entanto, existem maneiras de seu aparelho de som receber um sinal sem uma antena, e esses métodos incluem usar o chassi do seu carro como antena, comprar um transmissor FM e usar seu smartphone com um cabo mini-jack.

Sem dúvida, você deve conseguir obter a recepção de rádio mais clara em seu carro depois de implementar qualquer uma dessas opções que destaquei neste artigo.