Ao dirigir um carro durante o inverno, você provavelmente notou que o rádio do carro não funciona bem quando está congelando lá fora.
Mas por que o rádio do carro não funciona em clima frio quando a temperatura está abaixo de 18 graus Fahrenheit negativos ou abaixo de 28 graus Celsius negativos? Vamos descobrir.
Em geral, os rádios dos carros não funcionam em climas frios devido à contração de juntas de solda internas nas placas de circuito. Além disso, temperaturas frias fazem conexões soltas que afetam o funcionamento geral dos rádios dos carros. Como aquecer o rádio do carro em clima frio?
Se o seu carro estiver parado em clima frio, você deve tomar precauções antes de ligar o rádio do carro.
Em clima frio, os materiais entram em contato e, eventualmente, racham às vezes. Portanto, antes de ligar o rádio, você deve aquecer adequadamente o carro.
Os modernos motores a gás com injeção de combustível não exigem mais tempo para aquecer e, mesmo no tempo frio, não leva muito tempo para um carro aquecer.
Aqui estão os passos simples que você deve considerar antes de ligar o rádio do carro:
- Certifique-se de estacionar o carro sob a luz do sol durante o inverno. A luz do sol ajudará a manter uma temperatura quente dentro do veículo.
- Depois de ligar o carro, gire o botão de controle de calor para a configuração mais quente, gire o botão de controle de ar para a cabeça e faça a configuração (para distribuir o ar quente dentro da cabine) e o botão de controle do ventilador deve estar totalmente aberto.
- Ligue o AC e coloque-o no ar quente. O ar condicionado ajudará a aquecer o ar dentro do carro e remover qualquer umidade congestionada do ar. Após alguns minutos, todas as peças estéreo do carro, como alto-falantes, amplificadores, estarão na temperatura ideal.
- Agora que você aqueceu o rádio do carro, é hora de ligá-lo.
Se a tela do rádio do carro ainda estiver mostrando coisas estranhas ou o rádio do carro não estiver funcionando bem, você deve levar um carro ao profissional para verificar o rádio.
Como o frio afeta os diodos no áudio do carro?
Diferente de todos os aparelhos eletrônicos, os auto-rádios são compostos por minúsculos componentes como diodos (retificadores), resistências, amplificadores de potência, sintonizadores, circuitos integrados, etc. Portanto, a saúde do auto-rádio depende do bom funcionamento desses componentes eletrônicos.
O que é um diodo e como a temperatura o afeta?
Um diodo é um dispositivo semicondutor que atua como uma chave unidirecional em um circuito eletrônico. Permite o fluxo de corrente em uma direção e restringe o fluxo de corrente na direção oposta.
A potência de saída de um diodo é diretamente proporcional à temperatura. Isso significa que em clima frio, o diodo atua como uma chave aberta no circuito.
A redução da temperatura aumenta a resistência de todos os componentes semicondutores usados em rádios. Assim, quando você tenta iniciar seu rádio em clima frio, a quantidade de corrente não é alta o suficiente para equilibrar a resistência causada pela temperatura fria.
É por isso que o rádio do seu carro começa a funcionar corretamente quando o carro é aquecido por 10 a 15 minutos.
Como o frio afeta a recepção no áudio do carro?
A recepção do rádio do carro varia com a atmosfera e os tipos de frequências de rádio.
Normalmente para clima mais frio e especialmente na chuva, a umidade do ar aumenta. Como a água é um excelente condutor elétrico, ela absorve as ondas de rádio, causando uma diminuição na recepção dos sinais de rádio do carro.
Por outro lado, a neve tem um efeito mais insignificante na recepção do rádio do carro do que a chuva, porque a neve é menos densa que a água.
Além disso, em temperaturas congelantes, os transistores de rádio perdem sua capacidade de amplificar os sinais, o que também afeta o funcionamento adequado do rádio.
Como o clima frio afeta as juntas de solda no áudio do carro?
Soldagem é o processo de unir duas coisas por solda para fazer conexões elétricas. Infelizmente, devido à temperatura fria, a junta de solda na placa PCB do rádio do carro pode encolher.
Quando o carro é aquecido e a temperatura na cabine aumentou, as juntas de solda se expandem, o circuito elétrico é restaurado.
Esse problema é complicado de solucionar. Se você notar esse problema com o rádio funcionando em várias temperaturas antes que o carro seja aquecido, talvez seja necessário verificar o rádio quanto a juntas de solda inadequadas na placa de circuito.
O clima frio pode causar shorts no áudio do carro?
Quando a umidade do ar é alta no tempo frio, pequenas partículas de água entram no som do carro.
Como a água é um bom condutor de eletricidade, pode causar curtos-circuitos em vários componentes eletrônicos quando o rádio é ligado. Além disso, a água e até a umidade levam à corrosão ou oxidação nas peças metálicas.
Como o clima frio afeta as baterias dos carros?
O clima frio causa mais avarias nas baterias dos carros e, à temperatura de 32 graus Fahrenheit, a bateria perde sua força de cerca de 35%. A 0 graus Fahrenheit, as baterias dos carros perdem cerca de 60% de sua força e, com essas capacidades reduzidas, as baterias dos carros não conseguem dar partida no motor do carro.
Com efeito, quando o motor do carro não está ligado, o rádio do carro recebe energia da bateria do carro.
Como você pode imaginar, os rádios dos carros param de funcionar quando a bateria do carro acaba. Isso se deve à ativação do recurso “antifurto”, que é ativado quando a bateria é removida.
Conclusão
Os rádios do carro são dispositivos sensíveis que precisam de cuidados e manutenção adequados, especialmente em climas frios, portanto, não ligue imediatamente o rádio do carro.
Seja paciente e deixe o carro aquecer adequadamente. Os componentes eletrônicos neles operam bem sob uma faixa especificada de temperaturas.
Os fabricantes de rádios automotivos testam seus dispositivos em condições adversas. A faixa de temperatura ideal é especificada nos manuais, mas as temperaturas de congelamento podem facilmente ultrapassar essa barreira.