Todas as conexões elétricas nos aparelhos de som automotivos devem ser duradouras, seguras, precisas e limpas. Existem várias maneiras de conectar os fios no áudio do carro, como soldar os fios, usar crimpagens ou travas de posição, ou até mesmo conectar os fios diretamente com fita adesiva.
De acordo com os especialistas, e concordo plenamente com essa afirmação, a solda é a melhor maneira de fazer conexões elétricas para o áudio do carro, mas como você solda os fios no rádio do carro? Vamos descobrir.
Como regra geral, para soldar o fio com o estéreo, você deve primeiro remover o isolamento dos fios, certificando-se de que estejam limpos. Em seguida, junte os dois fios e coloque a solda em cima deles. Por fim, toque a solda com o ferro de solda por alguns segundos até que a solda derreta. No artigo abaixo, detalharei o processo de soldagem no áudio do carro.
O que é solda?
Soldagem é o processo de unir dois itens ou metais colocando solda derretida na junta.
A solda é um fio feito de uma liga de estanho e chumbo que atua como um enchimento entre dois itens. A solda é derretida além de seu ponto de fusão usando ferro quente acima de 600 graus Fahrenheit e depois resfriada, criando assim uma conexão metálica sólida.
Ao contrário da soldagem, a soldagem não derrete os metais de união. Portanto, a solda é usada não apenas no áudio do carro, mas também em diferentes indústrias, como fabricação de joias, reparos automotivos em geral, conexão de componentes eletrônicos, etc.
Como soldar fios estéreo de carro juntos?
O processo de soldagem, embora simples, requer alguns passos para garantir que os fios soldados tenham uma conexão robusta:
Prepare os fios do rádio do carro para solda
A preparação é o primeiro passo e envolve a limpeza dos fios que você está soldando para que fiquem livres de qualquer ferrugem ou oxidação:
- Remova o isolamento até 0,25″ (5mm) da extremidade do fio apenas com um bom decapante. Primeiro, certifique-se de que a ponta do ferro de solda esteja limpa e livre de contaminantes.
Para isso, você pode usar uma lixa para limpar a ponta ou simplesmente esfregá-la com uma parede de cimento.
- Agora estanhe a ponta do fio de solda com solda. O bronzeamento melhora a condutividade do calor da ponta do ferro de solda e reduz a oxidação.
Aquecendo os fios e soldando
Depois de limpar todas as superfícies que precisam ser conectadas, o próximo passo é começar a soldar:
- Pegue dois itens de solda e una-os.
- Segure o ferro de solda na junta por alguns segundos e certifique-se de não superaquecer os fios.
- Agora basta afastar o ferro de solda da junta. Evite colocar pressão na articulação e deixe-a esfriar.
Se você notar qualquer borbulhamento, remova a solda e deixe a junta esfriar antes de começar novamente.
Quais são os tipos de equipamentos necessários para soldar estéreos de carro?
Para fazer juntas de solda precisas e fortes, você precisa de equipamentos de solda de alta qualidade. Embora um equipamento de qualidade possa ser mais caro, investir em boas ferramentas economiza muito tempo e esforço depois.
Você precisa das seguintes coisas para soldar estéreos de carro. Se você não tiver nenhum em sua garagem, adicionei os links dos itens que uso e estou feliz com a qualidade.
Todos esses itens estão disponíveis na Amazon, portanto, se precisar de algum deles, clique nos links abaixo e verifique o preço mais recente:
Ferro de solda
O ferro de solda é usado para derreter a solda. Está na forma de uma caneta, e um sinal elétrico está preso a um lado dela.
Quando ligado, ele aquece e agora você pode usá-lo para derreter a solda. Você pode usar um suporte de ferro de solda para segurar o ferro de solda quente.
Embora existam muitos disponíveis e possam ser encontrados em todos os lugares, o meu favorito é o
estação de solda digital YIHUA 926 III . Ele regula a temperatura por botão e você pode usar duas “mãos amigas” para colocar os fios para uma conexão mais precisa.
Cola de fluxo de solda
O fluxo de solda é usado para limpar peças metálicas antes de soldar. Este agente químico remove os óxidos do metal, o que, por sua vez, leva a juntas de solda sólidas.
Você pode soldar sem fluxo, mas a junta não será tão forte. A pasta de solda que uso é a
Delcast Rosin. Soldar
A solda atua como um enchimento entre os metais de união. Portanto, a solda deve ter um ponto de fusão mais baixo do que a união de metais, pois formará uma conexão forte. A solda que uso é o
fio de solda de chumbo de estanho HGMZZQ 60/40 .
Você deve soldar fios estéreo de carro?
Para fazer juntas profissionais e duradouras, você deve soldá-las com precisão, e esses tipos de juntas são difíceis de serem danificadas. Além disso, a soldagem, se feita corretamente, garante a máxima transferência de sinal.
É obrigatório cobrir as juntas com tubo termorretrátil para evitar curtos-circuitos, entre outras juntas. Muitas pessoas colam as juntas, mas a fita não é uma solução de longo prazo para o isolamento, pois derrete em condições climáticas quentes.
Se você não se sentir confortável com ferramentas de solda, não se preocupe.
Você pode usar equipamentos de solda avançados como uma
estação de solda ,
arma de solda ,
lápis de solda que pode ser ajustado às suas necessidades pessoais e ajuda a tornar a soldagem mais agradável.
Se você é inexperiente e não fez solda antes, outra opção para conectar fios estéreo é crimpagem.
Para o som do carro, eu uso conectores de crimpagem de calibre 18 que são padrão, exceto para os fios grossos dos alto-falantes, mas para estes, é sempre melhor passar um fio por toda a distância.
Os conectores de crimpagem vêm em vários tipos, como
tampas de crimpagem ou
conectores de extremidade . Para crimpagem adequada, você também precisará de uma ferramenta de crimpagem e um descascador de fios.
O processo de preparação para crimpagem é o mesmo que para a soldagem – ambos os fios devem ser decapados e limpos para uma melhor conexão. Todo o processo de crimpagem não leva mais de um minuto.
Soldar áudio automotivo é melhor do que crimpar?
Para consertar som automotivo, acredito que é preciso saber soldar dois itens, pois os componentes eletrônicos em estéreo são pequenos e devem ser soldados com cuidado para não danificar todo o rádio.
Tanto a soldagem quanto a crimpagem têm suas vantagens e desvantagens. Para descobrir qual tipo de conexão é melhor, vamos explorá-los.
Quais são as vantagens da solda?
- A solda é um método tradicional e econômico porque você não precisa de equipamentos especializados. Você pode terminar qualquer tamanho de fio com as mesmas ferramentas de solda.
- As conexões de solda garantem a passagem adequada dos sinais elétricos.
Quais são as desvantagens da soldagem?
- A soldagem é mais demorada e requer alguma experiência para soldar com precisão as juntas.
- As juntas soldadas são mais sensíveis à corrosão se não forem feitas corretamente.
- Na soldagem, lidamos com altas temperaturas, que podem resultar no derretimento de conectores e fios.
Quais são as vantagens da crimpagem?
- A crimpagem é menos demorada, rápida e simples.
- As conexões de crimpagem são protegidas contra umidade e sujeira.
Quais são as desvantagens da crimpagem?
- Pode causar problemas se a junta não for cravada corretamente.
- A crimpagem requer diferentes tamanhos de ferramentas de crimpagem para diferentes fios. Portanto, a crimpagem é mais cara do que a solda.
Muitos profissionais combinam esses dois métodos. Primeiro, eles pegam as extremidades de dois fios e os soldam separadamente. Depois disso, eles colocam a extremidade soldada dos fios em tampas e os crimpam usando uma ferramenta de crimpagem.
Que tipo de solda devo usar para fiação de áudio do carro?
Como a solda é uma liga, diversas variedades estão disponíveis no mercado com base em diferentes combinações de metais como chumbo, estanho e fluxo.
Para explicar essa escolha, vejamos os diferentes tipos de soldas disponíveis no mercado.
Soldas à base de chumbo
A solda à base de chumbo é o tipo de solda mais popular na indústria eletrônica. É uma combinação de 60% de estanho e 40% de chumbo.
A porcentagem pode variar entre os produtores, mas a combinação mais comum é 60/40. O ponto de fusão das soldas à base de chumbo varia de 356-374 °F (180-190 °C)
Usar uma combinação de chumbo e estanho é benéfico porque o estanho tem um ponto de fusão mais baixo e o chumbo evita a formação de fios de estanho nos fios.
Soldagens sem chumbo
As soldas sem chumbo tornaram-se populares quando alguns países proibiram a presença de chumbo em eletrônicos de consumo. Em soldas sem chumbo, o estanho é adicionado a metais como níquel ou cobre para evitar bigodes de estanho.
As soldas sem chumbo têm um ponto de fusão mais alto do que as soldas à base de chumbo.
Soldaduras de núcleo de fluxo
Eles também são chamados de solda com núcleo de resina porque esses fios de solda têm fluxo no centro para melhores resultados de soldagem.
Tanto as soldas à base de chumbo quanto as sem chumbo podem ser soldas de núcleo de fluxo com fluxo no núcleo.
Como sabemos, o fluxo é usado para limpar a superfície dos PCBs para evitar a oxidação. Portanto, esses fios de solda possuem fluxo embutido, levando à alta precisão da junta.
É por isso que você deve usar soldas com núcleo de fluxo para a fiação de áudio do carro. A desvantagem desses tipos de soldas é o preço mais alto em comparação com as anteriores.
Você pode superaquecer os fios ao soldar?
Você pode superaquecer os fios ao soldar e, quando fizer isso, o fio derreterá e todo o ponto de solda será totalmente danificado, então você deve ter cuidado.
O ponto de fusão mais comum de todos os fios de solda é de cerca de 361°F (183°C), e torna-se líquido a 374°F (190°C).
Com a prática, você poderá avaliar a quantidade de calor necessária para uma soldagem perfeita. Antes de soldar os fios reais dos alto-falantes, pratique a junção de fios sobressalentes com uma
placa PCB extra .
Que tipo de solda preciso para fios de alto-falante?
Para soldar fios de alto-falante, o ponto de fusão da solda deve ser menor que o ponto de fusão dos fios de alto-falante. Além disso, deve ser um tipo de núcleo de resina e, por motivos de segurança, você pode usar soldas sem chumbo.
Aqui está a lista dos 5 principais fios de solda que você pode usar para alto-falantes. Embora todos sejam muito semelhantes com o ponto de fusão, e todos venham em vários diâmetros de fio. Existem pequenas diferenças na composição, e a única diferença significativa está no conteúdo de fluxo.
Nome do fio de solda | Composição do fio | Conteúdo de fluxo |
MAIYUM 63-37 Fio de solda de núcleo de resina de chumbo de estanho | Estanho (63%) e Chumbo (37%) | 1,80% |
Fio de solda de chumbo de estanho HGMZZQ 60-40 com resina | Estanho (60%) e Chumbo (40%) | 2,20% |
Fio de solda de chumbo de estanho SONEAK 60-40 com resina | Estanho (60%) e Chumbo (40%) | 2,00% |
Fio de solda com núcleo de resina de chumbo WYCTIN 60-40 | Estanho (60%) e Chumbo (40%) | 1,80% |
Kester 24-6337-0027 Rolo de solda | Estanho (63%) e Chumbo (37%) | 3,30% |
A solda afeta o som no carro?
Sim, a qualidade das conexões de solda afeta significativamente o som do som do carro.
Desde que a solda seja feita corretamente, ela não afeta o som, mas degrada a qualidade do som dos alto-falantes se for feita incorretamente.
Isso ocorre porque a resistência dos fios é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área da seção transversal. Também depende do material do fio, se você solda OFC ou fios de alumínio.
Além disso, a resistência da junta de solda é maior do que no fio. Portanto, se a solda for feita de forma inadequada, aumenta a resistência, o que diminui a qualidade do som.
Em geral, posso dizer que o efeito do fluxo de solda afeta a qualidade do som, como segue:
- Com muito pouco fluxo de solda usado, é mais difícil soldar os fios e também o som é áspero.
- Usar muito fluxo, por outro lado, torna o som mais estrondoso e pesado.
Outra coisa é que a idade das juntas de solda tem um impacto significativo na qualidade do som. À medida que as articulações envelhecem, a qualidade do som também se degrada. Você pode achar isso especialmente em carros mais antigos com instalação de áudio envelhecida.
Então, você precisa soldar como um especialista ou contratar um técnico de som.
Conclusão
Soldar um som automotivo requer experiência, e você pode dominar essa habilidade com a prática. Antes de soldar peças de som de carro ou fios de alto-falante de carro, você deve tentar soldar brinquedos ou outras placas PCB.
A escolha do equipamento utilizado para a soldagem desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade da sua junta. Então, escolha seu equipamento com sabedoria.