>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Rádios de carro

Como substituir o fusível do rádio do carro?


Um fusível de carro é um dispositivo de proteção contra sobrecarga.

Se o fusível do rádio do carro queimar, o rádio não ligará. Mas, como substituir um fusível de rádio de carro? Vamos descobrir.

Em geral, para substituir o fusível do rádio do carro, você deve remover o rádio do painel e remover o fusível localizado na parte traseira do estéreo. Outro fusível para o rádio do carro é colocado no painel de fusíveis na área do painel. Remova o fusível do rádio com um extrator de fusíveis e insira um novo de amperagem idêntica no mesmo local.

No artigo abaixo, mostrarei como verificar se um fusível de rádio está queimado e também mostrarei os tipos de fusíveis disponíveis para os veículos.

Como saber se o fusível do rádio do meu carro está queimado?


A razão mais comum pela qual os componentes elétricos do seu carro param de funcionar é um fusível queimado.

Um fusível de veículo contém um fio fino que derrete se a corrente no circuito aumentar espontaneamente, interrompendo assim o caminho da corrente e protegendo o dispositivo.

Para saber por que um fusível queima em uma corrente mais alta, vamos voltar ao que você estudou na aula de física do ensino médio.

Todo metal tem um ponto de fusão, o que significa que se for aquecido acima de uma temperatura específica, ele será convertido do estado sólido para o líquido.

A lei de Joule dos estados de aquecimento abaixo:

H =I2Rt

Onde eu é a corrente em amperes,

R é a resistência do metal e,

t é o tempo durante o qual a corrente flui.

De acordo com essa equação, o calor produzido em um condutor é diretamente proporcional à corrente (ampères) que passa por esse condutor.

Devido a um curto-circuito, a corrente no sistema aumenta abruptamente, causando o aumento da temperatura do fio fusível.

À medida que a temperatura atinge o ponto de fusão do fio do fusível, o fio do fusível derrete e seu rádio fica protegido contra danos.

Um fusível queimado indica que há algo errado com o sistema elétrico do seu veículo.

Pode ser um curto-circuito causado pelo contato entre o fio positivo e negativo ou o contato do fio de alimentação com o terra.

Como você verifica se um fusível está queimado?


Os fusíveis são usados ​​para a segurança dos componentes eletrônicos do seu carro. Um carro tem muitos fusíveis para proteger diferentes componentes elétricos. O primeiro passo é localizar e verificar o fusível que está queimado.

Abaixo, explicarei algumas maneiras de verificar se há fusíveis queimados.

Verificação Visual


Se você não tiver um multímetro ou um testador de fusíveis, poderá verificar os fusíveis queimados por esse método. Primeiro, remova o fusível do porta-fusíveis e segure-o contra a luz.

Se você notar um fio fino conectando uma lâmina a outra, o fusível está bom. Caso contrário, é queimado. Em alguns casos, você verá a cor preta ao redor do fusível, o que indica que ele está queimado.

No entanto, não recomendo esse método porque é menos preciso e, às vezes, o fio é tão fino que pode ser facilmente negligenciado. Também não funciona com fusíveis não transparentes ou cobertos de poeira.

Testes elétricos são a melhor maneira de verificar fusíveis queimados.

Usando o multímetro


Este é o método mais preciso para verificar fusíveis queimados. Quando ocorre uma falha elétrica no carro, pode queimar um ou vários fusíveis.

Você pode detectar os fusíveis queimados usando um multímetro digital de alta impedância.

Método 1 - Medir Tensão


Neste método, ligue a ignição e meça a tensão entre o terminal do fusível e o terra sem remover os fusíveis do bloco de fusíveis.
  • Ligue o motor e ajuste o multímetro para 12 volts ou faixa automática.
  • Conecte o fio negativo do DMM ao terra ou metal desencapado ou terminal negativo da bateria.
  • Agora pegue o fio positivo do multímetro e toque-o em cada lado do fusível.
  • Se o fusível estiver bom, você verá 12 ou 13,5 V mostrados no multímetro em ambos os lados do mesmo fusível.
  • Se o fusível estiver queimado, você verá esse valor em um lado e 0V no outro lado, o que indica claramente que o elemento do fusível ou fio está quebrado.

Método 2 - Medir queda de tensão


Este método mede a queda de tensão entre os terminais do fusível sem removê-lo do bloco de fusíveis. Aqui está como fazê-lo:
  • Ligue o motor do carro e abra a caixa de fusíveis.
  • Agora pegue os dois fios do multímetro e meça a queda de tensão entre os dois terminais do fusível.
  • Se a leitura de tensão no multímetro for 0 volts, significa queda de tensão zero e o fusível está bom.
  • Se a leitura no DMM for de 12 volts, o que significa uma queda de tensão de 12 volts entre dois terminais de fusíveis. Assim, o fusível está queimado.

Método 3 - Teste de Continuidade


Este método é simples e deve ser executado com o motor do carro desligado para testar o fusível removido:
  • Gire o botão do multímetro para continuidade (resistência) e toque nos fios de cada terminal de fusível.
  • Se o fusível estiver bom, você verá uma leitura de 0 ohm ou um bipe que mostra que o filamento do fusível está intacto.
  • Se o fusível estiver queimado, a leitura no multímetro será OL Ω, ou ∞ Ω, o que significa que o fio está quebrado.

Usando um testador de fusíveis de carro


Algumas lojas de autopeças vendem testadores de fusíveis como este , que pode verificar instantaneamente a condição de um fusível de carro.



Você só precisa tocar os pinos da sonda no testador de fusíveis e, se o fusível estiver bom, uma luz de LED acenderá. No entanto, se o fusível estiver danificado, você não verá a luz.

Onde está o fusível do rádio do meu carro?


Com exceção do fusível do rádio, que você encontrará na parte traseira do aparelho de som, todos os outros fusíveis do carro são colocados no painel de fusíveis.

Você encontrará o painel de fusíveis do carro no painel do lado do motorista ou sob o painel. Em alguns carros, você pode encontrá-lo sob o capô no compartimento do motor.

O primeiro passo para encontrar o fusível do rádio do carro é encontrar o painel de fusíveis do carro em seu carro. Em seguida, use o manual do veículo ou um diagrama de fusíveis no bloco para localizar o fusível do rádio do carro.

O mapa de fusíveis na tampa do painel de fusíveis descreve a finalidade de cada fusível e sua classificação de amperagem.

Posso consertar um fusível de rádio de carro?


Você pode consertar um fusível de rádio de carro queimado, mas será apenas uma solução temporária. Faça isso apenas quando for absolutamente necessário e lembre-se de que a aplicação de um fio muito grande conduzirá muita corrente. Muita corrente pode danificar permanentemente o equipamento do seu carro, portanto, não mexa no sistema elétrico do seu carro, a menos que você saiba exatamente o que está fazendo.

Às vezes, o fusível do rádio do carro queima inesperadamente e você nem sempre tem um fusível sobressalente no painel. Nesse caso, você tem apenas uma opção, que é corrigi-la.

Pegue um fio de cobre ou alumínio e enrole-o nos pinos do fusível. Isso completará o circuito e você poderá usar o fusível novamente.

Fusíveis de lâmina são comumente usados ​​em carros, e aqui estão as instruções passo a passo para consertar um fusível de carro de lâmina.
  • Primeiro, retire o fusível e verifique se ele está queimado ou não usando um multímetro.
  • Depois de inspecionar, pegue um fio fino de alumínio ou cobre de aproximadamente 2-4″, enrole-o em torno de uma lâmina e enrole o mesmo fio em torno da segunda lâmina.
  • Corte o fio extra e seu fusível estará pronto para uso.

O fio do fusível reparado funcionará bem e derreterá se a corrente no circuito aumentar repentinamente para um nível muito alto.

Consertar um fusível de carro usando esse método é uma solução temporária e você deve substituir o fusível queimado por um novo o mais rápido possível.

Se o fusível estiver queimando repetidamente, há alguma falha elétrica no circuito, o que dá origem a sobrecorrente.

Nesta situação, você deve ir ao eletricista e ele diagnosticará a falha real.

Qual ​​fusível é bom para o rádio do carro?


Idealmente, você pode encontrar a classificação do fusível recomendada para o rádio do carro no manual de instalação do rádio.

Por exemplo, se você substituir um fusível de 5 amperes por 20 amperes, ele cortará o circuito em 20 amperes. Portanto, o equipamento que você está tentando proteger pode ser danificado com essa quantidade de corrente antes que o fusível de 20A queime.

Por outro lado, se você escolher um fusível de baixa potência, por exemplo, 2 amperes, ele explodirá antes que a corrente atinja o valor necessário de 5 amperes.

Existem quatro tipos de fusíveis de carro disponíveis no mercado.

Fusíveis de lâmina


Eles foram introduzidos na década de 1970 e você encontrará esses tipos de fusíveis em todos os carros.

O código de cores desses fusíveis representa sua classificação de amperagem. No entanto, a amperagem de cada fusível também está escrita na parte superior do fusível.



Existem seis tipos de fusíveis de carro de lâmina usados ​​em automóveis
  • Micro2
  • Micro3
  • LP-mini
  • Mini
  • Regulador
  • Maxi

Eles são especialmente projetados para funcionar com bateria de 12 volts, variando de 1 a 40 am.

Abaixo está a tabela que explica o código de cores e a amperagem dos fusíveis do carro do tipo lâmina
Cor de fusão Classificação de amperagem
Preto 1
Cinza 2
Violeta 3
Rosa 4
Tan 5
Marrom 7,5
Vermelho 10
Azul 15
Amarelo 20
Limpar 25
Verde 30
Azul Azul 35
Laranja 40

Fusíveis de cartucho


Os fusíveis de cartucho são usados ​​em automóveis para proteger aplicações de alta tensão.

Eles fornecem baixa queda de tensão e aumentam o atraso de tempo para cortar o circuito para proteger os circuitos de alta corrente.

Os fusíveis de cartucho são classificados em três grupos e sua amperagem é de 15 a 60 amperes:
  • Fusíveis de cartucho JCASE
  • fusíveis de cartucho JCASE de baixo perfil
  • Fusíveis de cartucho MCASE

Fusíveis PAL


Os fusíveis Pal podem ser encontrados principalmente em carros fabricados por fabricantes japoneses. São fusíveis de cartucho de formato retangular com uma classificação de amperagem que varia de 20 amp a 120 amp.

Eles também são codificados por cores, o que os torna mais fáceis de identificar.

Disjuntores


Os disjuntores podem ser redefinidos manual ou automaticamente para operação normal e, ao contrário dos fusíveis, você não precisa substituí-los todas as vezes.

Alguns fabricantes usam disjuntores para motores elétricos, ventiladores de refrigeração ou som automotivo de reposição, que consome corrente excessiva durante a partida.

Além dos tipos de fusíveis mencionados acima, também foram usados ​​fusíveis de vidro em carros mais antigos.

Portanto, antes de substituir o fusível do carro, verifique seu tipo e classificação.

Quanto custa um fusível de rádio?


Hoje em dia, os fusíveis dos carros são de alta qualidade e não requerem substituição frequente, a menos que sejam queimados por muita corrente no circuito.

O custo de substituição de um fusível de carro varia entre 5$ e 20$, e o custo da substituição do fusível depende do tipo de fusível que você vai substituir, do modelo do seu carro e dos requisitos de energia.

Se algum componente elétrico do seu carro falhar, a primeira coisa que você deve verificar é o fusível. Isso economizará sua viagem ao eletricista do carro.

No entanto, você deve consultar um eletricista para instalações profissionais, como atualizar o som do seu carro, e o som do seu carro precisa de um fusível de classificações mais altas.

Conclusão


A substituição de um fusível de carro é fácil e pode ser feita sem ajuda profissional.

Um fusível queimado é apenas um efeito de sobrecarga do circuito, e a causa subjacente pode ser um curto-circuito ou falha no componente. Portanto, sempre tente curar a causa da falha do fusível.