O som automotivo é o componente mais importante de qualquer sistema de áudio automotivo.
A maioria dos carros vem com estéreos de carro pré-instalados, mas quando se trata de substituí-los, a primeira pergunta que temos em mente é quanto custa um bom estéreo de carro?
Em geral, o custo médio de um som automotivo de alta qualidade é de cerca de US$ 500 e, se você quiser que um técnico o instale, adicione mais US$ 50. O custo dos aparelhos de som varia de 100$ a mais caro até 2000$. Neste artigo, abordarei algumas das perguntas comuns relacionadas à compra de um som automotivo e compartilharei minhas principais recomendações de som automotivo.
Quanto devo gastar em um rádio de carro?
Não há limite de quanto você pode gastar no som do seu carro. O preço do som do carro varia de 100 $ a milhares de dólares, dependendo dos diferentes modelos e recursos que você deseja.
Nesta faixa de preço, você terá um bom rádio de carro com boa qualidade de som, e os recursos incluem:
- pode acessar a tela do seu telefone no estéreo
Alguns estéreos de carro DIN único vêm com uma tela sensível ao toque que pode ser conectada à porta estéreo e usando a qual você pode ativar recursos como streaming de vídeo, acesso a smartphone, etc.
O que devo procurar ao comprar um som automotivo?
Escolher um som automotivo não é tão simples quanto parece, pois muitas opções estão disponíveis no mercado.
O som do carro deve suportar formatos de áudio e vídeo, ter opções de integração com smartphone, rádio, navegação GPS, Bluetooth, e junto com isso, ter dimensões adequadas para que caiba no seu painel.
Aqui estão as principais coisas que você deve considerar antes de comprar um som automotivo:
Orçamento
Seu orçamento é um ponto de partida. Ele desempenha um papel vital ao selecionar o tipo de estéreo, e você deve equilibrar suas necessidades com o dinheiro que está disposto a gastar.
Se você comprar um rádio de carro por pelo menos $ 500, você comprará um modelo de qualidade equipado com muitos recursos disponíveis. Por outro lado, gastar US $ 1.000 lhe dará uma tela maior e de maior qualidade, com excelente qualidade e confiabilidade do fabricante da marca.
Suporte a formatos de áudio e vídeo
A primeira coisa que você deve considerar ao selecionar um som automotivo é que ele deve suportar todos os tipos de formatos de áudio e formatos de vídeo como – MP3, AAC, ALAC, WAV, FLAC, etc.
A qualidade do áudio depende do tipo de formato. Por isso, invista sempre em estéreo, que suporta esses formatos. Além disso, verifique se ele também suporta fontes de áudio como CD/DVD, USB, Rádio, cartão SD, AUX e Bluetooth.
Integração com smartphone
Muitos usuários querem poder acessar seu smartphone na tela estéreo enquanto dirigem.
Portanto, muitos aparelhos de som atualmente suportam os recursos Apple CarPlay e Android Auto. Isso torna mais fácil para o usuário acessar sua agenda telefônica, fazer uma chamada, enviar e receber texto, tocar música e acessar aplicativos de terceiros como o Google Maps na tela estéreo, criando uma experiência de direção perfeita e segura.
Rádio
O rádio é uma ótima fonte para manter-se atualizado com notícias diárias sobre assuntos atuais, esportes, etc. Certifique-se de que o aparelho de som que você selecionar suporta estações de rádio locais.
Navegação GPS
Com o recurso de Navegação GPS no som do seu carro, você não precisa parar em cada esquina e perguntar a estranhos sobre a rota.
Felizmente, muitos aparelhos de som suportam integração de aplicativos de terceiros, e você pode acessar esse recurso através do aplicativo google maps instalado em seu smartphone.
Controles e dimensões do estéreo
Os estéreos automotivos padrão do mercado de reposição vêm em dois tamanhos - DIN único (2″ x 7″) e DIN duplo (4″ x 7″).
Os estéreos single din vêm com botões, e os estéreos double din têm uma tela sensível ao toque. Você pode substituir diretamente seu estéreo por um single din ou double din, enquanto em alguns casos, você precisa de um tamanho específico de estéreo que se adapte ao seu painel.
Requisitos de energia
Todos os aparelhos de som recebem energia da bateria do carro e, ao atualizar seu rádio, você o conectará ao chicote de fábrica.
Outro objetivo crítico do estéreo do carro é fornecer saída para os amplificadores e alto-falantes. Portanto, se você toca constantemente seu estéreo em volumes mais altos, verifique a saída de potência RMS por canal.
Muitos fabricantes de som automotivo mencionam o pico de potência, mas se você deseja um volume de alta qualidade e sem compressão, seu estéreo deve produzir pelo menos 22 W RMS.
Compatibilidade
A sensibilidade, a potência e a impedância dos alto-falantes também são importantes ao selecionar um som automotivo. O estéreo deve ser compatível com seus alto-falantes, amplificadores, etc. Sempre verifique a folha de especificações antes de escolher um som automotivo.
Qual marca é um bom som automotivo?
Quando você procura por aparelhos de som automotivos no mercado, você encontra muitas marcas conhecidas como Pioneer, Kenwood, JVC, Alpine, etc.
Alguns estão neste nicho há mais de um século, como o Jensen, os outros nem tanto, mas qual é o melhor que você deve considerar para a sua nova rádio?
Esteja ciente de que existem muitos rádios de qualidade questionável de marcas desconhecidas disponíveis no mercado. É por isso que eu sempre recomendo que você compre um aparelho de som de marca.
Vejamos as principais marcas uma a uma.
Pioneiro
A Pioneer começou em 1938 como oficina de reparos de alto-falantes e rádios, mas lenta e constantemente se tornou líder de mercado. Hoje, os estéreos pioneiros e outros produtos de áudio são vendidos em todo o mundo e são conhecidos por sua qualidade.
Kenwood
A Kenwood é anteriormente conhecida como Kasuga Radio Co. Ltd, uma empresa japonesa, e em 2011 eles se fundiram com a JVC.
Após a fusão, eles se tornaram mais engenhosos e produziram aparelhos de som de classe mundial.
A Kenwood tem uma grande variedade de produtos para entusiastas de áudio que desejam um ótimo sistema de som em seu carro. Por exemplo, o
Kenwood DNX775RVS com uma grande tela sensível ao toque e equipado com todos os recursos disponíveis hoje, acho que é uma fantástica peça de engenharia.
Ele suporta Apple Carplay, Android Autoplay, quatro entradas de câmera, Bluetooth, rádio e wifi, navegação RV/Truck avançada ou equalizador de 13 bandas, para citar alguns.
JVC
A JVC foi fundada em 1927 e, desde então, é reconhecida como a marca líder entre os fabricantes de som automotivo.
A JVC recebeu um Emmy Award em 2001 por seus notáveis avanços técnicos. Além disso, os estéreos automotivos da JVC oferecem uma boa relação custo-benefício.
A instalação de estéreos JVC também é simples e, em alguns casos, você precisa inserir o estéreo no painel e conectar o chicote e os alto-falantes.
JVC KW-M560BT é o estéreo de carro duplo DIN com uma tela de toque LCD de 6,8 polegadas com Apple CarPlay, Android Auto Play, Bluetooth, etc.
Alpino
A Alpine é mais uma empresa japonesa fundada em 1967, iniciada como uma joint venture entre a Motorola e a Alps Electronics. Hoje em dia, fabricantes de automóveis como Audi, Honda, BMW ou Jeep usam Alpine em seus sistemas de som de fábrica.
Os auto-rádios Alpine são famosos pela sua simplicidade e facilidade de utilização.
Alpine iLX-W650 é um aparelho de som automotivo sem mecanismo de 7 polegadas compatível com Apple CarPlay, Android Auto e sintonizador AM/FM.
Este estéreo possui amplificadores integrados (18 watts RMS X 4 canais).
Jensen
Se você está procurando um som automotivo acessível, poucas marcas podem vencer Jensen nesta categoria.
Eles oferecem uma excelente relação custo / benefício e têm os mesmos recursos de outras marcas de renome como Sony ou Pioneer, mas a um preço baixo.
JENSEN CAR8000 é um excelente som automotivo se você estiver com um orçamento apertado sem comprometer a qualidade do som. Tem um ecrã tátil de 10,1 polegadas e suporta CD/DVD com Apple CarPlay e Android Auto Play, com Bluetooth integrado e muito mais.
Vale a pena comprar um bom som automotivo?
Se você deseja um sistema de som de alta qualidade, deve comprar um bom som automotivo. Vale a pena investir alguns dólares a mais na obtenção de recursos adicionais em um estéreo de carro, em vez de comprar um barato.
Um bom som automotivo funciona como o cérebro do sistema de som do carro, controlando todos os componentes de áudio e melhorando a aparência do seu painel.
No passado, a função da unidade principal tradicional era tocar música e ter algumas outras funções essenciais como reproduzir, pausar, pular.
À medida que a tecnologia melhora, os fabricantes de som automotivo começaram a adicionar mais e mais recursos, como navegação GPS, reprodução de vídeo, reprodução de Android e Apple Car, Bluetooth, CD/DVD player, etc.
Aqui estão algumas das razões pelas quais vale a pena comprar um bom rádio de carro:
- Um bom som automotivo controla todas as fontes de áudio, como amplificadores, alto-falantes, CD DVD player, USB, conectividade Wi-Fi, Bluetooth etc. Alguns desses recursos são ativados automaticamente quando o estéreo é ligado, enquanto outros operam manualmente.
l>
- Um bom som automotivo tem recursos de ajuste de áudio, como "Bass Boost", que aprimora as frequências de som de baixo nível, "Band-EQ", que permite ajustar a saída de som e muito mais.
- Um bom aparelho de som automotivo tem potência RMS mais alta por canal, portanto, pode lidar com alto-falantes mais fortes sem adicionar um amplificador externo e sem comprometer a qualidade do som.
- Os aparelhos de som do carro também têm entradas para câmeras que ajudarão você a ver a área traseira enquanto estiver dando ré no veículo.
- Os bons aparelhos de som automotivos são fáceis de usar, pois possuem uma interface fácil de usar.
- O motorista precisa estar focado na estrada enquanto dirige, então alguns bons aparelhos de som automotivos oferecem controle de voz. Isso permite que você controle o volume, reproduza formatos de áudio e vídeo, acesse aplicativos de terceiros, como google maps, Apple CarPlay, Android Auto Play etc., sem precisar segurar o volante.
Os aparelhos de som automotivos baratos valem a pena?
Os consumidores costumam associar o barato com a qualidade média, o que também é verdade em um som automotivo. Lembre-se de que você só recebe o que pagou.
Se você é um autófilo como eu, não vale a pena comprar aparelhos de som de carro baratos. Você não pode esperar recursos úteis como Apple Car play ou navegação GPS ou mesmo alto desempenho e confiabilidade em um sistema de baixo custo. Eles simplesmente não oferecem nada que facilite sua vida enquanto dirige!
Rádios mais baratos podem parecer suficientes à primeira vista, mas sem adicionar extras como tela de toque digital ou conexão de câmera reversa, suas fraquezas se tornam mais aparentes depois de um tempo quando comparadas a modelos mais caros.
Bons rádios têm alto desempenho duradouro, portanto, não há necessidade de gastar dinheiro extra atualizando-os.
O som do som do seu carro deve ser tão bom ou melhor do que o que você pode obter de qualquer sistema instalado de fábrica. Portanto, não compre um rádio barato apenas por custar menos de US $ 60, mas de uma marca da qual ninguém nunca ouviu falar, porque existem muitas marcas como Kenwood e Pioneer que também fabricam equipamentos de áudio de alta qualidade a preços relativamente baixos!
Por exemplo, modelos mais baixos de aparelhos de som automotivos Alpine também custam cerca de US$ 100, oferecendo excelente qualidade de som em comparação com outras marcas “sem nome” ainda mais caras.
Se o dinheiro for um problema, é melhor ficar com os sistemas instalados de fábrica, pois eles oferecem alguns padrões, em vez de comprar um “rádio novo” de qualidade questionável.
Conclusão
Comprar um som automotivo é um investimento no interior do seu carro e a alegria que você obterá com uma música de boa qualidade.
Não sou a favor de gastar milhares de dólares em um som de carro só porque você acaba comprando o que nem precisa.
Mas você pode obter uma unidade principal de alta qualidade entre US $ 500-700 que inclui todos os recursos essenciais que você pode precisar.