>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Rádios de carro

Como consertar a antena do rádio do carro


Substituir sua antena danificada ou quebrada não é uma tarefa difícil, e qualquer um pode fazer isso sozinho. A maioria dos veículos tem uma antena colocada no para-brisa ou no teto.

No entanto, você encontrará novos modelos com antenas embutidas em seu corpo. Isso porque a maioria das pessoas ainda tem carros com antenas quebradas ou danificadas devido a acidentes ou visitas recentes ao lava-jato.

Se este é o seu caso e você quer saber como consertar uma antena de rádio de carro, continue lendo.

Geralmente, para consertar a antena do rádio do carro, você deve desconectá-la do estéreo e verificar se há danos na fiação. Se o fio de conexão estiver solto, você deve apertar a conexão do fio ou substituir o conector por um novo. Verifique todos os pontos de solda dentro da antena e re-solde se necessário. Em alguns casos, você precisa substituir o fio e o conector por um novo.

Este artigo tem como objetivo ajudá-lo com dicas de como configurar sua antena quebrada ou danificada.

Causas de uma antena de rádio quebrada


Antenas de rádio são parte importante do seu carro. Eles ajudam você a receber e transmitir sinais das ondas de rádio.

Quando eles quebram, pode ser muito frustrante. Se você não souber como resolver esse problema sozinho, chame um técnico profissional que saiba o que está fazendo.

Aqui estão algumas causas comuns para uma antena de rádio quebrada:

Conector quebrado


O conector que conecta o fio à antena foi danificado ou cortado.

Isso geralmente acontece quando alguém tenta remover a antena sem desconectar o cabo primeiro. Você precisará substituir o conector por um compatível com seu carro.

Conexão fraca


Se a conexão entre o fio e a antena estiver frouxa, pode não haver tensão suficiente no fio.

O fio também pode ter se desconectado do conector. Para corrigir isso, aperte a conexão puxando as duas extremidades do fio juntas.

Conectores mal feitos


Se os conectores forem mal feitos, eles podem não se encaixar corretamente.

Por outro lado, os conectores também podem ter sido mal projetados e, neste caso, você precisará obter novos.

Fio danificado


Às vezes, uma má instalação pode danificar os fios devido à má instalação. Certifique-se de que o fio esteja firmemente conectado à antena antes de instalar qualquer outra coisa.

Tipos de antena de rádio


Uma antena usa ondas eletromagnéticas para receber e enviar sinais para o som do carro. A maioria dos externos instalados nos carros são telescópicos e podem se mover em qualquer direção para captar sinais.

Os tipos comuns de antenas incluem:

Antenas internas


As antenas internas são instaladas dentro do porta-malas, para-brisa ou painel do seu carro. As antenas internas estão mais protegidas contra acidentes e intempéries.

No entanto, sua recepção não é clara em comparação com as de satélite ou externas. Usar uma antena com um amplificador embutido pode ajudar a resolver os problemas de recepção.


Antenas externas


Essas antenas são feitas de fibra de vidro e são colocadas perto do capô ou do porta-malas do seu carro. Antenas externas funcionam melhor porque são boas na recepção.

No entanto, condições climáticas adversas ou acidentes podem danificá-los. Eles às vezes vêm com retratores que os puxam para dentro do carro para protegê-los quando não estão em uso.


Antenas de satélite


Antenas de satélite são os tipos mais recentes de antenas usadas em automóveis.

Uma estação de rádio é montada na frente, perto do pára-brisa ou do painel. Em seguida, os fios são conectados a uma pequena antena magnética no teto do seu carro pela parte traseira ou lateral.


Como substituir uma antena de rádio quebrada


Você não pode usar uma antena para sempre porque ela pode se desgastar ou quebrar. Então você tem que consertá-lo se ainda precisar de um para o rádio do seu carro. A remoção do dispositivo é simples quando você usa as ferramentas certas.

Se o rádio do seu carro não tiver antena, mas um orifício de antena de fábrica, você deve passar o cabo da antena por ele.

A antena é removida principalmente quando quebrada, não funcionando ou se a unidade estiver ruim, e você pode resolver esses problemas substituindo todo o conjunto da antena.

Se estiver quebrado, você pode resolver isso substituindo o mastro em vez de todo o conjunto.

Você precisará de algumas ferramentas para trabalhar em sua antena quebrada, e a maioria, se não tudo, você já pode ter em sua garagem. se não, eu adicionei links abaixo para produtos que eu uso:
  • Chave de antena universal
  • Alicates
  • Chave de fenda
  • Chave Crescente
  • Antena de substituição
  • Pano limpo
  • Fita elétrica

Aqui está como proceder:

Identifique seu tipo de antena


Este é o primeiro passo porque várias antenas são compostas por cabos ou fios. Os três mais comuns são antenas internas, externas e de satélite.

Quando os internos são instalados em seu carro, eles recebem melhor e ficam protegidos contra intempéries e danos acidentais. A instalação melhora o desempenho do rádio do seu carro e sua remoção também afetará a recepção.

Antenas externas localizadas ao redor do capô do carro oferecem melhor recepção do que as internas. Mas eles são propensos a danos climáticos ou quebra.

Remova o ilhó de borracha


Esta vedação evita que água, sujeira e detritos saiam da antena. Além disso, protege o orifício da antena contra danos devido a rasgos ou desgaste. Remover a borracha pode ser complicado e, se for removido incorretamente, pode danificar a antena.

Em primeiro lugar, você deve alcançar a própria borracha, mas seria difícil acessá-la em uma unidade ou abaixo do capô do carro.

Antes de removê-lo, limpe ao redor da antena para proteger a superfície do carro. Para fins de limpeza, use um pedaço de pano limpo. Além disso, use uma ferramenta apropriada para retirar o ilhó de borracha ao redor da borda da antena de rádio do seu carro.

Você pode remover a borracha usando uma chave de fenda se colocada na parte externa do rádio. Se for interno, pode haver fios passando por ele.

Então você pode ter que cortar o ilhó usando uma lâmina de barbear. Tenha cuidado para não cortar os fios que o ilhó está protegendo. Depois que a borracha estiver solta, remova-a da antena do carro.

Retire o cabo coaxial


O cabo coaxial conecta a base de rádio e a antena no teto do seu carro. Identifique o cabo que vai da antena ao dock de rádio colocado atrás do painel.

Você deve verificar se há um fio de extensão ou não. Se tiver um cabo de extensão ou um cabo em toda a extensão, é um cabo coaxial.

Você deve remover o cabo na extensão na parte de acoplamento. Se for um único cabo, você deve retirá-lo atrás do rádio.

A primeira coisa ao remover o cabo é colocar o equipamento onde você possa encontrar facilmente o ponto de conexão. Adicione algumas gotas de óleo à rosca visível que entra no conector.

Abra a porca no sentido horário usando uma chave e sua alça. Se estiver difícil de soltar, adicione óleo. Use a chave novamente depois de aplicar o óleo. Quando a porca estiver solta, você pode remover sem esforço o cabo coaxial.

Remova os parafusos da antena


Quando a remoção do ilhó de borracha estiver concluída, você deve desapertar os parafusos; portanto, você deve obter uma chave de fenda.

Lembre-se de levantar o suporte do carro ao usar a chave de fenda.

Você deve tirar os parafusos porque eles estão acostumados com a antena. Para desapertar as porcas na base do mastro, você pode usar um alicate, uma chave inglesa ou uma chave de fenda. Guarde as nozes com segurança porque você pode usá-las mais tarde.

Os parafusos geralmente ficam apertados no suporte da antena e, depois de afrouxá-los, levante o suporte do carro e verifique sob o painel. Ao fazer isso, você descobrirá o local correto onde a antena está instalada.

Remova os soquetes


Elimine os soquetes depois de remover a porca. O soquete mantém a antena do seu carro no quadro. Você pode fazer isso facilmente usando uma chave inglesa.

Afrouxar o soquete liberará o quadro do seu veículo. Ao soltar a porca, você pode precisar da ajuda de alguém para segurar a antena se não conseguir alcançá-la do outro lado.

No entanto, se você não tiver ninguém, poderá fazê-lo sozinho. Isso é feito para proteger o soquete de cair ou proteger a pintura do carro contra danos. Após remover as tomadas, limpe a superfície do seu veículo com um pano limpo.

Remova a antena danificada


O passo final é separar a antena da superfície do carro. Deslize o soquete do cabo coaxial e desconecte a antena do seu veículo. Remova-o lentamente para evitar danificar a pintura do seu carro.

Lembre-se de colocar todos os soquetes e parafusos em um bom lugar para usá-los mais tarde se precisar substituir uma nova antena de rádio.

Pode haver vários motivos para remover a antena de rádio do seu carro. Pode ser porque está danificado ou quebrado, ou pode ser necessário removê-lo antes de lavar para evitar danificá-lo com água. A água danifica o interior da antena e durante a reparação, cubra a parte quebrada com papel alumínio.

Instalar uma nova antena


Se pretender instalar uma nova antena de rádio, pode encontrar um local dentro ou fora do veículo, dependendo do tipo de antena que pretende utilizar.

Se você reinstalar a antena, encontrará um local pronto na antena antiga. Mas se for novo, você precisa fazer um furo para instalar a antena.

Após inseri-lo:
  1. Segure-o no lugar usando parafusos.
  2. Use fios elétricos para conectar a caixa de fusíveis à antena se você definir uma nova.
  3. Se for uma substituição, repita o mesmo processo usado ao remover a antena. Você pode conectar o cabo coaxial ao documento de rádio, a antena colocada principalmente no teto do seu carro.
  4. Depois de usar o cabo coaxial, coloque um ilhó de borracha para evitar que água e sujeira danifiquem a antena.
  5. Instale o soquete para manter a antena no lugar.
  6. Instale os soquetes antes de instalar o ilhó de borracha.

Após configurar os soquetes, aperte todas as porcas e parafusos que prendem a antena. Aperte as porcas usando uma chave inglesa e instale-as da maneira que você as removeu.

Perguntas frequentes

O que acontece quando a antena do rádio quebra?


Como a antena de um carro se projeta e fica na superfície do seu veículo, é propensa a danos. Quando estiver danificado, seu rádio pode parar de funcionar. Portanto, consertar sua antena traz muitos benefícios.

Por que devo consertar a antena do meu carro?


As antenas de rádio do carro não são duráveis ​​porque tendem a quebrar ou serem danificadas. Às vezes, você também pode esquecer de removê-los durante a lavagem do carro e pode ser alvo de vândalos, precisando de substituição.

Felizmente, a maioria das antenas é fácil de substituir; assim, você pode facilmente corrigi-los sozinho.

O rádio do meu carro funcionará sem antena?


Todos os carros possuem antenas com vários designs, sendo que algumas são retráteis enquanto outras são rígidas e sólidas.

Não importa o design, você pode encontrar sua antena quebrada devido a uma ocorrência sem precedentes. Portanto, você pode se perguntar se o seu rádio pode funcionar sem um ou como é fácil substituí-lo.

Sem uma antena, o rádio do seu carro pode não captar sinais de rádio.

Qual ​​antena de carro é adequada para meu carro?


Como outros itens hoje em dia, você pode obter antenas no mercado de reposição para encontrar algumas funcionando melhor que outras.

Aqueles com desempenho de qualidade são caros em comparação com outros. Eles vêm com mais vantagens como durabilidade e boa recepção.

O interessante das antenas de carro é que, embora outras sejam melhores que outras em termos de recepção e durabilidade, todas funcionam da mesma maneira.

Resumo


A antena do rádio do carro é um equipamento essencial para o seu carro, pois recebe sinais de rádio e ajuda a tocar o rádio.

Sem dúvida, você deve consertar as antenas do seu carro para ter a recepção de rádio mais clara em seu carro, implementando as etapas destacadas neste artigo. No entanto, se você acha que consertá-lo não pode ajudá-lo, você pode substituí-lo por uma nova antena e considerar o uso ao longo da vida em seu carro.

No entanto, existem outras maneiras de o rádio receber um sinal além de usar uma antena. Entre os métodos está o uso de chassis como antena extra.

Conclusivamente, você deve procurar obter o desempenho de rádio mais preciso em seu carro.