Inicialmente, o principal objetivo de um carro era levá-lo de um ponto a outro. Ao contrário, muitas pessoas ficam sempre mais confortáveis com algum entretenimento ao longo do caminho. Atualmente, os auto-rádios são altamente avançados e tornaram-se equipamentos padrão.
No entanto, pode chegar a um ponto em que você perceberá que o rádio do carro parou de funcionar. Qual pode ser a causa do seu rádio não funcionar mais? Vamos mergulhar fundo nisso!
Um dos principais motivos que podem fazer com que o rádio do seu carro pare de funcionar é um fusível queimado. Às vezes, pode ser uma antena danificada, bem como um sintonizador. Observe que quando o CD player do carro está funcionando perfeitamente, mas o rádio não está funcionando, o problema provavelmente é o sintonizador ou a antena. Este artigo examina diferentes aspectos para fornecer informações detalhadas sobre o rádio do seu carro e possíveis soluções para revivê-lo.
Como funciona o sistema de rádio do carro?
Como outros sistemas elétricos automotivos, o rádio do carro é um sistema operacional complicado que requer um olhar aguçado para entender. O rádio obtém sua energia do alternador enquanto o motor do carro funciona.
Em alguns carros, os rádios extraem energia diretamente da bateria do carro, e é por isso que você liga os rádios do carro enquanto o motor está desligado. O rádio é conectado diretamente ao alternador e à bateria simultaneamente.
Os alto-falantes são então conectados ao sistema de rádio e colocados em diferentes lugares dentro da cabine, dependendo do modelo.
Observe que todo rádio de carro depende de pelo menos um fusível para operar de forma eficaz. No entanto, isso também depende da marca, modelo e pacote de acabamento do veículo. Às vezes, você pode perceber que o rádio do seu carro possui vários fusíveis que contribuem para o seu funcionamento e alimentam diferentes funções no rádio.
A principal função de um fusível é proteger os componentes elétricos do sistema em caso de picos de energia. É provável que o fusível queime se a energia inundar o sistema. Além disso, o sistema de rádio do carro funciona em conjunto com outros componentes de áudio.
Os sistemas de rádio do carro de última geração vêm com um amplificador integrado que aumenta sua eficiência. Observe que todo o sistema não funcionará como esperado quando o amplificador não receber energia suficiente. No entanto, o rádio obviamente ligará.
É vital sempre ter em mente que solucionar os problemas do rádio do carro é uma tarefa agitada devido ao número de possíveis problemas que fazem com que o rádio pare de funcionar.
Motivos pelos quais o rádio do seu carro pode ter parado de funcionar
Antes de resolver o problema do rádio do seu carro, você precisa entender o motivo por trás do problema, então listei abaixo as principais situações problemáticas.
Problema com sintonizador ou antena
Você se lembra dos dias em que os carros tinham uma antena longa montada do lado de fora?
Esses tipos de antenas eram propensos a serem derrubados em lavagens de carros e às vezes desaparecendo sem motivos válidos. Você sabia que a antena impacta no bem estar do rádio do carro? Agora você sabe!
Se a antena tiver algum problema, você perceberá que algumas partes do rádio do seu carro não estão funcionando enquanto outras estão em perfeito estado de funcionamento, como o CD player. No entanto, com o sintonizador ou antena danificado, o rádio básico não funcionará porque, para funcionar, o rádio precisa do sinal da antena em funcionamento.
Sintomas semelhantes provavelmente serão detectados no rádio do carro quando o sintonizador não estiver em perfeitas condições. Embora esse problema pareça simples, você não precisa fazer o trabalho sozinho, a menos que tenha um entendimento básico do assunto.
Se você não tiver certeza de como diagnosticar o problema com o sintonizador ou consertar a antena danificada, precisará envolver um especialista em rádio do carro com conhecimento detalhado sobre o funcionamento do rádio do carro.
Leve seu carro a uma concessionária local e permita que apenas um técnico treinado na fábrica o atenda.
Complicações com fiação
Os carros equipados com rádios de estoque não têm problemas relacionados à fiação e conectividade.
No entanto, a maioria dos carros disponíveis no mercado possui sistemas de áudio automotivos de reposição que geralmente apresentam complicações relacionadas à fiação.
Complicações de fiação são comuns em rádios de carro quando os sistemas não estão instalados corretamente. Além disso, alguns sistemas de áudio de carro são complicados e não foram projetados principalmente para funcionar em carros típicos sem a instalação de outros elementos de áudio de carro de suporte.
Observe que para que o rádio funcione sem problemas, você deve fazer a fiação de todas as partes do sistema perfeitamente e de uma maneira que faça com que durem por muitos dias. Na maioria dos carros modernos, a fiação também precisa ser conectada aos controles do volante para o bem-estar do sistema.
A maioria dos padrões de fiação estéreo começa no fio terra da banda, o que é comum quando o ponto de aterramento fica enferrujado ou o fio não toca o metal do chassi desencapado.
Outras complicações de fiação incluem perda de conexão do fio, curtos-circuitos. Quando os sistemas de rádio do carro de reposição são instalados profissionalmente, a confiabilidade do seu rádio se torna melhor.
Muitos aparelhos de som automotivos apresentam problemas devido ao equipamento adicional ao qual estão conectados, como câmeras ou controles no volante. Lembre-se de que eles foram fabricados principalmente para funcionar em modelos de carros específicos que suportam sua conectividade de fiação com o restante dos sistemas do carro.
O rádio foi equipado com tecnologia antifurto
Sempre que você pensa em problemas relacionados ao rádio do carro, essa é a complicação mais simples e barata que você pode resolver em seu sistema.
Existem modelos de rádios específicos que vêm com procedimentos de programação antifurto.
Observe que esta opção torna o rádio inútil até que um procedimento especificado seja seguido com atenção pelo proprietário do veículo. O bom desse assunto é que a mensagem é exibida na tela do seu rádio.
Quando este é o problema com o rádio do carro, ele altera a exibição geral na tela. Na maioria dos casos, corrigir esse problema requer um código de rádio de carro específico que você precisa digitar para que o rádio volte ao normal.
Este problema é causado principalmente por uma bateria de carro descarregada ou quando o rádio fica desconectado da fonte de alimentação por um longo tempo. A desconexão força o rádio a mudar automaticamente para o modo antifurto, parando assim de funcionar.
Complicações relacionadas ao fusível
Um fusível funciona como o coração de um sistema de rádio de carro devido ao impacto de outros componentes no funcionamento normal do rádio.
O sistema precisa ter pelo menos um fusível para proteger toda a unidade de atividades nocivas, como picos de energia, entre outros problemas relacionados à eletricidade.
Lembre-se de que o fusível explode imediatamente sempre que muita energia entra na unidade para evitar danos.
Além disso, desconecta todo o circuito para garantir o bem-estar do rádio. Portanto, neste ponto, o rádio parará de funcionar, pois não há energia entrando na unidade.
Em modelos de carros avançados, existem vários fusíveis conectados diretamente ao sistema de entretenimento. Se você tiver conhecimentos básicos sobre o medidor de continuidade elétrica, será fácil verificar se o fusível está bom ou não.
O fusível relacionado pode ser facilmente resolvido substituindo o fusível e o problema é resolvido. No entanto, em outros casos, você pode substituir um fusível e perceber que ele foi queimado novamente. Esta é uma indicação clara de outro problema elétrico no sistema do carro.
As complicações dos fusíveis são um problema significativo que faz com que muitos rádios de carro parem de funcionar. Portanto, sempre que seu rádio parar de funcionar, você precisa começar verificando se o fusível está em boas condições antes de verificar qualquer outra coisa.
Felizmente, problemas com fusíveis são fáceis de verificar porque a maioria das caixas de fusíveis são instaladas na parte inferior do painel ou sob o capô.
Um problema com alto-falantes e sua fiação
É automático que cada alto-falante esteja conectado diretamente à unidade de rádio. No entanto, quando os fios não estão perfeitamente roteados e conectados, um ou mais alto-falantes podem ser facilmente cortados ou danificados.
Além disso, é provável que os alto-falantes se deteriorem a longo prazo e parem de funcionar. Quando os alto-falantes se deterioram, eles produzem um som acompanhado por um cone desenvolvendo ondas sonoras.
Além disso, quando os falantes envelhecem com o tempo, tornam-se menos eficazes e problemáticos.
Como você detecta se seus alto-falantes de rádio são antigos?
Na maioria dos casos, você ouvirá sons crepitantes dos alto-falantes, causados principalmente pelo desgaste. Observe que quando os alto-falantes estão com defeito, é provável que afetem o funcionamento normal do rádio do carro.
O que fazer quando o rádio do carro para de funcionar?
Existem algumas coisas que fazem com que o rádio do seu carro pare de funcionar. Vamos revelar mais informações sobre diferentes condições problemáticas e como você pode resolvê-las.
Nenhum som produzido pelos alto-falantes
Depois de ligar o rádio do carro e não ouvir nenhum som dos alto-falantes, o problema pode ser causado pelo amplificador. Isso depende se você tem um amplificador externo ou se os alto-falantes são alimentados pelo rádio.
Considerando a localização do seu amplificador, pois pode ser fácil ou complexo verificá-lo. Observe que vários amplificadores são fundidos internamente, enquanto outros são fundidos em linha. Verifique se o fusível está queimado e substitua-o se necessário.
Além disso, verifique a conexão dos fios na porta, pois os fios do alto-falante podem estar quebrados, cortando o som.
Você pode detectar isso facilmente se abrir e fechar a porta. Ao fazer isso, você resolverá rapidamente o problema.
Quando o rádio do carro não liga
Uma vez que você liga o rádio e nada está acontecendo, você pode facilmente assumir que é um problema de energia.
Para resolver isso, você precisa começar verificando o fusível. Se você perceber que o fusível está queimado, substitua-o e tente dirigir por algum tempo para identificar se o novo interruptor irá queimar.
Se o fusível recém-substituído explodir, significa que há um curto-circuito em algum lugar dentro dos fios. Você pode verificar a fiação usando um multímetro como
AstroAI ou envie o carro para a investigação a um eletricista qualificado, onde tenho certeza que você terá o problema resolvido rapidamente.
Quando o rádio do carro não funciona
Às vezes, você perceberá que a parte do CD player do seu rádio e outras fontes de áudio estão funcionando enquanto o rádio não está.
Observe que esta é uma das coisas mais comuns que acontece com a maioria dos rádios de carro.
Sempre que você vê esse tipo de comportamento em seu rádio, o problema provavelmente está relacionado à antena ou sintonizador. Se o sintonizador tiver um problema, tudo o que você precisa fazer é comprar uma nova unidade principal, porque o custo do reparo de um rádio pode ser maior do que o preço do novo estéreo.
Por outro lado, esse problema pode ser causado pela antena. Pode ser devido à corrosão ou má recepção.
Comece apertando a antena e verificando a conexão com a parte traseira do rádio e se não houver melhora, considere adquirir uma nova antena.
Como solucionar problemas de um estéreo de carro Kenwood?
Aparelhos de som Kenwood são um dos melhores preferidos pela maioria das pessoas em todo o mundo, mas, como acontece com qualquer outro equipamento eletrônico, pode cair.
Quando seu rádio parou de funcionar, é necessário que você obtenha uma maneira direta de consertá-lo. O dano pode ocorrer devido ao software instalado no chip, configurações de fábrica e conexões de fiação do alto-falante.
Se o rádio do carro Kenwood não ligar, verifique o fusível instalado na parte de trás do rádio. Se o fusível não estiver em boas condições de funcionamento, substitua-o por outro com a mesma amperagem.
Depois de perceber que o rádio tem complicações relacionadas à fiação, verifique o chicote e certifique-se de que todos os fios estejam conectados corretamente.
Alguns aparelhos de som Kenwood têm painéis removíveis, então você precisa verificar se está perfeitamente conectado no ponto certo do sistema. Uma conexão solta do painel frontal pode facilmente fazer com que o rádio do carro pare de funcionar.
Na parte de trás do estéreo Kenwood, verifique os cabos e identifique qualquer conexão solta. Para verificar se está tudo bem, teste cada fio do sistema de forma independente usando os códigos escritos no rádio. Útil com a investigação também será o multímetro.
Depois de verificar todas essas peças em seu aparelho de som Kenwood, ligue o rádio para verificar se o problema foi resolvido. Além disso, lembre-se sempre de solucionar problemas do seu rádio, começando com o fusível. Isso ocorre porque o fusível é o controlador de energia dos aparelhos de som.
Conclusão
O rádio do carro tornou-se um equipamento essencial para todos os proprietários de automóveis.
É bastante frustrante quando você percebe que o rádio do carro parou de funcionar. Portanto, sempre que você começar a solucionar problemas do seu rádio para identificar possíveis problemas e soluções, sempre comece com o fusível, pois este é o ponto central de todo o sistema.
Além disso, considere levar seu carro a um técnico certificado para ajudá-lo a resolver o problema e evitar mais inconvenientes se você achar o problema mais complicado ou não se sentir à vontade para lidar com a eletricidade do carro.