Ouvir música, audiolivros ou podcasts é uma das maneiras mais excelentes de evitar o tédio enquanto dirige. Também aumenta seu foco, tornando-o mais atento na estrada.
Ligar o som do carro e apenas perceber que não há som saindo dos alto-falantes é irritante. Mas, por que seu estéreo pode ser alimentado, mas você não ouve nenhum som dos alto-falantes? Vamos descobrir.
Geralmente, quando você liga o som do seu carro e não há som saindo dos alto-falantes, o problema provavelmente é um fusível queimado ou fiação ruim. Também pode ser um problema com o alto-falante danificado ou um curto-circuito no sistema de áudio. Neste artigo, reunirei todos os fatos sobre a falta de som dos alto-falantes enquanto conectados ao som do carro em funcionamento.
Causas e soluções para um som automotivo que tem energia, mas nenhum som nos alto-falantes
Um fusível queimado
Como outros aparelhos elétricos, o som do carro deve ter um fusível que os protege em caso de oscilação de energia e outras complicações elétricas.
Quando o sistema elétrico do carro libera muita energia para o sistema de áudio, ele pode queimar o fusível.
Quando o fusível é queimado, ele corta a fonte de alimentação do estéreo para aumentar sua segurança. Neste ponto, quando você ligar o som do carro, não haverá som produzido pelos alto-falantes.
Você deve dirigir-se diretamente ao fusível para verificar sua funcionalidade quando observar tal instância. No entanto, verificar o fusível do carro requer conhecimentos básicos sobre tensão ou medidor de continuidade elétrica.
Aparelhos de som automotivos, como o Pioneer AVIC, têm o fusível localizado na parte traseira do rádio.
Observe que, uma vez que você tenha percebido que o problema é o fusível, substituí-lo fará com que o som do carro funcione novamente. Então, como você substitui um fusível queimado? Dê uma olhada nisso!
Substituindo um fusível queimado em um estéreo de carro AVIC da Pioneer:
Antes de começar a fazer qualquer coisa, desligue o motor do carro para evitar coisas como curtos-circuitos.
Para evitar muito trabalho, leia o manual do carro, pois tem todas as instruções. Após localizar o fusível, deve-se verificar se ele está queimado ou está em condições de ser utilizado.
Use um extrator de fusível para remover o fusível, e você não tem o extrator de fusível, você também pode usar uma pinça ou um alicate de ponta fina para fazer o trabalho.
Ao substituir o fusível, lembre-se de substituí-lo pelo exato que foi queimado.
Após a instalação, gire a chave na ignição para o ponto acessório e ligue o som do carro para verificar se está funcionando.
Depois de ouvir o som saindo dos alto-falantes, desligue o estéreo e cubra da mesma forma que estava inicialmente.
Fiação do alto-falante com defeito ou alto-falante com defeito
Quando os fios do alto-falante não estão conectados, não espere nenhum som ao ligar o som do carro. Além disso, seu alto-falante pode estar exposto ao desgaste devido ao envelhecimento, exigindo uma substituição.
Os alto-falantes estéreo do carro são projetados com uma vibração incrível que os ajuda a produzir ondas sonoras de alta qualidade. Infelizmente, quanto mais velhos os alto-falantes ficam, menos eficazes eles se tornam.
Quando esse problema persistir a longo prazo, não haverá som produzido pelos alto-falantes quando você ligar o estéreo.
Como substituir alto-falantes com defeito
Você não precisa ser um engenheiro para substituir um alto-falante com defeito. Tudo que você precisa é de um guia que irá ajudá-lo a resolver o problema. Comece removendo os alto-falantes danificados, removendo o painel da porta.
Certifique-se de que desligou o motor para evitar que a alimentação chegue aos altifalantes. Após acessar o alto-falante, desconecte todos os cabos e remova o alto-falante.
Uma coisa a verificar quando o alto-falante é removido é garantir que os conectores tenham um encaixe sólido nos fios. Caso contrário, você pode arriscar a qualidade do som e um potencial curto se um dos fios cair.
Fiação solta
À medida que seu carro envelhece, a fiação do carro se solta, afetando o funcionamento geral dos componentes do carro, especialmente o som do carro.
O problema mais comum que faz com que a fiação se solte é a vibração e os solavancos durante a condução.
Em algum momento, você perceberá que nenhum som está saindo dos alto-falantes, mesmo depois de ligar o som do carro.
Como consertar fiação solta
Para consertar a fiação solta na unidade principal, você precisa ter acesso à parte traseira do som do carro. Isso pode ser complicado, pois a maioria dos aparelhos de som automotivos são instalados dentro do painel e exigem desmontagem completa antes que você possa alcançar o chicote elétrico.
Quando você tiver o rádio desmontado do painel, pegue o voltímetro e verifique todas as portas e extremidades dos fios quanto a quebras. Além disso, verifique todos os fios conectados à unidade principal e aperte os soltos.
Vá em frente e verifique se há conectores soltos dentro do painel.
Repita o mesmo procedimento nos fios do alto-falante e do amplificador. Após concluir o processo, ligue o som do seu carro para verificar se o problema foi resolvido.
Conclusão
Ligar o som do carro sem nenhum som saindo dos alto-falantes é uma experiência frustrante que afeta a maioria dos proprietários de carros.
No entanto, este guia deve ajudar a resolver o problema e melhorar o bem-estar do som do seu carro.