Ter um dispositivo USB é essencial em um som automotivo. Ele fornece armazenamento de dados, backup e transferência de arquivos para o sistema estéreo do seu carro.
Além disso, os dispositivos USB garantem mais versatilidade na estrada, mas por que eles às vezes não funcionam em estéreos de carro? Vamos descobrir.
O USB pode não funcionar em um som automotivo devido a cabos danificados, portas defeituosas, firmware desatualizado ou formato de armazenamento incompatível. Diferentes técnicas, desde atualizações de software, inspeções físicas e suporte ao cliente, são essenciais para corrigir falhas de USB. No artigo abaixo, vou detalhar as falhas de USB no som do carro e explicar como corrigi-las corretamente.
Qual é a finalidade do USB no rádio do carro?
Um USB no seu carro tem funções diferentes, seja você um motorista novo ou experiente. Algumas das finalidades de um USB incluem
1. Transporte de dados
Você pode salvar seus arquivos de dados, desde apresentações acadêmicas a listas de reprodução de música, e usá-los em qualquer local enquanto dirige. Você não precisa se preocupar com aquela viagem chata, pois sempre pode colocar suas faixas favoritas enquanto estiver na estrada.
2. Arquivos de armazenamento
O USB atua como uma unidade de armazenamento para suas fotos, arquivos de música, documentos PDF e outros arquivos essenciais. Você pode escolher diferentes capacidades de armazenamento dependendo do tipo de arquivos no local.
3. Arquivos de backup
Diferentes marcas de USB possuem criptografia de senha para garantir a integridade de seus dados. Os dispositivos USB oferecem armazenamento alternativo para dados e arquivos. Você acessa rapidamente os dados caso os arquivos originais desapareçam.
4. Fornecer modo de exibição
Os conectores USB -C transportam arquivos de dados USB e transmitem dados de exibição em HDMI, VGA e DVI em áudio de rádio. O conector transmite as imagens no modo DisplayPort Alt. Você não apenas armazena seus dados no carro, mas também acessa o conteúdo que pode ser exibido na tela.
5. Oferecer carregamento para o seu dispositivo
Ter uma porta USB no som do seu carro permite que você carregue seu dispositivo como smartphones enquanto estiver na estrada. Conectar o cabo de alimentação na porta USB ligará qualquer dispositivo que você queira configurar.
As portas USB podem oferecer ao seu telefone de 500mA a 900mA de carregamento ideal. Além disso, eles garantem que a capacidade da bateria esteja cheia enquanto estiver na estrada para evitar inconvenientes.
Quais são os tipos de portas USB?
Existem diferentes portas USB no mercado que podem ser usadas com rádios de carro. Se você está confuso sobre qual escolher, não se preocupe, primeiro entenda suas complexidades.
Os tipos diferem em complexidade estrutural, com os projetos mudando progressivamente ao longo dos anos para acomodar mais velocidade, potência e versatilidade.
Escolher o cabo correto compatível com o sistema estéreo do seu carro é essencial. Os tipos diferem em medições e configurações, portanto, com diferentes velocidades e funcionalidades.
USB-A (Tipo A)
O tipo A é um conector típico encontrado em quase todos os computadores ou reprodutores de mídia, laptops ou TVs mais antigos. Eles geralmente medem 1,4 cm de comprimento por 0,65 cm de altura. A velocidade é mais lenta com pendrives com este tipo de porta.
USB-B (Tipo B)
Em comparação com o tipo A, impressoras, consoles de jogos, discos rígidos externos e roteadores geralmente têm esse tipo de USB. Eles não estão prontamente disponíveis no mercado. Eles têm duas configurações não idênticas e são quase quadrados.
USB-Micro
Eles são versões menores de suas contrapartes USB -A e Tipo -B, mas os dispositivos Micro USB são mais comuns em telefones celulares e discos rígidos externos. Semelhante aos modelos maiores, eles também têm duas configurações diferentes.
USB – C (Tipo C)
Eles medem aproximadamente 0,84 cm por 0,26 cm. O USB-C suporta formas de armazenamento mais finas, leves e menores por meio de seu design. O novo tipo C é mais robusto para substituir as portas do tipo B e A. É conveniente para tablets, smartphones e estéreo.
Existem também diferentes versões dos dispositivos que variam de 1.1 a USB 4, a versão atual.
Razões pelas quais o USB pode ser danificado
Um USB danificado não funciona no som do seu carro. Como resultado, você acaba lidando com muitos inconvenientes e frustrações em seu veículo, e ajuda conhecer alguns dos fatores que podem causar essas experiências terríveis.
Então, o que pode prejudicar a funcionalidade do seu dispositivo USB?
Montagem/ejeção inadequada
Ao inserir ou remover o dispositivo USB de sua porta no estéreo do carro, tome cuidado para não danificar o conector USB. A remoção abrupta quebrará o conector USB do circuito flash sem ejetar corretamente o dispositivo.
Conectar a unidade com um conector danificado danificará sua unidade USB e poderá levar à perda de dados.
Prejuízo de memória NAND
Os dispositivos USB têm vários anos antes de atingir o potencial máximo de leitura e gravação. Como resultado, inúmeros dados de leitura e gravação corrompem seu dispositivo e afetam a memória.
Há chances significativamente altas de os componentes internos falharem antes de atingir o máximo de memória NAND.
Práticas de armazenamento incorretas
Tome cuidado para armazenar seu dispositivo USB com segurança. Armazenar em condições extremas de calor, umidade e pressão pode danificar o inversor. Seus dados ficam vulneráveis e o USB perde os arquivos durante essas condições climáticas extremas.
Falha no componente interno USB
Além do conector, os componentes internos do USB, como resistores, microcontroladores e capacitores, podem ser danificados, tornando seus arquivos corrompidos. O dano interno geralmente acontece devido a uma oscilação de energia.
Para evitar qualquer inconveniente que possa surgir da perda de dados, faça backup constante de seus dados em arquivos de armazenamento separados. Danos no USB podem ser uma decepção significativa.
A recuperação de dados de USB danificado é um processo tedioso e demorado. A opção mais confiável tem armazenamento de backup diferente.
O que fazer se o USB no estéreo do carro não funcionar
Você pode estar se perguntando se pode tomar medidas para corrigir falhas de USB. Existem vários métodos de reparo para ajudar a resolver problemas técnicos quando o USB não está se conectando ao som do carro.
A maioria dos problemas pode ser devido a tecnicalidades de software ou hardware. Algumas das etapas que você pode seguir para solucionar as falhas de USB são
Reiniciando o rádio do carro
É sempre um passo de sorte corrigir a falha de conectividade USB. A simples etapa de reiniciar o programa interrompe qualquer ação do computador em execução que possa tornar o sistema operacional mais lento.
A reinicialização limpa a RAM de qualquer atividade eletrônica que obstrua sua memória. A inserção do USB após a reinicialização do sistema corrige o problema decorrente de operações lentas.
Mesmo que reiniciar o rádio possa ajudar, a reinicialização frequente é alarmante e requer mais atenção.
Verifique se há componentes de flash internos quebrados
Inspecione fisicamente sua unidade USB em busca de componentes internos quebrados. A maneira mais direta é montar a unidade e mexer suavemente a conexão. Qualquer movimento durante o movimento que conecte e desconecte brevemente o inversor indica peças quebradas.
O problema também pode surgir de um conector dobrado ou placa quebrada. Encontre um profissional para consertar a unidade quebrada antes de continuar a montá-la, causando mais danos, ou substitua o driver USB por um novo.
Tente uma porta USB diferente.
Como a maioria dos aparelhos de som automotivo tem portas USB diferentes, tente conectar a unidade USB a outras portas. O USB pode não estar funcionando devido a uma porta defeituosa. Se a unidade não funcionar nas diferentes portas, há uma grande chance de o USB ter uma falha de hardware.
Use um cabo USB diferente.
Há casos em que o USB pode não funcionar devido à falha do cabo em vez da falha da porta. Se o seu dispositivo voltar a funcionar após a troca do cabo, você tem certeza de que o cabo está quebrado.
Verifique se há conexões de fios soltos
Verifique novamente o fio para certificar-se de que o USB foi conectado corretamente e está bem encaixado na porta.
Atualize os Drivers
Não perca a esperança se o USB não estiver funcionando no som do seu carro. O problema pode ser apenas ter seus drivers ainda não atualizados.
Esse pequeno passo que muitas vezes é esquecido é vital para permitir que os programas de hardware e software funcionem sem problemas.
Um driver desatualizado não permitirá que o USB funcione em seu estéreo. A outra opção é atualizar seu firmware. O firmware é o software operacional do som do seu carro. A atualização do firmware permite que o estéreo suporte o dispositivo USB.
Experimente um dispositivo USB com capacidade de armazenamento menor
Em raras circunstâncias, substituir o USB por menos armazenamento pode resolver o problema. Alguns usuários relatam que seu sistema estéreo finalmente leu os dados depois de substituir o USB por uma unidade de armazenamento menor.
Para confirmação real, tente usar o USB com diferentes capacidades de armazenamento para saber qual faixa seu sistema estéreo aceita.
Entre em contato com o Sistema de Suporte ao Cliente
Em alguns casos, o problema pode ser mais significativo do que você pode lidar. Você também pode não ter certeza de como enfrentar alguns dos desafios. Ele ajuda a entrar em contato com o atendimento ao cliente para fornecer insights na solução dos problemas.
Arquivos de dados corrompidos podem exigir a ajuda de um especialista profissional em recuperação de dados para recuperar seus dados e arquivos valiosos.
Métodos de reparo em diferentes sistemas estéreo
Diferentes sistemas estéreo podem ter seus métodos de reparo. Também é melhor saber que as etapas de diagnóstico se aplicam a todos os tipos de sistema estéreo. Por exemplo, no sistema Sony Stereo, as etapas de reparo incluem
No Device ou NO DEV são mensagens de erro que podem aparecer ao conectar a unidade USB. Para resolver este problema, siga estes passos simples.
- Para um dispositivo USB conectado:
1. Desconecte o cabo do dispositivo do som do carro e aguarde um minuto
2. Após um minuto, reconecte o cabo ao seu aparelho de som
- Para um dispositivo USB desconectado:
1. Desligue o som do seu carro e espere um minuto
2. Volte a ligar o estéreo.
A mensagem de erro NO SUPPORT ou NO SUPRT pode ser corrigida por
1. Remova o dispositivo USB e aguarde um minuto
2. Conecte o dispositivo USB de volta ao sistema estéreo.
As etapas acima corrigem qualquer problema redefinindo a conexão USB. Se a mensagem de erro continuar aparecendo, remova o USB e desligue seu sistema estéreo. Conecte novamente o dispositivo USB e ligue o estéreo.
- Se o dispositivo USB não for reconhecido, desconecte-o e insira-o novamente após alguns segundos.
- Verifique o modo do dispositivo antes de conectá-lo ao estéreo. Configure corretamente seu dispositivo USB da maneira necessária.
Certos dispositivos USB precisam ser configurados em um modo específico, como o modo player ou o modo Mass Storage Class, para que funcionem no som do carro.
- Além disso, entre em contato com o fabricante do dispositivo para obter as especificações do dispositivo.
Conclusão
Os dispositivos USB são essenciais para atender a diferentes propósitos no sistema estéreo do seu carro. Infelizmente, vários fatores contribuem para falhas no dispositivo USB, desde problemas de software a hardware. Quando o dispositivo não estiver funcionando, execute diferentes testes de diagnóstico para resolver falhas comuns de USB.
Mesmo que diferentes estereótipos possam ter os mesmos procedimentos de diagnóstico, esteja sempre pronto para entrar em contato com os fabricantes de dispositivos e buscar ajuda profissional para resolver alguns dos problemas mais desafiadores.
Portanto, se você está se perguntando se vale a pena ter o dispositivo USB no som do seu carro, lembre-se de que seus benefícios são inúmeros. Ao mesmo tempo, você pode resolver rapidamente os problemas de falhas de USB.