>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Rádios de carro

Como consertar um fusível de rádio de carro?


Quando o rádio do seu carro para de funcionar, pode causar um pouco de pânico em algumas pessoas por causa do pensamento de como consertar um fusível de rádio de carro e quanto custaria um reparo.

Felizmente, em alguns casos, o problema está em um fusível queimado que é fácil de encontrar, remover e substituir.

Geralmente, você não pode consertar um fusível de rádio de carro porque os fusíveis não são feitos para serem consertados em nenhum sentido devido à sua natureza de proteção contra uma alta corrente, mas em vez disso, você precisa substituí-lo se estiver queimado . Para substituir um fusível de rádio, você precisará localizar a caixa de fusíveis, removê-la com a ferramenta correta e substituí-la por um fusível de mesma amperagem.

No artigo abaixo, explicarei onde estão localizados os fusíveis do seu carro, como é fácil verificar se eles estão queimados ou não e como substituí-los.

Como saber se o fusível do rádio do meu carro está queimado?


A maneira mais simples de descobrir se o fusível do rádio do carro está queimado é perceber que o rádio não liga e não haverá energia para ele.

Este é um sinal revelador de que o fusível do rádio provavelmente está queimado (a menos que haja outra falha subjacente importante).

Observe que, se o seu rádio liga ou é intermitente (liga e desliga em momentos aleatórios), provavelmente há uma conexão defeituosa ou fiação defeituosa no circuito em algum lugar, e isso não será um sinal indicando que o fusível estéreo está queimado .

Como você verifica um fusível em um rádio de carro?


Em essência, o processo envolve remover o fusível que você acha que está queimado e é o correto correlacionado ao som do seu carro e verificá-lo.

Há duas maneiras de fazer isso. Usar um multímetro é um pouco mais demorado, mas também pode ajudá-lo a verificar se o circuito e o rádio estão funcionando corretamente.

Se você não pretende fazer o processo com um multímetro, a ação de encontrar o fusível do rádio, removê-lo, verificar se está queimado e substituí-lo levará menos de 5 minutos.

Onde está localizado o fusível do rádio em um carro?


Encontrar o fusível do rádio para o seu rádio é mais simples do que você imagina.

Devido à evolução dos carros e da tecnologia, os fabricantes de veículos normalmente colocam caixas de fusíveis (compartimentos que abrigam todos os fusíveis do seu carro) em uma área acessível.

Observe que normalmente haverá duas caixas de fusíveis.

Um estará localizado no compartimento do motor e o outro geralmente será encontrado sob o painel do lado do motorista ou do passageiro. Dependendo da marca e modelo do seu carro, isso pode variar.

Como saber qual é o fusível do rádio do carro?


Normalmente, quando você remove o painel para chegar à caixa de fusíveis, o que torna os fusíveis acessíveis, os fusíveis serão rotulados de alguma forma.

Isso novamente irá variar dependendo da marca, modelo e fabricante do veículo.

Esses rótulos podem ser numerados, rotulados com letras ou palavras. Para entender essas etiquetas ou marcações, você pode consultar a parte traseira do painel da caixa de fusíveis que você removeu. Haverá uma quebra dos fusíveis, locais e etiquetas na maioria dos casos.

Há um fator a ser observado aqui. Em alguns casos, o fusível usado para o rádio também pode ser usado para outra parte do veículo, como as luzes internas.

Se este for o caso do seu veículo, você notará que as luzes internas param de funcionar no momento em que o rádio para.

Além disso, esse fusível às vezes não será rotulado para indicar que é de fato o fusível do rádio, mas pode ser rotulado como "interior" ou "luzes".

Você precisará consultar o painel traseiro e, se ainda não estiver claro, sua melhor opção é pesquisar a marca e o modelo do seu veículo on-line e obter um esquema da caixa de fusíveis.

Como remover um fusível de rádio de carro para verificá-lo?


Depois de localizar o que você acha que é o fusível do rádio, agora você terá que removê-lo. Dependendo do tamanho e da localização do fusível, existem três maneiras de removê-lo.
  • A primeira maneira é usar a ferramenta correta, que é um extrator de fusíveis . Este é um pequeno dispositivo de plástico feito explicitamente para puxar fusíveis e evitar danos de qualquer maneira ao fusível, ao seu entorno ou a você mesmo.
  • A maneira a seguir é usar um alicate. Não há nada de errado em usar um alicate. Você só precisa ter certeza de não danificar o fusível ou qualquer parte de seus arredores. Lembre-se de que, se você puxar o fusível e ele não estiver queimado, mas danificá-lo ou danificá-lo de uma maneira que possa causar um problema, você poderá ter um problema. Sua melhor aposta seria obter alicates de bico fino finos ou até mesmo alicates para joias porque eles são pequenos e permitem mais espaço para erros do que um alicate grande.
  • A última maneira de remover um fusível da caixa de fusíveis é simplesmente retirá-lo com os dedos. Você pode fazer isso sem problemas se a localização e o tamanho do fusível forem adequados. No entanto, em alguns casos, o fabricante empacota bem os fusíveis e usar os dedos será um pouco problemático, talvez até mesmo impossível.



No entanto, se você puder usar os dedos, certifique-se de desligar o carro e desconectar a bateria. Você sofrerá um choque fatal de sua bateria porque ela tem baixa voltagem.

Se o seu carro estiver ligado, alguns dos outros sistemas elétricos podem causar um choque desagradável e, em alguns casos, também causar um curto.

Observe que você deve remover o fusível para verificar se está queimado ou não. Você não será capaz de dizer com ele no lugar.

Como saber se o fusível do rádio do meu carro está queimado?


Depois de puxar o fusível correto (fusível do rádio do carro) com um dos métodos listados acima, o próximo passo é verificar se o fusível está realmente queimado.

Dizer se um fusível está queimado ou não é bastante simples.

Os fusíveis são projetados como uma proteção contra surtos elétricos e curtos que, de outra forma, danificariam seu equipamento eletrônico caro (neste caso, seu rádio).

Seu trabalho é não deixar nenhuma quantidade excessiva de corrente passar pelo circuito e, como tal, o material é feito de modo que, se houver, ele literalmente se desintegra (derrete) devido ao calor da corrente.

Isso será fácil de detectar porque hoje em dia os fusíveis também são feitos com uma carcaça transparente para que você possa realmente ver o fusível, e quando você puder ver que o filamento interno está derretido e não há mais uma conexão sólida, você saberá que o fusível está queimado.

Como faço para consertar um fusível de rádio de carro?


Depois de ver que o fusível do rádio está queimado, você precisará substituí-lo.

Fusíveis não são feitos para serem consertados. Isso desafiaria o propósito deles. Lembre-se de que eles são uma proteção e, quando forem destruídos devido a algum curto-circuito, você precisará resolver isso e substituir o fusível.

Substituir um fusível é tão simples quanto remover um. Você só precisará cortar o novo fusível Além disso, você deve observar que existem muitos tipos diferentes de fusíveis em termos de quanta corrente pode passar por eles (medido em Amps).

Embora muitos fusíveis possam parecer iguais por fora e por dentro, sua tolerância de resistência pode e será muito diferente.

Você deve comprar o fusível de substituição correto, não apenas um que pareça o mesmo e se encaixe. Se você substituiu o fusível original por um que não tenha a mesma tolerância de corrente, as consequências podem ser terríveis.

Se a tolerância do fusível for menor que o nível recomendado, o fusível continuará queimando repetidamente e você precisará continuar substituindo-o.

No entanto, se você substituir um fusível por uma amperagem mais alta, se houver um curto e um pico de corrente, o resultado provavelmente será que o som do seu carro explodirá completamente.

Se isso acontecer, não há maneira de contornar isso, exceto comprar um novo rádio. Portanto, certifique-se de comprar e instalar o fusível correto.

Use um multímetro para verificar se o fusível do rádio do seu carro está queimado


Você pode usar um multímetro para verificar a corrente do seu aparelho de som e, assim, saber se o fusível do seu rádio está queimado.

No entanto, esse método é mais intensivo do que apenas verificar um fusível, e você normalmente o usaria apenas se não soubesse onde o fusível do rádio pode estar ou se estiver verificando o rádio do carro para ver se ele não está danificado. de qualquer forma.

Para fazer isso, você precisará acessar o fio de memória e o fio acessório que está conectado à parte traseira do rádio. Assim, se o seu rádio não for removido, você precisará removê-lo.
  • Comece conectando o fio terra do multímetro ao chassi do carro. Configure seu multímetro para uma corrente contínua de 12V.

Lembre-se, uma bateria de carro é de 12v e está enviando energia para o seu aparelho de som, então isso precisará ser testado.
  • Em seguida, você usará o fio positivo do multímetro e sondará o fio de memória de 12 V que leva ao rádio. Este é normalmente o fio amarelo. Observe que as chaves do carro não precisam estar em nenhuma posição para que este teste leia 12V.

Se você não sabe nada sobre fiação ou chicote de rádio de carro, confira meus outros artigos aqui .

O multímetro deve ler uma constante de 12 V ao sondar o fio amarelo. Caso contrário, você saberá que o fusível do rádio do carro provavelmente está queimado. Você precisará encontrar o fusível, removê-lo, substituí-lo e repetir o processo.

Há também outro fusível que você precisará verificar, e esse é o fusível acessório. Você precisará repetir o processo anterior, mas verifique um fio diferente para fazer isso. O fio que você precisará verificar normalmente é vermelho (o fio acessório).

Com o fio terra conectado ao chassi e sondando o fio de leitura, o multímetro deve ler novamente 12V. No entanto, as chaves do carro para este teste deverão estar na posição acessória ou na posição ligada.

Se não houver leitura de 12V, o fusível provavelmente está queimado e você precisará encontrá-lo, removê-lo, substituí-lo e realizar o teste novamente.

Quanto custa consertar um fusível de rádio de carro?


Se você pretende substituir o fusível do carro, uma caixa de fusíveis com quase 300 peças da Amazon custa aproximadamente US $ 13.

Um fusível real custa alguns centavos; no entanto, você não pode comprá-los separadamente, a menos que vá a uma loja de tijolo e argamassa automotiva.

Enviar seu veículo para substituir um fusível às vezes pode custar mais de centenas de dólares. A coisa a notar aqui é que você deve sempre primeiro verificar seus fusíveis.

Se o seu rádio não estiver funcionando (ele não liga e desliga) e você está com medo de que algo esteja com defeito no carro, certifique-se de executar a solução de problemas para determinar o que está errado antes de enviá-lo para algum tipo de reparo.

Algumas oficinas automotivas apenas substituirão um fusível de 10 centavos, cobrarão uma quantia excessiva de dinheiro e inventarão uma história de que algo mais estava errado com seu veículo ou rádio; portanto, para economizar algum dinheiro, é melhor substituir o fusível do rádio. por você mesmo.

Conclusão


Agora você sabe que não pode consertar um fusível de rádio de carro, mas em vez disso, você precisa substituí-lo se estiver realmente queimado.

O processo de encontrar e remover o fusível do rádio do carro é bastante simples, e qualquer pessoa com um pouco de bom senso pode conseguir isso. Além disso, se você fizer isso, você economizará uma tonelada de dinheiro em vez de levá-lo a uma oficina automotiva.

Eu examinei duas maneiras pelas quais você pode verificar se o fusível do rádio do seu carro está queimado, sendo a primeira maneira simplesmente encontrá-lo, removê-lo e, se necessário, substituí-lo.

A operação com o multímetro provavelmente seria usada em situações específicas em que apenas verificar se o fusível estava queimado não é suficiente.

Se o rádio do seu carro não estiver funcionando e você não souber o motivo e não souber se o fusível é o problema, esse seria o método correto a ser usado.