Ouvir um zumbido do som do seu carro é uma experiência tão irritante.
Na maioria das ocasiões, esse tipo de som sai principalmente quando você está tocando música alto ou com muitos graves. Então, qual pode ser a causa do zumbido do rádio do carro? Vamos descobrir.
A causa mais comum do zumbido no som do carro é a interferência elétrica na instalação de áudio do carro. Outro motivo pode ser um alto-falante queimado ou uma conexão de aterramento ruim com o som do carro. Neste artigo, explicarei vários aspectos do motivo pelo qual o som do carro produz um zumbido.
Qual é o som de zumbido produzido por um estéreo de carro?
Os alto-falantes de um som automotivo produzem som em forma de vibração, também conhecido como zumbido, mas em condições normais, você não consegue ouvir isso.
Quando o som do carro está em excelentes condições de funcionamento, o zumbido não chega ao nível alto. No entanto, quando o zumbido é gerado em níveis que podem ser ouvidos, há um problema!
Quando o estéreo está danificado ou as conexões são interrompidas, o som do zumbido é mais alto do que o som típico do som do carro. Isso é considerado dano à membrana dos alto-falantes do carro.
Observe que quando o cone de papel que forma o alto-falante desenvolve um rasgo ou um buraco, é provável que o alto-falante produza um zumbido alto.
Quais são as causas do zumbido no som do carro?
Interferência eletromagnética
Mesmo que isso seja incomum na maioria das ocasiões, se os cabos de alimentação que conectam o estéreo à bateria estiverem agrupados ou próximos ao cabo RCA, é provável que o estéreo produza um zumbido.
O ruído sai porque você está principalmente causando interferência no som do carro, gerando assim um zumbido.
Alto-falantes com defeito
O som do carro produz som através dos alto-falantes. Além disso, é aqui que o som do zumbido é produzido. Portanto, é aconselhável que, ao ouvir o zumbido, dirija-se diretamente ao local onde os alto-falantes do carro estão localizados e verifique se estão em boas condições de funcionamento.
Lembre-se de que você precisa abrir todas as coberturas dos alto-falantes e verificar visualmente os alto-falantes antes de identificar se eles são o problema ou não.
Tome seu tempo e avalie os cones de seus alto-falantes e os arredores. Mesmo os menores furos podem causar um zumbido no som do carro.
À medida que você continua usando o som do carro, os alto-falantes ficam expostos ao desgaste durante a reprodução de música. Você também precisa entender que, uma vez que os alto-falantes do carro tenham rasgos, eles não funcionarão perfeitamente como esperado.
Os cones dos altifalantes são as peças mais delicadas que requerem um excelente cuidado para melhorar a funcionalidade do auto-rádio. Depois de identificar que os alto-falantes são bons o suficiente, você precisa identificar os possíveis problemas.
Para garantir que os alto-falantes estejam bem, você pode testá-los usando uma fonte diferente e ouvir se eles ainda produzirão o zumbido.
Fios de aterramento ruins
Os fios terra desempenham um papel significativo no bem-estar do sistema estéreo do carro.
Além disso, eles têm um impacto significativo em qualquer som automotivo que produza um zumbido. No entanto, os fios de aterramento precisam estar perfeitamente ajustados para o funcionamento do auto-rádio.
Lembre-se de que os fios de aterramento não devem ser muito longos e do mesmo tamanho (calibre) do fio de alimentação.
Quando o comprimento dos fios de aterramento é maior do que o esperado, isso causa um zumbido irritante no som do carro.
Além disso, os fios terra facilitam a operação de outros componentes essenciais do som do carro, como o amplificador e o equalizador. Isso indica que o sistema deve ter fiação adequada para operar sem problemas.
Observe que quando a fiação dos fios terra é feita adequadamente, ela ajusta a qualidade do som produzido pelo som do carro. Por outro lado, quando a conexão dos fios terra é perturbada, você deve esperar o zumbido do som do carro.
Como consertar um som de carro zumbido
Servir o rádio
A manutenção do receptor não é uma tarefa fácil, especialmente para iniciantes no setor. No entanto, antes de começar a fazer qualquer coisa, desconecte completamente todos os cabos da unidade principal. Você pode começar desconectando os cabos RCA antes de ir para o estéreo.
Em alguns casos, pode ser necessário conectar um som automotivo diferente para confirmar se o zumbido é causado pelos alto-falantes ou pela unidade principal defeituosa.
Depois de mudar o estéreo e perceber que o zumbido ainda está saindo, o problema está nos alto-falantes e você precisa consertá-los.
Se o som de zumbido produzido parar, o problema é a unidade principal e ela requer substituição para que você obtenha a melhor saída de som.
A maioria das pessoas tende a ficar confusa ao identificar os cabos. Se for difícil localizar os fios dos alto-falantes do lado estéreo, pegue os cabos atrás dos alto-falantes e tente identificá-los.
Quando os fios do alto-falante estão em contato com outros cabos (RCA ou fios de alimentação), as chances de gerar um zumbido aumentam.
Conserte o cone do alto-falante danificado
Ao identificar que os alto-falantes estéreo do carro estão danificados, você não tem outra opção a não ser consertá-los, a menos que decida substituí-los por novos.
Você também pode corrigir o número de furos e rasgos nos alto-falantes e garantir que os rasgos sejam relativamente baixos.
Sempre tome cuidado ao consertar os cones, pois eles são muito delicados e você pode acabar destruindo tudo.
Instale um filtro nos cabos RCA
A melhor coisa a fazer é instalar um filtro dentro dos cabos RCA. O filtro ajudará significativamente a reduzir qualquer ruído gerado pelo som do seu carro.
É vital adquirir um excelente filtro com padrões de alta qualidade para executar o trabalho, e o melhor que conheço é o
Boss Audio B25N Ground Loop Isolator .
Um bom filtro de cabo RCA pode reduzir cerca de 80% do ruído causado pela interferência dos cabos, principalmente dos cabos de alimentação.
Atualize sua conectividade de fiação
A fiação solta pode causar interferência significativa que afeta o funcionamento normal do som do carro.
Você precisa garantir que cada fio esteja perfeitamente conectado ao seu ponto exato e apertado o suficiente para transferir a quantidade correta de eletricidade.
Verifique e confirme, especialmente se o fio terra estiver firmemente conectado dos terminais negativos da bateria ao chassi do veículo.
Além disso, certifique-se de que todos os cabos conectados ao terminal positivo da bateria estejam firmemente conectados.
Conclusão
Quando terminar a manutenção de todos os pontos que podem resultar do zumbido no som do carro, ligue os alto-falantes e aumente o volume para identificar se o zumbido ainda sai.
Isso irá ajudá-lo a determinar se você resolveu o problema ou não.