Os estéreos de carro auxiliares permitem que você conecte seus players de música portáteis, smartphones e outros dispositivos habilitados para auxiliar para reproduzir música através do sistema estéreo do carro.
Embora as portas auxiliares não sejam necessárias para usar esses dispositivos, elas podem fornecer um som de qualidade mais alta do que outros métodos de conexão. Então, o que é AUX no estéreo do carro? Vamos descobrir.
AUX (auxiliar) é um conector de 3,5 mm que permite conectar um dispositivo habilitado para AUX, como um reprodutor de música portátil ou smartphone, ao sistema estéreo do carro. Essa conexão oferece um som de qualidade superior a outras conexões, como Bluetooth ou transmissores FM. No artigo abaixo, explicarei tudo o que você precisa saber sobre aux em estéreos de carro, incluindo como escolher o cabo aux certo e como conectar dispositivos habilitados para aux ao som do carro.
A importância das portas auxiliares em estéreos de carro
Se você estiver usando o som do carro, mas não quiser se limitar a estações de rádio, é bom ter uma conexão AUX no carro.
Ele envia som para o sistema multimídia, permitindo que você 'transmita' música de um dispositivo pelos alto-falantes do carro.
É uma maneira simples e eficaz de curtir sua música enquanto estiver em movimento, sem se preocupar em perder estações quando estiver fora de alcance.
O que significa AUX em um estéreo?
A conexão AUX é comumente usada para conectar players de música digital e alto-falantes que recebem som de fontes externas. As portas auxiliares são freqüentemente chamadas de tomadas ou plugues.
Um AUX no som do carro significa uma porta adicional, geralmente no painel frontal do rádio.
Existem quatro tipos principais de portas AUX conhecidas na indústria da música. A maioria dos cabos AUX para áudio automotivo são feitos com um conector auxiliar padrão de 3,5 mm, mas alguns rádios mais antigos podem ter um conector diferente, como 2,5 mm ou 6,35 mm, e esses modelos podem exigir um adaptador RCA.
Como usar AUX no estéreo do carro?
Usar AUX no som do carro significa que você precisa conectar o conector na porta AUX do rádio do carro e pronto.
O estéreo do carro AUX in aceitará o sinal do cabo AUX e o reproduzirá pelos alto-falantes do carro.
Alguns aparelhos de som podem ter um botão que diz “AUX” ou “Mode”. Depois de conectar o cabo auxiliar na porta AUX, pode ser necessário pressionar este botão para alternar do modo de rádio para o modo AUX.
Como aproveitar ao máximo sua porta AUX?
Você pode obter a melhor qualidade de sinal através da conexão AUX se o cabo auxiliar for curto. Dessa forma, não há interferência de outros campos eletromagnéticos que possam reduzir a qualidade do som.
Outra coisa a ter em mente é que as portas auxiliares geralmente estão localizadas na frente do som do carro, então você não precisa alcançar a parte de trás do estéreo para conectar o cabo auxiliar.
Ao escolher um cabo auxiliar, certifique-se de obter um feito com materiais de alta qualidade, que tenha o comprimento correto para suas necessidades.
Importante no fio AUX também é a blindagem que deve ser grossa e robusta para evitar qualquer dano mecânico.
Como conectar seu dispositivo a uma porta auxiliar no estéreo do carro
Para conectar qualquer dispositivo à porta AUX do rádio do carro, você precisa conectar um cabo AUX na porta AUX. A outra extremidade do cabo auxiliar deve ser conectada ao seu dispositivo.
Depois de conectar o cabo auxiliar e alternar para o modo AUX, você poderá reproduzir música do seu dispositivo através do sistema estéreo do carro.
Se você estiver tendo problemas para conectar o fio ou obter som do cabo auxiliar, verifique se o cabo auxiliar está conectado e se você mudou para o modo AUX no som do carro.
Você também pode precisar ajustar o volume no som do carro e no dispositivo.
Quais são os benefícios de usar uma porta AUX no estéreo do seu carro?
Embora as portas AUX transfiram apenas sinais analógicos, elas ainda podem fornecer som de alta qualidade.
Outra grande coisa sobre as portas auxiliares é que você pode usá-las para conectar qualquer dispositivo com um fone de ouvido, para que você não fique limitado apenas aos players de música digital.
Você também pode usar portas auxiliares para conectar unidades GPS, tablets e smartphones ao sistema estéreo do seu carro.
Portas AUX versus outros métodos de conexão:qual é o melhor para você?
Outros tipos de conexão, como transmissores Bluetooth ou FM, também podem ser usados, mas podem não fornecer a mesma qualidade de áudio.
Em última análise, cabe à sua preferência e ao sistema que você usa decidir qual tipo de conexão melhor atende às suas necessidades.
Transmissores FM:
Um
transmissor FM (link para a Amazon) é um dispositivo que usa a porta aux para se conectar ao som do seu carro e transmite um sinal FM.
Você sintoniza o som do seu carro em uma frequência FM não utilizada e o transmissor FM transmite o sinal de áudio do cabo auxiliar para essa frequência.
Uma vantagem de usar um transmissor FM é que você ainda pode usar os controles do som do seu carro para pular faixas, ajustar o volume ou pausar sua música.
No entanto, existem algumas desvantagens em usar um transmissor FM. Por exemplo, a qualidade do som pode não ser tão boa quanto uma conexão auxiliar direta e você também pode sofrer interferência de outras estações de rádio.
Bluetooth:
Bluetooth é uma tecnologia sem fio que permite que os dispositivos se conectem entre si, o que significa que você pode conectar seu telefone ao som do carro e transmitir áudio sem fio.
A principal vantagem de usar o Bluetooth é que você não precisa se preocupar com fios emaranhados ou cabos auxiliares, mas nem todos os dispositivos podem suportar conexões Bluetooth. Se o seu aparelho de som não suportar conexões Bluetooth, você pode instalar um
adaptador Bluetooth (link para a Amazônia).
No entanto, existem algumas desvantagens em usar o Bluetooth. A qualidade do som pode não ser tão boa quanto uma conexão auxiliar direta e você pode experimentar perda de sinal.
Qual é a diferença entre AUX e USB?
A principal diferença entre um AUX e um USB é que uma conexão AUX transfere sinais analógicos, enquanto um USB transfere sinais digitais.
Em outras palavras, os USBs são mais populares para transferir dados para um computador, mas o AUX transmite os sinais analógicos de/para o amplificador ou fones de ouvido.
As conexões AUX são mais úteis quando não há interface USB ou digital, por exemplo, em um carro antigo. Ainda assim, por outro lado, os USBs são mais convenientes e oferecem melhor som, mas estão disponíveis apenas em sistemas digitais.
Em alguns casos, as conexões USB também controlam a reprodução do dispositivo ao qual você está conectado e, no caso do áudio do carro, este é um estéreo. No entanto, como o AUX transfere apenas sinais de áudio analógicos, eles não oferecem a mesma flexibilidade da funcionalidade bidirecional.
Outra desvantagem do AUX é que essas conexões tendem a se desgastar mais rapidamente do que o USB, e os cabos AUX também apresentam mais ruído audível devido a curtos no fluxo elétrico.
Existem muitos tipos de conexões AUX, com o conector de 3,5 mm mais comum, conhecido em duas configurações:
- manga com anel de ponta (TRS)
- conector tip-ring-ring-sleeve (TRRS) que muitos usam para conectar fones de ouvido.
O que é DAC?
DAC significa conversor digital para analógico. Um DAC transforma os dados digitais em um sinal analógico que pode então acionar alto-falantes ou fones de ouvido.
Os auto-rádios utilizam DAC (Digital Audio Converter) para converter os dados em sinal de áudio, criando um som mais preciso sem perda de informação.
Como as entradas auxiliares e USB conectam um telefone a um aparelho de som de maneiras diferentes, também pode haver uma diferença na qualidade do sinal com base em como os DACs são usados:
- A conexão AUX utiliza o DAC em um telefone.
- Uma conexão USB permite que o DAC em um estéreo de carro ou interface de áudio processe os dados.
AUX é melhor que USB?
De acordo com a maioria dos audiófilos, uma linha óptica melhora a clareza do som, a separação de canais e a qualidade espacial.
Muitos dizem que a diferença não é considerável, apontando que a qualidade do alto-falante, o tempo gasto conectando-se aos alto-falantes, a fonte de gravação e até a sua audição contribuem.
Quando os consumidores ouvem uma gravação FLAC não compactada em um sistema de som de última geração, é mais provável que percebam a diferença entre as conexões AUX e ópticas do que quando ouvem um mp3 de 128kbps em seus telefones celulares.
O que posso usar se meu carro não tiver uma entrada AUX?
Se o seu carro ou rádio do carro não tiver uma conexão auxiliar, você ainda poderá reproduzir música usando um transmissor FM.
Não há necessidade de cabos porque eles enviam sinais pelo ar, o que significa que não há muita chance de interferência de outros eletrônicos ao seu redor e fornece acesso fácil para carregar dispositivos com portas USB integradas.
Você pode adicionar uma porta AUX a um carro?
Quando o carro ou o estéreo não estiver equipado com uma porta auxiliar, você poderá adicioná-la instalando um kit auxiliar. Um kit auxiliar vem com um adaptador auxiliar para carro e um cabo auxiliar.
Você precisa conectar o adaptador auxiliar à porta do isqueiro do carro. Quando terminar, reproduza música do seu telefone usando o cabo auxiliar.
Se procura uma solução mais permanente, pode instalar um novo auto-rádio com uma porta auxiliar.
Conclusão
As saídas AUX nos estéreos do carro permitem a conexão de players de música portáteis, smartphones e outros dispositivos para reproduzir música através do sistema estéreo do carro.
Embora as portas AUX não sejam necessárias para usar esses dispositivos, elas podem fornecer um som de qualidade superior a outros métodos de conexão.
Outros tipos de conexão, como transmissores Bluetooth ou FM, também podem ser usados, mas podem não fornecer a mesma qualidade de áudio. Em última análise, cabe a você decidir qual tipo de conexão é o melhor para suas necessidades.