>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Scanners de rádio

Qual é a diferença entre filtragem de pacotes e inspeção com estado?

A filtragem de pacotes e a inspeção de estado são duas técnicas diferentes usadas em segurança de rede para controlar o fluxo de tráfego que entra e sai de uma rede.

Filtragem de pacotes é uma forma básica de segurança de rede que examina pacotes individuais de dados à medida que passam por uma interface de rede e decide se os permite ou nega com base em um conjunto de regras predefinidas. Essas regras normalmente são baseadas nos endereços IP, portas e protocolos de origem e destino. A filtragem de pacotes é um processo sem estado, o que significa que não mantém nenhuma informação sobre pacotes ou conexões anteriores.

Inspeção com estado é uma forma mais avançada de segurança de rede que não apenas examina pacotes individuais, mas também mantém informações sobre pacotes e conexões anteriores. Isso permite que a inspeção com estado identifique e bloqueie ataques que tentam explorar vulnerabilidades na pilha de protocolos TCP/IP, como inundações SYN e varredura de portas. A inspeção com estado é um processo com estado, o que significa que mantém uma tabela de estado que armazena informações sobre conexões ativas.

A principal diferença entre a filtragem de pacotes e a inspeção com estado é que a filtragem de pacotes é um processo sem estado, enquanto a inspeção com estado é um processo com estado. Isso significa que a inspeção com estado pode identificar e bloquear ataques que a filtragem de pacotes não consegue.

A filtragem de pacotes é uma técnica de segurança de rede relativamente simples e fácil de implementar, mas não é tão eficaz quanto a inspeção de estado. A inspeção estatal é uma técnica de segurança de rede mais complexa e que consome muitos recursos, mas é mais eficaz no bloqueio de ataques.

Em geral, a inspeção stateful é a técnica de segurança de rede preferida, mas a filtragem de pacotes pode ser usada como medida complementar para fornecer segurança adicional.